Josh Lee, um estudante da Universidade de Alberta, nos EUA, fez exatamente isso. Ele usou uma calça jeans de Setembro de 2009 a Dezembro de 2010 sem nunca lavá-la, só para ver quantas bactérias seriam acumuladas na roupa.
Ele escolheu jeans “crus”, ou seja, que não foram tratados com nenhuma substância química, para que isso não alterasse o que Lee considerou um ambiente perfeito para criar bactérias. Segundo Josh, ele usou as calças quase todos os dias, o que parece impressionante, tendo em vista que ela mal parece usada.
Quando os 15 meses terminaram, Lee tirou seu jeans “contaminado” e o levou para o laboratório de uma professora, para verificar a quantidade de bactérias. A professora retirou amostras, lavou os jeans, pediu para que Lee os usasse por mais duas semanas e depois retirou novas amostras.
Incrivelmente, os resultados foram similares. Cinco tipos de bactérias de pele, e entre 8500 e 10000 espécimes encontrados – principalmente na área do gancho da calça.
A conclusão foi que as pessoas podem lavar menos vezes as roupas para proteger o meio-ambiente. Mas se a atitude vai proteger também a sua vida social é um grande mistério.