Vídeo: segredo do voo dos pássaros revelado

Por , em 1.02.2012

Quando os pássaros estão voando, temos a impressão de que eles não param de bater as asas. Mas um novo vídeo, que diminui bastante a velocidade do movimento, revela que o pássaro frequentemente segura suas asas, planando no ar.

Gravado por Remco Brand e Ansa Fiaz como parte de um projeto de uma universidade, o clipe vencedor de prêmios ilustra o movimento usado por pequenos pássaros. De acordo com o cientista Anders Hedenström, o pássaro do vídeo está retraindo suas asas para ajustar a aerodinâmica necessária para o pouso. Entretanto, esse movimento não serve apenas para ajustar a direção. Hedenström afirma que alguns pássaros também fazem isso para reduzir o atrito. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • TIAMATI:

    yeah

  • carlos manuel da silva simoes:

    Em Portugal temos o PLANADOR uma ave que até pára no ar, mantem as asas abertas e não sai do mesmo sítio para caçar os colhehos filhotes ou ratos, todos os dias eu aprecio-os.
    Quanto ao beija-flor, linda ave cauda comprida bico enorme e muito querido/a. A natureza prega-mos partidas para que o ser humano não destrua mais o habitate de quem lá vive, mas o bicho homem teima em não querer aprender.
    É pena. carlossimoes

  • Marte:

    “POEMINHA DO CONTRA
    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!”

    Mário Quintana

  • Nika Pinika:

    Mto Phlórida!

    “Deixem o outro mundo em Paz! O mistério está aqui!” – Mário Quintana

  • Jonatas:

    Sim, planar é um velho e importante recurso das aves.
    Mas o beija-flor é um grande mestre do voo que desenvolveu sistemas biológicos que lhe permite se estabilizar batendo as asas muito rapidamente e praticamente “parar no ar”. Essa superabilidade já vi também nas desa.gra.dá.veis Moscas-varejeiras. Gostaria de achar um material sobre isso também.

    • Bovidino:

      O beija-flor dá até marcha-ré.

  • Garrete Reis:

    Q bacana! É uma excelente economia de energia!!

  • Tony:

    Nossa! realmente incrivel

Deixe seu comentário!