7 casos incríveis de combustão humana espontânea

Publicado em 26.11.2011

Em 1663, o físico dinamarquês Thomas Bartholin descreveu uma mulher que “ardeu em chamas e fumaça” enquanto a cama de palha em que estava deitada permaneceu intacta. O estranho incidente, que aconteceu em Paris, é tido como o primeiro registro de um fenômeno que hoje conhecemos – mas que não compreendemos – como combustão espontânea.

A combustão humana espontânea é o nome dado ao raro acontecimento em que uma pessoa queima até virar cinzas, sem causa externa aparente para a ignição.

Características

A maioria dos 200 casos conhecidos de combustões humanas espontâneas (CHE) têm características similares.

Primeiro, o corpo é quase completamente incinerado enquanto a maior parte da área ao redor permanece intocada; apenas o corpo, o chão embaixo e o teto logo acima são afetados.

A segunda característica comum é que o torso é a parte mais consumida pelas chamas, com os possíveis restos pertencentes às extremidades.

A terceira é que assim como não há evidência externa de ignição, também não há anda que supostamente tenha acelerado ou começado o fogo.

Finalmente, a vítima está normalmente sozinha, e em casa, quando encontra o fogo mortal. E geralmente são reconhecidas como vivas quando o fogo começou, mesmo que não sejam comuns sinais de luta.

Há diversas teorias para explicar o fenômeno: explicações paranormais e naturais, envolvendo causas mais ou menos verificáveis.

Entre as explicações naturais mais plausíveis está a ideia de que as vítimas – que tendem a ser idosas, enfermas ou obesas – estão dormindo, ou imóveis, ou ainda mortas por algo como um ataque do coração, e acionam alguma fonte de fogo – comumente um cigarro derrubado.

Uma hipótese conhecida como o “efeito pavio” sugere que alguma faísca externa ou chama queima as roupas da vítima o suficiente para chegar à pele. A pele então libera gordura, que age de modo similar à cera da vela. O efeito foi testado e concluíram que o corpo humano contém gordura suficiente para garantir a própria combustão.

Outros estudiosos da combustão humana espontânea têm suas próprias teorias, baseadas em explicações mais “loucas”. Uma delas sugere que partículas como os raios gama causam uma CHE, em uma reação livre de oxigênio – mas como isso acontece e de onde vem a energia é um mistério.

Outra explicação ainda não testada é a de que níveis anormais de álcool no sangue atingem o ponto de pegar fogo espontaneamente. Mas os níveis de concentração alcoólica necessários para tanto faz a teoria impossível.

Uma terceira ideia é de uma faísca de um acúmulo de eletricidade estática, que inicia o fogo nas roupas da vítima. Mas isso soa pouco plausível para os infernos mortais que tiraram a vida de centenas de pessoas.

7 – Mary Hardy Reeser (1951)

Em 1951, na Flórida, os restos carbonizados de Mary Reeser, de 67 anos, foram encontrados na cadeira em que ela estava sentada, com nada mais fora o crânio, parte do pé esquerdo e o osso da coluna. Mesmo com o corpo quase completamente incinerado, houve pouco dano à sala – nada esperado para um incêndio típico.

O chefe de polícia local, J. R. Reichet, enviou uma caixa com evidências para o FBI, junto com uma nota: “Pedimos informações ou teorias que possam explicar como um corpo humano pode ser tão destruído, o fogo confinado a uma área tão pequena e tão pouco dano à estrutura do prédio, e a mobília do quarto nem mesmo chamuscada pela fumaça”. O FBI respondeu com a teoria do pavio – um cigarro gerou o fogo.

6 – John Irving Bentley (1966)

John Irving Bentley era um físico de 92 anos da Pensilvânia, encontrado morto em seu banheiro, queimado até a morte. A única sobra do corpo de Bentley foi a metade inferior da perna direita, com o pé ainda usando um chinelo. O corpo queimou tanto que as sobras foram parar no porão, embaixo do banheiro. Um teórico acredita que as cinzas do cachimbo de Bentley caíram nas suas roupas e os fósforos no bolso ajudaram no resultado. O que parece ser um jarro de água quebrado estava na banheira, sugerindo que Bentley tentou apagar o fogo, mas morreu antes de conseguir.

5 – Henry Thomas (1980)

Henry Thomas, de 73 anos, foi encontrado na sala de sua casa em Wales quase que completamente incinerado – exceto pelos seus pés calçados e pernas abaixo dos joelhos, e o crânio. Metade da cadeira onde estava também foi destruída, e o calor derreteu o controle da televisão.

O policial John E. Heymer comentou que “a sala estava inundada por uma luz laranja, que vinha das janelas e de uma lâmpada. Essa luz é o resultado da luz do dia e da eletricidade sendo filtradas por gordura humana evaporada e condensada nas superfícies. O restante da casa estava completamente intacto”. A equipe forense afirmou que a morte foi resultado do efeito pavio, sugerindo que Thomas caiu na lareira e sentou-se de novo. Entretanto, Heymer discorda, dizendo que o oxigênio na sala fechada não iria permitir o efeito, e ainda lembrou-se das bordas da calça da vítima – “que pareciam queimadas por um laser”.

4 – George Mott (1986)

Apenas um crânio encolhido e uma costela foram encontrados depois que George Mott, um bombeiro nova-iorquino de 58 anos, queimou até virar cinzas, junto com a cama onde estava deitado. Investigadores lançaram a ideia de que um arco elétrico e um vazamento de gás tinham causado as chamas. Mott era conhecido como um fumante e bebedor pesado, e não estava com a máscara de oxigênio que costuma usar.

3 – Jeannie Saffin (1982)

Um dos poucos casos de combustão espontânea em que uma testemunha esteve presente é o de Jeannie Saffin, uma mulher de 61 anos com idade mental de seis. Saffin estava sentada com o pai, de 82 anos, na casa deles, em Londres, quando, de acordo com o testemunho do homem, ele percebeu de relance um raio de luz.

Quando se virou para a filha, ele a viu coberta de chamas mas sem movimento ou qualquer tentativa de apagar o fogo. Ele tentou apagar o fogo, machucando as mãos no processo. Jeannie sofreu queimaduras de terceiro grau na parte superior do corpo, mas morreu uma semana depois, enquanto estava no hospital.

2 – Michael Faherty (2010)

O irlandês Michael Faherty, de 76 anos, foi encontrado morto, com a cabeça perto da lareira, em sua sala. Os danos no local estavam limitados ao teto acima de sua cabeça, o chão logo abaixo, e o corpo, totalmente incinerado. A polícia, entretanto, não acreditou que a lareira foi a causa do incêndio. O coronel afirmou que “esse fogo foi investigado e eu fico com a conclusão de que isso entra na categoria de combustões humanas espontâneas, para a qual não há explicação adequada”. Outros acreditam que as cinzas do fogo tenham sido responsáveis.

1 – Robert Bailey (1967)

Em um estranho caso de combustão espontânea em Londres, um passageiro de ônibus avistou chamas azuis na janela de um apartamento superior e presumiu ser um jato de gás. A testemunha chamou o corpo de bombeiros, e Robert Bailey, um homem de rua, foi encontrado morto nas quentes escadarias do prédio. Um bombeiro afirmou que as chamas azuis – extinguidas com uma mangueira – estavam vindo de uma fenda no abdome de Bailey, que ainda estava vivo quando começou a queimar.[EnvironmentalGraffiti]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

137 Comentários

  1. eu nao muito entendida no assunto, vi um documentario do netgeo e achei muito interessante, tirei minhas conclusoes pesquisando um pouco mais net, e ao que me parece, poderia ser algum tipo de gás circulando com o sangue e conforme o aumento desses, acaba gerando o tipo de uma pequena explosao interna o que acaba por queimar o corpo todo pelo sangue que circula … isso é o que eu acho.

    Thumb up 0
    • Alguém conhece o assunto? é combustão humana espontanea mesmo ou seria outra situação já documentada e estudada?

      Thumb up 0
  2. Os corpos queimarem até as cinzas pode sugerir que a combustão se inicia de fato dentro do corpo da vítima (como pode ser constatado no caso 1). O que impressiona é a intensidade do fogo e velocidade com que tudo acaba. Ou existe aí um fenômeno físico muito raro e peculiar, ou então é uma prova de que existe alguma coisa por aí que vai além de nosso conhecimento.

    Thumb up 21
  3. Muitos falam, mas ninguem esclarece o que seja a Combustao Humana Espontanea.

    Digo que eh um caso verdadeiro de XFiles (Arquivo-X) da Ciencia ateh o momento.

    Ninguem foi capaz de rebater o que eu disse de que a C.H.E. seja uma quimica descontrolada da vitima.

    Eh necessario atencao e mente aberta com este fenomeno, senao nao vai adiantar nada o tempo gasto.

    Thumb up 6
    • A combustão humana resulta da libertação exagerada de kundalini-energia que nos acompanha nas nossas reencarnações

      Thumb up 8
  4. O caso numero 3, prova que é mesmo descargas de raios gama, vindos do céu. Veja detalhes no blog: “Olhando o Universo”. Veja no capitulo 7.

    Thumb up 2
  5. Explosão das moléculas de ATP – que são energia pura – poderia causar isso, mas acho que seria necessário que todas as moléculas de ATP do corpo explodissem ao mesmo tempo…

    Thumb up 2
  6. Apesar de cético em assuntos como esse, tenho que concordar que fiquei pasmo com o caso Nº 3 e com o numero 1… Mas tudo que temos é a história contada por testemunhas, vai saber como realmente aconteceu…

    Thumb up 1
  7. e ainda existe o fato de que a concentração de água numa pessoa idosa é muito baixa… então provavelmente isso deve ajudar a combustão, já que o corpo esta “seco” como palha. E se apenas queima o corpo e não mobilas em volta, deve ser um fogo diferente, sei lá como explicar isso.

    Thumb up 1
  8. Feitiçaria: manipulação à distância das salamandras do fogo. Um dia vocês as descobrirão. São formas de vida constituídas por fogo, pois a vida não existe somente sob as formas que vocês acreditam.

    Thumb up 7
  9. Devemos observar taís fenômenos com muito respeito,não nos esqueçamos que,de tudo que existe, o verdadeiro e maior mistério é o proprio homem.

    Thumb up 0
  10. Todos se esqueceram de outra teoria. O fogo seria proveniente da ignição do hidrogenio mitocondrial.

    Thumb up 9
  11. Continuo dizendo que eh uma quimica desconhecida.

    Um desequilibrio quimico, ateh mesmo um segredo da quimica.

    Pq senao aconteceria sempre e para qq um.

    Recomendo lerem com atencao o comentario do ilustre Marco Antonio.

    Thumb up 8
  12. Denovo o mesmo assunto!Essa é a terceira reportagem sobre o mesmo tema ,um copiado do outro,mas eu continuo crendo q o nosso corpo entra em combustão sim, tudo vai depender e fatores como saude, idade , peso, emocional, vicios alimentação,moradia e medicamentos por ela ingeridos.Somos uma fabrica de gazes , e gazes produz combustão.

    Thumb up 3
  13. Domo
    Ha várias explicações falsas para combustão expontanea. A paca explodir com um tiro, não é comum acontecer pode ser uma tremenda coicidencia. Uma baleia explodir na praia expontaneamente tambem o mesmo com pessoas, rebanho de carneiros, bando de passaros, cardume de peixes, manadas de elefantes, etc. Tudo isto sào pistas, como são tambem camaras de segurança que filmaram queda destes raios gama e que não foram explicados, sendo considerados mistérios da natureza e até mesmo considerados como espíritos.

    Thumb up 4
  14. Ouvi um relato de um caçador que atirou numa paca, ela explodiu e pegou fogo por causa da gordura. A bala incandescente desencadeou a combustão.

    Thumb up 1
    • acho q esse caçador era um pescador.

      Thumb up 6
  15. Ezio José
    Adorei sua descrição. Tirei cópia para grarda-la comigo. Como disse no blog: “Olhando o Universo”, este assunto está sendo estudado por mim a mais de cinco anos e tenho catalogado vários exemplos bom de se ler. Obrigado pela sua contribuição.

    Thumb up 3
    • Desculpe-me pela piadinha no final do texto.
      Quando, na época descobri o mistério, nem para o meu pai contei de imediato. Estávamos na iminência de mudar da fazenda quando relatei para ele que nem quis dar muita atenção. Ele não acreditava na lenda do ouro que o povo local comentavam, não tinha medo e também não sabia o que era. As vezes dizia que poderia ser algum espírito de Luz vagando por aquelas bandas.

      Thumb up 2
  16. Ana
    Acho que voce não leu as explicações do Campos logo abaixo. São duas e uma delas deve servir para explicar o que voce deseja saber.

    Thumb up 3
    • Obrigado por me avisar. Tinha passado essa parte à frente essa parte.

      Thumb up 2
  17. Morei numa fazenda agrícola e emu pai era arrendatário de uma área em que tinha alguns hectáres de terreno com pedregulhos. Em alguns entardeceres já entrando para noite apareciam bolas luminosas meio azuladas. Geralmente aconteciam dias úmidos e muito quentes e entre o entre-safra.
    Moradores diziam que era os mistérios de ouro enterrado (comumente conhecido como enterro) e eu nunca acreditava nisso . Quando via uma dessas bolas de fogo, eu ia ao encontro. Minha aproximação fazia com que elas se afastassem e quando eu tentava correr das mesma para ver o que acontecia, elas me seguiam. Demoravam poucos minutos e logo apagavam Esses fenômenos só aconteciam quando não havia vento.
    Apesar dos meus 12 anos na época, era eu quem resolvia os problemas burocráticos que meu velho pai tinha que resover e também a parte de contabilidade também. Isto favoreceu meus contatos com pessoas inteligentes do Banco do Brasil que iam fazer perícia e avaliação para financiamento agrícola. Numa dessas questionei um que acreditei ser a pessoa certa. E ele me explicou que aquyilo era a combustão espontânea. Um gás inflamável, butano, que com o calor e a umidade do ar saia das terras aradas e na região onde havia pedregulhos recebia faíscas do atrito das pedras dando a incandeência no gás. Iss acontecia porque não usávamos de queimadas após as colheitas. A preparação do solo era feita com gradeações e tombagem de terra sem incenar os restos da colheita.
    Para preservar a cultura daquele povo, eu manitnha forte a histórias deles e ainda colocava alguns ingredientes.
    Nós seres humanos, quando estamos muito carregados de ións, acredito eu, pode causar ignição e vir a pegar fogo. Ainda mais se tiver um bom reservatório de flatos e algumas pregas muito elasticamente rígidas.

    Thumb up 14
  18. É incrivel o ser humano não arranjar explicação para isto. Seria fantástico sabermos de onde vem esta tal “combustão espontânea”.

    Thumb up 7
    • O ser humano e gazes e energia pois acredito sim na tal combustao e qunto a bola de fogo sitada ja vi e perguntei a um professor de fisica ele disse que a terra pode concentrar varios tipos de gazes num unico lugar e a temperatura ambiente pode sim ocorrer essas explosoes

      Thumb up 2
  19. Belo comentario, Marcon Antonio.

    Eu jah acho que eh alguma coisa quimica.

    Deve ter algum segredo da quimica envolvido.

    Falaram nisso em uma lista de discussao em ingles mas eu nao lembro mais qual lista ou o que foi dito.

    Eh uma situacao bem sinistra.

    Thumb up 0
  20. Marco antonio
    O fogo não se sustenta porque não é fogo e sim uma radiação de microondas de alta potencia, dirigida em uma só direção.
    O exemplo 3, gostaria de saber detalhes, pois não conheço este caso (fonte de consulta). Dizer que só acontece com idosos, na europa,etc, não quer dizer nada. É só coincidencia. Acontece com peixes, pássaros, ovelhas, manadas de elefantes, etc. No blog:
    “olhando o universo”, existe uma reportagem completa, no item 7 no meio do blog, sobre este assunto. Voce terá uma melhor noção do assunto. Eu estudo este caso a mais de cinco anos e gostaria de saber a fonte de consulta do caso 3 citado.Obrigado.

    Thumb up 5
  21. O fenômeno da “combustão espontânea” está longe de ser esclarecido. As explicações que se dá que é um incêndio provocado não se sustentam.
    Os bombeiros que acodem esses casos afirmam que é bem diferente dos casos de incêndios pessoais comuns. Tanto pelo estado da vítima como do local do acidente. Certas características diferenciam o sinistro.
    1- O calor foi extremamente elevado, é necessária uma temperatura elevadíssima ou um fogo muito forte por período bem prolongado para carbonizar um corpo humano até às cinzas.
    2- O calor atingiu uma área bem restrita. Nos casos vistos, em geral ocorre somente a destruição total da parte central de corpo, mas outras partes podem ser pouco atingidas ou até sem sinais de queimadura. O meio em volta quase não sofre danos, exceto o que está em contato direto com a vítima. Um fogo muito forte ou muito demorado como seria necessário para causar tal dano, queimaria ou chamuscaria tudo em volta
    3- Há indícios que o evento acontece em tempo curtíssimo. Minutos no máximo.
    Há um caso nos EUA em que um homem foi totalmente carbonizado dentro da cabine de um caminhão. Seu companheiro tinha ido comprar alguma coisa fora e quando voltou já se defrontou com pequenos restos carbonizados e no banco do caminhão a marca carbonizada do local onde a vitima estava sentada.
    Eu pessoalmente imagino que seja um evento que ocorre a nível molecular. Assemelhado a uma explosão termonuclear bem limitada.

    Thumb up 29
  22. sO ACONTECE NA EUROPA, LA O CAPETA VIVE, E DEPOIS NOS SOMOS O JOIO DO MUNDO, AQUI PRA VC Ô!

    QUE MORRAM ELES, QUEIMARA JA AQUI PRA NÃO TER MUITO TRABALHO NO INFERNO, ISSO NÃO É UM FENOMENO RARO, JA VI PESSOAS PEGAREM FOGO POR EVOCAR A “DESGRAÇA” E O SEU SERVO.

    NADA DE CIENCIA AE, SO CRENCAS.

    Thumb up 4
    • Discordo com essa visão.

      Thumb up 2
  23. Combustão espontanea, foi o nome dado quando não se tinha a minima idéia do que era. Esta combustão é tão rápida que não dá temppo de queimar os móveis. O ambiente fica praticamente intacto. É microondas de alta potencia. Quando tem potencia pequena (existe raios gama de pequena potencia), apenas queima as pessoas sem causar grandes danos. Veja o blog: “Olhando o univrso”.

    Thumb up 8
    • Existe um estrela chamada *qualquer coisa*…Carie estudada por um astrônomo que até é brasileiro, que está dissipando pelo universo um feixe de raios gama. É, na verdade, um sistema binário em que não se conhece o padrão de giro, mas seus estudiosos temem que tal sistema “aponte” seus raios para a Terra. Toda a vida seria esterelizada.

      Thumb up 4
  24. Sinceramente são muito infundáveis as explicações sobre esta teoria, pois se uma faíca externa é o fator principal para a combustão, logo deixa de ser espontâneo.Concorda?

    Thumb up 8
  25. Combustão espomtânea requer um foco primário como um cigarro ou curto circuito. Sómente após a gordura corporal e o oxigênio se encarregam de manter o fogo aceso. Pelo menos foi o que falaram no CSI, eh, eh, eh.

    Thumb up 1
  26. Isto não acontece só com pessoas idosas. É apenas coincidencia. Acontece com pássaros rebanho de ovelhas, manadas de elefantes, peixes, etc. É um problema de fisica sim. Não de metafísica, espiritismo, etc. Eu acompanho este assunto a mais de cinco anos. Veja comentários abaixo.

    Thumb up 0
  27. Cara, muito interessante essa matéria, eu lembro-me agr de já ter visto algo parecido na tv quando eu era criança e só tinha sobrado os pés da vítima. Por que isso só ocorre aparentemente nas pessoas com mais idade e por que as partes inferiores do corpo parecem não ser afetadas? Muito sinistro…

    Thumb up 1
  28. Esse não é problema para a Física, mas para a Metafísica:
    -
    Creio que isso tem tudo a ver com o ‘Princípio da Dualidade’, tal como um trovão, que nem é compreendido ou descrito nos livros, temos que o ruido atmosférico que ouvimos da atmosfera depois de um relâmpago, não é de uma explosão, mas, uma implosão, e este efeito começa com na dilatação ou expansão da atmosfera, devida ao calor da evaporação, e tal expansão não mais poderá existir depois que houver uma descarga térmica entre duas regiões de massas nuvens aquecidas, e nuvens não aquecidas, quando ao se aproximarem e, uma descarga térmica instantânea entre elas será a eletricidade em forma de raio e, a seguir, não mais existindo motivos para a expansão atmosférica ocorrerá o vácuo, as massas de ar ao ocuparem o vácuo formam o efeito de implosão, com todas as características de explosão, e também esta redução de pressão é um virtual acelerador das partículas dos gases próximos, em direção a esse núcleo virtual que é o eventual vácuo e assim se formam as gotas para as chuvas, e chove, podendo haver chuvas ácidas, H2SO4, derivada da poluição do enxofre dos combustíveis automotivos;

    assim, contei tudo isso lhe preparando para dizer do ‘anti-fogo’, gerado pela ‘anti-matéria’ que, em todos nós existe: é o espírito, que também se desloca como a ‘anti-eletricidade’, realmente, a meu ver, numa onda protomagnética, e assim, como anti-fogo, não queimará a matéria que não estiver envolvida com o espírito, e o incêndio não afetará o o ambiente que material;

    posso ainda adiantar a hipótese de uma extrema depressão seja comoção bastante para inverter a “polaridade” do desejo da manutenção do viver;

    uma bússola que sofre uma queda poderá inverter sua indicação de ‘Norte’, e uma pilha também com esse ‘trauma’, idem, pois os elétrons desta, ou os íons que geram o magnetismo daquela, e conforme Ramatis, têm seus ‘elementais’ atordoados…

    Thumb up 3
    • São vampiros que esqueceram de fechar a janela pela manhã.Isso também explica a aparencia(quando sobra algo) de idosos depois de mortos.

      Thumb up 3
    • Discordo, o fogo é somente uma reação química, não existe um “anti-fogo” por logica um “anti-fogo” seria um processo que por consequência congelaria a parte “anti-queimante”.
      Metafísica é só uma classificação imaginária para tudo aquilo que cientificamente AINDA não foi compreendido, tecnicamente classificaria isso ai como “mitologia moderna*”.

      *nem tão moderna se procurar as bases antigas do que menciona.

      Thumb up 0
  29. RAIOS GAMA
    Se se falasse que era coisa de Deus, ciências ocultas, macumba, fogo fato, etc, estaria tudo explicado e não se falava mais nisto. Agora, quando se diz que são raios gama, fica todo mundo surpreso. Os raios gama, este desconhecido, são as descargas mais potentes que existe no universo. São microondas de muito alta potencia, não é uma descarga comum. Por isso torra tudo em frações de segundos. A cerca de mais de cinco anos, eu estudo este assunto. O vídeo que eu cito, deve estar por ai, talvez no “you tube”. São estes faios que deram a centelha da vida e que também pode nos destruir. São as descargas mais energéticas que existe na natureza. Falando sobre este assunto parece muita bobagem falada, sem sentido, mas olhe a teoria padrão (do big bang), quanta besteira ela diz. Não dá para falar tudo neste comentário. Leia todo o blog. Você ficará surpreso e aprenderá muito, inclusive o que é fora do universo. O que são os raios gama, está no numero 7 em destaque (em cor clara).

    Thumb up 4
    • As pessoas que não entendem a teoria do big bang é que pensam que ela fala besteira.

      Thumb up 0
  30. São os Pyrotrons.
    Sub-partículas atômicas extremamente energizadas.
    Que, tão pequenas, possuem uma probabilidade ridicula de colidirem com matéria mas que, ao colidir, geram combustãso expontânea =x

    Thumb up 0
    • Não, na verdade são as partículas Nérons

      Thumb up 1
  31. Isso acontece quando fibras luminosas do corpo energético são aglutinadas pelo hrit de forma descuidada. O chamado “fogo interior” é uma maneira de você livrar-se desse corpo pra entrar na 3ª atenção. O problema é fazer isso por descuido e sem ter consciência. É combustão (e morte) espontânea.

    Thumb up 1
  32. não sei se vcs perceberam, mas ha um padrao nas vitimas de combustao espontanea: todas sao idosas. sabemos que o nivel de liquido em um idoso é cerca de 40% do peso corporal ( enquanto em um bebe pode ser de mais de 70%) talvez isso possa influenciar no processo, alem de que idosos possuem mais tecido adiposo e facilidade de acumular gases pela digesntao que é mais debilitada do q m adulto jovem, o misterio que fica é o que causa a ignicao do fogo, seria algo exogeno ou da propria pessoa?

    Thumb up 10
  33. Pode parecer brincadeira, mas estou falando sério: uma causa provável da CHE seria o acúmulo de gases (metano ou outro) no corpo humano, que somada com a gordura do próprio, produziria o fenômeno.

    (não duvido que no YouTube não tenha algum engraçadinho acionando um isqueiro no traseiro para se tornar um lança-chamas humano através do seu pum)

    Fica a dúvida do que seria a ignição nos casos da CHE, mas creio que essa também poderia ser facilmente feita pelo organismo.

    (lembro também de uma certa doença que pode sugerir um infarto, devido a dor, e nada mais é do que o que a sabedoria popular batizou de “gases presos”. Existe, inclusive,nas farmácias um remedinho popular para isso)

    De qualquer jeito, a explicação para o fato parece ser uma reação química (e não física ou paranormal, como algumas hipóteses). A descrição de chama azul em alguns casos, para mim reforça essa teoria de queima por gases.

    Bônus de comentário: lembro de uma colega de trabalho que, por “educação”, não espirrava, não arrotava e nem soltava pums. Vivia doente. Melhorou de saúde depois de alguns puxões de orelha para parar com aquela educação danosa:
    – Menina, se o seu corpo está expulsando algo, não o impeça de fazê-lo. Vá para um cantinho e faça!

    Thumb up 14
    • Muito bem jovem, comentário sério e consistente, mas existem algumas intragáveis sem a mínima noção de se preocupar, de que outras pessoas irão ver e ler as muitas idiotices que observo em outros tópicos. Se pelo menos se esforçassem para ler e aprender com comentários como este seu,(sem afirmar que concordo plenamente),este site iria melhorar muito. Concorda?

      Thumb up 3
    • E como isso explica que apenas o corpo se queime? As chamas de alguém em combustão espontânea não atingem nada mais além dele mesmo.

      Thumb up 3
    • ótima observação, estamos procurando a causa do problema ( o que é ótimo e deve ser feito) mas esquecendo dos efeitos. Só o corpo pega fogo, pq?! pq não queima o resto???

      Thumb up 0
    • gostei Faz sentido,mas leia isso e pense:como pode com pessoas vivas? realmente há muito mistério,acho que podemos morrer com 1000 anos e saímos de cena sem saber tudo.
      (Lembrei-me do fenômeno “fôgo fátuo”)
      Quando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, ocorre a emissão do gás fosfina (PH3).
      Os fogos-fátuos são produtos da combustão da fosfina gerados pela decomposição de substâncias orgânicas, ou a fosforescência natural dos sais de cálcio presentes nos ossos enterrados.
      Muitos que avistam o fenômeno tendem a evacuar o local rapidamente, o que, devido ao deslocamento do ar, faz com que o fogo fátuo mova-se na mesma direção da pessoa. Tal fato leva muitos a acreditar que o fenômeno se trata de um evento sobrenatural, tais como espíritos, fantasmas, dentre outros.Já fêz muita gente correr.

      Thumb up 3
  34. Existe uma doença chamada de “FOGO SELVAGEM” que causa queimaduras seríssimas ao corpo humano,causando bolhas como se a pessoa estivesse levando um banho de agua fervente ! Não sei se existe relação com esta combustão espontânea! A dor deve ser insuportável e creio não haver tratamento para tal doença !

    Thumb up 1
    • Fogo selvagem na verdade é um fruto de uma inflamação sistemica da pele, tao intensa que parece que a pele foi queimada, mas nao tem relaçao nenhuma com fogo

      Thumb up 2
  35. Aqui pelos pampas são comuns ossos de animais, como bois e cavalos. Eles são ricos em fósforo branco, altamente inflamável. Entretanto, essas possíveis chamas só se formam raramente e algum tempo após a decomposição do cadáver do animal, restando só os ossos mesmo, as labaredas podem brotar da ossada semi-decomposta com uma faísca ou fricção. Isso não está diretamente relacionado com a combustão espontânea, que acontece diretamente em seres ainda vivos, mas mstra que nosso organismo possui elementos inflamáveis.

    Thumb up 6
  36. Foi o Satanás dos infernos que ateou fogo neles!!!!

    “Hidden due to low comment rating. Click here to see.”

    Thumb up 6
  37. Isso é uma coisa muito seria gente, meu namorado Gabriel, que é meu primo tambem, me contou mas não acreditei, como pode?

    Thumb up 2
    • Namorar um primo pode ser perigoso para a genetica dos seus possiveis futuros filhos. Melhor namorar alguem que nao seje da familia, como eu :D

      Thumb up 19
    • “Seje” non exciste!

      Thumb up 5
  38. Não entendo da anatomia humana o suficiente pra duvidar ou não da “combustão espontânia”, apesar desse nome ser estranho por que ninguém vai espontâneamente querer queimar de dentro pra fora. Mas nosso corpo, em especial o sistema nervoso, tem de fato grande energia. Nossos neurônios no cérebro funcionam graças a uma tempestade elétrica que acontece ali. Em outros animais, a bioluminescência é prova da energia que os organismos vivos possuem ou podem produzir. Considerando que coisas estranhas acontecem e podem acontecer, eu acredito na combustão espontânea, mas como evento raríssimo, a espera de comprovação científica.

    Thumb up 5
    • Bom dia Jonatas; considere que o termo espontânea não quer dizer voluntária; refere ao fato de a combustão ser espontânea, sem um fator externo aparente que a tenha provocado.

      Thumb up 15
    • Certo.

      Thumb up 2
  39. Eu me interesso muito por estes artigos. Não tinha nenhuma explicação, mas li todos os coment[arios e achei o do CAMPOS, aí abaixo, o mais lógico. Li o blog e não sabia que isto ocorria com peixes, ovelhas, pássaros, etc. Realmente está explicado o fenomeno.

    Thumb up 3
    • O blog que o CAMPOS cita (olhandoouniverso.blogspot.com) explica quase tudo sobre o universo, só não explica como pode haver tanta bobagem em um só lugar… kk

      Thumb up 0
  40. Huasuhasuhauhasuhas!!! Quanta bobagem… me admira este blog ainda dar crédito a este tipo de matéria. Já foi mais do que provado que a combustão humana espontânea NON EQZISTE (como diria o padre Quevedo). Quem fica procurando resposta no sobrenatural ou não fez pesquisa ou faz questão de levar sua ignorância aos incautos.
    Parabéns ao Cesar por tentar trazer um pouco de luz a estas almas perdidas, embora pareca que ninguém queira escutar.
    E assim é com toda a matéria fantástica: Porque acreditar na explicação lógica se a sobrenatural é mais interessante?
    Se querem ler um site de ciência, aceitem os argumentos científicos, caso contrário, posso citar inúmeros sites de débeis mentais que adoram invocar poderes ocultos e fora da realidade para explicar o que a mente torpe destes indivíduos não consegue ver.
    Paz e prosperidade!

    Thumb up 1
    • Se vc entrar no site do Padre Quevedo, ele afirma que ECZISTE sim a combustão espontânea, e afirma ser um fenômeno paranormal.

      Thumb up 3
  41. Acho que é uma atividade paranormal onde a pessoa não tem o mínimo controle do fenômeno, e por isso ocorre em poucas pessoas…mais ou menos parecido com o fenômeno poltergeist

    Thumb up 13
    • Será mesmo? Eu acho que é coisa de macumba, só pode!!!

      Thumb up 0
  42. eu,já conhecia o assunto ñ tanto assim,mas sempre colecionei algumas revista esotéricas que já abordaram esse assunto,como por ex:as ciências ocultas,assim tbm como este assunto há um tempo atrás ,se ñ me engano no programa do jô.lendo eu vi que na maioria dos casos isso acontecia mais com homens do que com mulheres e em geral com os gordinhos e,o assunto parava por ai.bem,pelo jeito continuam na teoria sem uma explicação ou talves ñ seja para ser explicado,vai entender…MISTÈRIO…

    Thumb up 1
  43. Pata Kent:

    Você escreveu:
    “o corpo de um ser humano e composto por 70 a 75% de agua e mesmo numa cremacao levam-se duas horas a 1200 graus para o corpo virar cinzas”
    ———————————————————–
    Concordo plenamente com vicê, se analisarmos o fogo, pelo que dele conhecemos na lei da física.

    Mas existem outros tipos de fogos ainda pouco estudados pela ciência ortodoxa, como o fogo etérico, pertencente ao campo da metafísica.

    A Bíblia cita que Moisés ao subir o monte para receber as tábuas da lei, teve que passar pela sarsa ardente, um arbusto que embora em chamas, não se consumia. Só não explica como isso é possível.

    Esses fatos ainda se constituem nos mistérios que um dia teremos explicação lógica e cintífica.

    Não sei como isso pode acontecer, mas acredito que essa possibilidade possa existir, baseado nos depoimentos de pessoas sérias e de estudiosos no assunto. (No Google imagens há uma dezena de fotos sobre o assunto, mas em tempos de Photoshop, tenho um pé atrás).

    Sei lá, mas tenho absoluta certeza de que não pretendo passar por uma experiência dessas. (rss)

    Shakespeare já dizia que há muito mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia.

    Abs:
    Silvio

    Thumb up 13
  44. Mais uma ótima matéria como é de praxe aqui no hypecience. Eu já tinha ouvido falar sobre o tema, mas não pensei que havia tantos registros. De qualquer forma é uma boa reportagem e para os que não acreditam serve como entretenimento.

    Thumb up 11
    • Duzentos registros não é muito numa densidade demográfica que vivemos hoje.

      Thumb up 2
  45. Isso é realmente chocante.Eu nunca soube nada sobre esse fenômeno…Jamais, jamais, mesmo, imaginei que houvesse uma coisa assim. Meu Deus!! Fiquei arrepiada de medo. É cabuloso!

    Thumb up 10
    • O hipescience.com nos traz fatos, fenômenos e novidades impressionantes… Gosto muito de vocês, sabiam? Tudo que vocês mostram são coisas inéditas. Leio tudo e mais um pouco..rsrs. PARABÉNS !… por todas as matéria publicadas.

      Thumb up 20
    • N entendo pq deram negativo na menina?Ela elogia o trabalho dos caras e uns otários negativam,se n gostam do site n acessem…

      Thumb up 11
    • Nerd gosta de Pacman.
      Nerd não gosta de pensar pq dá trabalho.
      Acertei?

      Fui

      Thumb up 14
  46. Esse é um assunto muito curioso ,mas o mais curioso pra mim é o fator idade ,todos os casos acima são de pessoas acima de 56 anos. Belo artigo !

    Thumb up 15
    • E também pelo fato de que na maioria das mortes, o pé direito foi conservado… Como?

      Thumb up 5
  47. Eu acho que esse é dos casos que pode se encaixar na metafísica, que é basicamente uma ciência ainda não compreendida.

    Thumb up 6
  48. Isso existe mesmo… Mas como começa e quais as razões, ainda é um mistério. Ouvi dizer por aqui que, quando alguém morre queimado, é porque Xangô, Orixá da Justiça, não estava muito satisfeito com o cidadão, não… Por isso, o detonou. Quanto a mim, prefiro mais ciência e menos mistificação.

    Thumb up 4
  49. Nenhuma das teorias de cigarro, ou algo parecido, explica o fato de que nada ao redor da pessoa foi danificado também.

    Thumb up 9
    • Explica, sim, Lola. Fogo de baixa temperatura. Só o corpo queima, e lentamente.

      Thumb up 5
  50. sabemos que o corpo humano é composto por muitos elementos encontrados na terra e no ar, (ex. minerais e gases) e sabe-se que alguns minerais expostos a ação de gases ou de outros elementos podem sofrer uma combustão espontânea. Então, entende-se que, o corpo humano também pode sofrer uma CHE, ajavista a enorme similaridade entre os elementos físicos e os elementos contidos no corpo humano…

    Thumb up 6
  51. enbora nao acredito achei enteressante! étudo fora do normal a pensou se o ser humano pegasse fogo rsrsrsrsr

    Thumb up 0
    • Pelo visto a reportagem exemplificou outros seres.

      Thumb up 4
  52. Isto já aconteceu com um gato da minha tia, que teve combustão, mas que depois se verificou que na verdade o bichano tinha acidentalmente posto o rabo numa fogueira e ao sair em disparada, aumentou ainda mais o fogo, sendo encontrado mais tarde, a uns trezentos metros e completamente incinerado.

    Thumb up 1
    • Cuidado ao comprar sem informar ao vendedor para que fins, pois existem dois tipos de extintores. Pó quimíco e CO2.

      Thumb up 6
  53. HUMMMM! ACHEI A MATÉRIA IMPRESSIONANTE, MAS EXISTEM MISTÉRIOS QUE O HOMEM AINDA NÃO FOI CAPAZ DE DESVENDAR.

    Thumb up 13
    • Não existem místério que o homem não possa desvendar! Procure para um desses anáticos religiosos que terás resposta na hora.

      Thumb up 5
    • Leia deuteronômio 29-29.e olhe que não sou fanática heim.

      Thumb up 2
    • Lidia, querida:

      Esse versículo se refere a outro tipo de reveleção.
      Nada a ver com o assunto em pauta.
      O átomo já existia na época de Abraão e foi “revelado” pela ciência moderna.

      Fui

      Thumb up 13
    • Deuteronômio é algum elemento quimíco que não conhecemos? 29-29 é seu peso atômico?

      Thumb up 8
    • Ezinho lindinho

      Prestenção no que a tia Magda vai ensinar:

      Deuteronômio é a forma sincopada de
      Deu-te ro nômio
      Ou seja: Seus pais deu te ro nômiio de Ezio, assim como meu nômio é Magda. Sacou?

      29:29 não é peso atômico, não senhorito.
      Faça os noves fora que dará 4.

      E quatro, cabalisticamente significa os 4 cavalheiros do Apocalipse, que com suas espadas em combustão, varrerão da terra todos os que não ter ro nômio.

      Só quem ter ro nômio será salvo.

      Fim da aula.

      Fui…checar se meu nômio está dentro do prazo de validade. (rss)

      Thumb up 12
    • Gostei. O humor é relevante nesses momentos onde discutimos ciências e aparece citações bíblicas.

      Thumb up 10
  54. Estamos enviando sondas para Marte e eles vem roubar corpos para analisar nossa constituição . Simples assim !

    Thumb up 6
  55. Não vou dar uma de paranormal, mas um dos erros da ciência é descreditar qualquer explicação não prevista pelas leis já conhecidas. Já disseram uma vez que “depois de certo ponto o universo para de fazer sentido”. Ceticismo é bom, porém as vezes ele tem que ser ignorado para se encontrar a verdade (que o digam os físicos).
    Quem sabe a explicação para isso possa ser alguma partícula ou fator ainda não descoberto pela humanidade.

    Thumb up 14
    • Gustavo, o ceticismo é necessário e saudável. Antes de sair caçando mulas-sem-cabeça, é melhor primeiro descartar o trivial. Se houver uma evidência de alguma partícula ou fator não conhecido, ela será estudada. Por enquanto, não há tal evidência, então não tem nem rastro para perseguir a mula-sem-cabeça paranormal. Mersmo que não saibamos o que foi que causou o incêndio ou alguma outra característica, ainda não há indícios para procurar por explicações que violem as leis da natureza.

      Thumb up 4
  56. Interessante mesmo é que todos os 7 casos, ou foram nos EUA, ou no Reino Unido.

    Thumb up 35
    • É por que este é um mito que nasceu nos Estados Unidos. No Reino Unido a crença na combustão espontânea não é tão forte como nos EEUU.

      Thumb up 1
    • Isso é porque os Winchester moram nos EUA, imagina só eles voarem até o Brasil para desvendar um caso!!!

      Thumb up 2
    • Talvez pq sejam paises que documentam mais todo tipo de acontecimento, se fosse aqui por exemplo, ateh alguns anos atras passaria meio batido??? Nao sera?

      Thumb up 4
  57. A ciência é um mistério. Os fatos são quase inacreditáveis. Mas são possíveis até que se veja ou prove para o ser humano tomar juízo.

    Thumb up 10
  58. Acho muito dificel de acreditar em combustao humana espontanea, o corpo de um ser humano e composto por 70 a 75% de agua e mesmo numa cremacao levam-se duas horas a 1200 graus para o corpo virar cinzas, ainda assim sobram restos dos ossos que depois sao moidos.
    Um corpo pegar fogo sozinho, atingir uma temperatura altissima de derreter metal, impossivel!

    Thumb up 36
    • Kent, procure os estudos sobre a queima do corpo humano. A composição do corpo humano, ou a proporção de água, varia com a idade e a compleição física. Na maioria, os adultos tem uma quantia não desprezível de gordura, que é combustível, e normalmente estão todos enrolados em tecido, que serve de pavio. Pavio mais gordura dá “vela”.

      Thumb up 6
    • É! E a água com o calor evapora aumentando ainda mais a combustão.

      Thumb up 4
    • E, esses noobs positivam sem saber todos os aspectos do assunto!

      Thumb up 1
    • Ola cesar. A proporcao de 70 a 75% sim ,e claro, uma media generica,que varia de individuo a outro. Mas mesmo que uma pessoa tenha uma media menor,ha ainda muita agua difundida em todos os tecidos do organismo,ate na gordura.
      Na verdade nao e a gordura em si que e combustivel, e sim os oleos que ela contem. A gordura pega fogo quando exposta a uma temperatura alta o suficiente para evaporar a agua, ou fluidos contida nela. Por exemplo,num churrasco a gordura que esta no bife nao pega fogo, e o oleo que pinga dela que cai no carvao que inflama.
      Para haver “combustao espontanea” tem de acontecer uma reacao quimica no organismo poderosa o suficiente para gerar calor extremo.Calor necessario para evaporar os fluidos corporais primeiro, senao nao acontece a combustao do corpo. E como tentar colocar fogo em madeira molhada, nao pega, tem que secar primeiro.Que uma reacao assim possa acontecer no corpo, nao acredito. E claro que e meu ponto de vista, de como vejo o assunto.Respeito as opinioes contrarias, nao sou o dono da verdade.

      Thumb up 1
  59. Claro qe uma pessoa naum entra em chamas do nada a própria matéria diz “Entre as explicações naturais mais plausíveis está a ideia de que as vítimas – que tendem a ser idosas, enfermas ou obesas – estão dormindo, ou imóveis, ou ainda mortas por algo como um ataque do coração, e acionam alguma fonte de fogo – comumente um cigarro derrubado.”.
    E de qualqer maneira naum é combustão humana espontânea, existe algo qe provoca o fogo de alguma maneira.

    Thumb up 8
    • O título da matéria é enganador, neste aspecto, já que parte do pressuposto que já tenha sido provado que o corpo humano pega fogo espontaneamente, o que não é o caso: ninguém jamais começou a pegar fogo do nada. Já pensou, num lugar como o metrô de São Paulo, se uma pessoa em 10 milhões pegasse fogo, a cada quantos dias alguém não deveria pegar fogo espontaneamente dentro do metrô? Por que nunca nenhum avião caiu por que o piloto começou a pegar fogo espontaneamente? E por que nenhum acidente automobilístico já foi causado por um motorista que pega fogo espontameamente? E em um concurso de Vestibular, por que nenhum aluno em toda a história dos vestibulares jamais pegou fogo espontaneamente?

      Esta é mais uma caracerística que tem que ser levada em conta: ninguém jamais testemunhou um caso de combustão espontânea. Ninguém jamais relatou que o colega de repartição começou a soltar fumaça por todos os poros e inflamou-se até as nádegas. Não é curioso que a combustão espontânea evite cuidadosamente testemunhas?

      Thumb up 4
  60. No blog: “Olhando o Universo”, eu escrevi um artigo sobre raios gama (está no meio do blog, em destaque). Acredito que isto seja realmente raios gama. Uma energia poderosa que vem dos astros e de fora do universo. A pouco tempo (no final de setembro de 2011), passou um artigo no programa da Ana Maria Braga em que foi filmado uma descarga de raios gama, pela primeira vez, por camaras de segurnaça e foi diagnosticado como espírito. A ciencia deveria dar mais importancia a este fato. No blog, existe muitos casos interessantes.

    Thumb up 19
    • Acho que você não sabe o que é um raio gama…

      Thumb up 3
    • Agora a Ana Maria Braga vai patentear o forno de raios gama.
      Os raios gama são “Uma energia poderosa que vem dos astros e de fora do universo” ? Onde fica “de fora do universo” ??
      Os raios gama são espíritos ??

      Thumb up 3
    • é mesmo, hahah, onde é o fora do universo, de onde saiu isso aí? XD

      Thumb up 0
  61. Realmente as explicações são bastante vagas,deve ser pelo fato de eles tbm não entenderem o q acontece exatamente,mas só pq a gnt não se compreende um fenômeno,não quer dizer q ele não ocorre…

    Thumb up 29
    • Exordium,

      as explicações são mesmo bastante vagas sobre tal fenômeno. Não sei se vc gosta de ler, mas acaso goste lhe sugiro um livro chamado Galeria de Curiosidades Médicas; não me recordo o nome do autor (o que reconheço ser um erro grotesco de minha parte, inclusive por já haver mencionado este livro aqui no Hype), mas pelo nome vc encontra a obra sem maiores dificuldades. Além de casos de combustão humana espontânea vc encontrará outros tão curiosos quanto estes. Abraço!

      Thumb up 11
    • Galeria de Curiosidades Médicas, Editora Record, lançado em 200. O autor chama-se Bonderson, Jan.

      Thumb up 3
    • LANÇADO EM 2000 (meu teclado anda fumando demais….

      Thumb up 2
    • Isso mesmo, querido Ezio… muito obrigada por complementar a informação. Bjo.

      Thumb up 1
  62. Sinceramente acho dificil acreditar em combustão espontânea, visto que as explicações até agora são extremamente vagas. Como pode um corpo incendiar sozinho? E se formos pensar na explicação do cigarro que inicia o fogo, com certeza ele se espalharia para outros lugares, não somente na pessoa

    Thumb up 9
    • A realidade é a seguinte: “Se você não for até o inferno, ele virá até você”.
      Tem pessoas que dão mais choque elétrico do que aqueles cacetetes usados pela PM para conter rebelião. Essas pessoas estão carregadas de ions.

      Thumb up 3
  63. Quem não garante que foi plantado os restos mortais destas pessoas nos lugares acime mencionado. Falando fisicamente um corpo organico, com um ambiente de facil propagação de calor como uma cadeira de rodas de madeira, uma casa de moveis de facil irradiação de calor etc.. etc.. estes ambientes seriam desimados pelo corpo da vitima em chamas. Parece-me fraude. Para que haja incendio basta, calor combustivel e oxigenio. pelo menos nestes casos. A unica forma de incendio que existe sem estes elementos são por reaçoes quimicas complexas. Procurem no youtube sobre quantos minutos uma sala demoraria para queimar em uma simulaçao de incendio, menos de 5 minutos. Temos um caso de um estadio de futebol onde por menos tempo que isso queimou inteiro, varias pessoas morreram so o calor do ambiente ja derretia cabelos, unha e pele. Isso é fraude………..

    Thumb up 9
    • Estranho o fato de normalmente as pessoas estarem sozinhas. Isso dá margem à suspeita de fraude. Entretanto, é bem verdade que o homem está tão longe de conhecer a verdade plena, que nada deve ser inteiramente refutado, mas sim analisado até a tentativa de encontro com a verdade.

      Thumb up 3
    • Sobre o fato de elas estarem sosinhas, é pelo simples fato de que se elas não estivessem sosinhas, elas teriam ajuda, e logo, nao morreriam. Com certeza ja aconteceu enquanto pessoas estavam acompanhadas, mas simplesmente foram ajudadas e levadas ao hospital.

      Thumb up 6
    • Mas, assim, pessoas que se consumissem em chamas estando acompanhadas seriam socorridas e claramente haveria relatos dos casos e constariam nas fichas clínicas. O caso que constou no artigo levou o acompanhante socorrista a uma queimadura de 3º grau, que não resistiu. O fato em evidência é que a combustão é tão repentina e rápida que, muitas vezes, não há danos aos arredores, talvez minimizadas por menor quantidade de calor acumulada. É tal como se embebesse a roupa e pele da pessoa em combustível e se ateasse o fogo?

      Thumb up 6
    • Quantas pessoas você já viu falarem que salvaram alguém que estava começando um processo de combustão espontânea?

      Thumb up 0
    • A maioria dos 200 casos conhecidos de combustões humanas espontâneas (CHE) têm características similares.
      Assim afirma a reportagem.
      Jogo na megasena, lotomania, quina e etc. Quantas vezes será que já fiz a pontuação máxima? Fico conformado porque milhões jogam também.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
111117124050-shopping-mall-america-story-top
Os 8 lugares mais “sujos e contaminados” dos shoppings

Fim de ano chegando,...

Fechar