6 dicas científicas para seu casamento dar certo

Por , em 28.10.2011

Enquanto os pesquisadores não criam a fórmula do amor, ou mesmo uma poção do amor, siga as dicas seguintes para fazer seu casamento durar. Não custa tentar, não é?

1 – Case com alguém que gaste como você

Se você é controlado com os seus gastos, mas se casa com alguém que sempre estoura o limite do crédito, é bem capaz que a sua paciência também estoure, e o casório vai por água abaixo. O professor de administração Scott Rick, da Universidade de Michigan, entrevistou mais de mil pessoas, casadas e solteiras, e verificou que as pessoas tendem a se casar com pessoas com tendências opostas de gastos. O estudo mostrou que eles também brigam mais por causa de dinheiro e, geralmente, estão insatisfeitos com sua união.

2 – Faça bastante sexo

Os pesquisadores Michelle Russell e James McNulty, da Universidade do Tennessee, verificaram que sexo frequente pode ajudar no casamento de pessoas neuróticas. Aqueles que mantêm uma rotina regular de relações sexuais estão tão satisfeitos quanto os casais com menos “neuroses”, segundo um estudo publicado por eles em outubro de 2010. Mesmo se o sexo não for muito bom no começo, mantenha a prática. Outro estudo mostrou que as relações melhoram com a idade. Homens com 50 anos se mostraram mais satisfeitos com sua vida sexual do que aqueles com 30 e poucos anos de idade, de acordo com uma pesquisa publicada em 2006.

3 – Fale mais “obrigado” e “nós”

Em 2007, pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona perguntaram a casais se eles se mostravam gratos pelas tarefas realizadas por seus parceiros. A maioria disse que se sentia grato, mas não demonstrava para o outro, pensando que “eles deveriam saber”. Os resultados mostraram que aqueles que compartilhavam e ouviam estes sentimentos de apreço guardavam menos rancor em relação à tarefas mal compartilhadas (pense no quanto de louça você não ajuda o(a) seu(sua) parceiro(a) lavar). Eles também estão mais felizes em seus relacionamentos.

Além de dizer mais “obrigado”, está na hora de usar mais vezes a palavra “nós”. Um estudo publicado em um periódico internacional de psicologia, em 2009, mostrou que as esposas e maridos que usavam palavras como “nós” ou “nosso”, quando falavam sobre um assunto conflituoso, também demonstravam mais carinho. Isso diminuía comportamentos raivosos e os níveis de estresse psicológico durante uma briga.

4 – Resolva-se logo

Se o seu parceiro te irrita agora, o futuro de vocês é desanimador. A insatisfação com os “defeitos” aumenta com o tempo em que estão juntos. Pesquisadores entrevistaram 800 pessoas sobre seu nível de “negatividade” em relação ao parceiro, aos filhos e aos amigos. Os companheiros ficaram no topo da lista como os mais irritantes. E a tendência era piorar com o tempo. Contudo, isso pode ser algo normal em todos os relacionamentos. “Como este era um padrão entre a grande maioria dos participantes, percebemos que é algo normativo. Não é fora do comum”, disse o líder do estudo, Kira Birditt, do Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Michigan.

5 – Seja durão

O professor de psicologia James McNulty, da Universidade do Tennessee, verificou que o combustível de alguns casamentos são as atitudes negativas. Acredite se quiser. Para alguns casais com muitos problemas, o melhor jeito de “melhorar” o casamento é botar a culpa um no outro, mandar o outro mudar e perdoar menos.

Segundo ele, essencialmente, casais felizes se comportam de maneiras que, ao invés de fazê-los mais contentes, apenas refletem seu contentamento. Já os casais insatisfeitos, se tentam fazer o mesmo, acabam piorando o relacionamento com o tempo. McNulty diz que, nestes casos, botar a culpa no outro pode estimular o casal a mudar.

6 – Se esforce

O amor pode durar se você se esforçar para fazê-lo perpetuar. Um estudo de 2009 analisou respostas de seis mil pessoas, incluindo casais recém-formados e outros que estavam há décadas juntos. Um número surpreendente de pessoas respondeu que ainda estava apaixonado pelo companheiro mesmo depois de um longo tempo.

E qual o segredo? Esforço. Estes casais felizes disseram que dedicavam tempo um ao outro e conseguiam resolver conflitos com calma e compreensão. O estudo mostrou que novas experiências estimulavam a produção de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina, que estão em altas concentrações no cérebro no começo dos relacionamentos. Conclusão: se esforce para cuidar de seu parceiro, para amá-lo e para nunca deixar o relacionamento cair na rotina. [LiveScience]

68 comentários

  • hema:

    Olá …
    Hoje em dia muitos estão se preparando para um casamento, mas poucos estão se preparando para viverem um casamento.

  • Thel Martins:

    Não sou casado, mas espero que essas dicas funcionem quando eu casar!

    • mariobrossss:

      Quando seu parceiro ou sua parceira não diz EU TE AMO, EU GOSTO DE VOCÊ, TE ELOGIA EM ALGO, há isso nos desgasta. Quando você descobre que após 2 anos de casamento sua esposa não quer mais estudar, não quer arrumar outro emprego melhor, ficar sempre na mesma, desgasta. Atualmente estou com 99% de certeza q devo terminar o casamento. Faço faculdade, sempre luto por algo melhor. Meu Deus me ajuda!!!!!

  • VIVA A VIDA!:

    PRO SEU CASAMENTO DAR CERTO RESPONDA A SEGUINTE QUESTÃO:

    Quero ser aquele que sempre tem a razão ou realmente quero ser alguém feliz?

  • gloria:

    Depois de 37 anos casada c\ o mesmo homem eu paro e penso;Valeram as penas sofridas?. Mentiras, traições e desrrespeitos da parte dele. Lutei p\ajuda-lo a criar e estudar nossos filhos q ñ pediram p\ nascer.Nós humanos somos dificeis de conviver, de tolerar, só usando de muita sabedoria.É uma guerra onde ñ há vencidos e nem vencedores.Se casamento fosse uma beleza p\ qualquer uma das partes ñ precisaria de juíz, testemulha e documentações, casamento é negócio como qualquer outra transação comercial q envolvem duas partes interesadas , onde uma é capaz de roubar a outra, nem q seja só os melhores anos de suas vidas. Amor é o q menos se tem, muitos casamentos sem amor dão certo, e muitos c\ amor dão errado.

  • Paull:

    Nao, estou ja me separando, praticamente faco tudo isso para minha mulher, e ela ainda tem frescuras, tem tudo, carro do ano, dinheiro, sexo, amor, atencao, tudo que voces imaginar, mas ela ainda fala… ah infeliz, acho que vou separar, so nao faco isso, porque ela e boa, gostosa, o resto, eu supero.

    • Ashley:

      E isso mesmo amor? Que lindo, e tao burro, foi tomar banho, e deixou a pagina aberta, pois fique sabendo, que nao era isso que eu queria, era outra coisa que voce nao faz bem, e seu irmao faz muito bem.. Por isso que eu quero carro novo para sair com ele, dinheiro para sair com ele, mais sexo com ele, e amor que ele tem grande.. e ele nao fica com essas coisas, so para deixar claro, tudo bem amor? Agora vou dormir, que amanha e dia do divocio..

    • juscelene:

      gostei to no mesmo barco com um infeliz kkkk

  • drilove:

    È MEU QUERIDO NEY GLAUBER!
    PARECE QUE VC APRENDEU COM A SEPARAÇÃO!TUDO ISTO QUE VC FALOU É VERDADE.POSSO TE DIZER,PORQUE JÁ PASSEI POR ISSO!PARECE QUE ESTOU VENDO O MEU EX-MARIDO FALANDO!!!DEPOIS,QUE APRONTOU POUCAS E BOAS COMIGO,SE ARREPENDEU!E OLHA,QUE NÃO FOI POR FALTA DE AVISO E CONVERSA!!!SEMPRE MACHISTA,ARROGANTE E PREPOTENTE,ACHOU QUE ÉRA O DONO DA SITUAÇÃO E PODIA FAZER O QUE BEM ENTENDER!!!! ME SEPAREI DELE,POIS,COMECEI A VER QUE SÓ EU É QUE ESTAVA CASADA E COM COMPROMISSO,CASA,FILHO,TRABALHO,CONTAS A PAGAR,ETC… ISTO FOI ME DESGASTANDO E ME IRRITANDO MUITO!POIS,VIA NA CARA DELE A FALTA DE COMPANHEIRISMO E LEALDADE PARA COMIGO! MUITO EGOCÊNTRICO! HOJE,ME RELACIONO COM UM RAPAZ,MAIS NOVO QUE MEU EX-MARIDO,QUE APESAR DE TER MENOS IDADE,SE MOSTRA MUITO MAIS MEU AMIGO,COMPANHEIRO E AMANTE NA CAMA(COISA QUE FALTAVA E EU ADORO NO RELACIONAMENTO:SEXO). È MEU QUERIDO! APRENDI QUE A GENTE SÓ LEVA DESSA VIDA,A VIDA QUE AGENTE LEVA! REALMENTE UMA SEPARAÇÃO É DOLOROSA PRA AMBAS AS PARTES,AINDA MAIS QUANDO SE TEM FILHO!!!! MAIS,BOLA PRA FRENTE!!!! UM ABRAÇO…

    • NEY GLAUBER:

      – Não tivemos filhos.
      – Nossa separação foi atípica. Nos amávamos, mas sabíamos da nossa incompatibilidade (Infelizmente o AMOR NÃO é tudo).
      – Não aprontamos um com outro “poucas e boas”. Durante 03 anos e 06 meses (esses 06 meses após a separação), fomos EXCLUSIVOS um para o outro (Mas FIDELIDADE também não é tudo).
      – A nossa fidelidade não era apenas uma questão de respeito/princípio. Nós não precisávamos de experiências extras, pois éramos bons amantes (Mas SEXO também não é tudo).
      – Machista, arrogante e prepotente – SIM (Um pouco de cada)

      – ENTÃO O QUE FALTOU????

      SIMPLES: Os detalhes. Os mais simples e “insignificantes” detalhes.
      VEJA: “Se todos os dias você não comer o bom e velho ARROZ COM FEIJÃO, pouco vai adiantar se uma vez por mês você for ao restaurante do Chefe Alain Ducasse no Plaza Athénée em Paris ou saborear o lendário WAGYU BEEF, no Aragawa, Tokyo; tudo acompanhado por uma garrafa de Château Lafite Rothschild – 1787. Seu corpo (CASAMENTO) não vai resistir e TUDO ACABA.”

      Nunca vamos saber se realmente aprendemos algo, até o momento em que formos colocados à prova. Se aprendi? AINDA NÃO SEI.

      Um beijo carinhoso e obrigado pela sua mensagem… E BOLA PRA FRENTE!!!

  • Mario:

    vou te contar viu.

  • Mario:

    SE É H X M TA VALENDO, SÓ NÃO VALE DANÇAR HOMEM COM HOMEM NEM MULHER COM MULHER O RESTO VALE (JÁ DIZIA O VELHO TIM)

  • Gui Melo:

    Do jeito que essas mulé tão tudo loca, pega meu carro logo e vai embora caramba! ò_ó

  • borokotofo:

    gostei mais da segunda dica o jeito é dar um créu mesmo

  • marcos:

    eu gostei mais da primeira, agora tenho a 7 – nao ficar olhando muito para a vizinha;;;;

  • edufernandes:

    minha esposa é um porre, totalmente o contrário de mim, certinha, controlada e previsível, ao passo que eu sou anárquico, egocêntrico, sedento de poder, etc. Eu a admiro pelas qualidades que ela tem e que eu não consigo ter. Que se danem os defeitos dela. Espero que ela leia isto dia desses!

    • Vitória Del Grande:

      Edu, não sou muito certinha mas gostaria de dizer-lhe que para nós deu muito certo quando observavamos o outro e com afinco conseguíamos modificar algum comportamento nosso. Não é ficar igual ao outro, mas aprender pelo exemplo do outro um comportamento novo que era bom para os dois. E, principalmente, não usar a expressão “não consigo ter” porque já é o começo de um final sem vitórias. Afinal somos seres humanos pensantes que temos a capacidade de fazer qualquer coisa. E porque não fazer por aquela criatura que a gente gosta e que queremos bem perto da gente?

  • Mateine:

    Estou completando hoje 24 anos de casado! Tenho 42 anos e 3 filhos. Meus filhos já justificariam meu casamento. Alguém poderia dizer que pode-se ter filhos sem um casamento, e eu concordo, mas criá-los com equilíbrio sem a figura constante de um pai e uma mãe, creio que seria infinitamente mais difícil. Um casamento duradouro passa obrigatoriamente pelo perdão, companheirismo, diálogo, aceitação de se estar enganado às vezes, silenciar-se muitas vezes, não tomar decisões com a cabeça quente, acreditar que toda a vida não se resume em apenas um momento, melhorar a partir do agora, e tantas outras coisas. Qdo somos mais jovens não conseguimos olhar para o futuro como um tempo que será presente, mas no futuro, qta diferença se temos uma família ajustada para compartilhá-lo, ao invés de sermos apenas nós mesmos!

  • Instigante:

    caSAR não é uma prisão, assim como estar solteiro nao significa q vc eh totalmente livre pra fazer o que bem entender….pra quem vive solteiro e gosta, q bom, pra quem vive casado e gosta, q bom, pra quem não queria estar solteiro e está e pra quem não queria estar casado e está, meus sentimentos!!!!….

  • Constancio:

    “o casamento permite que você irrite uma pessoa especial pelo resto da sua vida.”

    • Vitória Del Grande:

      Coitada de sua companheira se é que vc conseguiu ter alguém com essse jeito de ser. Cuidado pq ser irritante dá impotência e câncer na língua.

    • Constancio:

      Olá Vitoria Del Grande.
      Sou casado.
      Tenho 5 filhos e 1 neta.
      Sucesso!

  • Natássia:

    Sou casada, tenho 2 filhos, assumo que existem dias em que me arrependo de ter me casado.. Mais logo paro e penso quantas coisas boas acontecem quando somos casados com a pessoa que amamos.. Não me imagino longe do meu amor.. Não importa quantas críticas surjam sobre o casamento, que são muitas.. Desde que seja com amor e tolerância, vale muito a pena!!

    • Vitória Del Grande:

      Nastassia, ser casada é tudo de bom não é mesmo? Aliás, os altos e baixos do casamento ajudam a gente a se renovar e se superar tirando o relacionamento da mesmice. Tenho 33 filhos e adoro os 4 aqui de casa.

    • Natássia:

      Concordo Plenamente! Não existe NADA nesse mundo que seja perfeito.. O casamento, da mesma forma que a solteirice, tem seus pontos positivos e negativos, como tudo nesta vida..

  • Fulvio Angelo nunes:

    Quero ser sempre feliz com a minha esposa, amo muito ela e isso e o que importa.

  • eder:

    Pra voces que disfarcam com essas criticas que casamento e isso ou aquilo, acreditam que sao muito jovens ainda e tambem egoistas ou porque tem muito medo de encarrar a vida de forma mais responsavel.

  • NEY GLAUBER:

    NÃO BRIGAR….
    NÃO DISCUTIR….

    CONVERSAR NA HORA CERTA (Nunca na hora da raiva.. você perde a razão e age pelo instinto)
    CONVERSAR DA MANEIRA CORRETA (Não é o que se diz, mas como se diz)

    se você pensar bem, quantas brigas são por questões elementares, insignificantes….

    Não é uma briga que termina o casamento… é com o conjunto da obra…

    É preciso entender a diferença entre os DESEJOS masculinos e OS DESEJOS femininos.

    Nós, homens, precisamos nos sentir com a AUTORIDADE.. com a DECISÃO, no COMANDO… (Mulheres..nos permitam essa FANTASIA – ela não desmerece vocês)

    As MULHERES, penso eu, precisam se sentir ÚNICAS, DESEJADAS, AMADAS, ELOGIADAS, QUE NOS IMPORTEMOS COM ELAS. O SONHO DA PRINCESA E DO PRÍNCIPE ENCANTADO NUNCA SAIU DA ALMA DAS MULHERES (Embora digam que isso não existe mais – MENTIRA)- Nós, homens, devemos deixar de lado o arquétipo do MACHÃO – (Essa figura só é desejada pelas mulheres NA CAMA e em momentos de DEFENDER A PESSOA AMADA” – façamos isso SEMPRE. É ISSO QUE ESPERAM DE NÓS) Brutalidade no dia-a-dia não rola…Desconfio que os “MACHÕES” do cotidiano, sejam DONZELAS na CAMA.

    Demonstrar AMOR, CARINHO, ELOGIO e AFETO não nos torna pederasta. Ser GENTIL, CAVALHEIRO, puxar a cadeira, servir o vinho, abrir a porta do carro, TOCAR EM SEU ROStO, AFAGAR SEUS CABELOS e oferecer uma UMA ROSA não nos diminui… NOS ENGRANDECE.

    IMPORTANTE… nunca esquecer de presentear. Saiba escolher o presente. Não é a coisa… e a FANTASIA.

    CONQUISTE A SUA ESPOSA TODOS OS DIAS.

    “Fui casado e hoje sou separado… eu também achava besteira tudo isso que escrevi – EU ESTAVA ERRADO”

    • Vitória Del Grande:

      Muito bom, feliz a moça que cruzar seu caminho e tocar seu coração. Com certeza ela está aí em algum lugar e você vai reconhecê-la.Você tem razão os papés homem e mulher estão confusos. O que deve rolar é uma troca constante, é alimentar a alegria do outro, ter projetos na mesma direção. Continue buscando.

    • NEY GLAUBER:

      Obrigado!
      Você tocou em um ponto fundamental: ALEGRIA.

      Não pode haver bom relacionamento entre pessoas com Calundu & Cacoré – A consubstanciação da enfezação parafraseando o Gênio da MBP – Elomar,

  • nml:

    Subliminar: ‘Dicas para o seu casamento dar certo’… daí na foto aparece um cara entregando o cartão de crédito para uma mulher!!! Faltou ainda uma palavrinha sobre dois assuntinhos menores: TPM e SOGRA!

    • NEY GLAUBER:

      Como vc sabe se não foi a mulher entregando o cartão para o homem? O que a imagem representa é o compartilhamento dos gastos. O cartão está SEGURO pelos dois.

    • nml:

      tanto faz se ELA está PEGANDO ou DEVOLVENDO. kkk

    • NEY GLAUBER:

      Boa!!! Gostei. Inteligente a resposta.

    • Vitória Del Grande:

      Que pena que vc só tenha prestado atenção nessa parte da reportagem. Leia um pouquinho mais …

  • Sandrinha:

    e vc esta procurando dicas e maneiras para o casamento dar certo ,então não case!!!!!

  • Rogério:

    BOA! Concordo em gênero , número e grau.

  • Gracy:

    O Casamento só pra aqueles que fortes!!! Tem que saber se doar inteiramente, e os fracos não sabem o que é isso!

    • Patricia Roller:

      BOOOOA Gracy!

    • Amarante:

      Palmas!

    • Lomaka:

      Quem escreveu isso?
      Sabedoria FTW!

    • edufernandes:

      O que, por Deus, significa FTW?

    • CAIPIRÃO:

      ‘F T W’?EU SEI;A tradução é:Foi Tudo Water abaixo,casamento é assim!

    • JUMENTO:

      Gracy, Gracy… não menospreze. Pra mim, uma pessoa só pode indagar isso no seu ultimo momento de vida e, passando boa parte da Vida Casado(a). Tudo pode acontecer… hoje eu posso ser “O FORTE”, amanha, posso ser “O FRACO”, ou Vice-Versa.
      Muitas vezes, o “doar-se” está disfarçando uma “submissão”.
      Agora, tanto para casamento como para qualquer coisa na Vida, não existe DICA. Cada ser humano é unico e (por exemplo) a minha dica não serviria para mais ninguem pois minha vivencia é diferente de qualquer outro ser humano e os outros tambem tem vivencias diferentes das minhas. Encontrar harmonia nas diferenças é o grande desafio.

    • joao:

      Casamento é uma relação onde uma pessoa tem sempre razão,e a outra é o marido !! uahauha
      Tenho 30 anos, já estou no meu segundo casamento, e amo a minha mulher !! Esse lance de que pessoas diferentes se atraem e se completam é a maior mentira do mundo. Quem disse isso nunca amou ninguém e provavelmente é a mesma besta que disse que dinheiro não traz felicidade.
      Amo minha mulher ,amo minha filha, meus cachorros, e e o Corinthians também.

  • CORINTIANO:

    a nova tendencia é relacionamento com pessoas do mesmo sexo e nada muda meu jeito de pensar quero ser feliz ao lado de homens e viva o timão

    • Gracy:

      Continuo pensando no casamento de forma bíblica: HOMEM E MULHER. Homem com Homem dá Lobisomem, e Mulher com Mulher dá Jacaré…

    • Sandroka:

      Vc tinha ido tão bem em seu comentário…até se mostrar preconceituosa. Sou hetero, casada, e ainda ñ tenho filhos, mas darei mto amor a eles independente da sua opção sexual. Deus sabe de todas as coisas, e não exitem homens q amam outros homens e mulheres q amam outras mulheres a toá, td é pela vontade DELE.
      O casamento pode e deve dar certo na medida q existe respeito mútuo, vontade de estarem juntos, de ver o outro feliz e fazê-lo feliz. Hipocrisia é achar q se é mais feliz sozinho.

    • JPX:

      Nem “td é pela vontade DELE”. Ou vc acha que os pedófilos, que amam crianças, são também “pela vontade DELE”? Não acho q homens foram feitos para amar outros homens, e mulheres o mesmo, ou seja, não é da vontade e Deus. No entanto, não podemos discriminar ou atacar os homossexuais. Respeito sim, aprovação não.

    • clauber:

      Sandroka, respeito sua opinião.Não tenho nenhum tipo de preconceito, inclusive com a opção sexual das pessoas. Mas concordo com a Gracy, e acredito que casamento é como Deus criou. Sou cristão e como cristão não podia me orientar de outra forma. o homosexualismo foi um desvio de comportamento que o homem adquiriu, assim como muitos outros, inclusive o adultério, com o qual não concordo tambem, bem como a fornicação.Todas essas formas sexuais fora do plano divino trazem probelma à sociedade, pois todas enfraquecem a força moral que precisa haver para que haja respeito mútuo. Hoje faz-se conceção aos apetites sexuais que amanhã vai abrir portas para outros comportamentos lincenciosos. Não quero dizer que estou certo, mas me pauto por isso e respeito os que pensam diferente de mim, pois a esses tambem é dado o livre abítrio.Não sou juiz de ninguém. Deus é.

  • fabio de vasconcelos:

    legal o conteúdo gostei

  • Flor de Lis:

    Gostei das dicas… Se um dia me casar, vou usá-las. Só não concordei com a 5ª,,, mas tudo bem.

  • Jose:

    7) Assassinato por ciúmes. É só assistir as reportagens policiais. Mas não precisa necessariamente ser assim. O segredo para um casamento duradouro é: TOLERÂNCIA. de ambas as partes. Se não houver perdão e tolerãncia neste relacionamento já está mais do que na hora de vcs reavaliarem se vale a pena continuar com isto.

  • DALVA:

    Realmente, não é fácil conseguir casar-se com a pessoa ideal. Se é que existe tal pessoa. Além da aparencia física, que todos dizem não ter importancia, mas que na verdade tem, e muita, há muita coisa mais a ser verificada antes do inicio de qualquer relacionamento. Por exemplo: situação financeira, escolaridade, saúde, inteligencia, simpatia, amizades etc. Tudo isso e muito mais vai pesar se não antes, mas depois de um provavel namoro ter começado. Há quem diga que o amor é cego, mas esta cegueira é passageira, e assim que retomamos a consiencia, e voltamos a raciocinar direito, automaticamente começaremos a contar quanto teremos a ganhar ou a perder se mantivermos tal relacionamento. E aí então as coisas deverão tomar um rumo: e que seja o melhor para quem estiver envolvido, seja adolescente, jovem ou mesmo adultos.

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Pode ser que em outros casis o casamento seja repleto de amora, mas no meu caso, sem necessariamente deixar de amar,mas tem que haver compreensão, renúncia e tolerância, senão nada acaba bem. Para mim já se vão 40 anos de martírio…

  • João Paulo:

    Estou pensando em trocar minha mulher de 50 anos de idade por duas gatinhas de 25!

    • Amilton Santos:

      Cara….Problemao. Voce vai arranjar DUAS sogras. Pense mesmo se vale a pena.

  • eliete rigoni:

    não aos 50 o amor não desaparece , fica cada vez mais forte e o sexo mais gostoso , tenho 52 , 29 anos de casada e mais 5 de namoro , nossa vida é uma eterna lua de mel , nem sempre foi assim , mas agora está cada vez melhor , saiam da rotina , sejam prostitutas na cama com seus maridos e les sejam prostitutos com voces , dá certo

    • Gracy:

      Esse é o segredo!!!

  • jane:

    “Aos 50 o amor desaparece” ???… hum, talvez pq é uma fase em que os hormonios interferam em tudo, ate consigo mesma , tudo muda.AMOR se existe não pode desaparecer, mudar de forma, acho…
    Mas achei interessante a colocação.

  • gargantilha:

    ai como eu sou bandida!

  • vielmond:

    O amor é apenas um reflexo do sistema hormonal feminino.
    Na menopausa, em geral, desaparece o “amor”e a necessidade de sexo (“aí o homem troca uma de cinquenta por duas de 25″……. já que para ele a atividade sexual diminui mas não para ) .Não sobrando a amizade, termina o casamento……que,alias, pode continuar por motivos “utilitários” .

  • Patricia Roller:

    A amizade que tenho com meu marido salva nosso amor em tempos de crise. E nosso amor salva nossa amizade em tempos bons. Respeito todas as explicacoes cientificas que apontam os fatores fundamentais pra um relacionamento duradouro.. Mas eu particularmente nunca pensei nelas pra chegar á 17 anos de casada. O que percebo todos os dias é a nossa(minha e do meu marido) vontade de se apaixonar todos os dias um pelo outro e assim chegamos onde estamos!

    • Mari:

      Gostei muito do seu comentário e do da Eliete Rigoni.

      O segredinho mesmo é a vontade de fazer acontecer. Sem isso, babau.

  • Duck:

    Vou até anotar isso!

  • André:

    Mas se não tiver amor, nada disto valerá nada.

    • Guadalupe:

      Realmente, quando o amor acaba não da fazer mais nada.

    • JUMENTO:

      Concordo que se não houver Amor, nada valerá… mas qual dos 5 tipos de Amor sustentaria esse comentário? Voce pode ter um Amor EROS pela sua esposa/namorada (geralmente o Homem tende a sentir mais este tipo de Amor) e ela ter um Amor ÁGAPE por voce (As mulheres vivenciam mais este tipo de Amor, tanto que este, é vivido por ela não só em relação ao marido/namorado… também se estende aos filhos).
      Logo, isto é uma diferença e em muitos casos, dá separação.
      E não dá pra dizer que não havia Amor, muito pelo contrario, havia sim Amor, e muito… mas não foi compreendido.

Deixe seu comentário!