As 10 mais estranhas manias

Publicado em 15.07.2009

A definição médica afirma que “mania” é uma “desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc.”

Ler sobre elas pode ser curioso e divertido para você, mas para quem sofre delas é um tormento.

Veja abaixo algumas das mais bizarras manias, que podem ser bem menos raras do que você imagina.

10. Cartocacoete: compulsão incontrolável de ver mapas em tudo

manias

O cérebro humano é conectado para reconhecer rostos em tudo, mas acontece que existe uma estranha mania chamada cartocacoete: a incontrolável compulsão por ver mapas em todo lugar, até mesmo em comidas.

9. Gamomania: obsessão em fazer pedidos de casamento

manias

A gamomania pode ser descrita como uma bizarra obsessão em pedir as pessoas em casamento ou fazer pedidos escandalosos a pessoas diferentes ao mesmo tempo, o que em muitos casos resulta em poligamia.

8. Onomatomania: desejo irresistível de repetir certas palavras.

manias

É uma obsessão com certas palavras e a repetida intrusão delas na mente.

7. Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama

manias

Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.

6. Demonomania: acreditar ser habitado por um espírito maligno

manias

Existem tantos filmes de horror e livros que descrevem e nos mostram vividamente o que acontece com pessoas quando elas são possuídas. E ao assistir a muitos de tais filmes, é natural começar a temer tais pessoas. Às vezes o indivíduo fica com tanto medo que certas manias passam a refletir isso. E no caso de demônios, é chamada de demonomania, um termo psiquiátrico para a crença que alguém está possuído pelo demônio. Quando a pessoa pensa que está possuída, ela realmente começa a se comportar como alguém obcecado.

5. Enosimania: acreditar constantemente que pecou

manias

Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.

4. Tricotilomania: compulsão por arrancar o próprio cabelo

manias

Tricotilomania é uma desordem de controle impulsivo ou forma de auto-mutilação caracterizado pelo desejo repetido de puxar ou arrancar cabelo, cílios, pelos faciais e das narinas, pelos pubianos, sobrancelhas ou outro cabelo corporal, às vezes resultando em pontos carecas bem noticiáveis. Muitas vezes esta mania vem acompanhada de outra: a pessoa sempre come a raiz do pelo arrancado.

3. Ablutomania: mania de se lavar

manias

Já notou como alguns amigos lavam as mãos com freqüência? Bem, não há nada de errado em lavar as mãos após sair ou ir ao banheiro, mas se ele lava as mãos mesmo depois de pequenos intervalos em um ambiente ou depois de tocar algo, é motivo para se preocupar, pois pode ser ablutomania. A ablutomania é uma obsessão pela lavagem de mãos ligada com a idéia fixa de infecções ou de se sujar. Normalmente essa doença acompanha outras desordens mentais sérias e raramente se manifesta sozinha. Infelizmente essa doença é característica de crianças, especialmente de esquizofrenia infantil. O mesmo é verdade sobre esquizofrenia adulta, embora raramente se reflita.

2. Abulomania: indecisão patológica

manias

Todos já vivenciamos situações em que foi difícil decidir sobre algo, mas imagine não ser capaz de tomar a mais simples das decisões, a vida certamente seria insuportável. Abulomania pode ser definida como indecisão patológica ou uma inabilidade de se decidir sobre algo.

1. Doromania: obsessão por presentes

manias

Muitas pessoas gostam de presentear os outros. E a maioria das pessoas ficaria feliz com tal obsessão. Afinal, dar presentes é uma boa ação pois as pessoas sentem prazer em dar presentes aos outros, enquanto a maioria das pessoas prefere recebê-los. Mas Às vezes dar presentes pode tornar-se uma obsessão. Doromania é o desejo ou preocupação irracional com isso, quando se torna uma obsessão escolher e dar presentes não com um bom propósito ou porque a pessoa é muito gentil. As razões são muito mais complexas.

[Oddee]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

45 Comentários

  1. Desde Pequena Eu Vivo Puxando a Pele da Minha Boca não consigo controlar esta mania não sei oque faço

    Thumb up 1
  2. Ola Pessoal..Eu tenho algumas meia bizarras sei lá kk..Tipo eu penso muito na morte..As vezes me pego tentando controlar minha respiração ai eu tento esquecer de controlar e acabo não conseguindo isso é meio estranho,Outro dia me peguei prestando atenção nos passos que dava ai aconteceu uma coisa mt louca minha perna não estava querendo responder ao meu cerebro ela travou no meio da rua ai toda vez que eu me pego pensando nos passos que eu dou eu tento mudar o foco p isso não se repetir kkk..Tenho outras também muito chatas,as vezes quando estou caminhando na rua e vejo quadrados nas calçadas fico contando numero um ..numero dois e por ai vai kkkkkkk..Eu pensava que eu era estranha por ter essas manias,mas depois de ver esse post fiquei mais aliviada rsrs

    Thumb up 11
    • Vá visitar um psicólogo, agora você pode achar bobeira mas isso pode se tornar uma grave patologia, como TOC que é a compulsão de pensar ou fazer certas coisas, pode ser bem sério!!

      Thumb up 5
  3. Eu tenho mania de roer as juntas dos dedos
    como faço para parar?
    Tenho 14 anos e já estou no 1 ano do ensino médio.
    como faço para parar,nao sei porfavor alguem me ajude
    mandando um EMAIL pelo ORKUT TÀ!!!!!!

    Thumb up 9
    • Você esta passando por uma transição muito séria na vida que é a adolescência e isso, pode ser de medos inseguranças que você passa, comece a ocupar mais seu dia a dia, leia bastante livros como, Você é insubistituivel e alguns outro de auto-ajuda. Após você desenvolver auto confiança vai ir parando de roer as unhas, eu também já passei por isso, como você também achava que o problema era só o de roer porem é tudo que esta ao seu redor!!

      Thumb up 3
  4. Minha mania é ficar puxando os fioszinhos das sombrancelhas, é mt chato pq do nada u to distraida e do nada começo a puxar com a unha e olhos pros lados tem alguem olhando pra minha cara sem entender G_G

    Thumb up 7
  5. tenho mania de me apaixonar

    existem pessoas que gostam de sentir dor, que gostam de ficar 24 horas no computador, que gostam de comer compulsivamente quando estão tristes…
    no meu caso é mais estranho porque eu gosto de sentir anestesiada, como as pessoas falam “viajando” por exemplo, as vezes você passa muito tempo pensando em uma coisa e fica inerte parada sem fazer nada só ali no canto pensando, é quando as pessoas falam “o q foi?” e você responde “nada não, tava viajando aqui” viajando em pensamentos pensando alto, é o mesmo entende?

    eu gosto de ficar pensando na pessoa, imaginando as coisas que aquela pessoa gosta de fazer, o que será que gosta de comer, que tipo de filme gosta de assistir, como deve ser na casa dessa pessoa, a família, será q tem irmãos, como deve ser o dia dessa pessoa, o que será que ela pensa, que gosta de lê…
    é aí que você começa a desejar estar próximo, abraçar, protejer, ao menos ter a oportunidade de ouvir a voz, ver seu sorriso de perto, os olhos, cada pequeno jesto vou guardar pra mim e vou ficar feliz em lembrar deles

    é aí que eu paro de comer, não quero fazer mais nada da minha vida, só pensar naquela pessoa pq se eu não fizer isso nada mais tem graça, nada mais tem sentido e se em algum momento eu achar que aquela pessoa não é legal eu procuro outra para me apaixonar, num é bem “procurar” porque as coisas acontecem naturalmente então eu não busco elas mas eu cultivo esse sentimente dentro de mim mesmo sabendo q isso é uma coisa q tá me levando pro buraco, eu continuo e não consigo parar, quero ficar na cama, não quero comer, choro o tempo todo, não quero sair de casa, tbm não quero fazer nada da vida, quero só ficar ali pensando e imaginando como seria bom poder ver essa pessoa de novo mesmo sabendo que nunca passou pela cabeça dessa pessoa q um dia eu amei ela
    num sei, eu gosto de ficar assim acho q isso é gostar de sofrer

    Thumb up 25
    • Isso eh muito serio, se quer um conselho procure tratamento o mais rápido possível.

      Thumb up 4
  6. a maior das manias e o meu pai que e careca e mete laca na çabeça todos os dias..issto sim e uma mania das piores..

    Thumb up 1
  7. A minha mania naum é muito comuun!
    tipo… quando eu tô assistindo TV, eu fico apontando keiin é do “mal” e keiin é doo “bein”!
    Isso é até uma idiotice da minha parte!

    Thumb up 9
  8. q legal esse site !
    tenho mania de estalar tudo –eu jogo a cabeça pra tras e ela estala,tmb todos os meus dedos das maos e dos pes.

    fiko mexendo o ombro fazendo um movimento com os ossos dos dois ombros
    fiko birolha pra ver as coisas EMBAÇADO e fiko fexanu os olhos ao mesmo tempo pela metade(ñ fexo eles todo …como se estivesse emitando alguem com sono…).

    lavo a mao varias vezes por dia e o rosto tmb e de parar a respiraçao e fika abrindo e fexanu a garganta toda a hora…KKKK…!!

    E ESFREGO BASTANTE O PE NA HORA DO BANHO E GOSTO DE SENTIR O CHEIRO DE QUALQUER PESSOAS NA RUA E NOTAR A COR DOS OLHOS E NOTAR O CABELO TAMBEM…

    FIKO MEXENDO NA ORELHA DOBRANDO ELA TODA HORA…

    FIKAR PEGANDO O OLEO DO ROSTO QND ESTA BASTANTE OLIOSO…

    FIKAR APERTANTO OS MEUS SEIOS (NAUM FORTE…) DÃAA HUHSAUHEUSHAU

    NAUM TIRO A MAO DA BOCA MAIS TENHO UM POKO DE NOJO QNDO VEJO ALGUEM FAZENU ISSO

    E AXO ESTRANHO ALGUEM SE ESTALANDO AS VEZES ME DA AGUNIA…

    AS VEZES REPITO ALGUMAS FALAS OU PALVRAS DE UM FILME OU ALGUEM FALOU… AS VEZES ATE SONHO CVOM AKILO..LOL LOL LOL

    E EU FIKO MORDENDO A PELE DA BOCA NA PARTE DE DENTO ATE SANGRAR E OS LABIOS TMB

    fikar assobiando baixinho mais as vezes naum consigoi falr por causa disso…

    ja cheguei a pensar que eu tinha TOC ou sei laahh nossa como eu escrevi tomara que naum seja a unica q tenha essas coisas !!

    bju

    Thumb up 21
    • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tenho algumas dessas suas, kkkkkk. Nas a mais forte é a de arrancar a pele da parte interna dos lábios até sangrar, chego a ficar com dor de cabeça, não aguento mais, tou nessa há uns 3 anos e não consigo parar!

      Thumb up 4
  9. tenho a mania de tipo, quando começo a ler ñ consigo mais parar, assistir, tudo e talz, é mt chato, mesmo q eu ñ gosto do q estou fazendo eu fiko, tipo com “preguiça” dem udar de ato

    Thumb up 8
    • Para o Lucas: Antes de postar algo aqui por favor, volte a escola e ao menos aprenda a escrever.

      Thumb up 12
  10. Tenho mania de arrancar caspa da cabeça dos outros, isso me dá muito prazer!
    Também tenho muitas outras como prestar atenção na minha respiração, pensar e temer a morte tanto minha como dos meus entes queridos, tenhi mania de passar mal, e de cheirar
    os dedos toda vez que coloco em qualquer lugar, mesmo que for fedido, eu digo que é cheiro ruim gostoso, porque me dá prazer!
    O que será que é isso, tenho várias outras manias que não me lembro agora…

    Thumb up 11
  11. mania de tomar banho toda hora de me olhar no espelho deitada e de tomar so 5 gole de agua ao dormir.claro que meu nome nao e esse loucuura

    Thumb up 5
  12. gente eu tenho varias manias de chupar a lingua de odiar abrir saco de alimentos como feijao e etc tenho pavor de cheiro de fosforo ja deixei de comer na casa dos outros por causa disso nunca usei isso na minha casa acho nogento demais e por ultimo de arrancar meu cabelo enrolar no dedo quebrar ele todo e colocar no nariz pra cheirar que loucuura.

    Thumb up 8
  13. Oi eu tenho uma coisa louca quando estou com a cabeça desocupada começo a controlar a respiração para não deixar que ela pare de funcionar,uma vez eu não conseguia dormi porque quando eu cuchilava parecia que eu parava de respira pois parava de percebela e controlar,daí já de saco cheio dessa palhaçada e para ver ce eu realmente parava de respira,peguei um micro fone do celular e deitei com o mesmo no nariz e di um cochilo,e novamente acordei com a tal falta de respiração,peguei o celular e ouvi a minha respiração gravada e em nenhu momento parei de respira, daí então pedi o medo e não tive mais o desconforto na hora de dormi

    Thumb up 13
  14. genteh mto legal essa lista… eu tenho mania de escrever meu nome em tudo que eh lugar. e fechar as coisas, do tipo volto varias vezes p ver se fechei a por ta de casa ou do carro. mto loko bjusssss

    Thumb up 6
  15. Tenho uma mania q acho ridiculaaaaaa, eu somo as placas de carro, e mais, depois de somar eu faço uma certa conta para saber q letra do alfabeto ela sair, q idiotice, já tentei parar mas infelizmente não consigo, tenho essa mania desde os 12 anos e agora tenho 31 kkkk

    Thumb up 12
  16. tenho a mania de contar quantas vezes eu corto verduras..tipo o tomate..quantas rodelinhas eu corto’
    estourar sacos de bolhas..escrever meu nome varias vezes…rsrsrs até eu acho graças de mim =S

    Thumb up 4
  17. eu não tenho nenhuma dessas manias mas elas são muito emteressantes pricipalmente tricotilomania

    abraço:DEU TE ABENÇOE

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
masturbacao-grande
Reino Unido encoraja a masturbação

Para reduzir o alto ...

Fechar