Ícone do site HypeScience

Você vai passar pela menopausa como sua mãe?

Você é uma moça e ouve ou já ouviu sua mãe reclamar sobre os calorões e outros desconfortos da menopausa e se pergunta “será que vou passar pelo mesmo problema”? Especialistas revelam que essa expectativa pode fazer com que você passe, sim, pelas mesmas situações.

E você tem razão em ficar assustada. Afinal entrar na menopausa não é fácil. Além dos famosos calorões há as variações súbitas de humor, rugas, seus cabelos ficam mais finos e sua pele fica menos firme.

Mas ouvir sua mãe ficar reclamando sobre a menopausa dela pode criar uma ansiedade desnecessária que irão agravar os seus sintomas, segundo a ginecologista Christiane Northrup.

Segundo ela, as pacientes que ouviam a mãe falar que a menopausa era um período horrível ficavam mais preocupadas com os sintomas. Aquelas que, pelo contrário, ouviram a mãe dizer que era feliz mesmo na menopausa quase não apresentavam os problemas.

De qualquer forma, a menopausa não é algo hereditário e a menopausa da sua mãe não deve ser encarada como uma “visão do seu futuro”. Tanto que há várias atitudes que podem, e devem, ser tomadas para tornar essa parte da vida mais fácil para você.

A menopausa é definida a partir do momento em que uma mulher para definitivamente de menstruar. Nessa parte a genética até é levada em consideração – se sua mãe parou de menstruar mais cedo ou mais tarde, é possível que sua menopausa chegue no mesmo período de vida que chegou para ela.

Mas fatores externos também têm um papel importante. Se você fuma, por exemplo, sua menopausa provavelmente chegará mais cedo do que seria normalmente. O mesmo acontece se você vive em uma área com grande altitude.

. E, na parte dos sintomas, se você morre de medo de sentir tudo o que sua mãe sentiu, fique tranqüila. A genética têm pouco a ver com os calorões e seus companheiros.

Cientistas já tentaram desenvolver testes para prever quando a menopausa das mulheres chegariam – com pouco sucesso. Enquanto não dá para prever com exatidão o dia em que você irá parar de menstruar, podemos dar dicas para que esse processo seja mais simples

Sair da versão mobile