10 Etéreas fotos de arco-íris lunares

Por , em 13.08.2009

Arco-íris lunar na Yosemite Lower Falls, Califórnia, EUA

A natureza é cheia de surpresas belas e agradáveis e a prova disso é a matéria a seguir sobre arco-íris lunar ou moonbow, em inglês. Sorte de quem pôde admirar ao vivo, mais sorte ainda de quem está adequadamente equipado para fotografá-lo, o que é difícil que as fotos dependem da luz.

Esse fenômeno acontece em certas localidades quando o arco-íris é gerado pela luz da lua. Basicamente é formado quando os raios de luz atravessam as gotículas de água suspensas no ar. É claro que esse arco-íris lunar não é causado pela luz direta do sol, mas por aquela é refletida pela lua.

Antes de sair exclamando “Photoshop!” nos comentários, lembre-se que a aparência etérea destas fotos, principalmente daquelas com água corrente, vem da necessidade de manter o obturador da câmera aberto por vários minutos para poder capturar as tênues luzes da noite.

Dirigindo em direção ao arco-íris: Ilha Fraser, Austrália

arco iris lunar

Esse arco-íris sempre aparece no lado oposto do céu, e o corpo celestial que produz sua fonte de luz. Em uma rara combinação de lua baixa e o céu escuro, são suficientes para criar essa vista espetacular.

Um pote de ouro no fim do arco-íris: Foto capturada no Taiti

arco iris lunar

Arco-íris lunar são comparados aos típicos arco-íris devido a pouca quantidade de luz que brilha em seu próprio satélite. O brilho é muito fraco para estimular os receptores de cores a olho nu – isto quer dizer que os raios lunares são vistos como se fossem brancos. Em uma fotografia noturna de longa exposição é possível ver as cores dos raios lunares.

Raios lunares nebulosos: escuros e chuviscantes, mas nota-se a grama no primeiro plano

arco iris lunar

Fotógrafos têm escrito muito sobre a melhor maneira de captar este fenômeno singular. Os segredos para conseguir é ter um tripé, ajeitar o foco manual, delimitar o tempo da exposição para evitar manchas brancas, e utilizar um rolo de filme e bateria novos.

Arco-íris lunar africano: arco-íris lunar tirado diretamente de Zâmbia do lado das Cataratas Vitória

arco iris lunar

São em poucos lugares do mundo que o arco-íris lunar se materializa. Os melhores lugares são nas Cataratas Vitória que fica entre a Zâmbia e Zimbabwe, Cataratas Cumberland em Kentucky, Cataratas Yosemite na Califórnia, e em Waimea no Havaí. Tirar umas férias, visitar esses lugares e ainda presenciar um arco-íris lunar não seria uma má ideia.

Arco perfeito: um belíssimo arco-íris formado no Havaí

arco iris lunar

Uma linda curva de cores nas cataratas de Cumberland, EUA

arco iris lunar

Cena dos sonhos: borrifo de água das Cataratas Yosemite coloridos pelos raios lunares

arco iris lunar

As Cataratas de Yosemite é um dos melhores lugares para ver o arco-íris lunar. Tanto que, um grupo de astrônomos da Universidade do Texas, estão desenvolvendo um programa de computador que possa prognosticar com segurança quando Arco-íris lunares estão prestes a aparecer nas cataratas do famoso parque nacional nos Estados Unidos.

Gama de cores: Outro raio lunar sendo formado abaixo das Cataratas de Yosemite

arco iris lunar

Não é de hoje que as pessoas têm observado os raios lunares, isso data desde a época de Aristóteles – e sem dúvida, muito antes – mas em uma pesquisa é a primeira vez que alguém calcula datas e horas precisas de sua aparição. Agora é esperar que possamos algum dia apreciar essa maravilha da natureza.

Para explicar a experiência do homem com os raios lunares, é necessário citar o naturalista e pioneiro ambientalista John Muir, que em um resumo de seu livro de 1912, O Yosemite, descreve: “Este grande arco de cor, brilhando de uma forma suave, de uma beleza simétrica quase sobrenatural em um grande lugar com as sombras da noite, e entre a torrente e o bramido tumultuoso e elegante dessa queda de voz de trovão, e uma das mais impressionantes e mais belas e abençoadas montanhas evangélicas”. [Environmental Graffiti]

24 comentários

  • Julius Alimari:

    consegui ver um arco-iris vermelho no dia 21 de Dezembro

  • elayne:

    sou quem sou ñ o que voces acham

  • williany:

    bonitas fotos…

  • Andressa Schafer:

    Que lindo! imprecionante,quem imagina que a natureza traria essas belezas para nos seres humanos.

  • Malu:

    Arco-íris…A Aliança do Amor.Adoro e vibro de felicidade qdo vejo um. Qto a estas fotos só acredito que são verdadeiras depois de ver um tb……Qto a ultima foto do Shibano é real e se chama Arco-íris Cincuzenital.
    E tem explicação para ele aparecer desta forma maravilhosa tb.

  • julyana:

    isso é muito legAL !!!!!!!!!!
    NOSSA MAS EU ACHEI TUDU ISSO MUITO ARTIFÍCIAL !!!!!

  • julyana:

    eu achei isso tudu muito lindo mas, eu achei as fotos ,
    muitos artificiais !!!
    mas está realmente muito bonito!!!

  • Mires:

    No dia 20/03/11 a noite por olta de 22h viu algo lindo dimaiissss! Nunca tinha visto um arco-iris a noite em volta da lua!!! Em volta mesmo, um circulo completo de arco-iris tinha um circulo mais perto da lua em vermelho e o circulo de arco-ireis depois!!! Fiquei admirando por um bom tempo e agradeci a Deus pelo previlegio de poder ver!

    • Felipe:

      mires, eu tbm vi

  • nmaira:

    eu achei isso incrivel quando viage para as cataratas e vi esse arco iris!!!!!!!!!!

  • sara:

    ESSE ACOS IRIS SÃO LINDO DE MAIS I PRINSIPAUMENTE ONDE TEM CACHOERRAS

  • Marlei:

    Gentemmmmm! Eu sou ficcionada por arcos iris !
    Para quem não tem hábitos de olhar para o céu: uma dica, – quase sempre quando chove e abre raios de sol, em algum lugar do céu terá um arco iris! Vale muiiito a pena procurá-lo. Ah, e a Lua como o Sol estão diferentes. Acostume-se a observa-los.
    Parabéns pela beleza !

  • paulo:

    Estas cores são maravilosas são tambem dadivas de deus o nosso criador e nosso pai.A aliança que nós deixou como sinal de paz e união.

  • Leopoldo Ruzicki:

    Parabéns pelas fotos publicadas. Excelentes. Assunto interessante para quem aprecia a natureza e… não é daltônico. Graças a Deus, como não me incluo neste último ítem, posso apreciar essas maravilhas.

  • yume:

    Q liindo ! fascinate *–*

  • Tainá:

    não tive oportunidade, mas outro dia, quando esperava o ônibus, vi algo impressionante, um arco – íris redondo em volta do sol, foi D+!

    • Beth:

      Olá Tainá, realmente são Divinos.. mas esse que você viu em volta do Sol se chama-se Halo de 22º, causado por cristais de gelo em nuvens cirrus de grande altitude.

      Para quem gosta de natureza e Fenômenos Meteorológicos, aconselho fazer a faculdade de gestão ambiental.. nunca fui tão feliz

  • aninha c:

    na realidade gosto muito desse site. desde qdo comecei a acessar pelo meu email já sei de tantas coisas interessantes. e as fotos entao, são maravilhosas.
    Parabéns!!!!!!!!

  • luiz:

    na verdade eu sou daltonico

  • AtomicBlue:

    Todos muito lindos. Achei interessante a parte que fala sobre os receptores dos olhos humanos, que só conseguem captar o brilho lunar como luz branca.

  • Rodrigo Losso:

    Shibano, isso na verdade é um Halo, um arco-íris solar;

  • Rosania Rinolfi:

    Gostaria de prestar mais atenção quendo olho para o céu, infelizmente não tenho esse costume, mas ao ver esses arco-íris maravilhosos vou começar a prestar mais atenção. São maravilhas da natureza que não podemos perder. Rose

  • Shibano:

    Falando em arco-iris, alguns meses atras saindo do trabalho havia um arco-iris no céu em formato de arco ao contrario como se estivesse sorrindo achei fantastico e tirei uma foto com o celular:
    arco iris sorriso

    • kid redman:

      rá ! esse foi legal ! sorte, hem ? um sorriso da natureza !

Deixe seu comentário!