10 lugares únicos ao redor do mundo

A Terra possui locais impressionantes. Graças à era da internet, mesmo que não consegamos visitar tantos lugares belíssimos, antes remotos e escondidos, podemos pelo menos ver as imagens e nos maravilharmos sobre tamanhas criações incríveis, da natureza ou do homem. Confira 10 áreas únicas pelo mundo:

1 – Pamukkale – Turquia

Pamukkale significa “castelo de algodão”, também chamado de “castelo branco” por causa da imensa brancura causada pela alta concentração de calcita na água. Depósitos sedimentares criaram terraços brancos, cachoeiras e florestas minerais petrificadas que compõem a paisagem.

As 17 nascentes de água quente são aquecidas por um vulcão subterrâneo. A bonita área de Pamukkale, Turquia, tem sido usada como SPA de cura há milhares de anos. As propriedades curativas da área atraem pessoas de todo o mundo, e os romanos construíram a antiga cidade de Hieropolis lá. Para ajudar a preservar a área, hotéis e estradas de acesso foram retirados e piscinas artificiais foram criadas para manter a beleza natural de Pamukkale.

2 – Nove infernos de Beppu – Japão

Beppu é o lar de mais de 2.800 nascentes de água quente – “infernos” – e fica na ilha de Kyushu. Os nove infernos são algumas das fontes mais originais da área.

O primeiro inferno é “Umi Jigoku”, que significa “mar infernal”. A piscina é azul turquesa e quente o suficiente para cozinhar ovos. O segundo é “Oniishibou”, que significa “inferno de cabeça raspada” e recebe esse nome por sua lama cinza (as bolhas de lama na superfície se assemelham à cabeça raspada de monges budistas).

O terceiro inferno é “Shiraike Jigoku”, que significa “inferno da lagoa branca”, preenchido com água fervente branca causada pela concentração elevada de cálcio. O quarto é “Yama Jigoku”, “montanha infernal”, feita por um vulcão de lama que espirrou tanto que criou uma pequena montanha cercada por pequenas piscinas.

O quinto é “Kamada Jigoku”, ou “panela infernal”. Esta é uma coleção de nascentes de água quente acompanhadas por uma estátua de um diabo vermelho caracterizado como o cozinheiro. O sexo inferno, “Oniyama Jigoku”, significa “inferno da montanha do diabo”. É uma corrente muito forte que pode puxar um vagão e meio de trem. É também o lar de cerca de 100 crocodilos infernais.

O sétimo é “Kinryu Jigoku”, “inferno do dragão dourado”, caracterizado com um dragão fumegante. O vapor é direcionado para fora das narinas do dragão. O dragão dá a ilusão de voar quando a água jorra ao nascer do sol. O oitavo é “Chinoike Jigoku”, que significa “inferno da lagoa de sangue”, graças a água avermelhada brilhante causada por minerais ferrosos na lagoa. E o nono inferno, “Tatsumaki Jigoku”, significa “goteira infernal”. Tatsumaki é um gêiser (nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar) que jorra a cada 30 minutos e tem uma temperatura de cerca de 105 graus Celsius.

3 – Sanqingshan – China

Sanqingshan é considerada um lugar sagrado. Usada por taoístas para a meditação, acredita-se que leva a imortalidade. É fácil perceber por quê: Sanqingshan está envolta em névoas 200 dias por ano. A neblina dá uma qualidade de outro mundo ao monte, juntamente com milhares de riachos que derramam em piscinas, formações de granito que parecem silhuetas de seres humanos e animais. As piscinas e a vegetação criam ambientes únicos que atraem muitos pássaros exóticos e animais raros. Sanqingshan também é o lar de cerca de 2.500 espécies de plantas. Este é um dos únicos lugares onde se encontra as plantas usadas na medicina tradicional chinesa.

4 – Planície de Jarras – Laos

A Planície de Jarras é um dos mais antigos mistérios arqueológicos do Sudeste Asiático. Localizada no planalto de Xieng Khouang, nas montanhas da Indochina, existem lá cerca de 90 locais com diferentes jarros.

Cada local contém de 1 a 400 jarras. Estima-se que elas foram criadas 3.000 anos atrás, feitas de arenito, calcário, granito, com a maioria sendo de arenito. A mais alta tem cerca de 3 metros. Todas são feitas a partir de uma pedra individual.

À primeira vista, os jarros parecem ser colocados ao acaso, com alguns de pé e outros de lado, apontando em direções diferentes. Porém, estudos têm revelado que os frascos são colocados em posições que formam os padrões de constelações de estrelas. Tem havido muita especulação sobre o propósito dos jarros – copos para uma raça de gigantes, frascos para coletar água da chuva, ou urnas funerárias. A maioria dos jarros está vazia, mas alguns foram encontrados com órgãos ou ferramentas dentro, ou até preenchidos com estátuas de miniaturas de Buda. A exploração do local é difícil porque a área está repleta de bombas que não explodiram desde a Guerra Secreta.

5 – Lago manchado de Osoyoos – Canadá

O lago manchado de Osoyoos era sagrado para as índios da região. Osoyoos significa “águas estreitas” na língua Okanagan. O lago é um salino endorréico, o que significa que é um corpo fechado de água sem saída ou entrada de outros corpos de água.

O lago tem alta concentração de muitos minerais diferentes, com grandes quantidades de sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio. Há também oito outros minerais na água, incluindo pequenas quantidades de prata e titânio.

Os minerais no lago são muito benéficos, e foram explorados durante a Primeira Guerra Mundial para uso na fabricação de munição. Os minerais são o que dão ao lago sua singularidade. Durante o verão, conforme a água evapora, manchas se formam, que têm cores diferentes dependendo de qual mineral está mais presente. As manchas se cristalizam e formam corredores de cores diferentes. As cores podem ser branco, amarelo, azul ou verde. O lago fica em propriedade privada com muito pouco acesso do público.

6 – Dunas coloridas – Maurícia

A República da Maurícia é uma nação insular localizada na costa sudeste da África. É parte de um arquipélago formado a partir de um vulcão submarino, agora dormente. Maurícia é o lar de duas maravilhas naturais. A primeira é as Cachoeiras de Chamarel, que são três cachoeiras com queda de 91 metros.

A segunda são as dunas coloridas, descobertas na década de 60. A areia colorida é criada do barro feito de lava refrescada em momentos diferentes. O efeito causas 7 cores diferentes de areia: vermelho, marrom, violeta, verde, azul, roxo e amarelo. O aspecto mais original das areias é o fato de que se você misturar todas as cores, elas se separam naturalmente e voltam a se agrupar nas cores corretas a que pertencem. Como isso acontece é um mistério para os cientistas. Outro mistério da areia é que não há erosão visível. A área tem uma época de grandes chuvas, e a erosão deveria ser um efeito definitivo da natureza.

7 – Rio Tinto – Espanha

O rio Tinto vai da Serra Morena até o Golfo de Cádiz, em Huelva, Espanha. Rio Tinto se traduz em rio vermelho, exatamente como o rio aparece. Altos níveis de ferro na água causam a sua coloração vermelha. Dele, se extrai cobre, ouro e prata desde os tempos antigos.

O rio Tinto tem as mais antigas minas do mundo, que se acredita serem as fabulosas minas do Rei Salomão. Por causa da atividade de mineração, o rio tem um alto teor ácido e é o lar de organismos que sobrevivem em condições extremas. Isto levou a uma pesquisa científica utilizada no estudo dos lagos subterrâneos de Marte e Júpiter. A associação com o espaço parece apropriada, já que o rio Tinto tem uma paisagem de aparência “lunar”.

8 – Fly Geyser – EUA

O Fly Geyser são gêisers que ficam em Nevada, EUA. Ele foi acidentalmente criado em 1916, durante a perfuração de um poço de água, embora não tenha começado a se formar até 1960. O local escolhido tinha uma área geotérmica desconhecida. A água aquecida finalmente encontrou um ponto fraco e “empurrou-se” para a superfície.

Os minerais começaram a construir-se para criar um minivulcão de cerca de 1,52 metros de altura, com camadas. As camadas têm cores diferentes e a água geotérmica encontrou pontos mais fracos para criar dois gêisers nas proximidades. A água jorra continuamente e preenche os buracos e depressões nos terraços, para dar à área um aspecto surreal. A água começou a atrair cisnes, patos e outros animais para a área. Os peixes também nadam através das lagoas, introduzidos por uma pessoa desconhecida.

9 – Vale da Lua – Brasil

O Vale da Lua fica em Alto Paraíso de Goiás. É uma bacia de pedra esculpida pelo rio São Miguel. Tal nome lhe foi dado porque a erosão das rochas à beira do rio deixa a paisagem lisa em tons de cinza semelhante a da lua.

O vale tem uma das formações mais antigas de rocha do mundo, com uma idade estimada de 1,8 bilhões de anos. O rio tem criado cavernas, grutas, cachoeiras e formações rochosas bizarras, para formar um labirinto nas paredes do cânion estreito.
Vista do espaço, a área é a mais luminosa da Terra. Quartzo e a suavidade das rochas causam o brilho. A floresta circundante é abundante em vida selvagem e reivindica muitas variedades de orquídeas. O rio tornou a área um ambiente em constante mudança, uma vez que continua a corroer e alterar a paisagem.

10 – Caño Cristales – Colômbia

Caño Cristales é um rio localizado na Serrania de la Macarena. A área onde o rio se encontra é tão remota que só se pode chegar lá a cavalo, burro ou a pé. Caño Cristales está repleto de cachoeiras, corredeiras, poços e buracos, com água tão clara que você pode ver até o fundo.

Durante a maior parte do ano, o rio parece como qualquer outro, com a água correndo sobre rochas e algas verdes. Durante o período de tempo entre a estação chuvosa e a estação seca – entre setembro e novembro – o rio se transforma, tornando-se um rio colorido. As algas da água produzem uma profusão de cores: vermelho, azul, verde, preto e amarelo. O rio não tem peixe, devido à complexidade dos canais. Caño Cristales tem sido chamado de “o rio das cinco cores”, “arco-íris líquido” e “o rio que fugiu do paraíso”.[Listverse]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

40 respostas para “10 lugares únicos ao redor do mundo”

  1. Lindas e magnificas só não iria a numero dois quem iria a um lugar com esse nome(a numero8 da mais medo que a 2 parece pre histórico).Brasil,Turquia e Colômbia tem Tesouros únicos!Beleza de Deus

    • Não querendo discordar,mas já discordando o número 8 foi acidentalmente criado pelo homem.

  2. nosssa quanta beleza neste mundo adorei o artigo mas o que mais me chamou ateção foi o rio que fugio do paraiso quero ir para la quando eu partir desse mundo que maravilha!

  3. Eu nunca lamentei ser pobre… estou mudando de idéia.
    tantos lugares lindos e me falta condições de conhece-los. Ainda bem que tem a internet e pessoas como a Natasha que proporcionam aos pobres mortais uma viagem de sonho.
    Sobre as fotos… não tenho palavras. Belos, lindos, maravilhosos, diferentes… nada disso é suficiente. OBRIGADO, hipescience por tudo isso.

  4. A NATUREZA EM SUA MÁXIMA GENEROSIDADE NOS DÁ TUDO….
    E NÓS SERES HUMANOS AINDA ASSIM A DESTRUÍMOS.
    TOMARA QUE TODAS ESSAS MARAVILHAS PERMANEÇAM INTÁCTAS, PARA QUE AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBEM TENHAM O DIRETO DE APRECIÁ-LAS.

    • Tudo!!!!!!!!! Foi Ele quem fez tudo isso aí que vc viu… Ou vai querer transeferir o mérito pra algum cientista famoso????

    • PO gente ainda bem que sou maconheiro e concordo perfeitamente com vocês, imagina os fumando um baseadinho em um desses picos?
      Aqui mesmo no Brasil temos o Vale da Lau, assim literalemte estariamos na lua com um baseado na mente, viva Jah, ele criou a Erva. Portanto ela ja é liberada por natureza.
      Voce só não querem reconecer.

    • Porquê que vcs têm sempre que virar tudo em uma discussão religião/ciência? Não dá para apreciar a beleza desses lugares e pronto??? Essa é uma das razões que me faz não gostar de alguns comentários das matérias do Hypescience!

    • O fato dEle ter criados todas essas maravilhas,que foram assuto dessa matéria. Acreditando você ou não.

  5. A favela do Lixão também é um lugar único do mundo…(JARDIM GRAMACHO EM CAXIAS-RJ).Uma vergonha!!!–País do samba,futebol,copa do mundo e do desleixo dos políticos corruptos campeões por desrespeitar qualquer ética e vidas humanas,verdadeiros urubús do voto infeliz(SEM OFENDER OS VERDADEIROS URUBÚS QUE SOBREVIVEM DO LIXÃO)das pessoas que retiram daquele lugar o próprio sustento com o trabalho exaustivo mas honesto,coisa que eles (OS POLÍTICOS)não respeitam…

Deixe uma resposta