6 dicas científicas para seu casamento dar certo

Publicado em 28.10.2011

Enquanto os pesquisadores não criam a fórmula do amor, ou mesmo uma poção do amor, siga as dicas seguintes para fazer seu casamento durar. Não custa tentar, não é?

1 – Case com alguém que gaste como você

dinheiro

Se você é controlado com os seus gastos, mas se casa com alguém que sempre estoura o limite do crédito, é bem capaz que a sua paciência também estoure, e o casório vai por água abaixo. O professor de administração Scott Rick, da Universidade de Michigan, entrevistou mais de mil pessoas, casadas e solteiras, e verificou que as pessoas tendem a se casar com pessoas com tendências opostas de gastos. O estudo mostrou que eles também brigam mais por causa de dinheiro e, geralmente, estão insatisfeitos com sua união.

2 – Faça bastante sexo

Os pesquisadores Michelle Russell e James McNulty, da Universidade do Tennessee, verificaram que sexo frequente pode ajudar no casamento de pessoas neuróticas. Aqueles que mantêm uma rotina regular de relações sexuais estão tão satisfeitos quanto os casais com menos “neuroses”, segundo um estudo publicado por eles em outubro de 2010. Mesmo se o sexo não for muito bom no começo, mantenha a prática. Outro estudo mostrou que as relações melhoram com a idade. Homens com 50 anos se mostraram mais satisfeitos com sua vida sexual do que aqueles com 30 e poucos anos de idade, de acordo com uma pesquisa publicada em 2006.

3 – Fale mais “obrigado” e “nós”

Em 2007, pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona perguntaram a casais se eles se mostravam gratos pelas tarefas realizadas por seus parceiros. A maioria disse que se sentia grato, mas não demonstrava para o outro, pensando que “eles deveriam saber”. Os resultados mostraram que aqueles que compartilhavam e ouviam estes sentimentos de apreço guardavam menos rancor em relação à tarefas mal compartilhadas (pense no quanto de louça você não ajuda o(a) seu(sua) parceiro(a) lavar). Eles também estão mais felizes em seus relacionamentos.

Além de dizer mais “obrigado”, está na hora de usar mais vezes a palavra “nós”. Um estudo publicado em um periódico internacional de psicologia, em 2009, mostrou que as esposas e maridos que usavam palavras como “nós” ou “nosso”, quando falavam sobre um assunto conflituoso, também demonstravam mais carinho. Isso diminuía comportamentos raivosos e os níveis de estresse psicológico durante uma briga.

4 – Resolva-se logo

Se o seu parceiro te irrita agora, o futuro de vocês é desanimador. A insatisfação com os “defeitos” aumenta com o tempo em que estão juntos. Pesquisadores entrevistaram 800 pessoas sobre seu nível de “negatividade” em relação ao parceiro, aos filhos e aos amigos. Os companheiros ficaram no topo da lista como os mais irritantes. E a tendência era piorar com o tempo. Contudo, isso pode ser algo normal em todos os relacionamentos. “Como este era um padrão entre a grande maioria dos participantes, percebemos que é algo normativo. Não é fora do comum”, disse o líder do estudo, Kira Birditt, do Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Michigan.

5 – Seja durão

O professor de psicologia James McNulty, da Universidade do Tennessee, verificou que o combustível de alguns casamentos são as atitudes negativas. Acredite se quiser. Para alguns casais com muitos problemas, o melhor jeito de “melhorar” o casamento é botar a culpa um no outro, mandar o outro mudar e perdoar menos.

Segundo ele, essencialmente, casais felizes se comportam de maneiras que, ao invés de fazê-los mais contentes, apenas refletem seu contentamento. Já os casais insatisfeitos, se tentam fazer o mesmo, acabam piorando o relacionamento com o tempo. McNulty diz que, nestes casos, botar a culpa no outro pode estimular o casal a mudar.

6 – Se esforce

O amor pode durar se você se esforçar para fazê-lo perpetuar. Um estudo de 2009 analisou respostas de seis mil pessoas, incluindo casais recém-formados e outros que estavam há décadas juntos. Um número surpreendente de pessoas respondeu que ainda estava apaixonado pelo companheiro mesmo depois de um longo tempo.

E qual o segredo? Esforço. Estes casais felizes disseram que dedicavam tempo um ao outro e conseguiam resolver conflitos com calma e compreensão. O estudo mostrou que novas experiências estimulavam a produção de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina, que estão em altas concentrações no cérebro no começo dos relacionamentos. Conclusão: se esforce para cuidar de seu parceiro, para amá-lo e para nunca deixar o relacionamento cair na rotina. [LiveScience]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

67 Comentários

    • Quando seu parceiro ou sua parceira não diz EU TE AMO, EU GOSTO DE VOCÊ, TE ELOGIA EM ALGO, há isso nos desgasta. Quando você descobre que após 2 anos de casamento sua esposa não quer mais estudar, não quer arrumar outro emprego melhor, ficar sempre na mesma, desgasta. Atualmente estou com 99% de certeza q devo terminar o casamento. Faço faculdade, sempre luto por algo melhor. Meu Deus me ajuda!!!!!

      Thumb up 10
  1. PRO SEU CASAMENTO DAR CERTO RESPONDA A SEGUINTE QUESTÃO:

    Quero ser aquele que sempre tem a razão ou realmente quero ser alguém feliz?

    Thumb up 25
  2. Depois de 37 anos casada c\ o mesmo homem eu paro e penso;Valeram as penas sofridas?. Mentiras, traições e desrrespeitos da parte dele. Lutei p\ajuda-lo a criar e estudar nossos filhos q ñ pediram p\ nascer.Nós humanos somos dificeis de conviver, de tolerar, só usando de muita sabedoria.É uma guerra onde ñ há vencidos e nem vencedores.Se casamento fosse uma beleza p\ qualquer uma das partes ñ precisaria de juíz, testemulha e documentações, casamento é negócio como qualquer outra transação comercial q envolvem duas partes interesadas , onde uma é capaz de roubar a outra, nem q seja só os melhores anos de suas vidas. Amor é o q menos se tem, muitos casamentos sem amor dão certo, e muitos c\ amor dão errado.

    Thumb up 34
  3. Nao, estou ja me separando, praticamente faco tudo isso para minha mulher, e ela ainda tem frescuras, tem tudo, carro do ano, dinheiro, sexo, amor, atencao, tudo que voces imaginar, mas ela ainda fala… ah infeliz, acho que vou separar, so nao faco isso, porque ela e boa, gostosa, o resto, eu supero.

    Thumb up 8
    • E isso mesmo amor? Que lindo, e tao burro, foi tomar banho, e deixou a pagina aberta, pois fique sabendo, que nao era isso que eu queria, era outra coisa que voce nao faz bem, e seu irmao faz muito bem.. Por isso que eu quero carro novo para sair com ele, dinheiro para sair com ele, mais sexo com ele, e amor que ele tem grande.. e ele nao fica com essas coisas, so para deixar claro, tudo bem amor? Agora vou dormir, que amanha e dia do divocio..

      Thumb up 40
    • gostei to no mesmo barco com um infeliz kkkk

      Thumb up 3
  4. È MEU QUERIDO NEY GLAUBER!
    PARECE QUE VC APRENDEU COM A SEPARAÇÃO!TUDO ISTO QUE VC FALOU É VERDADE.POSSO TE DIZER,PORQUE JÁ PASSEI POR ISSO!PARECE QUE ESTOU VENDO O MEU EX-MARIDO FALANDO!!!DEPOIS,QUE APRONTOU POUCAS E BOAS COMIGO,SE ARREPENDEU!E OLHA,QUE NÃO FOI POR FALTA DE AVISO E CONVERSA!!!SEMPRE MACHISTA,ARROGANTE E PREPOTENTE,ACHOU QUE ÉRA O DONO DA SITUAÇÃO E PODIA FAZER O QUE BEM ENTENDER!!!! ME SEPAREI DELE,POIS,COMECEI A VER QUE SÓ EU É QUE ESTAVA CASADA E COM COMPROMISSO,CASA,FILHO,TRABALHO,CONTAS A PAGAR,ETC… ISTO FOI ME DESGASTANDO E ME IRRITANDO MUITO!POIS,VIA NA CARA DELE A FALTA DE COMPANHEIRISMO E LEALDADE PARA COMIGO! MUITO EGOCÊNTRICO! HOJE,ME RELACIONO COM UM RAPAZ,MAIS NOVO QUE MEU EX-MARIDO,QUE APESAR DE TER MENOS IDADE,SE MOSTRA MUITO MAIS MEU AMIGO,COMPANHEIRO E AMANTE NA CAMA(COISA QUE FALTAVA E EU ADORO NO RELACIONAMENTO:SEXO). È MEU QUERIDO! APRENDI QUE A GENTE SÓ LEVA DESSA VIDA,A VIDA QUE AGENTE LEVA! REALMENTE UMA SEPARAÇÃO É DOLOROSA PRA AMBAS AS PARTES,AINDA MAIS QUANDO SE TEM FILHO!!!! MAIS,BOLA PRA FRENTE!!!! UM ABRAÇO…

    Thumb up 9
    • - Não tivemos filhos.
      - Nossa separação foi atípica. Nos amávamos, mas sabíamos da nossa incompatibilidade (Infelizmente o AMOR NÃO é tudo).
      - Não aprontamos um com outro “poucas e boas”. Durante 03 anos e 06 meses (esses 06 meses após a separação), fomos EXCLUSIVOS um para o outro (Mas FIDELIDADE também não é tudo).
      - A nossa fidelidade não era apenas uma questão de respeito/princípio. Nós não precisávamos de experiências extras, pois éramos bons amantes (Mas SEXO também não é tudo).
      - Machista, arrogante e prepotente – SIM (Um pouco de cada)

      - ENTÃO O QUE FALTOU????

      SIMPLES: Os detalhes. Os mais simples e “insignificantes” detalhes.
      VEJA: “Se todos os dias você não comer o bom e velho ARROZ COM FEIJÃO, pouco vai adiantar se uma vez por mês você for ao restaurante do Chefe Alain Ducasse no Plaza Athénée em Paris ou saborear o lendário WAGYU BEEF, no Aragawa, Tokyo; tudo acompanhado por uma garrafa de Château Lafite Rothschild – 1787. Seu corpo (CASAMENTO) não vai resistir e TUDO ACABA.”

      Nunca vamos saber se realmente aprendemos algo, até o momento em que formos colocados à prova. Se aprendi? AINDA NÃO SEI.

      Um beijo carinhoso e obrigado pela sua mensagem… E BOLA PRA FRENTE!!!

      Thumb up 12
  5. SE É H X M TA VALENDO, SÓ NÃO VALE DANÇAR HOMEM COM HOMEM NEM MULHER COM MULHER O RESTO VALE (JÁ DIZIA O VELHO TIM)

    Thumb up 5
  6. Do jeito que essas mulé tão tudo loca, pega meu carro logo e vai embora caramba! ò_ó

    Thumb up 5
  7. eu gostei mais da primeira, agora tenho a 7 – nao ficar olhando muito para a vizinha;;;;

    Thumb up 1
  8. minha esposa é um porre, totalmente o contrário de mim, certinha, controlada e previsível, ao passo que eu sou anárquico, egocêntrico, sedento de poder, etc. Eu a admiro pelas qualidades que ela tem e que eu não consigo ter. Que se danem os defeitos dela. Espero que ela leia isto dia desses!

    Thumb up 22
    • Edu, não sou muito certinha mas gostaria de dizer-lhe que para nós deu muito certo quando observavamos o outro e com afinco conseguíamos modificar algum comportamento nosso. Não é ficar igual ao outro, mas aprender pelo exemplo do outro um comportamento novo que era bom para os dois. E, principalmente, não usar a expressão “não consigo ter” porque já é o começo de um final sem vitórias. Afinal somos seres humanos pensantes que temos a capacidade de fazer qualquer coisa. E porque não fazer por aquela criatura que a gente gosta e que queremos bem perto da gente?

      Thumb up 14
  9. Estou completando hoje 24 anos de casado! Tenho 42 anos e 3 filhos. Meus filhos já justificariam meu casamento. Alguém poderia dizer que pode-se ter filhos sem um casamento, e eu concordo, mas criá-los com equilíbrio sem a figura constante de um pai e uma mãe, creio que seria infinitamente mais difícil. Um casamento duradouro passa obrigatoriamente pelo perdão, companheirismo, diálogo, aceitação de se estar enganado às vezes, silenciar-se muitas vezes, não tomar decisões com a cabeça quente, acreditar que toda a vida não se resume em apenas um momento, melhorar a partir do agora, e tantas outras coisas. Qdo somos mais jovens não conseguimos olhar para o futuro como um tempo que será presente, mas no futuro, qta diferença se temos uma família ajustada para compartilhá-lo, ao invés de sermos apenas nós mesmos!

    Thumb up 55
  10. caSAR não é uma prisão, assim como estar solteiro nao significa q vc eh totalmente livre pra fazer o que bem entender….pra quem vive solteiro e gosta, q bom, pra quem vive casado e gosta, q bom, pra quem não queria estar solteiro e está e pra quem não queria estar casado e está, meus sentimentos!!!!….

    Thumb up 13
  11. “o casamento permite que você irrite uma pessoa especial pelo resto da sua vida.”

    Thumb up 46
    • Coitada de sua companheira se é que vc conseguiu ter alguém com essse jeito de ser. Cuidado pq ser irritante dá impotência e câncer na língua.

      Thumb up 12
    • Olá Vitoria Del Grande.
      Sou casado.
      Tenho 5 filhos e 1 neta.
      Sucesso!

      Thumb up 4
  12. Sou casada, tenho 2 filhos, assumo que existem dias em que me arrependo de ter me casado.. Mais logo paro e penso quantas coisas boas acontecem quando somos casados com a pessoa que amamos.. Não me imagino longe do meu amor.. Não importa quantas críticas surjam sobre o casamento, que são muitas.. Desde que seja com amor e tolerância, vale muito a pena!!

    Thumb up 28
    • Nastassia, ser casada é tudo de bom não é mesmo? Aliás, os altos e baixos do casamento ajudam a gente a se renovar e se superar tirando o relacionamento da mesmice. Tenho 33 filhos e adoro os 4 aqui de casa.

      Thumb up 6
    • Concordo Plenamente! Não existe NADA nesse mundo que seja perfeito.. O casamento, da mesma forma que a solteirice, tem seus pontos positivos e negativos, como tudo nesta vida..

      Thumb up 4
  13. Quero ser sempre feliz com a minha esposa, amo muito ela e isso e o que importa.

    Thumb up 25

Envie um comentário

Leia o post anterior:
10
A ciência da morte: 10 histórias que vem dos túmulos e além

A ciência também pod...

Fechar