O universo em um clique

Por que você simplesmente não implode?

bósons férmions

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 4.03.2010 as 23:18

Share

Calma, não estamos sendo mal-educados. O mesmo princípio que faz com que estrelas anãs e de nêutron não implodam funciona para que pessoas não implodam, ou seja, que nossa matéria não colida – faz com que a matéria seja formada, principalmente de espaço vazio. Parece muito complexo? Nós explicamos:

O princípio da exclusão de Pauli prega que os férmions – um tipo de matéria como elétrons, prótons e nêutrons, por exemplo – não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo enquanto os bósons (por exemplo, fótons, partículas alfa e píons) não possuem essa propriedade.

Veja a imagem. A nuvem da direita é feita de férmions enquanto a da esquerda é de bósons. Quando a temperatura cai, os bósons se unem enquanto os férmions se afastam. As razões pelas quais essas leis se aplicam ainda são desonhecidas. Aparentemente, somos feitos de férmions, logo, não implodimos. [APOD]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

17 comentários

  1. Marcos Vinícius /

    Eu conheço algumas pessoas que seriam enormemente melhoradas por uma explosão.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. minha bicicleta é de alumínio, e eu gosto muito dela…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. raizo /

    Bom acho que nossa matéria se estabiliza devido as diferentes energias que a mesma possui como um todo.
    regendo a perfeita armonia. o interessante por exemplo é que até as diferenes emoções que apresentamos produzimos e emanamos energias diferentes. acho que são temporarias assim como uma determinada molecula surge e ao mesmo tempo deixa de existir. sei que não tem muito haver com a discução acima mas leva a refletir sobre o assunto.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. luffy /

    beem baseado na minha teoria de deslocamento subatomico , acredito que nao colidimos devido á força do magnetismo…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. WTF? Não entendi nada! O texto não tem nada a ver com implosão: Implosão é a fusão de elementos/partículas! ¬¬’
    Explosão é o afastamento das mesmas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. Luiz Renato Romanchuc /

    interresante mas não entendi nada

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. Ricardo /

    no minimo mal explicado

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  8. Elmo /

    prezados, informação é coisa séria; pior do que tentar informar algo já intrincado por natureza é fazer o que foi feito aqui… a imagem não diz nada e não se junta ao texto; o texto nada explica sobre implosão…
    é melhor não ter conteúdo do que tê-lo em baixa qualidade técnica
    Saudações

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. Helius Oliveira /

    mas hein!?!?!?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. Nolphir /



    Falow, vo escova os dentes….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  11. Cidadão comum /

    Vocês são todos loucos!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  12. Fee /

    O Fisico ta errado
    A materia pode se dividir entre fermions e bosons
    dentro dos fermions tao os hadrons e os leptons
    leptons tao os eletrons
    e hadrons tao os quarks
    os quarks formam os protons e neutrons
    2 quarks ups e um quark down forma o proton
    2 downs e 1 up forma o neutron

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  13. Físico /

    1º: protons e neutrons não são fermions, eles são barions.

    2º: particulas alfa não são bosons, é um nucleo de helio, logo um conjunto de barions

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  14. Lucas /

    hã?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  15. El loco /

    Que mané feito de Fermions, sou feito de Machions

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  16. mônica /

    num tindí quiqui eli falô! :s

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.