Chega dessa vida de pneu furado. Chega de pegar bomba de ar emprestada. Chega de calibrar pneus. Esse era o objetivo da Michelin, que foi incrivelmente atingido com a criação desse pneu sem ar.
Mas como assim um pneu sem ar?
O novo pneu da Michelin não precisa de ar, é à prova de perfurações e está com o lançamento previsto para a próxima semana, quando uma fábrica em Piemonte, na Itália, dará início à produção em larga escala.
Batizado de “Tweel”, a invenção da empresa coloca roda e pneu em uma só estrutura extremamente inteligente. Ela consiste em uma faixa de borracha externa e algumas câmaras, que ficam onde o ar dos pneus tradicionais oferecem sustentação. Os benefícios são bastante óbvios: significa que nenhum furo pode estragar seu passeio. Sem contar que a ligeira maleabilidade do pneu sem ar significa que os rolos de roda tornam os solavancos mais suaves para os passageiros.
Não corra para a borracharia
Muita calma nessa hora. Como eu falei, o lançamento ainda nem aconteceu. E mesmo quando acontecer, ainda não sabemos quanto irá custar para o consumidor final. Como no momento a Michelin está fazendo testes com tratores, é provável que esses veículos sejam os primeiros beneficiados com essas maravilhas. [Gizmodo]