Acredite se quiser: um homem californiano conseguiu rastrear o ladrão que havia roubado seu laptop através de um software de espionagem que tirou fotos do criminoso usando o computador.
Joshua Kaufman decidiu liderar as investigações sobre o furto de seu próprio computador depois que a polícia local pouco se esforçou para recuperar o seu MacBook da Apple, roubado de sua casa.
Lembrando que havia instalado um programa de segurança chamado “Hidden” (oculto) na webcam de seu computador, ele ativou o software em uma tentativa de encontrar seu laptop – e o ladrão. O “Oculto” não só permitiu a Kauffman enxergar para onde o ladrão tinha levado o seu laptop, como também mostrou uma série de fotografias do homem enquanto ele usava a máquina roubada e quando estava deitado no sofá ao lado.
Munido dessas informações, Kaufman foi capaz de descobrir o trabalho do ladrão e seu paradeiro. Porém, mesmo após apresentar as provas à polícia, os agentes não fizeram nada a respeito – novamente.
Como último recurso, Kaufman publicou as informações on-line utilizando o blog “Esse cara está com o meu MacBook” e sua conta no Twitter – rapidamente atraindo milhares de seguidores. As palavras de Kaufman: ele sentiu “o poder da internet” jogando a seu favor.
Por meio dos sites de redes sociais, a mídia dos EUA se compadeceu da missão de Kaufman e entrou em contato com a polícia em seu favor, pedindo-lhes para dar uma segunda olhada no caso com as novas informações.
Dois meses após ignorar o caso de Kaufman, considerando-o de “baixa prioridade”, a força policial de Oakland, Califórnia, enfim foi capaz de capturar o homem revelado pelo software.
“PRESO! Um oficial da polícia de Oakland me chamou para me comunicar que eles prenderam o cara das minhas fotos! Uhuu!”, tuitou Kaufman ao saber que a polícia havia rastreado e prendido o ladrão.[TheTelegraph]