Ícone do site HypeScience

Você está mais para Bonobo ou Chimpanzé?

Essa é para os homens: você já se perguntou o quanto os hormônios influenciam as suas atitudes no cotidiano? Cientistas das Universidades de Duke e Harvard (EUA) se perguntaram isso, e fizeram testes com duas espécies de nossos parentes primatas – Chimpanzés e Bonobos – para tentar chegar a algumas conclusões.

Eles analisaram como ambos os macacos se comportam em situações de disputa e competições individuais. O teste foi feito da seguinte maneira: grupos de chimpanzés machos foram colocados juntos em uma jaula. Em outra, um grupo de bonobos machos.

Foram coletadas as salivas dos animais, para medição de hormônios, antes do teste. No experimento, os cientistas fizeram os animais lutarem por uma porção limitada de comida. Terminada a disputa, voltaram a coletar saliva e medir os hormônios presentes.

O resultado foi surpreendente. Os chimpanzés tiveram um aumento acentuado de testosterona, que é relacionado, nesse caso, à preparação para a atividade masculina em situações de luta ou interações agressivas. Uma espécie de “estimulante para a batalha”.

Os bonobos, por sua vez, apresentavam aumento não de testosterona, mas de Cortisol. Esse hormônio, por sua vez, está ligado ao estresse que precede situações agressivas. Claramente, os chimpanzés pareciam se sentir confortáveis e estimulados ante uma disputa individual, enquanto os bonobos pareciam demonstrar estresse e desgaste devido a essa situação.

Os cientistas indicam que é possível obter resultados semelhantes tratando de seres humanos. Bastaria repetir o mesmo procedimento de medir o hormônio na saliva. Agora, fica o ponto de interrogação citado no título: você está mais para Bonobo ou Chimpanzé? [Scientific Blogging]

Sair da versão mobile