Sete usos surpreendentes para o petróleo

Publicado em 28.02.2010

O petróleo é mais, muito mais do que a matéria prima dos combustíveis de automóveis. Na realidade dependemos pesadamente dos compostos provenientes do petróleo, que se transformam nos mais variados produtos de consumo.

Confira essa lista com sete usos surpreendentes da substância:

7. Batom

batom

Por muitos anos os cosméticos foram feitos apenas de produtos naturais mas, hoje, um dos principais ingredientes de maquiagens é o petróleo. Ele é a matéria-prima de componentes como o propileno glicol e os corantes. O petróleo é o responsável pela fixação e pelas cores vibrantes das maquiagens atuais.

6. Painéis solares

batom

A energia solar é limpa e faz com que as pessoas não usem mais combustíveis fósseis, certo? Nem tanto. Os painéis utilizados para capturar a luz solar são feitos de resina e plástico – produtos baseados em petróleo. As indústrias que produzem esses painéis estão pesquisando bioresinas para substituir os plásticos.

5. Poliéster

batom

Para muitas donas de casa, roupas que não ficam amassadas e não precisam ser passadas são de grande ajuda. Mas isso só acontece por causa do petróleo. A substância é usada para formar fibras de tecido em sua camisa sintética. A parte boa é que o poliéster pode ser reciclado. A parte ruim é que ele está bem fora de moda.

4. Chiclete

batom

Do que você pensava que ele era feito? Se você gosta da duração e da textura de sua goma de mascar então agradeça ao petróleo. As primeiras gomas de mascar derivavam de um látex conhecido como “chicle”, mas as atuais são feitas de polímeros – por isso os chicletes demoram para se decompor quando você os cospe na rua. Eles não são biodegradáveis.

3. Giz de cera

batom

Eles não são realmente feitos de cera. Grande choque, certo? Pelo menos não de cera natural. Eles são formados de parafina, a mesma substância que os surfistas usam em suas pranchas e que produtores de maçãs passam nas frutas para dar brilho a elas. Até mesmo o brilho do chocolate que você come por der do petróleo.

2. Aspirina

batom

Sua companheira pós-ressaca também é feita de petróleo. Pessoas as tomam para curar dores de cabeça, febre e para se prevenir de ataques cardíacos e derrames – e o remédio se mostrou ser um dos mais confiáveis. O famoso ácido acetisalícílico é um produto natural, mas outros componentes da aspirina, como o benzeno, é derivado do petróleo.

1. Meia-calça

batom

Elas possuem nylon lembra? Milhões de mulheres as usam todos os dias e mal sabem que estão se vestindo com petróleo. O nylon é um termo-plástico desenvolvido em 1935 por um químico chamado Wallace Carothers. Hoje o nylon está presente até nos paraquedas. [Live Science]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. Engraçado mesmo é ver que até seu corpo come petróleo, não sabia, mas comer petróleo eu imaginava que seria algo prejudicial pra saúde!

    Thumb up 4
  2. Agora tenho mais um motivo pra dizer pros meus colegas pararem de comer tanto chiclete,alem do fato(não sei se vocês sabem)de que usam uma gordura da pata do boi no preparo.
    Pra quem não sabe a pasta de dente também vem do petróleo,não se não tiver estinto de espuma não usem pasta(muita gente tentou isso)!

    Thumb up 4
  3. o engraçado e que é tudo bem inútil.. alguem ai vai morrer sem chiclete? –’ esse capitalismo selvagem acaba com tudo….

    Thumb up 11
    • nem tudo do artigo é inutil alias*

      Thumb up 4
    • e isso ai

      Thumb up 3
  4. Acredito que para um futuro bem próximo utilizaremos mais o pe-
    tróleo como combustivel em forma de pastilhas liberando gazes *
    e diminuindo peso na aviação, nos automóveis e em outros seto-_
    res da economia. . .

    Thumb up 4
  5. Em reposta a Manuel Bravo….

    Você leu sobre a teoria inorgânica do petróleo. A comunidade cientifica não aceita essa toeria por não ter um embassamento cientifico comprovado. A origem do petróleo é proveniente de material orgânico sim, ou seja, restos de pequenos organimos que viviam a milhões de anos atrás.

    Thumb up 12
  6. Manuel, uma referência de onde você leu isso seria de boa ajuda (mas se foi um powerpoint que você recebeu por e-mail nem perca o tempo de nos informar – risos)

    Thumb up 3
    • A teoria inorgânica da origem do petróleo existe, há muitos que a defendem, mas os ambientalistas e os fatalistas não gostam muito dela, de minha parte respeito a opinião dos outros, contudo acho as coisas não são tão simples como os que defendem a teoria orgânica ou os que defendem a teoria inorgânica!

      Thumb up 2
  7. Falando em petróleo, acabei de lêr um artigo que diz que o petróleo é abiótico e não fóssil, e que ele é produzido pelo magma da terra e
    que a sua produção não tem fim e que é eterna. Será verdade?
    Alguém me ajuda a desvendar se é mentira ou verdade? Um abraço.

    Thumb up 5
  8. Eu nao sei tem msm o benzeno, mais nao tomo aspirina pra nada, tem boatos que ele ate pode causar impotencia sexual, a cura pra tudo é sua alimentaçao, isso siim e verdade e o melhor remedio para sua dor de cabeça é a agua, fassa o teste se estiver com dor de cabeça beba bastante agua se puder ate dormir é otimo….

    Thumb up 5
  9. Dizem q o biscoito fandangos tb é feito de petróleo… será verdade? qnd eu era criança agente usava muito pra fazer bucha de balão… e funcionava… kkkkkkkkkkk

    Thumb up 5
  10. A aspirina não contém benzeno. O benzeno é utilizado na fabricação mas teoricamente não pode ser encontrado no produto final por ser tóxico.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
viciado sexo
Viciado em sexo: Como saber se você é um (a)

Como saber se a sua ...

Fechar