7 Motivos para culpar a cozinha por estar gorducho

Por , em 19.01.2010

A cozinha é o coração dos lares brasileiros. Toda a família se reúne nela e faz visitas constantes ao local. Mas você sabia que não é só a comida que sai da cozinha que pode influenciar seu peso? Tudo – desde o tamanho dos pratos até as lâmpadas – tem um efeito direto na quantidade de comida que você ingere.

Quer saber se a estrutura da cozinha está sabotando sua dieta? Confira a lista abaixo:

1. Pratos do tamanho de bandejas

Grande parte das pessoas enche o prato em cada refeição e tenta comer tudo o que está ali dentro. Sendo assim, não precisa ser um grande cientista para notar que quanto maior o prato que você usa, maior a quantidade de comida que você ingere. De acordo com pesquisas, os pratos cresceram em torno de 25% desde os anos 70. Estima-se que, se você comer em um prato com 5 cm a menos de diâmetro, você estará ingerindo 22% a menos de calorias. Você também pode alterar a maneira com que organiza o prato. Se você encher uma boa parte dele com uma salada volumosa terá uma refeição mais magra e saudável.

2. Seu estômago adora luz brilhante

Uma lâmpada de maior potência pode aumentar seus níveis de stress, estimulando seu apetite e fazendo você comer mais rápido. Mas deixar sua cozinha no escuro também não é a solução ideal. Você estará diminuindo suas inibições e comendo demais da mesma forma. Os cientistas estimam um número exato de watts que você deve usar na hora das refeições – 240 watts, no total, somando todas as lâmpadas do cômodo, oferecem a iluminação ideal. Outra dica é deixar a luz da cozinha desligada entre as refeições – seu subconsciente entende aquilo como um sinal de que a cozinha está fechada. Ou seja, vai ser mais difícil para você fazer aquele lanchinho nada saudável entre refeições.

3. Organize sua cozinha

A cozinha, por ser uma área comum para toda família, acaba sendo um dos lugares mais bagunçados da casa. Segundo os cientistas, um lugar bagunçado torna a alimentação saudável mais difícil. É muito mais fácil pegar um salgadinho se ele estiver em cima da mesa do que se estiver guardado na despensa, por exemplo. Além disso, a bagunça leva ao stress e, como já vimos, o stress faz com que você coma mais e mais rápido.

4. Copos largos

Pesquisas mostram que as pessoas tomam mais refrigerante quando se servem em copos baixos e largos do que copos altos e finos. Isso acontece porque nos concentramos na altura de uma bebida quando despejamos da garrafa para o copo. Sendo assim, copos mais altos dão a impressão de mais saciedade com menor quantidade – o que sempre é bom para quem está de dieta. E o ideal é trocar o refrigentamente açucarado pelo seu equivalente sem calorias.

5. Não compre os grandes pacotes econômicos

Sim, para suas contas, comprar aquele pacote enorme de batatas fritas do que vários pacotes pequenos é melhor. Mas isso não se aplica na sua dieta. Quanto mais comida estiver disponível em um mesmo recipiente, mais você comerá. A solução é que comprar aquele pacotão de bolachas e separá-los em vários pacotinhos, em casa mesmo. Assim você percebe se está ultrapassando ou não a quantidade ideal de comida mais facilmente.

6. Tire o chocolate de vista

Só ver aquela caixa de bombons em cima da geladeira já o deixa com fome, certo? Então tire tudo o que for tentador de sua vista. Ver comida deliciosa “disponível” faz com que seu organismo libere dopamina, o que pode causar uma vontade súbita de comer. A solução é guardar bem essas delícias e, de preferência, em lugares opacos, não em potes transparentes, onde você realmente não as veja.

7. Diga não para a TV na cozinha

Ter uma TV na cozinha ou levar seu laptop para lá só fazem com que você fique ainda mais tempo no lugar. E ficar ainda mais tempo na cozinha só pode significar uma coisa: você vai comer mais. Segundo um estudo recente, pessoas que comem vendo TV comem mais a cada refeição e fazem, em média, uma refeição a mais do que pessoas que comem longe do aparelho. Então, lugar de TV é na sala e da comida é na cozinha.

[Fonte: MSNBC]

3 comentários

  • Tatiana:

    ;O

  • Manuel Bravo:

    Isso é que são dicas para controlar a engorda! Muito bom artigo e muito obrigado.

  • Daniel Sugui:

    Outra coisa sobre TV: sua mente vai associar o fato de assitir TV à ação de comer, assim toda vez que estiver assistindo TV, vai sentir vontade de comer.

Deixe seu comentário!