Ícone do site HypeScience

Vídeo: tanque militar flutuante ultrapassa obstáculos na terra e na água

Você já ouviu falar em veículos anfíbios? São máquinas motoras capazes de se locomover tanto sobre a terra quanto sobre a água. A maioria dos modelos produzidos até hoje são de pequeno porte, pouco mais do que um carro com rodas infláveis, capazes de boiar na água.

A Agência DARPA, do governo dos Estados Unidos, resolveu ir além: eles criaram um gigantesco tanque militar capaz de trafegar perfeitamente em terrenos secos, alagados e até em alto mar.

DARPA é uma sigla para “Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa”. Tendo a missão de desenvolver facilidades para as forças armadas do Tio Sam, a agência lançou um monstro tecnológico, que pode ser conferido no vídeo acima.

Se você assistiu a demonstração e já ficou impressionado com o tamanho, a DARPA tem uma surpresa: este é apenas um protótipo com apenas 20% do tamanho que o tanque original terá. CAAT, o nome da fera, deverá pesar mais de 20 toneladas, mas os cientistas garantem que não afundará um centímetro sequer.

Como ele flutua na água

O CAAT é dotado de rodas, envoltas normalmente em pneus, mas elas não chegam a tocar o chão ou a água. Revestindo os pneus, corre uma esteira de colchões cheios de ar (chamados de “pontões”), que conferem ao veículo o poder de não afundar, independente de seu tamanho ou peso.

Nos testes, sucesso absoluto. O CAAT transitou facilmente por superfícies em diferentes graus de alagamento, navegou tranquilamente por águas marinhas e trocou rapidamente de ambiente (passagem da água para terreno firme e vice-versa).

As missões de um carro anfíbio

Embora o veículo tenha sido desenvolvido para as forças armadas, a princípio, os representantes da DARPA explicam que o CAAT não deve ser usado para fins bélicos.

Desastres como enchentes, tsunamis e naufrágios são cenários em que o tanque pode ser extremamente útil, tanto para resgatar pessoas como para transportar objetos: muito mais ágil do que um barco, o CAAT pode levar para lá e para cá toneladas de mantimentos, equipamentos e destroços.

Em longo prazo, a meta dos pesquisadores é ousada: conceber o CAAT para ser vendido em larga escala. Conforme explicam os cientistas, se a Defesa Civil de cada região do planeta puder contar com veículos como esse, muitas vidas poderão ser salvas nas catástrofes do futuro. [Gizmodo/Info Jornal/Engadget]

Sair da versão mobile