Ventiladores previnem morte súbita de bebês

Por , em 6.10.2008

Nos últimos anos pesquisadores descobriram que deixar o bebê dormir de costas reduz o risco da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) em bebês, mas um novo estudo indica que medidas simples como usar um ventilador ou abrir uma janela podem reluzi-lo ainda mais.

Bebês que dormiram em um quarto com um ventilador tinham 72% menor chance de SMSI em comparação com bebês que dormiam em quartos sem ventiladores. Não importava a posição em que o bebê dormia.

O estudo entrevistou 500 mães, algumas das quais haviam perdido seu bebê para a SMSI.

O artigo, publicado na revista científica Archives of Pediatric and Adolescent Medicine especula que a ventilação previne o acúmulo de dióxido de carbono ao redor no nariz e boca do bebê, reduzindo a chance de inspirar ar que já havia sido exalado. Mas dados sobre a ventilação devem ser confirmados em estudos posteriores.

A pesquisa também mencionou que não há substituto para a maneira mais eficaz de reduzir o risco de SMSI que é deitar o bebê de costas. Outras medidas incluem usar colchão firme e evitar roupas de camas macias como acolchoados, prevenir superaquecimento e não fumar durante a gravidez ou perto do bebê.

Nos EUA, a taxa de SMSI entre 1992 e 2003 caiu 56% por causa dos esforços na educação para promover a posição de costas como a mais adequada para o bebê dormir. Mesmo assim SMSI é a principal causa de mortes de bebês com menos de um ano naquele país e a terceira causa para as crianças em geral. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!