Vídeo: assista uma célula engolindo

Por , em 6.08.2012

Cientistas do Laboratório Molecular Europeu de Biologia em Heidelberg, Alemanha, criaram um vídeo tridimensional combinando visualizações de dois tipos de microscópio que mostra como uma célula “engole” nutrientes e outras moléculas.

Esse processo se chama endocitose, e é muito importante, pois permite o transporte de substâncias do meio extracelular para o meio intracelular, através de vesículas limitadas por membranas. Há três tipos de endocitose: pinocitose, fagocitose e endocitose mediada.

A endocitose é utilizada em várias tarefas cruciais, como, por exemplo, para passar informações entre células do cérebro.

O vídeo

O estudo é o primeiro a seguir as mudanças na forma da membrana da célula e as proteínas que podem influenciar essas alterações.

Quando uma célula está prestes a engolir algumas moléculas, um dente aparece na membrana da célula, e expande-se para dentro, formando uma bolsa, ou vesícula, que transporta as moléculas para dentro da célula.

Para investigar como a célula altera sua membrana e forma essa bolsa ou vesícula, os pesquisadores Marko Kaksonen e John Briggs empregaram um método para seguir fielmente as moléculas de um mesmo processo sob dois instrumentos diferentes.

Primeiro, eles observaram o processo sob um microscópio de luz, e depois observaram usando um microscópio eletrônico de maior resolução. Isto permitiu que eles combinassem dois conjuntos de dados que antes só foram obtidos isoladamente.

Eles descobriram, por exemplo, que as primeiras proteínas que chegam ao interior da membrana da célula não são capazes de começar a dobrá-la para dentro até uma rede de proteína, a actina, formar e começar a puxar a membrana.

As informações do vídeo são essenciais para cientistas que tentam desenvolver modelos físicos de como esse processo funciona. O próximo passo é estudar os papéis das proteínas individuais envolvidas neste processo.[ScienceDaily, SoBiologia]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!