2012 pode se tornar o ano da “Terra alienígena”

Por , em 1.01.2012

Esse foi um ótimo ano para a descoberta de planetas, mas 2012 pode trazer algo ainda mais fantástico: a primeira “Terra alienígena” de verdade.

Em 2011, cerca de 700 exoplanetas foram catalogados, e ainda temos milhares a ser descobertos pelo telescópio espacial Kepler, que precisam ser verificados. Nesse último mês do ano, cientistas da NASA anunciaram dois achados importantes: dois planetas com o tamanho da Terra, e um maior na chamada zona habitável de sua estrela, a distância certa para existir água liquida e a possibilidade de vida.

Essas e outras descobertas sugerem que podemos estar cada vez mais perto do objeto principal dos caçadores de planetas – uma Terra alienígena.

“Imagino que a próxima catalogação de planetas, no ano que vem, vai finalmente apontar planetas do tamanho da Terra e em zonas habitáveis”, comenta Natalie Batalha, da equipe do Kepler.

No dia cinco de dezembro, os cientistas do Kepler anunciaram a descoberta de 1.094 cadidatos a exoplanetas, levando o total de achados dessa operação, que já dura 16 meses, a 2.326. Até agora, apenas 33 de todos esses foram confirmados por observações, mas os pesquisadores afirmam que pelo menos 80% deve ser confirmado.

Só o número já é incrível, mas a pesquisa por planetas não vive exatamente para aumentar a quantidade deles: é uma corrida para entender a natureza e a diversidade dos planetas.

“Você só pode entender a diversidade dos sistemas se já tem um número suficiente para formar estatísticas”, afirma Batalha. “Você realmente precisa de um número grande, e é aí que o Kepler faz uma grande contribuição”.

A diversidade dos planetas e sistemas alienígenas parece ser alta. Astrônomos já encontraram um planeta denso como ferro, e outro leve e cheio de luz. Em setembro, a equipe do Kepler anunciou a descoberta de um planeta que circunda dois sóis, como o planeta Tattooine, do filme “Star Wars”.

Os pesquisadores também já haviam confirmado diversos planetas em áreas habitáveis, mas nenhum podia ser considerado uma Terra real, já que são significativamente maiores do que a nossa Terra.

O telescópio Kepler, lançado em março de 2009, busca planetas usando uma técnica conhecida como “método transitório”. Ele procura pela luz que vaza do brilho estelar, observada quando um planeta transita, ou cruza a frente de uma estrela.

Após quase três anos, o Kepler já está mais perto de encontrar um planeta como o nosso. “Estamos realmente chegando nos planetas com períodos orbitais longos”, afirma Batalha.

Até agora, nenhum planeta tinha o mesmo tamanho da Terra e também estava na zona habitável de sua estrela. Mas isso pode mudar com o anúncio dos novos planetas, em junho ou julho.[LiveScience]

150 comentários

  • jodeja:

    Não há ninguém que não tenha razão. Isso depende do modo de ver o mundo ou os mundos, de acordo com a evolução de cada um. Kardec fez a sua parte no século 19, quando a Europa e todo o mundo ocidental era recém saído das trevas da “Idade Média”. Nessa época, o oriente estava muito mais adiantado que nós, mas não nos preocupemos, pois todos chegaremos lá.

  • Alberto Campos:

    João da cru\ vieira leite / 9.03.2012
    Que baboseira voce fala. Se o governo dispor de verbas para alimentar os necessitados, eles reproduzem em centenas de necessitados e mais verba precisamos. Isto é uma bola de neve. Você acha que viver na miséria é justo? Reproduzir miseráveis, sem condições de melhorar sua qualidade de vida é justo? Francamente, ou você é um deles ou é louco. Raciocine e não viaje na maionese. Se é um deles, não se reproduze, isto não é como criar um cachorrinho, se não, procure entender a lógica e não a religião.
    tenha conciência e se não é,

  • Campos:

    João da cru\ vieira leite
    Você pode ter razão em falar assim, mas não podemos prejudicar o progresso por causa de mendigos. Mendigos nós fabricamos aos montes. A toda hora nascem mendigos e isto nós podemos evitar e não evitamos. O progresso é muito importante e devemos incentivá-lo. As leis provam a ignorância dos homens. Porque permitimos que pessoas sem condições financeiras suficientes tenham filhos? Para gerar mendigos e a sociedade ter que sustentar e vê-los passar fome, frio, dormir ao relento, assaltar e matar trabalhadores, etc. Criar um filho, não é como ter um cachorrinho. Os países de primeiro mundo praticam o aborto e não são castigados por Deus. Pelo contrário são beneficiados com uma boa qualidade de vida. Sejamos inteligentes e não burros, com crenças absurdas. Devemos usar sim, esta verba dedicada a beneficiência, para incentivar o progresso, usando na saúde e educação de seu povo. Existe casos de mendigos que tem mais de 10 filhos. Porque? O povo não tem mentalidade suficiente para fazer o que deseja. O governo tem que interferir. A China só conseguiu sair do caos em que vivia com uma solução radical. Hoje assusta o mundo com seu progresso. Forma mais de 200.000 engenheiros por ano enquanto os EEUU, forma apenas 20.000. Para isto cometeu infanticídios, pena de morte, abortos obrigatório, etc.(é o país mais populoso do mundo). Fez uma copa do mundo que maravilhou a todos, acabou com a máfia chinesa que assutava o mundo. hoje assusta a todos com seu progresso (tudo isto num tempo recorde). Veja o caso de Singapura e muitos outro países de primeiro mundo. Qual a utilidade da pobreza? A pobreza só serve para dar esmolas as igrejas e eleger políticos. Isto é a intenção dos países de terceiro mundo. Vamos deixar que outros países façam o que bem entender com suas verbas e nos deliciarmos com as novidades interplanetárias que não temos condições nem de pensar.

  • João da cru\ vieira leite:

    Uma bobozera! esta pesquiza de planeta a centens de anos luz da Terra, sendo que não podemos ir, nem a 3 minutos luz de nosso habitate, estivemos na *Lua, apenas menos de 2 segundos da terra, e não voltamos mais lá. Porque???…. em ves de continuarmos indo, construiomos plataformas bem perto da mesma,gastamos trilhés de dolares (uma fortuna imenssa) importância que dária para resolver a *Fome e a *Mizéria na terra, como dis o autor desta matéria, fizemos de nosso *planeta um alienígena (não ó o planeta mas, toda sua população)não conhecemos nada de nosso *Planeta*, nada de nossa população e de todos estes problemáticos endema que passamos aqui, admiro os Estados unidos da America, com uma vasta população, com um território e subsolo infestado de vulcões, e se interessar por estas coisas noticiadas a tanto distante de nós; uma fatalidade.

  • José Dimas Lopes de Azevedo:

    O Espiritismo é a comunhão das almas que se chamam e se respondem através do Espaço. Graças a ele, chegam até nós notícias dos que foram nossos companheiros de lutas na Terra. Pensávamos tê-los perdido e eis que nos sentimos ligados a eles novamente!

    É uma grande alegria saber e sentir que estamos vinculados àqueles a quem amamos, unidos através dos séculos, porque a morte é apenas uma ilusão da vista e toda separação é só passageira e aparente.

    Não nos sentimos apenas ligados a eles, porém a todas as almas que povoam a imensidão, porque o Universo é uma grande família.

    Nos milhares de mundos que giram nos espaços, por toda a parte, possuímos irmãos e irmãs que estamos destinados a encontrar e conhecer algum dia e, por toda a parte, existem almas com as quais continuaremos nosso progresso, debaixo de leis sábias, profundas e eternas!

    O sentimento e o poderoso instinto da vida e da solidariedade universais despertarão, em nós, aos poucos.

    Através deste meio, sentir-nos-emos vinculados aos mais humildes como aos mais nobres espíritos; sentir-nos-emos na mesma categoria dos heróis, dos sábios e dos gênios, teremos a possibilidade de nos reunirmos com eles na luz, quando também houvermos trabalhado, lutado, merecido e padecido.

    Finalmente, o Espiritismo é toda a movimentação da vida invisível; um universo vivo, até bem pouco ignorado, exceto por alguns poucos, e que sabemos e sentimos que existe, agita-se, palpita, vibrando em nosso derredor e enchendo o espaço com radiosos pensamentos, pensamentos de amor e inspirações geniais.

    Cada vez mais, iremos senti-lo vivendo e agindo, graças ao desenvolvimento de faculdades que se multiplicarão, crescerão e se tornarão comuns a um grande número de pessoas.

    Desta forma conseguiremos também a valiosa certeza da proteção, do amparo que, do Além, estende-se sobre nós; a prova de que a solicitude do Alto envolve todos os peregrinos da existência no seu penoso jornadear terreno.

    Na luta que está sendo travada para o progresso da Humanidade, a grandiosa batalha das idéias, o Espiritismo é o mais forte dos combatentes, porque nele se reencontram a vida e a morte, e a Terra e o Céu se reúnem e se ligam para as lides do pensamento.

    Lutemos, portanto, com nobreza, habilidade e prudência, porque o Mundo Invisível está conosco. Elevemos os nossos brado de esperança e confiança na justiça eterna e consciente que ela governa os mundos. Acreditemos, esperemos e trabalhemos. (Léon Denis – Obra: O Mundo Invisível e a Guerra).

    Próximo

    • Cesar Crash:

      Sem querer ser chato ou ignorante, José, mas, e daí?

    • Tibulace:

      Bem, Cesar Crash, talvez o José, tão devoto partidário do Espiritismo,queira expor aqui, a DEFESA de Kardec, pois esse ” sábio”, disse, no iluminado Livro dos Espíritos, que:Marte, Vênus, Júpiter, TODOS esses planetas, são HABITADOS por civilizações, em carne e osso, naturalmente, algumas delas mais adiantadas que nós, outras menos.

  • MariannaGoret:

    PESSOAL DO HYPESCIENCE, GOSTARIA DE SABER SOBRE OS TAIS BARULHOS NO CÉU QUE GENTE DE TODO O MUNDO ESTÁ OUVINDO. SÃO RONCOS E COISAS SINISTRAS. Alguém aí ja ouviu falar? Procurem no youtube.

  • Thiago Moreira:

    Acredito na existencia de vida extraterreste mas assim como existem alguns misterios que o ser humano ainda nao conseguiu desvendar ou que sao apenas teorias, ainda nao podemos afirmar se existem ou nao et’s mas em uma coisa eu creio: existem mais fatos do que a capacidade humana consegue desvendar, tem algo de mágico e diferente entre o céu e a terra algo que nossa capacidade racional ainda nao conseguiu captar.

  • Lucaskl:

    Será que eles já nos acharam e o governo esconde?

    • John jones:

      e bem provavel

  • Mario:

    besteirol

  • Gustavo J C. S.:

    Essa foto é real? muito bonito o planeta.

    • Jonatas:

      A foto não é real, esses planetas são detectados e medidos indiretamente por efeitos na luz da estrela, porisso não temos imagens ópticas. Essa imagem é uma ilustração, porém sua autoria é de artistas especializados com conhecimento científico, porisso tais ilustrações até têm seu valor. Planetas com atmosfera nas zonas habitáveis de seus sóis devem ser assim mesmo, coloridos e brilhantes, como Terra e Vênus.

  • alex:

    quero eu um dia saber que que nos, da terra tambem somos procurados pelo universo como nos,os procuramos eu acredito que haja vida em outro lugAR,mais se a no momento parese que somos unicos evoluidos,mesmo pregando superioridaade doque nao conhecemos,acho que nao vai ser por meio fisico,isso e humano ou et que vamos nos encontrar,isso pessoalmente,acho que a distacia so a tecnologia vai poder nos aproxima,nada de dobra espacial,tele transporte,imferiores ou superinteligente,nao acho possivel ainda esse encontro,

  • Rodrigo:

    Acho maravilhoso essas descobertas de novos planetas, mas o que me irrita bastante é a cabeça de nossos cientistas, que só sabem se basear em nosso planeta (cabecinhas pequenas), por exemplo: só pq um planeta é maior que a terra não quer dizer que ele não possa abrigar vida, não tem como saber se a gravidade funciona da mesma forma em todos os planetas.

  • Paulo Leão:

    Bom dia a todos, o conhecimento é como a bebida, deve ser absorvido aos poucos, portanto gostaria de fazer uma pergunta: qual é a menor coisa que imaginamos existir (unidade)?

    • Jonatas:

      Uma partícula elementar ainda não confirmada, mas muito procurada: O bóson de Higgs.

    • Everton:

      por que te negativaram? O.o

    • Mestre Shifu:

      Tem gente aqui que negativa atoa, só por não gostar da pessoa, por mais que o comentário seja bom.

    • Mestre Shifu:

      Ou sentem inveja, também é provável.

    • Lulu:

      Provável que seja alguém que não entende nada do que esteja sendo dito ou apenas por ‘não ir com a cara’

    • Everton:

      Se o “não ir pela cara” for valer algo, eu tô ferrado com este Avatar! 😀
      Avisos ao religiosos fanáticos: Este meu avatar é uma representação artística do Século XX do deus grego dos sonhos – Morpheus.

    • Lulu:

      Meu computador que deu pau e não consigo enxergar o polegar vermelho ou excluiram a possibilidade de voto negativo?

    • rosangela:

      a partícula menor? pra mim é o núcleo dos átomos! , mas o tema sobre outras vidas , somos como São Tomé, ver para crer! eu em particular , acredito que já sabemos ” que isto é uma verdade absoluta , que existem seres extra e intra terrestres , só não é divulgado devido as crenças e religiôes que predomina ou domina a mente da maioria. quanto os buscadores da verdade ou de porque o significado da vida , filósofos cientistas e pessoas comuns que querem evoluir e sair da caverna” essas tem a mente mais ampla e respostas mais concretas e menos simbólicas como as da Bíblia, difícil de ser traduzida , por isso tantas religiões, e tantos debates , Quero dizer que a imensidão do nosso , só do nosso universo já da o que falar , somos crianças em busca de liberdade, sabedoria, verdade,evolução, sem medo de voar, sem medo de que é pecado” questionar a nossa existência neste mundo pequenino diante de uma vasta dimensão que é os UNIVERSOS VAGANDO …

    • teodoro:

      muitas palavras, mas ainda não entende nada sobre atomos.

  • Renato:

    É, Lisandro, não consigo entender como um comentário como este seu, que fala da curiosidade permanente do ser humano, curiosidade esta que nos impulsiona a descobrir o ‘novo’, recebe tanta negativação.

    • Jonatas:

      Tem gente que negativa atoa.

    • Jonatas:

      Eu não disse?

  • Evaldo:

    Para os incrédulos que ainda não acreditam na capacidade do homem em criar, observe o seguinte, em 1870 o meio de transporte mais rápido que havia era o cavalo. Hoje só 142anos depois houve um salto na evolução humana, o conhecimento do homem chegou ao estágio de enviar sondas espaciais que já estão no limite do nosso sistema solar. Um exemplo é a sonda voyager I, que está viajando pelo epaço ha 34 anos, estando a 17,3 bilhões de km do sol, viajando a uma velocidade de 61.100 km/h, e em pouco tempo ela entrara no espaço interestelar. Então dá pra acreditar que em pouco tempo seremos capaz de viajar por por outros sistemas solar, através de espaçonaves que utilizem saltos interestelar? Não duvide da capacidade humana.

    • Hernani Teixeira:

      Vc provavelmente conhece a “Escala de Sagan” formulada pelo saudoso mestre Carl Sagan da Cornell University, e autor da série “Kosmos”. Só para lembrar: ele colocou numa escala de um ano civil (01 jan a 31 dez)toda a vida na Terra, desde sua formação, há presumíveis 4,7 bilhões de anos, até hoje. Nessa escala, o Homem apareceu às 23:55 hs (aproximadamente) do dia 31 dez.
      Somos muito jovens, não é mesmo?

    • teodoro:

      isso sim foi um bom comentário.

  • André Luis:

    Vamos torcer para que esse ano sejam feitas grandes descobertas! Imagino a emoção que seria para uma equipe localizar vida inteligente fora da Terra, seria uma sensação de trabalho cumprido!

    • teodoro:

      vida inteligente fora da terra? acho q não tem vida inteligente nem na terra meu amigo, ou nao haveria fome, miseria, corrupção, roubo assasinatos e maldade até com animais indefesos.

    • caio:

      isso ñ e questão de inteligencia , mas sim a estupide humana.

    • SOULROCHA:

      E por acaso a estupidez não é, justamente a falta de inteligencia???

  • Thales:

    Legal, espero viver pra ver tudo isso acontecer!!

  • Eu:

    É… não sabem mais como entreter o povão.

  • caio:

    caso algum E.T. venha nos visitar, acho bem provavel eles serem malvados e pegar as riquezas do nosso planera e pega o beco… mas vai q eles são legais e nos mostre sua tecnologia, e mt coisa a se pensar.

    • teodoro:

      imagina só a decepção saber que em um planeta com vida fora da terra exista o pais da bunda, o pais em q um mata outro sem motivo,o pais q nao da valor a natureza e destroi seu recursos naturais. e quando o homemem tentar estabelecer contato vão dizer saiam daqui seus intrometidos, nao ha nada para vcs aqui, nao queremos ajuda.

  • MariannaGoret:

    Quando paro para imaginar o tamanho do Universo, fico horas porque não da pra ter ideia do que existe por lá. Maldito George Lucas, me faz babar de curiosidade!

    • Jonatas:

      Gostaria de ver os tamanhos do Universo desde Átomos até os superaglomerados galacticos? Aqui tem algo pra ti:

      www . newgrounds . com / portal / view / 525347

    • MariannaGoret:

      Não consigo acessar…

    • Jonatas:

      Esse aqui é melhor:

      http://scaleofuniverse.com/, sem o www

    • Jonatas:

      retire os espaços

    • Jonatas:

      tem espaços antes de cada “.”, usei pra passar pelo moderador

    • Jonatas:

      Antes e depois de cada “.” tem espaço

    • MariannaGoret:

      huahuua pois é. Eu tinha feito isso, só agora esse maldito chrome me obedeceu. Nossa eu adorei. Muito interessante essa “escala”. Mesmo vendo, não da pra ter noção de tamanho. rsrs… É apavorante!

    • Lulu:

      Eu nao consegui acessar tb.

    • Lulu:

      Agora foi

    • Hernani Teixeira:

      Mariana
      Para que vc tenha uma ideia, acesso, por favor, http://www.scaleofuniverse.com. Vai dos quarks ao universo como um todo.

  • Chuck Norris®:

    Se o Carl Sagan estivesse vivo estaria maravilhado com essas descobertas. Deveriam batizar uma nova descoberta com o nome dele.

    • Jonatas:

      De fato, eu também indicaria o nome de Giordano Bruno. O primeiro filósofo a acreditar em outros mundos ao redor de outros sóis.

    • Mestre Shifu:

      Devemos lembrar dos grandes estudiosos do passado, mas e também dos presentes, reconhecer o valor dos astronomos amadores que estão ajudando nas descobertas.

    • Hernani Teixeira:

      Muito justo

  • João Baptista Jacobs:

    Talvez a maior importância desta questão,ou seja,a exploração
    espacial…resida na atitude e consciência humana frente aos desafios que ora se ostentam em nosso mundo Gaia como o crescimento demográfico e principalmente os desníveis sociais que afligem toda a humanidade atual.Um mal,uma doença crônica causada por um sistema econômico injusto baseado em princípios que relevam o fator humano.Um sistema baseado no lucro e no dinheiro.Quando na verdade deveria basear-se na produção de recursos e sua distribuição igualitária como prevenção de exclusões.O conhecimento escalonado,nos permitem alçar degraus…Contudo,paralelo a tais incursões,nos
    acendem como chamas, questões pertinentes à nossa psique na
    formatação de objetivos sócio-econômicos. Aprendemos e manuseamos tecnologias ao longo do tempo…mas me questiono quanto a nos conhecermos nesta relação óbvia, a considerar.
    Se tal matéria,a exploração do cosmos,nos sensibilizam e efervescem às naturais possibilidades,lembremo-nos de nossa natureza de intrínseca dualidade nas interpretações em ajuizar necessárias medidas.Logo,meio às reflexões…tecnolo-
    gias…como ficariam as relações do trabalho e capital?
    Prevaleceria o sistema do dinheiro, ou se criaria um outro
    modelo mais humano,de produção de distribuição igualitária da
    riqueza? Sim,pensem…nas possibilidades da exploração mineral e da fantástica demanda industrial que daí adviria…
    Penso que seria essa a mais profunda motivação humana…por
    sua dignidade…o modelo sócio-econômico à coordenar,gerir
    este crucial e gigantesco passo.

    • Jonatas:

      Existe grande importância e relevância no que você disse. De fato, o capitalismo pode ter tornado as pessoas mais egoístas.

  • Evaldo:

    Você já parou pra pensar onde a tecnologia chegou? Lembram dos filmes de ficção como perdidos no espaço (decada de 60), jornada nas estrelas(decada de 70) e por ai adiante. Como era incrivel os intercomunicadores em que os tripulantes falavam de um planeta com a nave que estava no espaço, e os relógios digitais, quando na época só havia relógio que funcionava a corda. Algo que parecia impossivel para o ser humano, mas em poucas decadas temos celulares, relógio digital e os cientistas já estudam o teletransporte. Tenho certeza que em puco tempo também construirão naves que não só viajarão na velocidade da luz como também darão saltos hiperespaciais, afinal oque era impossivel na decada de 70 hoje é realidade, então vamos aguardar pra ver. E esses planetas estarão a um passo de serem visitados e explorados pelos homens.

    • Teixeira:

      Anda assistindo muita ficção! Estamos falando do infinito e misterioso Universo! Não conseguiram nem explorar o polo Sul completamente,quem diria o universo! Essas evoluções tecnológicas das ultimas décadas são um “Nada”, se comparadas com a vastidão e grandiosidade das bilhões de galáxias até agora descobertas e as novas descobertas que ainda está por vir? Tenho que ser realista… mais rápido que a velocidade da luz só o teletransporte, ou seja, desaparece aqui e surge lá no outro planeta na outra galáxia.Como desmaterializar um corpo humano e fazer surgir em outro lugar desconhecido, que talvez se saberá somente sua localização? Está história de que vai…um dia… descobrir… não dá para engolir.Por exemplo:Há alguns anos homens milionários nos Estados Unidos assinaram documentos antes de sua morte, para manterem seus corpos sempre congelados na expectativa de que a Ciência irá descobrir um antídoto para que eles retornem a vida, e sabe o que foi que descobriram? Que o gelo está cheio de rachaduras com grandes possibilidades de se dividir em vários pedacinhos…Está não é invenção minha li um tempo atrás aqui mesmo na HYPE!

    • Evaldo:

      Mas oque é ficção, se não a criatividade do homem em filmes expondo tecnologia que habita o imaginário? Muita coisa que era ficção, hoje são realidades. Então não duvide que em pouco tempo teremos tecnologia para viajar pelo hiperespaço e conhecermos outros mundos. É só observar a evolução tecnológica dos ultimos anos.

    • jefferson:

      é issso aê

    • Fernando:

      Bem falado! O problema que pode ter sido tarde mais para a nossa geração.
      Porem, os nosso netos ou bisnetos poderão viver o que a ciência descobrira naquele tempo ou se o mundo acabar antes deles nascer e claro e do jeito que o aquecimento global esta evoluindo, eu estimo que a terra estará insuportável de abrigar vida nos proximos 100 anos.

  • Teixeira:

    A pergunta:”Nós somos o único planeta habitável do Universo?” é antiga e a resposta sempre é “Não!”.Se não,onde está os demais? Porque não se comunicam conosco de alguma forma? Será que os outros planetas habitados também não estão procurando a existência de “vida”? E por quê não descobrem a “nós”aqui? Já que nossa tecnologia é totalmente ineficaz para sequer encontrar sinais de vida em outros planetas? Talvez algum dia eles(os cientistas) consigam até captar ou encontrar vida e seres racionais em outros planetas, porém se comunicar e entrar em contato com eles será missão impossível.

    • Renato:

      Teixeira, você perguntou “E por quê não descobrem a “nós”aqui?”.
      A NASA anunciou recentemente a descoberta do planeta Kepler 22b a 600 anos-luz de nós, com possibilidade de sustentar vida; digamos que haja vida e esteja exatamente no mesmo estágio de desenvolvimento que nós. Pode ser que já tenham nos “descoberto” pelo método de transição planetária, o problema é que são 600 anos-luz, ou seja, a “primeira” transmissão de rádio levada ao ar em 1906 por Marconi, só poderá ser captada em Kepler 22b daqui a quinhentos anos, e vice-versa.
      Mas, pensando bem, é melhor que outros seres não nos descubram, pois se tiverem comportamento idêntico ao nosso, virão nos dizimar como aconteceu com os astecas, os índios brasileiros ou os nativos americanos.

  • karlloz:

    Eu não tenho duvida que existem, bilhões de civilizações cosmo a fora, minha duvida é como elas seriam? Espero que mais evoluídas e passivas que nós.

  • Luiz:

    Será que encontraremos finalmente algum E.T. ? Será que eles
    vão gostar de uma raça que faz guerra por qualquer coisa ?
    Creio que é melhor esperarmos mais um pouco,afinal ainda não
    explodimos este aqui !!!!

  • Barbosa:

    Tomar que encontre logo um lugar habitável no espaço, pois estou cansado de pagar aluguel aqui na terra.

  • christ:

    Este Site está parecendo uma verdadeira disputa de quem sabe mais, pura filosofia espacial.
    A verdade é que o homem tem seus limites em se tratando de conhecimento astronômico, e só conseguiremos observar o universo através das lentes dos potentes telescópios e só!!! Ver com os olhos e não com a mãos! Frustrante não é? Quem sabe daqui uns 100 anos poderemos pisar em algum Planêta. Escrevam isso! Tomara que eu esteja totalmente errado.

  • jfsm:

    Eu quero saber de uma coisa também!!!
    Para um dia o ser humano conseguir viajar para esses planetas tão distantes, será preciso que consigam inventar uma nave mais rápida do que a luz, porque as distâncias desses ” bio-planetas” são de ANOS-LUZ, que são 9 trilhões de Km, distância que a luz demora para percorrer em um ano!!
    Por favor, alguém sabe, nem que seja uma idéia bastante fictícia, de como o ser humano poderá reduzir esse tempo de viagens interestelares para algo do tipo, um ano de viagem, alguns meses, algo cabível? ?? ? ????!!!!!

    • asdf:

      Buraco de Minhoca, uma dobra no espaço tempo! Viagens no espaço-tempo ocorreriam através desses “tubos”. Você entraria no “buraco de minhoca” por uma de suas extremidades e sairia imediatamente pela outra extremidade em local e/ou tempo diferentes.

    • Hernani Teixeira:

      O que não pode viajar mais rápido que a luz é a matéria. O espaço pode aumentar sem qualquer limite. Ninguém ainda sabe como alongar o espaço, mas essa parece ser uma das poucas (ou a única) saída.

  • Hernani Teixeira:

    Inicialmente, um Feliz 2012 para todos.
    Pensem comigo: não conseguimos contar ainda o número de estrelas da Via Láctea, que ESTIMAMOS em algo entre 100 e 200 bilhões. Não conseguimos também contar o número de galáxias desse Universo (pode ter ainda outros universos). Imaginem agora que cada estrela tenha de 2 a 3 planetas (por baixo) orbitando em torno de si. Estaremos multiplicando por 2 ou 3 um número que ainda nem conseguimos contar na parte do Universo que conseguimos observar com a maior tecnologia disponível atualmente na Terra.
    Se a maioria dos planetas for desabitada de QUALQUER forma de vida, mesmo das formas que nossos sentidos imperfeitos não conseguem perceber, que desperdício de espaço!
    Considerem também não apenas planetas isolados, que o Jonathas chamou numa forma de expressão de planetas que vagam perdidos por aí. Considerem também formas de vida que não precisam da gravidade e de planetas como um lar para existirem.
    Em caso contrário,com vários mundos habitados, que maravilhas e terrores nos esperam!!
    Teremos que redefinir no futuro nossa definição do que seja VIDA e do que seja FINITUDE? Tem gente já especulando sobre isso.
    Ciência e religião (esta última num EXERCÍCIO RACIOCIBADO da fé, que rejeite dogmas e outras imposições autoritárias de pensamento), hoje cada vez mais próximas numa concepção filosófica, finalmente se darão as mãos? De volta à nossa pequinez, não conseguimos explicar sequer o funcionamento completo de nosso cérebro!
    Quem viver verá!

  • Jonatas:

    O que poderá acontecer (ou não) no futuro do estudo e exploração espacial, segundo o Jonatas:
    Astronomia
    Próximas décadas:
    – Classificação de centenas de planetas bio-potenciais;
    – Descoberta da razão do comportamento universal (energia e matéria escura);
    – Complemento do mapeamento da Via-Láctea.
    Astronáutica:
    Próximas décadas:
    – Desenvolvimento de 0,5 % da velocidade da luz e envio de sonda à gliese 581;
    – Novos supertelescópios em órbitas distantes (fulga do ofuscante do Sol);
    – Colonização da Lua, Fobos, Marte e Ceres, onde haverá bases para missões tripuladas às luas especiais de Júpiter e Saturno, como Europa e Titã.
    Astrobiologia:
    Próximas décadas:
    – Confirmação de mananciais subterrânios com bactérias em Marte;
    – Procura por vida nos lagos subglaciais de Europa, Encéladus e Ganímedes;
    – Grande descoberta!: Estranhas e inexperadas formas de existência em Titã, baseadas em hidrocarbonetos, dão origem a intensos e calorosos debates em busca de entendimento sobre “Afinal, o que é VIDA?”

    • Toinho:

      Vish…
      Só retira da lista “colonização da Lua, Fobos, Marte e Ceres”, esse foi realmente exagerado e forçado para as próximas décadas, eu diria que serão séculos até esse tipo de terraformação, mas talvez as bases para missões tripuladas para os satélites de Júpiter e Saturno surjam mais cedo do que penso

    • Jonatas:

      Embora tenha exagerado um bocado, não me referi a terraformação, apenas colonização, bases e angares com naves espaciais e sistemas atmosféricos pressurizados. Citei Ceres porque lá existe água e pode servir de abastecimento para naves que crusarão o Sistema Solar.

    • Jonatas:

      A previsão da Nasa é ainda mais otimista que a minha. Li a pouco, pressentem que em 2100 haverá a primeira plantação em Marte – detalhe: ao ar livre;

  • katy:

    essa gente pensa que são mais inteligentes,mas essa coisa toda é mentira. o mundo s´acaba quando nóstiverms feito de tudo pra acabar com ela

  • Jonathan:

    No meu ver, estão tão preocupados em achar um planeta habitável, não para tentar ir-mos para la e tals, e sim, para tentar ver se haveria vida nesse planeta.Vida inteligente principalmente.Pois em uma outra matéria,deixava claro que não conseguiríamos fazer viagens interestelares, em no minimo 200 anos…e pra saber se haveria vida inteligente, bastaria direcionar uma mensagem binaria via radio para esse planeta e esperar algum tipo de resposta.
    Claro, tudo isso no meu ver…

  • Glauco Chapadão:

    Conforme estudos do Prof. McDonalds, a NASA já encontrou planetas com vida, mas os malvados cientistas americanos escondem este fato…

    • deco:

      Maso Dr. Burger King não concorda com isso…

  • Jasiel:

    E se o Nibiru bater na Terra em 2012? Vai destruir o servidor que hospeda o hypescience e não vai ter mais artigos que só nerds entendem. kkk

    • deco:

      Não há esse risco, se isso for ocorrer o Dr. Enki nos salvará!

    • Jonatas:

      Esqueceu que Chuck Norris está aqui?

  • Rafael:

    Eu acho que os sientistas vão descobrir estes alienígena, pois o universo é um espaço com vários pontos que os espírtos utilisam como uma oficina, onde atraves das tentativas e erros das esperiencias o espírto aprende e evolui.

  • campos:

    Acho que seria impossível encontrar civilizações em outros planetas. Pricipalmente na mesma época em que estamos. São tantas coicidencias que precisariam aconteder que serie acertos entre jogos com mais de 10 numeros.

  • Paulo Leão:

    Sempre questionei a existência e o nada com a seguinte pergunta: o nada existe ou a existência é só aquilo que é perceptível pelo sentido humano. Eu admito a existência mesmo daquilo que não consigo perceber. Se fizermos uma comparação com o Átomo e o Universo veremos que nos chama mais a atenção é a matéria mais o que realmenta mais existe é o espaço vazio e pensando desta forma resta a pergunta então de que somos contituídos, mais matéria ou vazio?

    • Jonatas:

      Fisicamente, a matéria está cheia de vazio. Somos feitos de átomos, que por sua vez são compostos por núcleo e eletrosfera. Se o núcleo fosse do tamanho de uma bola de futebol, a eletrosfera seria um estádio a sua volta, com mais de 90 % de espaço vazio. A coesão da matéria vem de forças de atração como as entre os quarks que compõem os prótons e nêutrons no núcleo, como a atração entre os elétrons (negativos) e os prótons (positivos). Aumentando a escala, pegamos uma molécula de água, mais de 60% da nossa composição, os átomos de hidrogênio e oxigênio não estão “unidos”, mas apenas ligados, logo há espaço vazio entre eles. Decompondo a matéria, verá que ela basicamente um sistema de energia entre partículas elementares.

    • Torebinho:

      Ahhaaaaa!!!!!!!!!!! Vc é nerd!!!!
      Acertei???

    • Jonatas:

      Sem rótulos; sou só uma pessoa, como você. Ok?

    • jefferson:

      vc é o novo genio

    • Mestre Shifu:

      Seis pessoas denovo, Jonatas. Não se preocupe, saiba que é muito melhor considerar nas seis que concordaram com a tua descrição atômica, que está bem elaborada e simplificada para todos entenderem.

      Parabéns.

    • MariannaGoret:

      Esse tipo de pensamento é puramente filosófico.

    • MariannaGoret:

      Me refiro ao Paulo Leão.

    • Jonatas:

      Não é só filosófico, a pesquisa atômica evidencia o vazio na matéria, e a física já aceita um Universo multidimensional com diferentes níveis de existência, pela teoria das supercordas.
      A filosofia pode ser vista em o Mito da Caverna, de Platão.

    • Cesar:

      Poxa Jonatas,se brincar aprendo mais com seus comentários que com os posts,cara continue assim,não ligue para o povo que provavelmente está com inveja,porque você “é do caralho”.Quanto aos teóricos da química,incrível como conseguiram teorizar o átomo tão perto como ele é de verdade,sem instrumentos alguns.Grandes teorias,grandes teóricos,devemos muito a eles:Thompson,Dalton e companhia.

    • Jonatas:

      Obrigado pela força. Fico feliz em ser útil, isso vale mais do que negativação em massa, com certeza.

  • MARCOS ANTONIO BATTAGLINI:

    TUDO BEM, É LOUVAVEL A PROCURA POR PLANETAS COM A VIABILIDADE DE VIDA,COMO A CONHECEMOS AQUI NA TERRA, POREM SERÁ QUE A UNICA FORMA DE VIDA NO UNIVERSO É BASEADA EM AGUA, OXIGENIO, HIDROGENIO ETC..!!!!.,

    • Everton:

      Na verdade, as formas de vida na Terra são baseadas em Carbono.
      Existem teorias de seres que possam ser baseados em metano e arsênico (comprovado sua existência).

    • Eli Mota:

      Eu sempre pensei assim deve ter vidas com outras composições muito próximo de nos, precisamos usar outros sentidos nossos para encontra-los e não o visual.

    • Jonatas:

      Estás correta. Nossos cinco sentidos não são os únicos meios de percepção possíveis.

    • Lulu:

      Eu também sempre pensei sobre essa hipótese.
      Quem sabe não haja outras formas de vida as quais não somos capazes de perceber com algum dos nossos 5 sentidos disponíveis.

    • Mestre Shifu:

      Como estudioso do Budismo, concordarás comigo que há um sexto sentido a ser considerado, o pensamento. Pelo que percebi és iniciante, mas no Budismo ainda verás mais duas percepções extrasensoriais, complentando nove na soma das 5 sensoriais.

    • Jonatas:

      Sim estou no princípio, ainda não atravessei o “Portal do Dragão”. Interessante esses níveis superiores de percepção, ainda chego lá.

    • Lulu:

      Os cães e alguns outros animais em geral são dotados de outros sentidos que não possuímos.
      Mas não vou entrar em detalhes para não desvirtuar o tema da reportagem.

    • EltonPaes:

      Eu to dizendo que essa galera ta trocando uma seis por meia dúzia…

    • Hernani Teixeira:

      Os compostos químicos ORGÂNICOS que conhecemos são baseados em hidrocarbonetos, ou seja, em outras palavras, compostos de Carbono. A Química assegura que poderá haver uma interminável linha de compostos químicos baseada no Silício, mas a gente não conhece nenhum.

  • JOSÉ DIMAS LOPES DE AZEVEDO:

    Veremos que o Universo é um ser vivo, onde cada orbe fecunda infinitas subformas de criaturas e que a Terra está em segundo lugar dentro de uma escala crescente infinitamente progressiva. Imaginem uma escala dimensional que varia de 2,3…formas vivasmaterias, etérias, fluídicas…

  • Jonatas:

    Pode ser o ano de tantas descobertas, do quinto gigante do sistema solar (Tyquê), de revelação se a matéria e energia escuras existem ou não, de descoberta de partículas elementares, de encontrarem o Bóson de Higgs… Acredito sim que teremos um grande ano científico pela frente.

    • Mestre Shifu:

      Pergunto aos estudiosos mais avançados na física, como você Jonatas, a bela Lulu ou o Cesar (o do bigode): Esse campo teórico dos bósons que permeam o Cosmos e dão à matéria as suas propriedades, teriam alguma ligação com a teoria do Campo-Unificado?

    • Jonatas:

      O Cesar é o mais indicado a responder tal questão. Pessoalmente acho que sim, há relação.

    • Lulu:

      Até onde meu parco conhecimento permite-me saber entendo que a teoria da unificação foi iniciada para a tentativa de interar campos elementares da física conhecida, sendo o eletromagnetismo, a força fraca e a força forte, incluindo a gravitação, com bósons de Higgs e férmions, em uma tentativa de descrever todos os campos do modelo padrão e a gravidade, diferentes partes de um campo em um conjunto ‘simples’ de leis gerais.

      Mas melhor deixar pro César, ele é mais eloquente e acho que não consigo ser mais clara ou menos confusa que isso.

    • Hernani Teixeira:

      Se o bóson de Higgs existir, o “modelo padrão” do universo (como as coisas existem e se relacionam no micro e no macro) estará confirmado e abrirá uma tremenda pista para integrar a gravidade com as outras 3 forças universais, o eletromagnetismo, a força nuclear forte (explica como as partículas positivas do núcleo atômico conseguem ficar juntas e não SE REPELIREM) e a força nuclear fraca (explica a radiatividade). Essa integração da gravidade com as outras três forças ainda não foi possível realizar, embora a teoria das supercordas nos tenha dado algumas pistas.
      Essa tentativa de explicação é, na realidade, uma generalização grosseira, accessível a nós, leigos em Ciência.

  • Josmar:

    Estatísticamente é impossível não haver outros mundos com vida e quem sabe até semelhantes ao nosso em todos os aspectos, pois afinal, o universo é gigantesco!

    • Jonatas:

      Existe enorme chance de vida semelhante a nossa porque a química orgânica é comum, e água, acredite, é uma das cinco substâncias mais comuns do Universo. Mas, no advento de poder também haver vida baseada em outros elementos, aí sim, o Universo está fervilhando de Extraterrestres.

    • Marcos – DF:

      Olá Jonatas !
      Feli Ano Novo !
      É um raciocínio que a Ciência deveria ter: estar aberta a todas as possibilidades de forma de vida, pois o Universo é ifinito e não conhecemos nada dele ainda.
      Concordo com voce também sobre as imensas possibilidades de descobertas científicas, esperadas ou não – vamos torcer para isso !
      Abraços

  • Rone:

    O Universo é extremamente grande e muito antigo. Mas civilizações inteligentes acredito que só aqui ( por enquanto) A questão é que seres de matéria constituída de átomos como nós, não souberam usar seu livre arbítrio perante Seu Criador. Quando a harmonia deste mundo for restabelecida e o Planeta estiver povoado, Se o Criador quiser poderemos povoar novos planetas, na nossa Galáxia, talvez até em outras…

    • deco:

      Se for pra falar besteira… vai no site da Igreja Universal… faz o favor..

    • Rone:

      Ao Deco : não sou de igreja nenhuma, protestante ou quaisquer outras rotuladas como evangélicas. O papo aqui é sobre planetas parecidos com a Terra que que potencialmente existem. ( Se você já vivesse no futuro com 20 anos de idade e humanidade já estivesse partindo pra outros sistemas estelares, para um planeta parecido com a Terra à 1000 anos luz de distância e sua nave viajasse a 10% da velocidade da luz, você o que você preferiria: chegar lá com 120 de idade, doente, velho? Ou com saúde e corpo jovem? Se a pessoa tiver fé na saúde perfeita vinda de Deus, isso será possível) (tudo bem que as pessoas podem dizer que o ser humano será imortal pela mão do próprio homem, mas isso é outro assunto)

    • Rone:

      Correção do post anterior: distância do sistema estelar : 10 anos luz, viajando a 10% da velocidade da luz, a nave chegaria em 100 anos.

    • marcelo:

      Acredito que é justamente o contrário do que diz. Primeiro, porque custo a acreditar em um “Criador”.

      Mas deixando isso de fora, acho que um ser vivo que deseja colonizar outros mundos é um ser insatisfeito com sua condição. Uma entidade competitiva, um predador que sempre quer mais, nunca está contente com o que tem. Logo, é um ser vivo bem fora do que se pode chamar de “harmonia”.

      Portanto, se algum dia um alien vier à Terra, ele SERÁ hostil. Assim como nós somos hostis por natureza e iremos eventualmente colonizar o universo (se nada nos impedir e tivermos todo o tempo do mundo, como tem sido desde sempre…)

    • Rone:

      Obviamente não quis colocar que o ser humano deveria colonizar outros mundos ao estilo de “Avatar”, e nem “novos mundos ” ao estilo dos colonizadores europeus.
      Bem longe disso…

  • Tony:

    Junho é o mês do meu aniversario \õ/
    Tomara que eles descubram vida alienígena até lá
    seria meu melhor presente kk’

  • Fernando:

    Fantastico, surpreendentemente eu quero so ver chegar la de nave.
    Tudo sera possivel, um planeta que so tem bacterias; ou outro que so tem dinossauros e outro que tem uma civilacao mais avancada do que nossa.
    Na minha opiniao se tivesse uma civilacao mais avancada do que a nossa, eles ja tinha entrando em contato com a nossa para se comunicar.

    • Jonatas:

      Procure um documentário sobre Darwin IV, é bem interessante. Simula uma viajem a um planeta a seis anos-luz onde acham seres fantásticos.

  • Marco:

    Meio dificil não ter vida no em um universo que tem milhares ou até milhões de gigantescas galáxia em que cada 1 delas há mais bilhões de estrelas e enfim com outros bilhões de planetas !

  • caio:

    seria muito sacasmo existe vida só na terra com um universo tão imenso como esse.
    muitas pessoas pesam em alienígenas ou extraterrestres em seres evoluidos com auta tecnologia e tal, mas se os cientistas detectarem pelo menos bacterias em algum outro planeta já seria um grande avanço.

  • Wesley Terus:

    “Tatooine” é o correto ;D

  • João Baptista Jacobs:

    Interessante…fantástico,seria o mínimo a se expressar ao depararmos com tais informações.A natureza humana e sua busca
    pelo transcendental.Através do método empírico…desdobramos as páginas de uma tendência engendrada a formatar uma “vocação” positiva,natural por nossa trilha evolutiva.Libertando-nos de conceitos ultrapassados relacionados às diferenças étnicas – aspectos culturais e dos costumes que se formataram no decorrer das eras,no contexto de humanidade,em nosso planeta.Talvez,assim…criemos verdadeiros objetivos.Amadureçamos valores conscientes ou não criados pelos milênios nos recônditos mais profundos de nossa psique,por nossa continuidade no universo da vida.O investimento em pesquisas neste âmbito,seria aquele da maior prioridade pela sobrevivência de nossos genes.O caminho natural à inquietude,à inconformidade e insatisfação humana.
    Vivemos nossa infância evolutiva,mas caminhamos galgando cumulativamente os degraus do conhecimento…Portamos a vocação do deuses…

  • ísis:

    Mais uma vez a diversidade astronômica da Via Láctea impressiona. se a ciência continuar progredindo é possível que acabemos por estudar estes planetas com a finalidade de enviar missões. Isso só pode ser um presságio de que o mundo não vai acabar esse ano.

  • Luhyris:

    as maravilhas do universo revelam a gloria de Deus!!

  • Capitão Caverna:

    O ser humano ensiste em buscar “planetas habitáveis”(parecidos com a Terra), e esqecem qe pode haver vida no sistema solar, pode até parecer impossivel mas por exemplo no mais fundo oceano existe vida, algo qe parece impossivel se vc levar em conta a pressão, temperatura, enegia solar, compostos venenosos. Nos devemos dar mais atenção aos astros do nosso sistema.

    • Ozzy Osbourne:

      eu nao sei pq nao investigam mais a lua Europa, essa é uma fortissima candidata a ter vida!!!

  • Chuck Norris®:

    “Em 2011, cerca de 700 exoplanetas foram catalogados, e ainda temos milhares a ser descobertos pelo telescópio espacial Kepler, que precisam ser verificados”

    Tudo isso somente na Via Láctea. Imaginem nas outras centenas de bilhões de galáxias pelo universo. O número de planetas deve ser assustador. Infelizmente ainda não podemos provar. Mas estatisticamente é improvável que não exista vida em outros planetas (Eu diria que é impossível).

    • EltonPaes:

      Se o próprio Chuck Norris esta falando, quem somos nós pra descordamos?!!

    • Jonatas:

      E isso só as estrelas em que se pode observar o trânsito para se achar planetas, mas não serão todos os planetas detectáveis por esse método, logo, tem muito mais planetas por aí, incluindo planetas errantes (sem estrela) e planetas a mais ao redor das estrelas onde já foram encontrados alguns planetas.

    • Chuck Norris®:

      “Os astrônomos consideram que no universo visível de seus 14 bilhões de anos-luz, existam: 10 milhões de superaglomerados, 25 milhões de grupos de galáxias, 350 bilhões de grandes galáxias, 7 trilhões de galáxias anãs, 30 bilhões de trilhões de estrelas”

      “Os astrônomos se atentaram no último ano que eles podem ter subestimado o número de galáxias em algumas parte do universo em 90%, de acordo com um estudo relatado por Matthew Hayes do observatório da Universidade de Genebra”

      Muita gente não acredita que existe vida em outros planetas. É um direito deles.
      Na Via Láctea existem aproximadamente 200 bilhões de estrelas. Em boa parte delas provavelmente existem planetas. Eles deveriam refletir sobre isto.

      http://cienctec.com.br/wordpress/?p=22339

    • Jonatas:

      Eu tenho muita curiosidade em saber em quê exatamente essas seis pessoas descordam do meu comentário?

    • Chuck Norris®:

      Ele já começou. É o “Só para contraiar”.

    • Jonatas:

      de fato. ninguém merece.

  • lucas:

    tolice. o mundo nao vai acabar em 2012.nem pelo tal planeta x, nem por terremotos, nem por nada.o calendario maia apenas termina em 21 de dezembro de 2012, isso nao significa que o mundo vai acabar em tal data.assim como nossso calendario termina no dia 31, o deles termina em 21, nada de mais.pense bem:uma civilizaçao de centenas de anos antes de cristo , porque eles perderiam tempo fazendo um calendario mais longo?esse comentario nao tem muito a ver com o assunto, mas eu so queria deixar claro que o mundo nao vai acabar em 2012.ao menos é o que axo.SÓ se os maias voltarem a vida em dezembro para destruir a humanidade.

    • CASTOR:

      o calendario maia termina em 2012 e começa uma “nova era” segundo eles

    • Carlos Veiga:

      Quando as férias acabam, começam as aulas… E tudo recomeça.

    • Cesar:

      E os cientistas descobriram que o calendário Maya mais longo tinha quatro mil e alguma coisa de anos,todos os calendários grandes tinha essa valor de anos,então é como o nosso calendário,termina a cada ano,porém o deles era “um polco maior”.

    • jaci:

      Está bem! Mas se acabar eu irei reclamar contigo.

  • Pony:

    Terra alienígena: por que em Dezembro, não sobrará mais humanos.

Deixe seu comentário!