O envelhecimento estraga o paladar?

Por , em 12.10.2009

Em geral, a sensibilidade do paladar diminuiu com o envelhecimento, mas em algumas pessoas, isso não é um problema. Quando uma pessoa mais velha tem problemas com o paladar, é geralmente causada por medicamentos, doenças ou ferimentos, pois doenças ligadas diretamente a problemas com o paladar são raras.

A perda do olfato é muito mais comum em idosos do que a perda do paladar. Em alguns casos, entretanto, a falta de paladar pode ser um sinal de doenças mais sérias, como diabetes e algumas doenças degenerativas do sistema nervoso, como a esclerose múltipla.

O paladar tem um impacto enorme na saúde mental e física humana. Com alterações nas sensações causadas pela comida, é provável que a pessoa comece a se alimentar mal, correndo riscos para doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

Embora o paladar seja muito importante, o olfato também tem um papel importantíssimo para a apreciação de alimentos. O paladar e o olfato são sensações muito próximas no cérebro. Por este motivo, é muito comum que pessoas que têm alterações ou a perda do olfato afirmem que a comida não tem gosto – o que não é a realidade.

Alguns dos problemas mais comuns com o paladar são a disgeusia, que é a sensação de um gosto ruim persistente, e a hipogeusia, que é a redução da sensação do paladar. Algumas pessoas têm ageusia, que é a falta absoluta de sensações de paladar. Pessoas com estes problemas têm a alteração na sensação de uma ou mais categorias dos sabores: doce, salgado, amargo, azedo e picantes. [Live Science]

4 comentários

  • Augusto:

    Gostei dos comentários mas o que eu sinto ainda não me encaixei.
    Sinto muito a falta do paladar em específico o doce, será que esta sendo causado pelo antibiótico que estou tomando “Cefalexina” ?
    Abs

  • joao Montengro:

    Senhores,

    Ha aproximadamente percebi que não estou sentindo nem olfato nem paladar… estou muito preocupado o que devo fazer?
    sds

  • Graça:

    Nossa nunca ouvi algo com tanta propriedade. A natureza não é muito legal mesmo para nós conforme o tempo vai passando, mas também não precisamos nos sentir tão mal. O envelhecimento faz parte da vida, já que não viemos como sementes, o que devemos fazer é nos cuidar na juventude para não sentir tanto os efeitos radicais do envelhecimento e tentar ser feliz.
    Abraço
    Graça

  • Alberto:

    Não só o paladar é afetado com a idade. A visão, a audição, o tato, etc. A natureza, depois de uma certa idade de uma pessoa, começa a agir para sua eliminação. As doenças começam a aparecer. Quem vive muito experimenta todo tipo de doenças, até que uma delas o elimina. Em condições normais, para a natureza, uma pessoa só é útil , até durante a idade da reprodução.

Deixe seu comentário!