IBM faz primeiras imagens de ligações atômicas

Publicado em 30.08.2009

ligações atômicas ibm
A molécula e suas ligações atômicas fotografadas pela IBM: Foto histórica

Você lembra das suas aulas de química no colégio, com aqueles desenhos mostrando moléculas e maquetes de plástico tentando nos dar uma ideia de como era a aparência delas? Pois uma equipe de cientistas da empresa IBM em Zurique, na Suíça, conseguiu fazer imagens de uma molécula de verdade.

A imagem acima é a primeira foto já feita de uma molécula e suas ligações atômicas. Ela é em preto e branco, granulada, um pouco fora de foco, mas ainda assim é uma imagem histórica: os cientistas da IBM passaram vinte horas observando as moléculas de 1,4 nanômetros de comprimento formadas por 22 átomos de carbono e 14 átomos de hidrogênio para fazer a foto, que permite a observação das ligações dos átomos em um formato simétrico.

Um microscópio de força atômica permitiu que os cientistas observassem o universo minúsculo das moléculas para fazer as imagens. Utilizando uma agulha de silício coberta com dióxido de carbono, lasers e temperaturas baixíssimas, chegando a 260 graus negativos, os cientistas olharam as moléculas durante vinte horas sem poder mover o objeto de observação. De acordo com Leo Goss, cientista da IBM, qualquer movimento poderia destruir as delicadas ligações atômicas e acabar com a imagem que estava sendo feita.

ligações atômicas ibm
Modelo da molécula que fotografadas pela IBM

“Esta realização e as descobertas feitas com os experimentos estendem a possibilidade dos cientistas para estudar matéria com resolução atômica”, afirma um representante da IBM. “Além disso, abre novas possibilidades para a exploração de aparelhos eletrônicos em níveis atômicos e moleculares, muito menores, mais rápidos e que gastem menos energia que os processadores atuais”, diz. [Gizmodo]

ligações atômicas ibm
Renderização 3D da primeira foto de uma molécula e suas ligações atômicas fotografadas pela IBM

ligações atômicas ibm
Microscópio de força atômica utilizado para fotografar a primeira molécula com suas ligações atômicas

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Mudando-se a rotina de sala de aula passando do extremamente teórico que é bastante chato para uma aula com recurso áudio visual já faria com que o aluno possa ter uma inferência indutiva muito mais produtiva gerando-se uma aprendizado significativo!

    Thumb up 0
  2. ashuhuashuas vejam isso!

    Microcópio Atomico: 32 milhoes de dólares
    70 Técnicos Trabalhando 24 horas por dia: 40 milhoes de dólares
    Papel Laminado: dois reais
    O papel laminado ser responsável pro faver a maquian dar certo: não tem preço.

    husuhashuasu muito boa amateria e parabens a equipe técnica da ibm

    Thumb up 4
  3. Poxa…um pequeno passo para as pessoas e um passo grandioso de 1,4 nanômetros para a ciencia, realmente mt interessante!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
munher-chorando-grande
Por que nós choramos?

Cada um sabe seus mo...

Fechar