Vulcões podem provocar um impacto climático bem maior do que imaginávamos

Por , em 17.07.2011

Nem fábricas poluentes, nem desmatamentos em grande escala. O novo vilão climático pode ser os vulcões, como indica um novo estudo. Pesquisadores investigaram a enorme erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, que aconteceu em 2010. Eles monitoram a nuvem de fumaça que se espalhou por toda a Europa a partir de uma estação de pesquisa na França.

O pó vulcânico foi rapidamente expulso para a atmosfera após a erupção. Reagida com outros componentes, as partículas de cinza vulcânicas podem gerar grandes problemas ambientais, pois são compostas por ácido sulfúrico, em sua maioria.

Se essas partículas de ácido sulfúrico forem expelidas em grande quantidade, elas podem se comportar como pequenas sementes dentro das nuvens, alterando o tipo de chuva que a área vai receber.

Os dados atmosféricos coletados pelos pesquisadores sugerem que as erupções vulcânicas podem liberar partículas até 100 milhões de vezes mais do que se imaginava. Além disso, elas podem se formar em altitudes mais baixas e abrangerem maiores distâncias do que estudos anteriores haviam sugerido. Uma notícia ruim, tanto para países com vulcões ativos em seu território, como para os que são afetados pelas grandes nuvens de pó vulcânico.[OurAmazingPlanet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,25 de 5)

7 comentários

  • Bruno D:

    As partículas expelidas pelos vulcões não são compostas por ácido sulfúrico, conforme o texto, e sim, em parte, por enxofre, que ao entrar em contato com o ar atmosférico reage com a água formando o ácido sulfúrico, responsável pela chuva ácida.

  • Glauco:

    Um ou outro vulcao entrando em atividade nao eh problema, na historia documentada do homem muitos vulcoes estiveram em erupcao simultaneamente em diversas partes do mundo. Hoje em dia eles estao em menor quantidade pq o tempo passou desde suas principais erupcoes e agora eles estao adormecidos. Esses so causam grandes problemas naturais localmente, nunca globalmente.

    O problema seria dezenas ou centenas de vulcoes entrando em erupcao ao mesmo tempo, como ocorreu no passado. Mas para tal coisa ocorrer eh necessario uma forca muito maior do que a dos proprios vulcoes, entao esse seria o menor dos nossos problemas…

  • Gramado:

    Gente sério, a culpa não foi minha!

  • drew:

    PELO MENOS É DE ACORDO COM A VONTADE DA NATUREZ,NAO NOSSA

  • mako:

    Os vulcões são responsáveis por mais de 99% dos gases lançados de co2 lançados no ar, até as vacas lançam gases mais poluentes e em maiores quantidades que todos os carros no mundo.

    Tem um documentário bem legal sobre isso, aliás, dois, o Meat the truth: uma verdade mais que incoveniente, e um da BBC, A farsa do Aquecimento Global.

    Vale a pena conferir.

    • Rômulo:

      Mako.

      A farsa do aquecimento global antropogênico nada mais é que uma manobra política/filosófica para movimentar a humanidade na direção que o “olho que tudo vê” (cúpula do poder mundial)deseja.

      Um vulcãozinho desses manda mais CO2 que 50 anos de atividade industrial.

      Outra grande fonte de CO2 são as monoculturas. Os solos são adubados e enriquecidos para o crescimento de cultivos que fixam pouco CO2 (produzem pouca estrutura/massa seca) o que leva à microbiota do solo à utilizar os nutrientes em excesso e liberar CO2 para a atmosfera.

      Mas antes que alguém me contrarie…

      É ÓBVIO QUE PRECISAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!!!!

  • André:

    Quero ver quem vai reclamar para os vulcões.

Deixe seu comentário!