10 Inventores mortos por suas criações

Por , em 16.12.2008

A busca pelo conhecimento muitas vezes pode ser perigosa e estes inventores certamente pagaram o preço mais alto. Mas além do avanço tecnológico que trouxeram à humanidade eles certamente ajudaram a pavimentar os procedimentos técnicos para que outras pessoas pudessem trabalhar com mais segurança.

Há uma ou outra repetição entre a lista de cientistas que foram destruídos por seus experimentos (de leitura indispensável), mas tudo em prol de uma boa lista para o site. Nem todas as pessoas aqui retratadas eram inventores a rigor, mas a maioria de suas descobertas levaram diversas tecnologias indispensáveis nos dias de hoje.

Não deixe de olhar também as 10 invenções mais revolucionárias da história.

10. Henry Winstanley
inventor

Henry Winstanley foi um famoso arquiteto projetista de faróis de sinalização marítima. Com a intenção de testar a resistência de um de seus faróis Henry exigiu permanecer dentro de um deles durante uma tempestade. O farol desabou acabando com a vida de Henry e outras cinco pessoas.

9. Alexander Bogdanov
inventor

Alexander foi um médico, filósofo, economista, escritor de ficção científica e revolucionário russo. Em 1924 começou experimentos com transfusão sanguínea, as quais realizava em si mesmo. Ele declarou que havia curado sua calvície e melhorado a sua visão. Infelizmente a ciência das transfusões era jovem e Alexander não examinava a qualidade ou o doador do sangue que injetava em suas veias. Em 1928 ele recebeu uma transfusão de sangue infectado com malária e tuberculose e se foi pouco tempo depois.

8. Cowper Phipps Coles
inventor

Cowper foi um importante capitão da Marinha Real britânica que inventou a torre rotatória durante a Guerra da Criméia. Depois da guerra Cowper patenteou sua invenção e começou a construir seu próprio navio usando um design revolucionário. Seu novo navio, o HMS Captain, recebeu diversas modificações incomuns e perigosas que incluíam um “convés de furação” que elevou o centro de gravidade do navio. Em 6 de setembro de 1870 o HMS Captain virou e levou consigo a vida de Cowper e da maioria de seus 500 tripulantes.

7. Karel Soucek
inventor

Karel foi um dublê canadense famoso por ter inventado a “capsula” (apenas um barril modificado) que usava para descer as grandes cachoeiras de Niagara Falls. Ele sobreviveu, apesar de ter sofrido de alguns ferimentos. Em 1985 ele convenceu uma empresa a financiar uma queda do seu barril do alto do Houston Astrodome, um grande estádio coberto no Texas, EUA. Para o feito mais perigoso do mundo, segundo Evel Knievel, foi criada uma cachoeira artificial que caía sobre uma piscina a 55m abaixo. No entanto o feito saiu errado e ao invés da cápsula atingir o meio da piscina, bateu na borda e foi destruída ferindo Karel seriamente. Ele resistiu menos de 24h.

6. Franz Reichelt

O alfaiate austríaco ficou famoso por haver criado um estranho casaco/pára-quedas que, segundo dizia, faria aquele que o vestisse flutuar gentilmente até o chão ou até mesmo voar. Seu primeiro experimento foi conduzido no primeiro andar da Torre Eiffel em frente a um grupo de espectadores e uma equipe de filmagem que criou o vídeo acima. O fato de ter caído como uma pedra e afundado cerca de 30cm no chão tornou sua morte instantânea.

5. Otto Lilienthal
inventor

Otto foi um pioneiro da aviação que ficou conhecido como o Rei Planador. Ele foi o primeiro a realizar repetidos vôos planados com sucesso. Revistas e jornais pelo mundo todo tinham suas fotos que influenciavam o público favoravelmente em direção à idéia de que a aviação poderia um dia se tornar realidade. Em 4 de agosto de 1896 algo de errado ocorreu no vôo de Otto e ele caiu 17m quebrando a coluna vertebral. Ele não suportou os ferimentos e se foi no dia seguinte, depois de pronunciar suas últimas palavras: “Pequenos sacrifícios devem ser feitos.”

4. William Bullock
inventor

William foi um inventor estadunidense que criou a gráfica rotatória que ajudou a revolucionar a indústria da impressão por sua grande velocidade e eficiência. Quando consertava uma de suas máquinas ele chutou uma polia, tentando colocá-la no lugar, quando o pesado equipamento caiu esmagando seu pé. Quando a gangrena tomou conta ele não resistiu a uma operação para amputá-lo.

3. John Godfrey Parry-Thomas
inventor

John foi um engenheiro galês e piloto de corridas. Ele desenvolveu o Babs, um carro que tinha o propósito de bater o recorde de velocidade de Malcolm Campbell. Seu novo carro tinha muitas modificações como um sistema de correntes expostas que transmitiam a força do motor do carro até as rodas. Em 27 de abril de 1926 ele realizou seu sonho estabelecendo o recorde para 275 km/h, que durou um ano até ser quebrado novamente por Malcolm Campbell. Ao tentar recuperar seu título uma das correntes se rompeu voando diretamente em direção ao pescoço de John, em altíssima velocidade, quase removendo sua cabeça.

2. Thomas Midgley Jr.
inventor

Thomas foi o químico estadunidense que inventou o petróleo com adição de chumbo e o CFC (Cloro Flúor Carbono). Apesar de ter sido elogiado na sua época, hoje ele é considerado a pessoa “que teve mais impacto na atmosfera do que qualquer outro organismo na história da Terra” e também o “humano responsável por mais mortes do que qualquer outro na história” devido a suas invenções.

Ele contraiu poliomielite por envenenamento e ficou incapacitado na sua cama. Por isso ele resolveu inventar um intrincado sistema de polias e cordas que o ajudava a levantar-se. Ele perdeu a vida justamente por ter acidentalmente sido estrangulado por uma das cordas do mesmo sistema que foi feito para ajudá-lo. Você deve ter percebido a ironia do fato de duas de suas invenções terem contribuído para sua derrocada.

1. Marie Curie
inventor

Em 1898, Marie Curie e seu marido Pierre descobriram o elemento químico rádio. Ela passou o restante de sua vida realizando pesquisas sobre radiação e estudando terapia com radiação. Sua exposição constante à radiação fez com que ela desenvolvesse leucemia e levou a sua morte em 1934. Marie foi a primeira pessoa conhecida a receber dois prêmios Nobel em dois campos diferentes: química e física. Ela também foi a primeira professora mulher da Universidade de Paris.

[Lisrverse]

59 comentários

  • Sd Rodrigo Soares:

    Otto foi o famoso ”Barão vermelho”

  • Sd Rodrigo Soares:

    Poxa..com certeza esses foram os 10 maiores inventores, queria muito ser da época deles…

  • Rogerio79:

    Otto foi um pioneiro da aviação. Ele foi o primeiro a realizar repetidos vôos PLANADOS com sucesso. Chupa wright brothers 😀

  • Bach Bach:

    como o inventor da Guilhotina, que para democratizar a morte, acabou democratizado

  • Erick da Silva:

    isso foi muito util pois eu penso em fazer engeharia e provavelmente vou inventar “moda”. bom que eu saiba esses aspectos.

  • maria edduarda:

    gostei

  • 7 inventores que foram mortos por suas criações |:

    […] – 10 Inventores mortos por suas criações […]

  • Rhemii:

    Marie curie foi sem duvida a maior cientista feminina que já hóuve e comtribuio de diversas formas para as hoje importanticimas radioterapias no campo medicinal.

  • SETE INVENTORES MORTOS POR SUAS CRIAÇÕES:

    […] 10 Inventores mortos por suas criações […]

  • juliet:

    q legal

  • biu:

    bom..muito bom …estes foram os verdadeiros iniciantes …

    mais o Brasil tem um grande exemplo deles ..color de melo os verdadeiro politicos ladrões diheiro nacuéca etc

  • José Maria:

    Gostei.é reelevante para os inventores brasileiros lerem.
    Inventar mexe muito com o espirito de cada um.

    • claudemir bento:

      Esqueceram de citar o Padre Landell, inventor do radio muito antes dos pretensos inventores. Sé que o azar dele, era ser brasileiro.

    • Montenegro:

      Não seria inventores mortos por sua invenção?

  • dario mohongo:

    valeu as suas invençoes

  • Karol:

    concordo com Você JP péssima invenção
    Agora esses inventoras aiie de cima Imaginem onde nós estariamos sem eles…
    Bom artigo gosteii

  • JP:

    quem inventou a arma??? péssima invenção!!!

  • Estevam:

    Parabens pela matéria, ainda bem que tem pessoas ineteligentes como estes, que ariscaram suas vidas para tornar as nossas menos sofridas. Todos devem ser sempre
    lembrados!!!!!!!!!!!!!!.
    Estevam.

  • Gi R:

    Muitos deles devem ter morrido felizes.

  • ze maria:

    o cara da torre eifel parece mais um morcego de chumbo…
    haja burrice…

  • marrcelo:

    vamos lembrar de santos dumont o brasileiro inteligente que inventou o aviao quem dizem que o brasileiro e burro !!!

    • Jalzerio:

      Pior que isto é atribuir o avião aos irmãos Wright, ridículo dos americanos por causa da fome insana que têm de ganhar tudo , sbendo que os mesmos voavam com uma asa imitação a partir dos estudos de Otto Lilienthal (nem a idéia original eles tiveram. Mas quem colocou motor na coisa e fez vôos regulares foi Santos Dumont. Inventar não é isto mesmo? Juntar partes e sistemas e aperfeiçoar de modo inteligente? Ainda bem que ultimamente Deus está abençoando nosso povo e temos sobressaído em diversas áreas sobre os EU. Ser humilde e grato a Deus é um ótimo modo de ter sucesso . DEUS ABENÇOE O BRASIL E OS BRASILEIROS .

    • ares prime:

      Diga-se de passagem, Santos Dumont só conseguiu levar a cabo sua invenção em Paris. Porque? Porque no Brasil, ninguém dava atenção a ele. Aliás, o Brasil não é um pais com cultura de ciência. Padre Landel de Moura que o diga.

  • Julio:

    Leinad,

    Espere passar o “efeito” das festas de natal antes de postar qualquer coisa.

    De qualquer forma foi um bom comedntário.

  • leinad:

    eu sou iniciante inventor tenho varias ideias e pretendo lutar por elas acima de tudo
    que deus me abençoe
    eu estou tao facinado por minhas invençoes que estou estudando todos os dias para tornar o nosso mundo melhor embreve
    que deus me de mais e mais sabedoria para mim tornar minhas invensoes util para a humanida para tornar a vida humana e dos animais mais filizes nessa terra
    eu dedicarei minha vida toda
    a meus inventos e estou disposto a da a minha vida
    para torna a vida de bilhoes de humanos e animais mais felizes nessa terra
    que assim seja feito aqui na terra
    e que a bençao de deus esteja comigo todos os dias da minha vida para mim tornar a vida na terra melhor e melhor amém e amém
    assinado leinad,dusol

    • Jalzerio:

      Parabens irmão !

    • Jesus:

      Não entendi o “para mim”, o que “mim” quis dizer com isso????

  • rbl123w:

    Inventor do Segway morreu faz pouco tempo andando com sua invenção ele precisa entrar nessa lista!!!

  • julia:

    super legal

  • Nelson:

    Gostei.
    Que bom que sempre existe alguém trabalhando em uma nova idéia, e a boas que dêm frutos.

  • Tatiana:

    Tenho medo quando a inteligência somada à ganância de ter um experimento executado com sucesso possa vir a destruir a verdadeira essencia da vida…………..

  • Tatiana:

    Pessoas que morreram por um ideal pensando fazer
    (ou “em´´ fazer) algo benéfico para a humanidade.
    Parabéns pelo site.

  • Augusto:

    Acho que alguns desses caras ajudaram muito,porém a maioria eram uns completos ignorantes, por exemplo o cara q pulou da torre eifel

  • Laboceta:

    Curiosidade mata

  • anellar:

    gostei da pesquisa muito valeu apena pesquisa

  • @MarkosLKT:

    rsrsrsrs Uma Rocha seria mais suave numa queda, do que ‘Franz Reichelt’!

  • Cezar:

    Pessoas de coragem.Deram a vida por aquilo em que acreditavam.Merecem nosso respeito.

  • Pedro:

    Interessante artigo.

  • Daniel:

    Um dia a somatória das consequencias de seus inventos matará o mundo. O que fazer?

  • Daniel:

    O homem tenta sempre descobrir novas coisas, mesmo que lhe custe uma vida inteira de estudos e uma morte prematura causada pelo seu próprio experimento.

  • AdeS:

    Faltou o médico francês Joseph-Ignace Guillotin .
    Inventor da guilhotina, método responsável pela decapitação de quase 20.000 pessoas pela revolução francesa, muitos delas inocentes.
    Quase ao fim do Terror, Guillotin foi prêso por causa de uma carta de Count Mere, sendo por isso condenado a execução pela guilhotina.
    Há autores que afirmam ter ele perdido a cabeça em seu invento, e outros que morreu de causas naturais .
    Não se pode confiar em políticos e histórias(inventadas) criadas por eles!

    • Izabek:

      Meus parabéns!!! Ainda bem que alguém lembrou. Um dos casos mais emblemáticos. Eu já estava aqui ficando com urticária, pensando: Mas logo esse foram esquecer? Tanks!!!!

  • guilherme lima:

    Marie Curie se hoje a esperanças no Cancer é graças a essa divina mulher, que Deus a abençoe onde ela estiver!!!

  • AVELINO BOAVIDA – LUANDA:

    Grande conteúdo. Na verdade, logo que vi o titulo pensei que encontraria nomes que são tão conhecidos. Mas é exactamente o contrário. Estes nomes pouco soam. Mas pelos seus feitos, deveriam torná-los mais conhecidos. É de louvar a iniciativa e atitude do site em publicá-los. Gostaria saber uma coisa: como morreu Isaac Newton e Galileu Galilei ? Estudei muito sobre eles mas não sei como foi o seu fim, que também penso ser importante, dado o contributo que prestaram a ciência.

  • edson:

    antes eles do que eu!

  • Sebastião Pinheiro da Silva:

    Parabéns pela matéria, desculpem os comentários chulos.
    “Quem luta e morre por um ideal suporata todas as dores porque, acima de tudo está a bandeira do Divino Salvador que, com sua sombra mitiga, nossa fadiga… nossa dor”
    Que Deus os abençoe,
    Pinheiro-JF

  • mauricio n.a:

    parabéns pela matéria, muito bem feita e também pelos comentários onde todos se expressarão de forma brilhante e agradecidos pela aquelas mentes iluminadas, a onde não existia o esmorecer,desistir,desânimo.
    hoje se gosamos . de muitas tecnologia somos gratos a essas pessoas que nem mesmo com risco da própria vida .se esforçaram pela ciência pois nem mesmo pois as suas vidas em primeiro lugar.

    VALEU MESMO!!!!!!!!!!!

  • Thiago Alexandre:

    Hoje podemos desfrutar de tudo isso graças à essas pessoas.
    Na verdade nunca ouvi falar em nenhum deles – pelo menos não me recordo – mas deve ficar na memória pelo o que fizeram.

  • Cético!:

    Acho que o inventor da guilhotina também morreu guilhotinado hehehe
    alguém confirma?

  • crazy hat tattoo:

    tem também o nico funghi, que inventou o queijo 4 queijos. ele morreu ao explodir depois de três semana constipado.

  • EDUARDO RIOLINO:

    IMPRESSIONANTE ONDE PODEMOS CHEGAR COM MUITO ESTUDO E DEDICAÇÃO.

    NOTA 10 PARA ESSE POST.

  • Marcus Vinicius:

    É muito bacana a iniciativa do site em mostrar essas pessoas que de uma certa forma contribuiram para o desenvolvimentos da ciência, que hoje em alguns casos é tão importante em nossas vidas, pessoas que deram suas vidas em busca de um sonho, lamento por essas vidas terem terminado de forma trágica, mas dou-lhes os parabéns pela coragem e determinação.

  • william haddad:

    meus pêsames às famílias enlutadas

  • Julio:

    Esqueceu de citar o padre voador, que inventou o balão de múltiplas cavidades no estado do paraná.

    Dizem que ele foi nomeado duas vezes para o prêmio darwin, uma por se tornar padre, e outra pelo se desapego à vida.

    Abraço,

  • Marcela:

    Olney, não parece ser um “não se importar com as consequencias”, mas sim um processo que leva ao conhecimento das consequencias. Hoje ninguém carrega o elemento rádio no bolso, ele fica bem protegido por camadas de chumbo que impossibilitam a contaminação. Marie é um exemplo de pioneirismo que levou ao desenvolvimento de medidas mais seguras para manipular estes elementos.

  • olney:

    muito interessante, imaginar o quanto pessoas seguem um ideal ao ponto de morrer por ele, sem se importar com as possiveis conseguencias. Verdadeiros herois do passado. Tao pouco lembrado hoje (Marie Curie)

  • Valter Ferreira:

    Foi devido estes pioneiros da invensão que hoje podemos desfrutar das muitas tecnologias que temos.

  • sayonara:

    Esqueceram de citar Augusto Severo, invertor do dirigível , morreu em Paris, testando seu invento, hoje a rua onde ele morreu chama-se augusto Severo. Augusto severo é brasileiro, nasceu no Rio Grande do Norte.

  • Diderot Pitanga:

    Foram pessoas que deram suas vidas pela ciência. Devemos reverencia-las tornando-as conhecidas. Parabens ao site por mostra-las.

Deixe seu comentário!