Ícone do site HypeScience

Você pode ficar doente ao perder o emprego?

Peder o emprego pode aumentar de 50 a 80% as chances de desenvolver alguma doença como: hipertensão, problemas cardiovasculares, derrame e diabetes. A situação economica, já fez muitos estadunidenses ficarem desempregados.

Desde o início da recessão, ao final de 2008, mais de cinco milhões de trabalhadores perderam seus empregos. Pela situação da economia atual, qualquer um está sujeito a sofrer com isso.

Kate Strully conduziu uma pesquisa na Escola de Saúde Pública de Harvard, levada pela preocupação com o nível de desemprego e seus efeitos nocivos no campo da saúde. Estudos anteriores já relataram que funcionários com problemas de saúde têm mais chance de perder o emprego. Porém, Strully observou que a recíproca também é verdadeira, ela observou que a após demissões, trabalhadores que antes não estavam doentes desenvolveram problemas.

A pesquisadora descobriu que entre trabalhadores que perdem o emprego sem terem parte da culpa – como, por exemplo, pelo fechamento da empresa – têm 54% mais chances de desenvolverem problemas de saúde. Entre os que não tinham problemas de saúde anteriores, as chances aumetam em 83%.

Mesmo nos casos das pessoas que encontram outro emprego, elas continuam vulneráveis a desenvolver problemas relacionados a estresse. [Live Science]

Sair da versão mobile