2012 pode se tornar o ano da “Terra alienígena”

Publicado em 1.01.2012

Esse foi um ótimo ano para a descoberta de planetas, mas 2012 pode trazer algo ainda mais fantástico: a primeira “Terra alienígena” de verdade.

Em 2011, cerca de 700 exoplanetas foram catalogados, e ainda temos milhares a ser descobertos pelo telescópio espacial Kepler, que precisam ser verificados. Nesse último mês do ano, cientistas da NASA anunciaram dois achados importantes: dois planetas com o tamanho da Terra, e um maior na chamada zona habitável de sua estrela, a distância certa para existir água liquida e a possibilidade de vida.

Essas e outras descobertas sugerem que podemos estar cada vez mais perto do objeto principal dos caçadores de planetas – uma Terra alienígena.

“Imagino que a próxima catalogação de planetas, no ano que vem, vai finalmente apontar planetas do tamanho da Terra e em zonas habitáveis”, comenta Natalie Batalha, da equipe do Kepler.

No dia cinco de dezembro, os cientistas do Kepler anunciaram a descoberta de 1.094 cadidatos a exoplanetas, levando o total de achados dessa operação, que já dura 16 meses, a 2.326. Até agora, apenas 33 de todos esses foram confirmados por observações, mas os pesquisadores afirmam que pelo menos 80% deve ser confirmado.

Só o número já é incrível, mas a pesquisa por planetas não vive exatamente para aumentar a quantidade deles: é uma corrida para entender a natureza e a diversidade dos planetas.

“Você só pode entender a diversidade dos sistemas se já tem um número suficiente para formar estatísticas”, afirma Batalha. “Você realmente precisa de um número grande, e é aí que o Kepler faz uma grande contribuição”.

A diversidade dos planetas e sistemas alienígenas parece ser alta. Astrônomos já encontraram um planeta denso como ferro, e outro leve e cheio de luz. Em setembro, a equipe do Kepler anunciou a descoberta de um planeta que circunda dois sóis, como o planeta Tattooine, do filme “Star Wars”.

Os pesquisadores também já haviam confirmado diversos planetas em áreas habitáveis, mas nenhum podia ser considerado uma Terra real, já que são significativamente maiores do que a nossa Terra.

O telescópio Kepler, lançado em março de 2009, busca planetas usando uma técnica conhecida como “método transitório”. Ele procura pela luz que vaza do brilho estelar, observada quando um planeta transita, ou cruza a frente de uma estrela.

Após quase três anos, o Kepler já está mais perto de encontrar um planeta como o nosso. “Estamos realmente chegando nos planetas com períodos orbitais longos”, afirma Batalha.

Até agora, nenhum planeta tinha o mesmo tamanho da Terra e também estava na zona habitável de sua estrela. Mas isso pode mudar com o anúncio dos novos planetas, em junho ou julho.[LiveScience]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

1. Não há ninguém que não tenha razão. Isso depende do modo de ver o mundo ou os mundos, de acordo com a evolução de cada um. Kardec fez a sua parte no século 19, quando a Europa e todo o mundo ocidental era recém saído das trevas da “Idade Média”. Nessa época, o oriente estava muito mais adiantado que nós, mas não nos preocupemos, pois todos chegaremos lá.

2. João da cru\ vieira leite / 9.03.2012
    Que baboseira voce fala. Se o governo dispor de verbas para alimentar os necessitados, eles reproduzem em centenas de necessitados e mais verba precisamos. Isto é uma bola de neve. Você acha que viver na miséria é justo? Reproduzir miseráveis, sem condições de melhorar sua qualidade de vida é justo? Francamente, ou você é um deles ou é louco. Raciocine e não viaje na maionese. Se é um deles, não se reproduze, isto não é como criar um cachorrinho, se não, procure entender a lógica e não a religião.
    tenha conciência e se não é,

3. João da cru\ vieira leite
    Você pode ter razão em falar assim, mas não podemos prejudicar o progresso por causa de mendigos. Mendigos nós fabricamos aos montes. A toda hora nascem mendigos e isto nós podemos evitar e não evitamos. O progresso é muito importante e devemos incentivá-lo. As leis provam a ignorância dos homens. Porque permitimos que pessoas sem condições financeiras suficientes tenham filhos? Para gerar mendigos e a sociedade ter que sustentar e vê-los passar fome, frio, dormir ao relento, assaltar e matar trabalhadores, etc. Criar um filho, não é como ter um cachorrinho. Os países de primeiro mundo praticam o aborto e não são castigados por Deus. Pelo contrário são beneficiados com uma boa qualidade de vida. Sejamos inteligentes e não burros, com crenças absurdas. Devemos usar sim, esta verba dedicada a beneficiência, para incentivar o progresso, usando na saúde e educação de seu povo. Existe casos de mendigos que tem mais de 10 filhos. Porque? O povo não tem mentalidade suficiente para fazer o que deseja. O governo tem que interferir. A China só conseguiu sair do caos em que vivia com uma solução radical. Hoje assusta o mundo com seu progresso. Forma mais de 200.000 engenheiros por ano enquanto os EEUU, forma apenas 20.000. Para isto cometeu infanticídios, pena de morte, abortos obrigatório, etc.(é o país mais populoso do mundo). Fez uma copa do mundo que maravilhou a todos, acabou com a máfia chinesa que assutava o mundo. hoje assusta a todos com seu progresso (tudo isto num tempo recorde). Veja o caso de Singapura e muitos outro países de primeiro mundo. Qual a utilidade da pobreza? A pobreza só serve para dar esmolas as igrejas e eleger políticos. Isto é a intenção dos países de terceiro mundo. Vamos deixar que outros países façam o que bem entender com suas verbas e nos deliciarmos com as novidades interplanetárias que não temos condições nem de pensar.

4. Uma bobozera! esta pesquiza de planeta a centens de anos luz da Terra, sendo que não podemos ir, nem a 3 minutos luz de nosso habitate, estivemos na *Lua, apenas menos de 2 segundos da terra, e não voltamos mais lá. Porque???…. em ves de continuarmos indo, construiomos plataformas bem perto da mesma,gastamos trilhés de dolares (uma fortuna imenssa) importância que dária para resolver a *Fome e a *Mizéria na terra, como dis o autor desta matéria, fizemos de nosso *planeta um alienígena (não ó o planeta mas, toda sua população)não conhecemos nada de nosso *Planeta*, nada de nossa população e de todos estes problemáticos endema que passamos aqui, admiro os Estados unidos da America, com uma vasta população, com um território e subsolo infestado de vulcões, e se interessar por estas coisas noticiadas a tanto distante de nós; uma fatalidade.

5. O Espiritismo é a comunhão das almas que se chamam e se respondem através do Espaço. Graças a ele, chegam até nós notícias dos que foram nossos companheiros de lutas na Terra. Pensávamos tê-los perdido e eis que nos sentimos ligados a eles novamente!

É uma grande alegria saber e sentir que estamos vinculados àqueles a quem amamos, unidos através dos séculos, porque a morte é apenas uma ilusão da vista e toda separação é só passageira e aparente.

Não nos sentimos apenas ligados a eles, porém a todas as almas que povoam a imensidão, porque o Universo é uma grande família.

Nos milhares de mundos que giram nos espaços, por toda a parte, possuímos irmãos e irmãs que estamos destinados a encontrar e conhecer algum dia e, por toda a parte, existem almas com as quais continuaremos nosso progresso, debaixo de leis sábias, profundas e eternas!

O sentimento e o poderoso instinto da vida e da solidariedade universais despertarão, em nós, aos poucos.

Através deste meio, sentir-nos-emos vinculados aos mais humildes como aos mais nobres espíritos; sentir-nos-emos na mesma categoria dos heróis, dos sábios e dos gênios, teremos a possibilidade de nos reunirmos com eles na luz, quando também houvermos trabalhado, lutado, merecido e padecido.

Finalmente, o Espiritismo é toda a movimentação da vida invisível; um universo vivo, até bem pouco ignorado, exceto por alguns poucos, e que sabemos e sentimos que existe, agita-se, palpita, vibrando em nosso derredor e enchendo o espaço com radiosos pensamentos, pensamentos de amor e inspirações geniais.

Cada vez mais, iremos senti-lo vivendo e agindo, graças ao desenvolvimento de faculdades que se multiplicarão, crescerão e se tornarão comuns a um grande número de pessoas.

Desta forma conseguiremos também a valiosa certeza da proteção, do amparo que, do Além, estende-se sobre nós; a prova de que a solicitude do Alto envolve todos os peregrinos da existência no seu penoso jornadear terreno.

Na luta que está sendo travada para o progresso da Humanidade, a grandiosa batalha das idéias, o Espiritismo é o mais forte dos combatentes, porque nele se reencontram a vida e a morte, e a Terra e o Céu se reúnem e se ligam para as lides do pensamento.

Lutemos, portanto, com nobreza, habilidade e prudência, porque o Mundo Invisível está conosco. Elevemos os nossos brado de esperança e confiança na justiça eterna e consciente que ela governa os mundos. Acreditemos, esperemos e trabalhemos. (Léon Denis – Obra: O Mundo Invisível e a Guerra).

• Sem querer ser chato ou ignorante, José, mas, e daí?

• Bem, Cesar Crash, talvez o José, tão devoto partidário do Espiritismo,queira expor aqui, a DEFESA de Kardec, pois esse ” sábio”, disse, no iluminado Livro dos Espíritos, que:Marte, Vênus, Júpiter, TODOS esses planetas, são HABITADOS por civilizações, em carne e osso, naturalmente, algumas delas mais adiantadas que nós, outras menos.

6. PESSOAL DO HYPESCIENCE, GOSTARIA DE SABER SOBRE OS TAIS BARULHOS NO CÉU QUE GENTE DE TODO O MUNDO ESTÁ OUVINDO. SÃO RONCOS E COISAS SINISTRAS. Alguém aí ja ouviu falar? Procurem no youtube.

7. Acredito na existencia de vida extraterreste mas assim como existem alguns misterios que o ser humano ainda nao conseguiu desvendar ou que sao apenas teorias, ainda nao podemos afirmar se existem ou nao et’s mas em uma coisa eu creio: existem mais fatos do que a capacidade humana consegue desvendar, tem algo de mágico e diferente entre o céu e a terra algo que nossa capacidade racional ainda nao conseguiu captar.

• e bem provavel

• A foto não é real, esses planetas são detectados e medidos indiretamente por efeitos na luz da estrela, porisso não temos imagens ópticas. Essa imagem é uma ilustração, porém sua autoria é de artistas especializados com conhecimento científico, porisso tais ilustrações até têm seu valor. Planetas com atmosfera nas zonas habitáveis de seus sóis devem ser assim mesmo, coloridos e brilhantes, como Terra e Vênus.

8. quero eu um dia saber que que nos, da terra tambem somos procurados pelo universo como nos,os procuramos eu acredito que haja vida em outro lugAR,mais se a no momento parese que somos unicos evoluidos,mesmo pregando superioridaade doque nao conhecemos,acho que nao vai ser por meio fisico,isso e humano ou et que vamos nos encontrar,isso pessoalmente,acho que a distacia so a tecnologia vai poder nos aproxima,nada de dobra espacial,tele transporte,imferiores ou superinteligente,nao acho possivel ainda esse encontro,

9. Acho maravilhoso essas descobertas de novos planetas, mas o que me irrita bastante é a cabeça de nossos cientistas, que só sabem se basear em nosso planeta (cabecinhas pequenas), por exemplo: só pq um planeta é maior que a terra não quer dizer que ele não possa abrigar vida, não tem como saber se a gravidade funciona da mesma forma em todos os planetas.

10. Bom dia a todos, o conhecimento é como a bebida, deve ser absorvido aos poucos, portanto gostaria de fazer uma pergunta: qual é a menor coisa que imaginamos existir (unidade)?

• Uma partícula elementar ainda não confirmada, mas muito procurada: O bóson de Higgs.

• por que te negativaram? O.o

• Tem gente aqui que negativa atoa, só por não gostar da pessoa, por mais que o comentário seja bom.

• Ou sentem inveja, também é provável.

• Provável que seja alguém que não entende nada do que esteja sendo dito ou apenas por ‘não ir com a cara’

• Se o “não ir pela cara” for valer algo, eu tô ferrado com este Avatar! :D
      Avisos ao religiosos fanáticos: Este meu avatar é uma representação artística do Século XX do deus grego dos sonhos – Morpheus.

• Meu computador que deu pau e não consigo enxergar o polegar vermelho ou excluiram a possibilidade de voto negativo?

• a partícula menor? pra mim é o núcleo dos átomos! , mas o tema sobre outras vidas , somos como São Tomé, ver para crer! eu em particular , acredito que já sabemos ” que isto é uma verdade absoluta , que existem seres extra e intra terrestres , só não é divulgado devido as crenças e religiôes que predomina ou domina a mente da maioria. quanto os buscadores da verdade ou de porque o significado da vida , filósofos cientistas e pessoas comuns que querem evoluir e sair da caverna” essas tem a mente mais ampla e respostas mais concretas e menos simbólicas como as da Bíblia, difícil de ser traduzida , por isso tantas religiões, e tantos debates , Quero dizer que a imensidão do nosso , só do nosso universo já da o que falar , somos crianças em busca de liberdade, sabedoria, verdade,evolução, sem medo de voar, sem medo de que é pecado” questionar a nossa existência neste mundo pequenino diante de uma vasta dimensão que é os UNIVERSOS VAGANDO …

• muitas palavras, mas ainda não entende nada sobre atomos.

11. É, Lisandro, não consigo entender como um comentário como este seu, que fala da curiosidade permanente do ser humano, curiosidade esta que nos impulsiona a descobrir o ‘novo’, recebe tanta negativação.

• Tem gente que negativa atoa.

• Eu não disse?

12. Para os incrédulos que ainda não acreditam na capacidade do homem em criar, observe o seguinte, em 1870 o meio de transporte mais rápido que havia era o cavalo. Hoje só 142anos depois houve um salto na evolução humana, o conhecimento do homem chegou ao estágio de enviar sondas espaciais que já estão no limite do nosso sistema solar. Um exemplo é a sonda voyager I, que está viajando pelo epaço ha 34 anos, estando a 17,3 bilhões de km do sol, viajando a uma velocidade de 61.100 km/h, e em pouco tempo ela entrara no espaço interestelar. Então dá pra acreditar que em pouco tempo seremos capaz de viajar por por outros sistemas solar, através de espaçonaves que utilizem saltos interestelar? Não duvide da capacidade humana.

• Vc provavelmente conhece a “Escala de Sagan” formulada pelo saudoso mestre Carl Sagan da Cornell University, e autor da série “Kosmos”. Só para lembrar: ele colocou numa escala de um ano civil (01 jan a 31 dez)toda a vida na Terra, desde sua formação, há presumíveis 4,7 bilhões de anos, até hoje. Nessa escala, o Homem apareceu às 23:55 hs (aproximadamente) do dia 31 dez.
      Somos muito jovens, não é mesmo?

• isso sim foi um bom comentário.

d48887dc565d897f0b40defa2e9340ec