Ícone do site HypeScience

10 cavalos de bigode

Embora não seja nenhum segredo, poucas pessoas sabem que cavalos podem ter bigodes.

Esse tipo de crescimento de pelo é mais comum em certas raças, como o cavalo cigano, conhecido por sua luxuosa crina e pelos ao redor das pernas, mas pode ocorrer em qualquer cavalo, macho ou fêmea, em algum grau.

Para quem não está acostumado, o bigode pode parecer tanto estranho quanto incrível. Alguns acham que é nojento, enquanto outros pensam que os cavalos parecem simplesmente fabulosos.

Função?

De fato, os criadores de cavalos supostamente aparam esses bigodes por motivos estéticos, mas talvez não devessem fazer isso. Em sites dedicados a hipismo, é comum encontrarmos a explicação de que o bigode do cavalo possui uma função importante: a de auxiliar na locomoção do animal.

Por exemplo, no portal Hipismo&Co, uma postagem informa que, por conta de os olhos dos equinos serem laterais, eles possuem pontos cegos na frente e abaixo do focinho. Eles precisam dos fios do bigode para sentir obstáculos que não conseguem enxergar.

Logo, quando essas penugens são aparadas, o cavalo perde um “sensor” importante, e pode se machucar.

Será que, sabendo disso, agora podemos olhar para esses animais bigodudos de outra forma? [BoredPanda, extra, Hipismo&Co, Mdig]

Sair da versão mobile