13 coisas que as pessoas mentalmente fortes evitam

Publicado em 27.11.2013

13-Things-Mentally-Strong-People-Dont-Do

Inúmeros artigos, particularmente voltados a empreendedores, falam sobre as características críticas das pessoas mentalmente fortes, como tenacidade, otimismo e uma capacidade de superar obstáculos.

No entanto, também podemos definir força mental identificando as coisas que indivíduos mentalmente fortes não fazem. Confira alguns desses itens na lista compilada pela psicoterapeuta e assistente social Amy Morin:

1. Perder tempo sentindo pena de si mesmas

Você não vê pessoas mentalmente fortes sentindo pena de si mesmas ou suas circunstâncias. Elas aprenderam a assumir a responsabilidade por suas ações e resultados, e têm uma compreensão inerente de que muitas vezes a vida não é justa. Elas são capazes de emergir de uma situação difícil com consciência e gratidão pelas lições aprendidas. Quando uma ocasião acaba mal para elas, pessoas fortes simplesmente seguem em frente.

2. Ser controladas ou subjugadas

Pessoas mentalmente fortes evitam dar aos outros o poder de fazê-los sentir-se inferiores ou ruins. Elas entendem que estão no controle de suas ações e emoções. Elas sabem que a sua força está na sua capacidade de reagir de maneira adequada.

3. Fugir de mudanças

Pessoas mentalmente fortes aceitam e abraçam a mudança. Seu maior “medo”, se tiverem um, não é do desconhecido, mas de tornarem-se complacentes e estagnadas. Um ambiente de mudança e incerteza pode energizar uma pessoa mentalmente forte e estimular o seu melhor lado.

4. Gastar energia em coisas que não podem controlar

Pessoas mentalmente fortes não reclamam (muito) do tráfego, da bagagem perdida e especialmente das outras pessoas, pois reconhecem que todos esses fatores estão, geralmente, fora do seu controle. Em uma situação ruim, elas reconhecem que a única coisa que sempre podem controlar é a sua própria resposta e atitude.

5. Preocupar-se em agradar os outros

É impossível agradar a todos. Pior ainda é quem se esforça para desagradar outros como forma de reforçar uma imagem de força. Nenhuma dessas posições é boa. Uma pessoa mentalmente forte se esforça para ser gentil e justa e para agradar aos outros quando necessário, mas não tem medo de dar sua opinião ou apoiar o que acha certo. Elas são capazes de suportar a possibilidade de que alguém vai ficar chateado com elas, e passam por essa situação, sempre que possível, com graça e elegância.

6. Ter medo de assumir riscos calculados

Uma pessoa mentalmente forte está disposta a assumir riscos calculados. Isso é uma coisa completamente diferente do que pular de cabeça em situações obviamente tolas. Mas com a força mental, o indivíduo pode pesar os riscos e benefícios completamente, e avaliar plenamente as potenciais desvantagens e até mesmo os piores cenários antes de tomar uma atitude.

7. Saudosismo freqüente

Há força em reconhecer o passado e, sobretudo, as coisas aprendidas com as experiências passadas, mas uma pessoa mentalmente forte é capaz de evitar se afundar em decepções antigas ou fantasias dos “dias de glória” de outrora. Elas investem a maior parte de sua energia na criação de um presente e futuro melhores.

8. Cometer os mesmos erros repetidamente

Não adianta realizarmos as mesmas ações repetidas vezes esperando um resultado diferente e melhor do que o que já recebemos. Uma pessoa mentalmente forte assume total responsabilidade por seu comportamento passado e está disposta a aprender com os erros. Pesquisas sugerem que a capacidade de ser autorreflexivo de forma precisa e produtiva é uma das maiores características de executivos e empresários bem-sucedidos.

9. Ressentir o sucesso dos outros

É preciso ter força de caráter para sentir alegria genuína pelo sucesso de outras pessoas. Pessoas mentalmente fortes têm essa capacidade. Elas não ficam com ciúmes ou ressentidas quando outros alcançam sucesso (embora possam tomar nota do que o indivíduo fez bem). Elas estão dispostos a trabalhar duro por suas próprias chances de sucesso, sem depender de atalhos.

10. Desistir depois de falhar

Cada fracasso é uma oportunidade para melhorar. Mesmo os maiores empresários estão dispostos a admitir que seus esforços iniciais invariavelmente trouxeram muitas falhas. Pessoas mentalmente fortes estão dispostas a falhar de novo e de novo, se necessário, desde que cada “fracasso” os traga mais perto de seus objetivos finais.

11. Ter medo de passar tempo sozinhas

Pessoas mentalmente fortes apreciam e até mesmo valorizam o tempo que passam sozinhas. Elas usam esse tempo de inatividade para refletir, planejar e ser produtivas. Mais importante, elas não dependem de outros para reforçar a sua felicidade e humor. Elas podem ser felizes com os outros, bem como sozinhas.

12. Sentir que o mundo lhes deve algo

Na economia atual, executivos e funcionários de todos os níveis estão ganhando a percepção de que o mundo não lhes deve um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável, independentemente da sua preparação e escolaridade. Pessoas mentalmente fortes entram no mercado preparadas para trabalhar e ter sucesso de acordo com seu mérito, ao invés de já chegar com uma lista de coisas que deveriam receber de mão beijada.

13. Esperar resultados imediatos

Quer se trate de um treino, um regime nutricional ou de começar um negócio, as pessoas mentalmente fortes entram nas situações pensando a longo prazo. Elas sabem que não devem esperar resultados imediatos. Elas aplicam sua energia e tempo em doses e celebram cada etapa e aumento de sucesso no caminho. Elas têm “poder de permanência” e entendem que as mudanças genuínas levam tempo.

E aí? Você tem força mental? Existem elementos nesta lista que você precisa melhorar? [Forbes]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

65 Comentários

  1. Fui mentalmente forte até agora para aceitar ter sido banida da page,no $FB
    mas venho pedir que sejam mentalmente fortes e me deixem curtir no Hiper novamente..
    se não ok,
    contribuo em 2o14 como todo esse tempo depois de fevereiro
    voluntariamente como todo esse ano
    em fatos somente “Super”.

    Thumb up 6
  2. Todos nós somos feitos de forças e fraquezas; as frustrações os medos os tombos fazem parte do que somos hoje e é isto que vamos encarar todo dia no espelho. Não é necessário ser invulnerável a tudo e não se abalar a nada.

    Thumb up 12
  3. bom dia, na sua reportagem, há um erro no número 12.

    veja o trexo: …de que o mundo não lhes deve um salário…

    neste caso, a palavra “não”, não deveria existir, pois a frase seria uma afirmação e não uma negativa.

    Thumb up 5
    • 1-Se retirar a palavra “não”, não vai dar para entender o texto.
      2- TRECHO!!! viu, Thiago Henrique? Trexo está errado!

      Thumb up 26
  4. Essa lista ta mais puxada pra personagens de filmes do que pra pessoas com mente forte. Aí tu lê tudo isso aí e percebe que o próprio artigo está te dizendo que tu tem uma mente fraca.

    Thumb up 1
  5. Sou o que sou, sou o que e quem eu precise ser, sou o que sou todo dia com o intuito de sempre aprender, sou o que sou sem prejudicar e sem desmerecer alguém, sou o que sou, é o que devo ser, sou o que sou e faço o que é preciso ser feito, sou o que sou e falo aquilo que preciso dizer, sem passar por cima de ninguém, embora gostando ou não alguns de quem sou, continuo sendo para alcançar meus objetivos. Sou o que sou, com falhas, com medos, com defeitos e tudo mais, mas se deixar de ser quem sou, perco minha individualidade, perco meus talentos, minhas habilidades. Sou o que sou, sou o que e quem eu preciso ser, sem medo de errar e sem medo de cair, continuo firme, pois sei, eu acredito em mim, pois sei que tenho tudo que eu preciso ter para conseguir!

    Thumb up 1
  6. Na realidade, tudo isso tem significância para ser mentalmente forte, porém todos os tópicos são disseminados, ou seja, servem como referencia isolada de reações em cada situação para que seja forte, porém na vida, existe muitas pessoas que podem se enquadrar nos 13 tópicos e outros, só não conseguem pelas circunstancias que sua vida levou, no caso as pessoas usam um tipo de autodefesa do organismo quando usam a força mental para resolver determinadas situações e com isso se sentem melhor, a força mental nada mais é que a determinação em suas atitudes, e senso, o equilíbrio e personalidade forte se formam aí, no meu ponto de vista, acredito que para ser realmente forte não basta ser uma pessoa decidida e falar o que pensa, mas sim ter significado o que fala, por mais inteligente que uma pessoa seja, e forte mentalmente, ficar preso em seu próprio mundo não ajuda a melhorar a força da mente, no caso fica mais fraca com o isolamento, a pessoa realmente forte esta aberta para tudo que seja verdadeiro e que tenha um significado para a humanidade.

    Thumb up 8
  7. Creio que tenha faltado uma circunstância de suma importância para que você consiga estar mentalmente forte. O EQUILÍBIO e a HARMONIA. Infelizmente no mundo que estamos vivendo hoje, é difícil, senão impossível, estar em principalmente em equilíbrio. Partindo deste princípio, não acredito que haja alguém 100% mentalmente forte ou fraco. Você pode até ser forte em alguns momentos, mas fraco em outros. O texto é bom para refletir.

    Thumb up 24
  8. E outra coisa fundamental: é se sentindo franco que você está forte, pessoas auto-suficientes tem característica de se julgarem melhores preparadas tendendo a querer controlar quem está a sua volta. Não aprendem com os demais pois se julga mais forte como pessoa. Quando sentir que está muito forte mentalmente, duvide!

    Thumb up 29
  9. O forte é aquele que ousa e se aventura em situações novas, porque tem a convicção íntima de que, se fracassar, terá forças interiores para se recuperar.

    Thumb up 17
  10. oK, Concordo os fortes nunca desistem, confiam em si mesmo apos ter uma ideia de negocios, ou de qualquer projeto que vize ao aprimoramento. Perseguem (ideal) como se estivessem num deserto e nada mais tivesse pra socorre-los. Todas as pessoas que eu acompanhei o crescimento proximas a mim foram dessa forma nao desistir nunca, almejar objetivos e ir dia apos dia, ate a consecuçao final. Ah, esperança, alegria sob lagrimas, muitas vezes precisamos sorrir por fora mesmo que dentro hajam rios de lagrimas, porém é nesse sol interior que devemos nos firmar ELE É NOSSO EU MAIOR E SECA COM CERTEZA o rio de aparentemente lagrimas, mas a sabedoria é entender e aceitar que tudo faz parte de nosso caminho evolutivo.

    Thumb up 3
    • E sou melhor do que todo mundo… Todo mundo é inferior a mim, e eu sei lidar com todas as situações da vida com graça e elegância =P

      Thumb up 58
    • KKKK!!! MÁRCIO, VC É UMA FIGURA… :)

      Thumb up 3
  11. ate um dia ela ir fazer terapia e parar de dar uma de ”forte” e ser forte de enfrentar o subconsciente dela e parar de se esconder atras dessa pessoa forte mentalmente, e ter inteligencia emocional

    Thumb up 36
  12. Posso dizer sem falsa modéstia que tiro de letras todas estas “condições”. Obviamente adquiridas á duras penas. Acrescentaria somente mais duas coisas imprescindíveis.
    14) Não assistir TV

    15) Não ter pena do próximo e sim RESPEITO E ACEITAÇÃO! Este ultimo é a minha maior dificuldade, e onde eu “peco”! Dai sim meu amigo, voce vai longe, com calma, seguro, tranquilo e sobretudo em paz.

    Thumb up 14
  13. Pessoas perfeitas (ou “mentalmente fortes”) nunca têm medo, não se deixam desanimar, não têm fraquezas,não se abalam e também não existem.

    Thumb up 354
    • Júlia, acho que você não interpretou bem o texto. Não se trata de não sentir medo, desanimo, solidão … se trata da capacidade de superar isso e seguir em frente. Simples assim.

      Thumb up 68
    • Ser forte não é nunca ter medo. É admitir esse medo e ter a coragem de o enfrentar. Ser-se forte não é ser perfeito, é conhecer todos os seus defeitos e qualidades e usar isso como vantagem. Uma pessoa forte tem fraquezas e as conhece. Pessoas fortes existem, eu as conheço e eu sou uma delas.
      Ser forte não é nunca cair. É recusar-se a ficar no chão. É gritar consigo mesmo e dizer “Tu mereces ser feliz. Chora, grita, deita tudo cá para fora e depois segue em frente.” Se te convences que é possível seguir em frente, tornas isso possível. Ninguém nasce forte. Escolhe-se ser forte.

      Thumb up 46
    • O que eu quero dizer, Igor, é que esse texto acaba sendo uma idealização de como o ser humano deveria ser. É isso que há de errado nele.

      Thumb up 16
  14. Se ter 3 ou 4 qualidades destas já é o cara; se ter 5 ou 6 já é um fenômeno, se ter todas só pode ser um chato insuportável, que se for seu chefe você vai querer bater nele. Devemos prever hora de lazer, com sigo mesmo, família e amigos e ser tão determinado nisto quanto no resto.

    Thumb up 29
  15. meio indutivo, como tudo que essa escritora coloca, apesar dela abordar temas bem interessantes a forma como que os passa as pessoas é meio estranho, mas tudo bem.
    matéria interessante para refletir de uma forma separada com que a escritora colocou.

    Thumb up 20
  16. Ótimo artigo, muito bem colocado todas as questões.Eu me identifiquei muito com varias características citadas , mas tambem tenho que melhorar algumas.
    Mas sem pressa pois pessoas de Mentes Fortes sempre estão em busca do autoaorendizado e da perfeição.

    Thumb up 14
  17. Isso não responde o que torna as pessoas fortes, mas o comportamento delas. Comparar-nos uns aos outros pode nos fazer pensar sermos inferiores ou superiores aos outros. No entanto creio que somos todos essencialmente iguais, mas dependendo do tipo, da gravidade da experiência que tivemos, as vezes cedo demais, pode determinar futuramente ser mentalmente forte ou fraco. Portanto, muito cuidado quando julgar alguém.

    Thumb up 30
    • Eu gostei tanto do seu comentário. Posso compartilhar? Te dou os créditos…

      Thumb up 1
    • Várias vezes já me disseram para não me comparar com os outros. Mas vejo isso como inevitável. … e concordo com você: o histórico da pessoa influência totalmente no seu modo de ser. Nem sempre conseguimos ser fortes … e eu não consigo sorrir se não estou bem.

      Thumb up 1
  18. Este artigo esta muito bem escrito e realmente reflete o pensamento de pessoas fortes e determinadas ou daqueles que estão bem decididos sobre seu propósito de vida além de ser um bom exercício de reflexão. Parabéns

    Thumb up 2
  19. Muito boa matéria. Óbvio que a matéria foi bem ampla, mas se ter umas 3 ou 4 destas qualidades no máximo você já é o cara, 5 delas é um Deus. Todas elas já é você já é um insuportável que ninguém aguenta. Se for seu patrão ou chefe você vai sentir vontade de bater nele, estabeleça metas para descanso, lazer, família, amigos e para si próprio e seus liderados também e seja também mentalmente forte em relação a isto.

    Thumb up 11
  20. Perfeito. Conheço pessoas mentalmente fracas que acreditam que o mundo está contra elas, vivem do passado, se jogam em projetos que todos avisaram que não ia dar certo, tem medo de ficar sozinhas, da mudança, e repetem o mesmo erro sempre! Respondendo à pergunta da autora, preciso melhorar o item 10: desistir depois de falhar.

    Thumb up 8
  21. Adorei! elevou o meu astral enquanto empreendedor! Fez-me acreditar que estou no caminho certo!

    Adorei, ganhou mais um subscritor ;)

    Continue com bons artigos :)

    Thumb up 5
  22. Muito bom, sou exatamente assim, as vezes até me acho egocêntrico..
    kkkkkk e no codigo abaixo da caixa de texto algum programador do site esqueceu de fechar a o “h ref” do codigo abaixo..

    Thumb up 3
  23. Ótimo artigo para líderes! Vou utilizar no dia-a-dia profissional e transmitir o link aos meus amigos.

    Mais uma vez parabéns pelo tema MUITO INTERESSANTE!

    Thumb up 26
    • pode ser, mas é a vida os verdadeiramente fortes só são fortes porque se auto-ajudam ;)

      Thumb up 21

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ku-xlarge
Causas, prevenção e curas: conheça a ciência por trás da ressaca

Abusar do álcool não...

Fechar