Vídeo mostra chimpanzés chorando a morte de um “colega”

Por , em 30.04.2010

Um vídeo raro feito em um parque que simula uma reserva natural mostra chimpanzés reagindo à morte de um companheiro, assim como humanos.

O vídeo mostra como três animais choram o falecimento de um quarto, uma fêmea. Eles chegam até mesmo a testar se Pansy (a fêmea) não apresenta sinais vitais. De acordo com os pesquisadores, a filha de Pansy ficou ao lado do corpo da mãe por um longo período e, após a morte, todos os chimpanzés ficaram abatidos.

Segundo os cientistas, esse é o primeiro vídeo feito no momento em que um chimpanzé morre no meio de seus familiares. Momentos como esse são difíceis de serem capturados porque, quando estão soltos, os chimpanzés se isolam do contato humano.

Os outros três chimpanzés (que viviam com Pansy há mais de 20 anos) se aproximaram e fizeram carinho no corpo por cerca de dez minutos.

Quando ela morreu, eles inspecionaram sua boca e levantaram sua cabeça, tentando reanimá-la.

Os animais pararam de “chorar” depois de um tempo, mas sua filha passou a noite ao seu lado. Depois os animais perderam o apetite e ficaram mais quietos.

O vídeo mostra que chimpanzés são capazes de empatia – e ainda mais parecidos com humanos do que achávamos. [NY Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • Gabriel:

    A expressão de amizade desses chimpanzés da foto que ilustra o artigo é impagável!

  • Tes Saloníki:

    Boa tarde!

    Seu artigo foi divulgado no blog Planeta Vegetariano, com os devidos créditos.

    Não deixe de conferir em http://planetavegetariano.blogspot.com/2010/05/video-mostra-chimpanzes-chorando-morte.html

    TES

  • Aldo:

    É verdade, os chimpanzés são tão parecidos aos humanos que não só desenvolvem empatía senão que também são os únicos animais que matam simplesmente por prazer e até fazem tocaias para matar.

  • Darius Shayne:

    eu quero ver o dia em que os macacos irão protestar os seus direitos!

  • Claudia:

    Não deu pra perceber direito, o americano não cala a boca. Eu queria ouvir o som dos macacos e ver direito o que eles estavam fazendo. Há um momento em que um deles parece atacar o corpo, talvez numa tentativa de reanimá-lo. Não tenho dúvida de que os animais têm sentimentos, emoções, mas nesse vídeo não deu pra ver direito que emoção os chimpanzés estavam demonstrando realmente, salvo pelo pequeno trecho em que, naquele outro grupo, aparece uma mãe com um filhote seco, em estado de decomposição. Filhote esse que ela coloca nas costas, como se ainda estivesse vivo.

  • BossGrave:

    Man… quase chorei junto…. ;-(

  • Anita:

    *o*

  • Wanderson:

    Muito bonito o vídeo.Isso demonstra que a evolução continua enquanto que nós aparentemente paramos no tempo numa condição que se assemelha a uma nuvem de gafanhotos,destruindo tudo que encontra pela frente.

    Ah.A foto também dá um ótimo papel de parede:)

  • Frangolino:

    è impressionante como ainda tem gente ignorante que maltrata animais,eu também já cheguei a ver gatos e cachorros a velarem seus amigos mortos em acidentes, como pode ainda haver gente que comete tantas atrocidades com os animais?

  • Benjaggg:

    Íncrivel 😀

Deixe seu comentário!