Chá de hortelã é eficiente como uma Aspirina, descobrem cientistas

Publicado em 29.11.2009

chá de hortelã

A hortelã-brava já era receitada por curandeiros brasileiros há muito tempo, para curar gripes, dores de cabeça e de estomago e várias outras doenças, mas só agora cientistas passaram a ver os efeitos reais da Hyptis crenata. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, provaram cientificamente que a crença na planta estava completamente correta.

Os pesquisadores viajaram ao Brasil para analisar exatamente como a planta é preparada e consumida tradicionalmente. O método mais comum é feito fervendo as folhas secas da planta durante 30 minutos, e esperar que o chá esfrie antes de bebê-lo.

O estudo mostrou que, quando a hortelã é tomada nas doses prescritas pelos curandeiros, ela é tão eficiente para aliviar a dor quanto um medicamento semelhante à aspirina, chamado de indometacina. Os pesquisadores planejam realizar testes clínicos para descobrir a eficácia do chá contra as dores.

Graciela Rocha, que participou do estudo, lembra que as plantas são buscadas como fonte para a cura de doenças desde os primeiros humanos, e que estimativas mostram que mais de 50 mil plantas são usadas em todo o mundo com propósitos medicinais.

“Além do uso tradicional, mais da metade dos medicamentos são baseados em moléculas encontradas naturalmente em plantas”, aponta. “O que fizemos foi pegar uma planta que é usada com segurança para tratar a dor e provamos cientificamente que ela funciona tão bem quanto algumas drogas sintéticas”, completa a pesquisadora.

Graciela, que é brasileira e lembra de ter recebido o chá para curar doenças durante a infância, afirma que o próximo passo do estudo é analisar como e por que a planta funciona. A pesquisadora lembra que a hortelã-brava tem um gosto mais parecido com a sálvia do que com qualquer outra planta da família da hortelã tradicional. “Não é tão bom, realmente, mas medicamentos não precisam ser gostosos, não é mesmo?”, questiona a pesquisadora. [BBC]

Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Gostaria de saber se em caso de dores nos olhos “vistas”, posso utilizar o banho com folhas de ortelã?
    Qual as consequencias de se banhar as vistas com água em fusão com folçhas de ortelã?
    Gtato.

    Sidney Seabra

    • olá Sidnei!! Se vc está com dor nos olhos o melhor que tem a fazer é procurar um oftalmo. DOR na vista é muito perigoso e pode ser um inicio de glaucoma, que se não cuidar pode levar até a cegueira. Digo isto porque meu pai perdeu a vista assim.

  2. Os cientista sempre tiveram atrasados nas comprovações e nas descobertas quem dera os antigos sempre tiveram razão e a ciência de hoje com seus cientistas estão aquém dos conhecimentos dos antigos.

  3. GOSTARIA MUITO DE SABER QUAIS OS BENEFICIOS DO CHA
    DE HORTELÃ COMUM, ESSA HORTELA QUE PLANTAMOS
    EM NOSSO JARDIM E QUE COMPRAMOS NO SUPERMERCADO.

  4. Sim, acredito mesmo na eficácia das plantas, mas onde vou encontrar essas ervas como a hortelã brava, a sálvia, para mim comprar e fazer o chazinho ? bjs

Trackbacks/Pingbacks

  1. As pessoas mais velhas do mundo dão dicas para uma vida longa | Tenda da Magia - [...] que é consumida várias vezes por dia, contém uma grande variedade de ervas desidratadas, como hortelã-brava, alecrim, sálvia roxa e…

Envie um comentário