Criação: Um filme sobre a vida de Charles Darwin

Publicado em 20.01.2010

filme criação trailer poster trama

O próprio título do filme já é uma provocação, evocando a guerra entre o criacionismo e o evolucionismo. O poster acima é outra, evocando a conhecida imagem da Capela Sistina, mas trocando o homem por um orangotando, nosso primo primitivo.

A singular capacidade de observar e de experimentar de Darwin levou-o a conclusões magníficas, que mudaram o rumo da ciência, desvinculando-a gradualmente dos dogmas religiosos e tornando-a essencialmente experimental: cada vez mais baseada em evidências e cada vez menos baseada na bíblia.

Mas suas vida era constantemente atormentada, cheia de tristezas, dificuldades e dilemas morais. E mesmo com muitos problemas ele foi o cientista mais influente do mundo até o momento.

filme criação trailer poster trama

O lado humanitário e cavalheiro de Darwin foi uma das coisas que mais me impressionou em sua biografia. Apesar de sofrer muito com a sua doença e ele foi muito ativo e generoso em sua comunidade. Apesar de ter chegado a ter 9 filhos, a perda de uma única menina o deixou completamente destruído.

Ele viveu várias décadas atormentado com a sua própria conclusão lógica de que a seleção natural, que descobriu, eliminava a possiblidade da existência de um Deus intervencionista que colocava animais sobre o nosso planeta quando lhe dava na telha.

Infelizmente ainda hoje há pessoas que negam a evolução, ignorando uma quantidade monstruosa de evidências científicas que atestam a sua inamovível credibilidade.

Tratando-se de Hollywood é difícil que o filme seja estritamente fiel à história deste grande cientista e humanitário, mas de qualquer maneira ele colocará em pauta o debate fundamental entre a evolução e o criacionismo e, talvez, ajude a converter alguns crentes.

Obrigado Slonik

Autor: Marcelo F. R.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

79 Comentários

  1. Esta eterna briga para convencer outros de que nosso modo de pensar é o certo vai contra a ciência que está em constante evolução e contra a religiosidade que de forma geral prega o respeito e amor ao próximo.

    Thumb up 2
  2. Olá!
    Eu sou Cristã. Não determino minha religião com a placa da uma “Igreja” como o mundo vê os cristãos, afinal é essa a ideia que os mesmos passam ao mundo. Enfim, eu sou encantada pela ciência, admiro Charles Darwin, porém, acima de tudo está o meu Deus. Podem criticar, dizerem o que quiserem. Eu não sou egoísta, pelo contrário, tenho muito amor ao meu próximo, amo Deus acima de todas as coisas e Charles Darwin assim como eu era um ser-humano, racional e que com capacidades claras conseguiu observar que a vida está em constante transformação. Deus não se contrapõe a ciência, é o homem com sua ignorância que quer questionar a si mesmo. Ninguém se contenta com as concepções alheias. Mas isso não é o pior, por que todos querem merítos por algo que qualquer um, com as mesmas condições, poderiam descobrir. É claro que existem as excessões. A ciência é uma ferramenta que serve para auxiliar, ajudar a humanidade. Assim como a religião deveria ser um norte para quem precise buscar a Deus. Eu, não preciso ir a igreja pra adorar a Deus. E não preciso ir a um laboratório pra ter conhecimento daquilo que posso pesquisar na internet ou em livros ou em qualquer que seja o meio que possa me auxiliar. Assim é a Bíblia que todos se referem. Ela sim, pode sim ter sido auterada, mas quem garante que todas as concepções cientificas são corretas ? Posso ter dito muitas bobagens, mas prefiro não ficar questionando. Eu prego aquilo que acho certo, alfinetar ideias contrárias não me fazem mais sábia. E mais, só sabemos o sabor de uma laranja quando a descascamos e a provamos. E isso é tudo!

    Thumb up 10
  3. A bíblia é o maior responsável por tornar ateu. O livro com mais vingança, adultério, incesto, violência, escravidão, infanticídio etc. já escrito. Se o papel fosse melhor eu me limparia com ele.

    Thumb up 18
  4. Após ler todos os comentários, acho que falta alguma coisa a ser dita sobre a evolução vs criação. Primeiramente, ao pensar sobre uma questão e outra preciso levar em consideração as condições em que ambas surgiram. Pesquisando sobre a história da humanidade, não em livros oficiais, mas em pequisas com uma metodologia séria, e quem acompanha ciência, ou faz ciência, sabe do que estou falando,percebemos que há uma condição determinante para as duas situações (criacionismo e evolucionismo). A condição a que me refiro é a capacidade que os ser humano possui de ter acesso a realidade somente com seus sentidos, ou seja, nós humanos não possuímos condições de observar a realidade sem a ajuda de instrumentos que dão maior alcance à visão, audição ou qualquer outra possibilidade natural que possuímos. Dito isto, quem têm o mínimo de sensatez pode inferir que, ao longo da história, muitas idéias que surgiram antes de haver um incremento instrumental da humanidade, foram forjadas equivocadamente, assim como a bíblia com suas idéias fantásticas e impossíveis, como qualquer outra construção baseada na convicção mitológica. Da mesma forma, é muito mais fácil acreditar em pessoas atuais, com uma capacidade maior de observação (cientistas), as quais contradizem e derrubam todos os mitos e equívocos que surgiram antes de havermos tido acesso a uma infinidade de instrumentos e muitos que estão por vir e, via de regra, poderão solucionar muitos mistérios que ainda não foram devidamente estudados. Quanto aos equívocos científicos que alguém citou como se tivesse consciência de processo, palavra esta que se aplica a uma situação de eterna construção, a qual estamos todos vinculados, podemos perceber que fazem parte dos primórdios da antropologia e, como história, apenas demonstram a capacidade que a ciência têm de se reestruturar para chegar a construções mais seguras, assim que as observações e conclusões podem ser aferidas. Darwin foi alguém que começou este processo de forma mais efetiva, mas não foi o primeiro. As conclusões que ele chegou acabariam surgindo de uma forma ou de outra, porque as evidências são muito grandes e constantes quando se observa a realidade, basta estar aberto e com a visão desembaçada por condições que não favorecem nem um pouco a razão, porque a religião funciona como uma amarra que obscurece a observação e engessa a inteligência, impedindo que a humanidade avance de forma mais rápida e precisa. São aspectos emotivos sobrepondo-se à razão, ou seja, muitos querem que suas convicções sejam realidade, deturpando a história e o processo evolutivo de nossas estruturas biopsicossociais.

    Thumb up 9
  5. Eu não vejo motivo pra tanta polêmica, é simples, veremos Deus como um principio ativo. Quem conhece as teorias da evolução sabem do que estou falando.
    Eu nao acho que não exista um Deus, só acho que ele não é tudo. Parece complicado pra quem tem uma criação baseada em alguem superior, baseada na Igreja, que prega suas doutrinas, suas proibições, achando que isso irá lhes salvar. Eu não quero que pensem o contrário, quem realmente acredita. Mas que não se enganem e não se esqueçam Deus, é um mito. Como todos os outros deuses que os gregos acreditavam e que o cristianismo com todo seu egoismo derrubou. Pode existir um Deus, ou não. A maioria acha que sim, mesmo não tendo nada além de palavras que foram traduzidas por anos e modificadas por cada lingua e etnia. E porque não achar que somos a evolução ? Que começamos através de um efeito simples ? Mesmo tendo as maiores evidências, mesmo muitos cientistas tentando provar isso, muitos ainda negam. E por isso, Charles Darwin foi considerados por cristãos um Cientista Maldito, porque ele foi “contra” Deus. Pode existir MIL DEUSES, isso vai depender da visão de cada um. E se você acha que acredita mesmo em Deus, por favor defina-o, se for capaz.

    Thumb up 5
  6. Tanta polêmica não sei para o quê ??!
    Acho que cada um tem o direito de acreditar no que bem entender …
    Pois,talvez o que é errado para você é correto para mim !
    Só não podemos descartar que Deus é a razão de tudo e que sem ele nada somos,e que Darwin foi um grande homem , que mudou a história , não só por suas descobertas , mas , pelo grande homem que foi !

    Thumb up 8
  7. “mas de qualquer maneira ele colocará em pauta o debate fundamental entre a evolução e o criacionismo e, talvez, ajude a converter alguns crentes”

    ————————————-
    Converter ? A quem ? Ao quê ? Depois dizem que os teísta é que são ignorantes…Que apresentação mediocre hein!

    Thumb up 7
  8. Oi meu nome é mariana e tenho 12 anos e estou no 7° ano e meu prof°Delton passou para minha turma esse filme,que nos tinhamos qe fazer um texto sobre o filme,muitas pessoas escreveram qe naum gostaram do filme e dormiram no filme,mais muintas pessoas gostaram e uma delas sou eu esse filme nos ajuda a cre em deus e tudo qu existe.

    Thumb up 3
  9. A vida nada mais é do que o próprio Universo tomando consciência de si mesmo.

    Thumb up 22
  10. blá blá blá… o homem fala muito e faz pouco Oo.
    Viva la “evolucion”..hehehehe

    Thumb up 2
  11. Arnaldo

    É fantástico o que acontece com a cabeça de quem acredita. Começam a achar que podem forçar a sua crença nos outros. E para isto, partem para um “vale tudo”. Começam a poluir fóruns com pregações, repetir à exaustão versículos de um livro arcaico e cheio de superstições.

    Pior ainda, começam a ver o mundo em “branco e preto”, é “eles” contra “o mundo”. E aí começa o fanatismo perigoso. Começam a queimar estátuas, atacar rituais religiosos só por que não são os de sua religião, e até ameaçar e matar pessoas por que acham que tem uma “moral superior”, que lhes dá direito a matar, torturar, ameaçar, achincalhar e fazer outros males.

    E no caminho, como Narciso da música, desprezam tudo que não for espelho. Tudo que questiona sua visão cosmológica é reputado como falso e negado. Pior ainda, inventam mentiras sobre a ciência, como temos visto aqui neste fórum mesmo. Inventam mentiras e as espalham.

    E são estes os “frutos do espírito”: intolerância, preconceito, ignorância, ódio, desrespeito, violência. Mas que espírito é este?

    Thumb up 29
  12. Nada faz sentido sem a existencia de Deus , porque por mas que apareçam conclusões cientificas ou teorias, nada se faz concreto quando nao evolve o plano de Deus . Ate porque nenhuumas dessea teorias de evolução por exemplo, foram completamente aceitas, não foram comprovadas. E por mais que alguns cientistas tentem desvendar esse mistério nunca conseguirão, porque eles ainda não acreditam que existe um Deus, ou melhor, O DEUS,o criador de todas as coisas.

    Thumb up 15
    • E a existência de Deus foi comprovada?Não?Foi comprovado que ele criou tudo?Não.É impossível comprovar a evolução agora , simplesmente por que é um processo que dura milhões de anos , o que você claramente não entende.Você e os outros criacionistas adora falar que as teorias da ciência não foram comprovadas , enquanto vocês mesmos acreditam em HIPÓTESES.HIPÓTESES são ideias SEM EVIDÊNCIA.TEORIAS são ideias COM EVIDÊNCIAS.O criacionismo foi nada mais que a primeira tentativa do homem de explicar o Universo , por este exato motivo é , também , a explicação mais simples possível.

      Thumb up 1
  13. Evolucionismo vs. criacionismo. Deus vs. ciência. Lamentável que tantas pessoas vejam isso como uma grande e insolucionável rivalidade. Sou cristã, diante mão. Vejo Deus em cada pedacinho desse planeta. Seja numa boa ação, seja na perfeição da natureza. Seja no predatismo do leão, que precisa matar pra sobreviver, seja na lei da gravitação universal ou na teoria da evolução. Ele rege tudo. Mas quando eu falo em Deus, não é o Deus que criou o mundo em 6 dias e descansou no sétimo. Não é no Deus que disse “Faça-se a luz” e a luz se fez. Acredito no Deus brilhante que criou as leis que regem a vida e o universo. No Deus que permitiu que a vida se fizesse a partir de um amontoado de proteína, que permitiu que seres procariontes pudessem dar origem aos eucariontes, e que, a partir destes, toda a vida do planeta evoluisse. Algo precisa ser simples para se tornar complexo. Esse é o caminho da vida. E, sem dúvida nenhuma, Deus está presente.
    O que é lamentável é que, para alguns, a Bíblia seja, de cabo a rabo, um livro que não possa ser contestado ou interpretado. Ela foi escrita por homens, falhos em sua natureza,que tentaram corresponder às expectativas de um momento histórico. Não digo que ela seja mais ou menos sagrada por isso, mas não consigo conceber a idéia da mulher ter nascido da costela de um homem, ou de que o homem tenha vindo literalmente do barro, ou ainda a idéia do pecado original. Pensemos! Usemos a lógica! Se o homem, com sua inteligência, foi capaz de desvendar tantos “mistérios”, se descobrimos que o raio ou o trovão não são manifestações dos deuses, que o mundo é resultado de bilhões de anos de uma lenta e sucessiva evolução, é porque Deus nos deu essa capacidade. Ele está em nós, em todas essas descobertas. Não há rivalidade entre Deus (não falo em religião) e ciência. Ambos são um só.

    Thumb up 45
  14. O filme perde também um pouco a sua força ao tratar, em muitos momentos, muito mais do conflito que Darwin sofre por acreditar que pode ter contribuído pelo agravamento da doença da filha, e pela suposta culpa que a mulher lhe infringe por causa disso, do que pelo conflito, supostamente, maior, causado pelo questionamento da existência de Deus e da dúvida em publicar ou não a “Teoria da Evolução”

    Thumb up 14
  15. Beim eu acho que o filme baseado no evolucionismo , pode ser verdade , sabe porcque ? porque alguns seculos atraz quem diria que nos conversariamos com pessoa do outro lado do mundo ? eu aqi no Brasil e conversar com “FULANO” no Japão e vcs sabe que isso eh capaz atraves e MSN , ORKUT , TWITTER , e outras coisas mais . Por que dizer que no futuro não possa existir o evolucionismo ??

    Pelomenos e o que eu acho … a pessoas tem que parar de ser ignorantes de futuro … eu acredito e creio em Deus mais tem acredito que o evolucionismo pode acontecer …

    Bjos para vcs’s e uma Boa Tardee ;*

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
voice-band-iphone-grande
Vire um compositor de rock simplesmente balbuciando batidas no celular

Você sempre sonhou e...

Fechar