Ícone do site HypeScience

Visão melhora o entendimento da linguagem em até seis vezes

Você ouve facilmente o que um amigo diz no meio de uma pista de dança, quando está tocando aquele funk? Isto ocorre porque, se você olhar para ele e analisa sua linguagem corporal, entendê-lo fica muito mais fácil.

Uma nova pesquisa da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston, e da Faculdade da Cidade de Nova York, mostra que a informação visual que recebemos pode nos ajudar a compreender uma mensagem até seis vezes mais facilmente.

Nosso cérebro usa a informação visual que deriva da face da pessoa que está falando e alia seus movimentos labiais ao que ouvimos. Sendo assim, podemos compreender o que alguém está falando, mesmo quando não escutamos completamente o que é dito.

“Muitas pessoas com audição normal conseguem ler lábios muito bem, mesmo que não percebam” declara Wei Ji Ma, professor da Baylor. “Em certos níveis de barulho, a capacidade de ler lábios pode aumentar o nível de compreensão em até 60%” exemplifica.

Mesmo assim, em um nível muito alto de barulho e quando a voz que você tenta reconhecer é muito baixa, a leitura labial é realmente difícil.

Essa pesquisa é a primeira do gênero – uma pessoa tenta decifrar o que a outra disse, em um ambiente barulhento e depois diz aos cientistas exatamente o que ouviu, ou pensa ter ouvido.

Estudos anteriores usavam apenas algumas palavras para as pessoas “escolherem”.

A descoberta ajuda os cientistas a entenderem como o cérebro junta dois tipos de informação, de fontes e sentidos distintos, para chegar a uma conclusão.

Em uma das etapas dos experimentos, os voluntários eram expostos a vídeos de pessoas dizendo coisas. Depois tinham que contar o que ouviram aos cientistas. Surpreendentemente, quando a boca das pessoas estava encoberta, o nível de compreensão do que era dito caía significativamente. [Science Daily]

Sair da versão mobile