Lute contra a timidez pensando positivo

Por , em 8.02.2010

É verão, carnaval, e algumas pessoas mal podem esperar para sair por aí, se divertir, conhecer gente nova e namorar. Mas nem todo mundo é assim – aliás, 60% da população é tímida. Até mesmo o bonitão David Beckham e a encantadora atriz Nicole Kidman confessaram ser extremamente envergonhados.

Tudo bem você ser tímido quando é criança – é até bonitinho. Mas quando você cresce o simples fato de ficar vermelho pode fazer você cair no conceito de muita gente (tanto do pretendente quanto do chefe). Pessoas confiantes não entendem a timidez, mas, de acordo com especialistas, ela pode ser o distúrbio ansioso da década.

Uma pesquisa nos Estados Unidos buscou as razões para a timidez. A conclusão foi que as pessoas aprendem a ser tímidas, não é algo de nascença, e sim desenvolvido na infância. É uma resposta natural para um mundo ameaçador. Podemos até mesmo aprende a timidez com nossos pais, a partir da própria falta de auto-estima deles. Qualquer humilhação sofrida na infância, como bullying, e traumas (do tipo pais se separando) também podem influenciar no comportamento de uma pessoa adulta.

A boa notícia é que se a timidez é um hábito, ela pode ser superada. Basicamente, você deve ignorar pensamentos pessimistas (“eu não sou bom o suficiente” ou “eu não queria estar aqui”) e , em vez disso, pensar positivo e em suas qualidades. Uma dica dos especialistas é fazer uma lista com suas qualidades e ler todos os dias durante um período de 21 dias.

Perder timidez pode ser difícil, mas não é impossível e você irá se surpreender com os resultados. Afinal, se a Nicole Kidman consegue andar por um tapete vermelho toda poderosa, você consegue acabar com sua timidez. Confira algumas dicas de especialistas:

  • Lembre-se que você não está sozinho. Mais da metade das pessoas que estão no mesmo lugar que você também são tímidas.
  • Assista uma comédia antes de sair para um lugar intimidador. Ficar com vergonha é difícil quando você está de melhor humor.
  • Tente controlar sua respiração.
  • Ajuste sua postura. Se você ficar reto e mais alto irá parecer, e se sentir, mais confiante.
  • Sorria e olhe as pessoas nos olhos. É difícil, mas uma vez que você consegue, você se sente mais relaxado e o seu interlocutor vai sentir mais simpatia em relação a você. A conversa irá fluir mais facilmente.
  • Pergunte coisas sobre seu interlocutor. O que ele acha de Avatar? Para que time ele torce? Conhecer mais a pessoa faz com que você se sinta mais confortável e ela também irá se sentir melhor. [Telegraph]

17 comentários

  • leo2505:

    Fiquei pensando: “E ae interlocutor, o que você acha do meu avatar?” huahuauhahuahua

  • Rafaela Kalina:

    Muito show a matéria ótimas dicas ^^ !
    Sou um pouco tímida, até ai normal né, o difícil é que eu tenho grandes tendencias a ficar vermelha, é muito ruim, vc vai falar com alguém ou apresentar algum trabalho na escola…e pummm…. vermelho total…no começo era mais difícil mais agora até o povo da escola já se acostumou em me ver vermelha então não é tão complicado…
    Vcs podiam fazer alguma matéria falando sobre as pessoas que tem essa tendencia a ficar vermelha quando estão nervosas ou com vergonha, e também como ajuda-las a superar isso!
    Seria legal ! ^^

  • Vitor7170:

    Trabalhe buscando a excelência em tudo na vida!!! Fazendo isso não terá tempo pra pensar besteira e/ou em preocupações inúteis!!

  • Gabriela dos santos:

    e o que openso tem a ver com acoes.

  • ExTimido:

    Sou tiimido tbm, oque causa minha timidez é que sempre antes de fazer algo eu penso muito, e acabo n fazendo, tem q levar as coisas pelo instinto, se eu levo as coisas no susto eu levo de boa, mais se eu ja tiver preparado eu me FODO mermo, Entao quando for cchegar numa menina nao pensa na cantada nem nada, chega e joga as ideias que vierem na cabeça… Se vc for pensar tipo decorar na hora vc vai tremer e gaguejar, ne atoa q a maioria dos muleke irracionais que nao tem mta capacidade de raciocinar nao possuem timidez…

  • thalwan:

    Acho dificiu deichar de ser timido mas contornar sim, com uma boa dise de diciplina é posssivel ter uma vida social equilibrada e auto-astral!
    As dicas são úteis hem!!

  • Márcio:

    Isso é muito interessante…
    engano a timidez com o humor…
    e tem me ajudado muito.
    parabéns pelo site!
    acompanho sempre!

  • Jonatas Felipe:

    Ops …… erro ortográfico… e dos graves
    kkkkkkkkkkkkkk

  • Luiz Carlos:

    um “extinto”???

  • r.o:

    aproveitem e visitem o blog
    http://www.pensa-positivo.blogspot.com

    :-))

  • António Toscano:

    Poxa, sou timido! obrigado por explicar tudinho.

  • Jonatas Felipe:

    Acho que timidez acima de tudo é um extinto, uma percepção do ser humano. Podemos citar o medo como um “primo” da timidez, assim como o medo a timidez tenta nos proteger contra forças desconhecidas ou até mesmo algo que posso colocar em risco a nossa sobrevivencia.

    Também sou timido, mas tenho superar iste medo dizendo para mim mesmo: Se relacione com as pessoas. Num primeiro momento seja um ator e depois com o passar do tempo e com o ganho de mais confiança seja você mesmo!

  • C:

    bem, concordo com os comentários acima e com a matéria, mas só acrescentando que infelizmente nos dias atuais em que os valores estão muito por baixo, e a competividade age em todos os cantos da vida… a timidez alem de ser uma consequência é uma opção alternativa, mas com certeza não a melhor….talvez se a maioria das pessoas fossem verdadeiras, cordiais e menos mesquinhas, apenas uns 20% da população seriam “timidoz”…

  • Rodrigo Knack:

    O que o Luiz disse é bem pertinente: a timidez nem sempre pode ser uma baixa autoestima, às vezes pode ser a sensação de não pertencer ao meio em que está.

    Para mim, estar em um lugar para conversar com as pessoas onde só se ouve papos fúteis sobre o Big Brother, sobre celebridades ou então gente que só fica discutindo as tragédias que passam no Jornal Nacional, é preferível não aparecer. É extremamente difícil encontrar, em locais com grande movimentação, pessoas que tenham realmente conteúdo para conversar.

    Eu acho que as pessoas deveriam ler mais o Hypescience!

    Ah, sim, também me considero meio doido, ou como diz, um ET, rsrsrs

  • eduardo:

    eu keria escrever aki, mas tô com vergonha….
    kkkkkkkkkkkkkk…

    Desde moleke eu era tímido… fui ficando mais tímido a medida q fui envelhecendo… hj, com 29 anos sou um pouco mais confiante…
    Uma dica é ir tentando fazer piadas… ou então zoar alguém perto de outras pessoas (q aceite ser zoado, é claro)… qnd esse tipo de zoação soar bem, tipo, se for engraçado, as pessoas ao redor vão achar graça e vc vai se sentir mais confortável com o ambiente…
    Só não exagere nas piadinhas, pq elas podem voltar contra o “feiticeiro” – você…

  • Luiz Carlos:

    O pior da timidez e q qto mais vc se esquiva mais feio fica.
    Eu me considero bem anti-social e devo isso ao fato de ser timido.
    Mas não concordo com essa historia de me achar pior q os outros, eu acho sim os outros dificeis de aguentar. Sei la, acho q sou algum tipo de doido! rs…

  • Flô:

    Caramba, sou MUITO tímida =x

    Vou seguir as dicas ;D

    Ótima matéria!

Deixe seu comentário!