7 Inesperados efeitos benéficos do Facebook na sua vida

Publicado em 20.07.2012

A média dos usuários de redes sociais gasta pouco mais de 15 horas por mês no Facebook.

Embora existam estudos demonstrando os danos causados pelo uso excessivo do Facebook, também existem alguns que apontam que as redes sociais podem ser benéficas para a saúde, para o trabalho, para a faculdade e para a vida amorosa.

Confira sete benefícios inesperados do uso de redes sociais, em especial do Facebook:

Melhora os batimentos cardíacos

Estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e da Universidade de Milão (Itália) mostram que o tempo gasto no Facebook pode ajudar as pessoas a relaxar, diminuindo os batimentos cardíacos. O estudo analisou 30 estudantes em três situações: olhando paisagens, resolvendo cálculos complicados e usando o Facebook. A situação mais relaxante foi a primeira, e a mais estressante foi a segunda, mas o tempo gasto no Facebook apresentou altos níveis de atração e excitação.

A descoberta apoia a hipótese que o sucesso do Facebook e outras redes sociais está correlacionado a experiências específicas de estados mentais e físicos positivos dos seus usuários.

Pode ajudar a arranjar um emprego

Muitas empresas estão usando o Facebook para sondar possíveis futuros empregados. Existem especialistas que depois de examinar seu perfil por 5 minutos são capazes de dizer se você é o tipo de pessoa que se enturma bem, quais seus valores, de que maneira você reage e quais seus gostos em livros e filmes.

Em uma avaliação um ano depois da contratação, foi constatado que a avaliação do perfil no Facebook era mais precisa que a maioria dos testes de personalidade e QI.

Aumenta a autoestima

O Facebook permite que as pessoas exponham seu melhor lado, o que elas acham que tem de melhor, e recebam elogios e aprovação por conta disto, o que faz com que a autoestima melhore.

O pesquisador Jeffrey Hanckok, da Universidade Cornell (Reino Unido), aponta que não se trata de autoengano: a imagem que é apresentada é uma versão positiva de si mesmo, não uma imagem falsa. Este foi o primeiro estudo do gênero, apontando benefícios psicológicos no uso do Facebook.

Aumenta o valor das ações

O Facebook não é bom só para a saúde mental e física, também é bom para os investimentos: há uma relação entre a popularidade ou um maior número de pessoas pensando e postando comentários ou dividindo experiências sobre marcas e a performance econômica da marca.

Esta constatação abre um novo mercado potencial para novas aplicações da popularidade em mídias sociais como indicadores econômicos.

Aumenta a produtividade

Muita gente pensa que redes sociais só distraem os empregados, mas uma pesquisa feita pelo Keas.com mostra que um intervalo de 10 minutos no Facebook deixa os empregados mais felizes, saudáveis e produtivos.

O estudo comparou três grupos de empregados, um que não tinha permissão para intervalos, um que tinha intervalos onde podia fazer qualquer coisa menos usar a internet, e outro que tinha permissão para usar a internet e o Facebook por 10 minutos. O grupo do Facebook era 16% mais produtivo que o grupo que não podia usar internet e quase 40% mais produtivo que o grupo que não tinha permissão para fazer intervalos.

Ajuda a conseguir um diploma

O Facebook parece ajudar os estudantes a conseguir o diploma que eles querem. Uma pesquisa na Universidade Cristã de Abilene (EUA) mostrou que estudantes que eram mais ativos no Facebook tinham maior probabilidade de voltar no segundo ano de faculdade.

A pesquisa também mostrou que os estudantes que eram usuários ativos do Facebook mostravam mais entusiasmo com o ambiente do curso.

Melhora sua vida amorosa

O Facebook também está no negócio de encontros. Cerca de 60% das pessoas solteiras vão se tornar amigas no Facebook de alguém depois de encontrá-las em pessoa. Se gostarem do que encontraram no perfil, 25% vão entrar em contato pelo Facebook.

Se tudo der certo, cerca de 40% dos usuários adultos de redes sociais vão atualizar seu status de relacionamento primeiro, contra 24% que contam primeiro para seus amigos. Depois dos encontros, o uso do Facebook continua entre os casais, com 79% mandando mensagens ou batendo papo com seus parceiros. E mais de 60% coloca mensagens românticas no perfil de seu par. Depois que o relacionamento termina, mais de metade imediatamente muda o status para solteiro, o que dispara uma notificação para sua lista de amigos que acaba por iniciar outro ciclo de paqueras.[BusinessNewsDaily]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. tenho face a 1 ano e meio,minha vida amorosa continua uma droga,minha produtividade ta minima,minha autoestima sobe e desce iqual elevedor econtinuo na lista de desenpregados

    Thumb up 27
    • hmmm você ainda esta deseNpregado? por quê será né?

      Thumb up 0
    • Cara vc já tentou suicídio ? O.o

      Thumb up 0
    • Procure uma ponte bem alta, onde passe um rio raso ou uma autoestrada, e pule…. rs

      Thumb up 0
  2. - PODE AJUDAR A ARRANJAR UM EMPREGO
    Pode ajudar ou pode ATRAPALHAR?
    Resposta: http://www.youtube.com/watch?v=r5XewFz-t9A

    - AUMENTA A AUTOESTIMA
    Será?
    Resposta: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/facebook-deixa-voce-depressivo/
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1817919&page=-1

    - AUMENTA O VALOR DAS AÇÕES
    Grande bosta.

    - AUMENTA A PRODUTIVIDADE
    De quem?
    Resposta: http://info.abril.com.br/noticias/internet/facebook-reduz-produtividade-das-empresas-21072009-36.shl

    - MELHORA SUA VIDA AMOROSA
    Melhora a vida amorosa de quem?
    Resposta: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/facebook-e-responsavel-por-um-terco-dos-divorcios-na-gra-bretanha

    Insisto na mesma tecla: #SaiaDoFacebook

    http://www.youtube.com/SaiaDoFacebook

    Thumb up 13
    • Perfeita colocação.

      Thumb up 0
  3. Podem dizer o que quiserem mas eu continuo no Orkut.Acho um menosprezo do Facebook não traduzir as páginas na língua de cada páis.Além disso,não gosto do visual e nem da maneira de se navegar nele.Outra coisa é que no Orkut é muito mais fácil encontrar pessoas com os mesmos interesses que o seu e as comunidades permitem uma troca maior de mensagens.

    Thumb up 5
  4. Eu já vi pesquisas aqui mesmo no Hype que diziam o contrari dessas afirmações…

    Thumb up 7
  5. Muito bom!

    Mas acho que o número 2 é o único que tá com o título mais sincero. Ele começa com ‘PODE’. E esse é o tipo de material que deve ser lido com muito cuidado (e não ser utilizado parcialmente pra dar um jeitinho brasileiro de aproveitar a mídia).

    Porque, por exemplo:

    1. PODE melhorar os batimentos cardíacos. Mas bota uma pessoa obesa e sedentária pra ficar usando o Facebook pra ver se vai melhorar! Do jeito que tá, parece que é benéfico ficar sentado no computador. E, como bem sabemos, se for pra pensar em saúde, a ideia é justamente passar a maior parte do dia longe do computador (e também não ficar sentado).

    2. PODE ajudar a arranjar um emprego. Isso não é para todos. É só parar e analisar o uso que as pessoas fazem de suas mídias sociais. Tem tanta gente que compartilha só (SÓ) conteúdo infame que, certamente, teria mais malefícios do que benefícios caso um empregador analisasse o seu perfil.

    3. PODE aumentar a autoestima. E, pior, de maneira nada benéfica. Se a autoestima da pessoa depender somente do que ela mostra nas mídias sociais, poderá problemas na vida fora da internet. É como uma pessoa que fica viciada em um jogo por ser respeitada lá. Isso já aconteceu comigo. Depois de parar de jogar, eu sentia falta do “respeito” que tinham por mim por ser bom. E, como outro exemplo, lembro-me de ir a uma lan house há uns 8 anos e sentar ao lado de um rapaz com quem tinha algum contato. Ele, adolescente, tinha espinhas, não parecia se cuidar muito e era vesgo. Acabei olhando o que ele estava fazendo, e vi que ele conversava com várias garotas pela internet. Lá, ele dizia que era ator e que tinha casa na praia. Não preciso falar mais nada, né? É o maior exemplo de que a pessoa está vivendo algo fora da realidade.

    4. x

    5. PODE aumentar a produtividade. É só ver ali: intervalo de DEZ minutos. Alguém conhece uma empresa que tenha uma política desse gênero? As que eu conheço bloqueiam a mídia, não bloqueiam e os funcionários usam escondidos ou não bloqueiam e não ligam, contanto que o resultado do trabalho atenda às expectativas. Liberando o Facebook, é fácil um funcionário que trabalha 9 horas por dia deixar a rede aberta por várias horas.

    6. x

    7. PODE melhorar a vida amorosa. O Facebook pode, também, ser a perfeita ferramenta pra destruir um relacionamento. Fotos marcadas, mensagens confidenciais (vistas pelo cônjuge ‘acidentalmente’), dentre outras atitudes, podem ferrar tudo. Além disso, pessoas viciadas em mudar o status pra ‘solteiro’, ‘em um relacionamento sério’ e ‘pqp tá f* véi’ podem ser vistas como instáveis.

    Thumb up 28
  6. Sobre esse assunto de internet, cito apenas uma frase do grande cineasta Werner Herzog:
    “A solidão humana crescerá na proporção exata dos avanços dos meios de comunicação”.
    Pra mim, as redes sociais tendem a isolar cada vez mais as pessoas, pois a amizade “apenas” cibernética é naturalmente falsa. É a falsa ideia de estarmos conectados, de estarmos unidos, quando, na verdade, FACEBOOK e os outros nada mais são do que mecanismos “narcisistas” para falsear a nossa verdadeira realidade, uma forma de mentir pra si mesmo, mostrando como somos “lindos, inteligentes e descolados”, e assim esconder a nossa “feiura, ignorância e preconceito”. Enfim, FACEBOOK = MENTIRAS.

    Thumb up 27
    • Muito bom! Sintetizou com precisão a imbecilidade cibernetica das redes sociais.

      Thumb up 5
    • Isso é verdade.Podemos constatar na maneira como os chamados “amigos” dos sites de relacionamento se comportam.Dificilmente as pessoas tentam um criar um laço de amizade sincero ou compartilhar idéias sobre algum tema.Apenas querem exibir suas fotos e vídeos,divulgar seus blogs ou tentar se tornar uma celebridade da web.É tudo muito artificial.

      Thumb up 3
  7. “MELHORA SUA VIDA AMOROSA” kkkkkkkk…
    Depois de formar casais, ele mesmo provoca as separações!! kkkkkkkkkkkkkkk…

    Thumb up 11
    • Em terra de facebook os relacionamentos não duram’rs Eh um campo minado’

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
telefone celular liberdade
O que você acha do veto da Anatel à Claro, Oi e TIM?

Claro, Oi e TIM não ...

Fechar