Ícone do site HypeScience

Novo exoesqueleto permite paraplégicos andarem novamente [vídeo]

A cada ano, novas tecnologias dão maior esperança a pessoas com paralisia. Uma delas é o exoesqueleto, verdadeira armadura moderna que faz com que as pessoas não precisem ficar presas a cadeiras de roda, ganhando um pouco mais de autonomia.

Lançado recentemente, um novo aparelho da Ekso Bionics não só permite que o paciente caminhe sozinho, como o auxilia em sua reabilitação.

“Com esta nova versão, médicos podem ensinar seus pacientes a controlar a armadura de forma autônoma, dando a eles maior independência”, destaca Eythor Bender, CEO da Ekso Bionics. O Ekso pode ser usado por pessoas que pesam até 100 kg, tenham até 1,90 m de altura e que ainda possuam alguma força na parte superior do corpo.

Por meio de um controle ligado ao aparelho, o fisioterapeuta responsável pode programar os parâmetros de caminhada (como velocidade e comprimento dos passos) e acioná-los quando o paciente estiver pronto – este é o primeiro modo. No segundo (ActiveStep), o controle fica nas mãos do paciente, que pode fazer as configurações que quiser e controlar seus passos. Já no terceiro modo (ProStep), a ativação é feita logo que o paciente se coloca na posição correta (após uma calibração, o Ekso passa a reconhecer quando a pessoa está pronta para dar o passo).

Além disso, o novo exoesqueleto compila informações de uso e os envia para um banco de dados online, que pode ser acessado pelo fisioterapeuta para acompanhar mais detalhadamente o progresso do paciente. Atualmente, o Ekso já é usado em 14 centros de reabilitação (13 nos Estados Unidos e um na Itália).[Science 2.0]

Sair da versão mobile