O Departamento de Defesa dos Estados Unidos compartilhou on-line, no dia 27 de abril, vídeos de interação entre aeronaves militares e objetos voadores não identificados (OVNIs). Os três vídeos já tinham sido divulgados anteriormente pelo grupo que pesquisa OVNIs, Stars Academy of Arts and Science, sem autorização oficial.
As imagens registradas por pilotos da Marinha dos Estado Unidos mostram objetos sem asas viajando em velocidades muito altas, sem fonte de propulsão visível. Os vídeos foram agora divulgados no site do Naval Air Systems Command.
Os registros “FLIR”, “GOFAST” e “GIMBAL” foram disponibilizados para download pelo Ato de Liberdade da Informação. Um dos vídeos foi registrado em novembro de 2004 e os outros dois em janeiro de 2015. Mas eles circulavam entre o público desde a publicação sem autorização em 2017 e 2018. As gravações foram feitas durante exercícios de treinamento em espaço aéreo restrito.
De acordo com o site de notícias Military.com, ao liberar os vídeos, a marinha americana reconhece que pilotos se depararam com os chamados fenômenos aéreos não identificados.
A marinha já havia confirmado a veracidade dos vídeos, em setembro de 2019. Os oficiais do Departamento de Defesa decidiram tornar os vídeos públicos depois de determinar que as imagens não revelam capacidades ou sistemas sensíveis, além de não interferir em investigações de incursões militares no espaço aéreo, de acordo com a porta-voz do Pentágono, Sue Gough.
Ainda não há explicação ou identificação para os objetos voadores filmados pelos pilotos. [Live Science, Military.com]