Ícone do site HypeScience

Elementos da tabela periódica ganham vida

Os elementos químicos ganharam vida em uma série de vídeos do Youtube filmados em uma universidade.

O projeto de uma equipe da Universidade de Nottingham foi criado para estimular o interesse em química e compreende vídeos ilustrando cada um dos 118 elementos. Eles podem ser uma ferramenta útil para professores de química.

 Envie para um professor

Eles compreendem uma variedade de experimentos, alguns dos quais são muito perigosos para serem feitos em sala de aula.

A equipe por trás do novo guia da tabela periódica disse que o trabalho deverá estar completo até o final de julho.

Nos vídeos, cientistas também lembram passagens engraçadas e fatos incríveis sobre cada elemento da tabela desde o hidrogênio (1) até o Ununóctio (118). Assista o vídeo sobre o Hélio…

Entre os professores que fazem parte no projeto está Martyb Poliakoff, irmão de Stephen Poliakoff, escritor e diretor de filmes.

A filmagem começou a apenas poucas semanas atrás, mas tem sido promovida nos últimos dias no YouTube, resultando em uma grande visitação nos últimos dias.

O professor Martyb disse que “nunca imaginou este nível de sucesso tão rapidamente… Tem sido fantástico… No espaço de poucas horas eu dei aula para mais pessoas do que em minha vida inteira”.

Os vídeos estão sendo filmados e dirigidos pelo vídeo jornalista da BBC Brady Haran. Ele disse: “Eu tenho mais 30 vídeos em andamento, mas agora me sinto sob pressão para finalizá-los. Os últimos estarão online nos próximos dias.”

O site The Periodic Table of Videos mostra uma tabela de elementos químicos com links que, ao clicar, apresentam o vídeo ilustrando o qual você escolheu aprender.

A equipe do HypeScience já entrou em contato com os autores sugerindo a criação de uma versão dos vídeos com legendas em português e oferecendo a nossa colaboração. Certamente haverá interesse também pelos professores brasileiros neste material. Assista o vídeo sobre o Hélio…

Este é o vídeo do Hélio (He). Os cientistas fazem aqui um experimento bem interessante ao congelar uma bexiga do levíssimo hélio com nitrogênio líquido. O balão perde volume e, portanto, deixa de ser mais leve que o ar. No exato momento em que o nitrogênio não é mais derramado sobre o balão ele volta a inflar novamente e se perde no teto.

Um dos cientistas aspira o hélio e fica com a voz parecida com um personagem de desenho animado. O professor explica que isso ocorre porque a velocidade do som é muito mais rápida no hélio do que em outros gases.

O hélio é importante em forma líquida para refrigerar metais e criar supercondutores. Seu ponto de ebulição está em 269oC. Quando certos materiais são resfriados com hélio eles ganham estranhas propriedades. Alguns metais perdem a resistência elétrica e podem ser usados em aplicações como equipamentos de ressonância magnética, pois permitem a criação de poderosíssimos imãs. [BBC News e Periodic Videos]

Sair da versão mobile