7 fatos surpreendentes do universo

Publicado em 11.10.2011

A cada dia, novas descobertas assustam e deixam os astrônomos perplexos. Muitas coisas que sabemos sobre o universo ainda não têm explicação. Confira algumas das coisas mais interessantes sobre o universo em que vivemos:

1 – O universo é (muito) antigo

O universo começou com o Big Bang. Os cientistas estimam que ele tenha cerca de 13,7 bilhões de anos (para mais ou menos 130 milhões de anos).

Os astrônomos fizeram esse cálculo através da medição da composição da matéria e densidade de energia no universo, o que lhes permitiu determinar quão rápido o universo expandiu-se no passado. Como resultado, eles poderiam “voltar no tempo” e identificar quando o Big Bang ocorreu. O tempo entre a explosão e agora compõe a idade do universo.

2 – O universo está expandindo

Na década de 1920, o astrônomo Edwin Hubble fez a descoberta revolucionária de que o universo não é estático, mas sim está se expandindo.

Por muito tempo se pensou que a gravidade da matéria no universo tornaria essa expansão lenta, ou até mesmo faria com que ela se contraísse.

Em 1998, o Telescópio Espacial Hubble estudou supernovas muito distantes e concluiu que, há muito tempo, o universo estava se expandindo mais lentamente do que acontece hoje. Esta descoberta intrigante sugeriu que uma força inexplicável, chamada energia escura, é o motor da expansão acelerada do universo.

Enquanto a energia escura pode ser a força estranha que está puxando o cosmos em velocidades cada vez maiores, ela continua a ser um dos maiores mistérios da ciência, já que sua detecção permanece indefinida.

3 – O universo está acelerando

A misteriosa energia escura não só pode ser a condução da expansão do universo, como parece estar puxando o cosmos em velocidades cada vez maiores. Em 1998, duas equipes de astrônomos anunciaram que não o universo não estava apenas em expansão, mas acelerando também.

Segundo os pesquisadores, quanto mais longe uma galáxia está da Terra, mais rápido ela está se afastando. A aceleração do universo também confirma a teoria de Albert Einstein da relatividade geral, e, ultimamente, os cientistas têm revivido a constante cosmológica de Einstein para explicar a estranha energia escura que parece neutralizar a gravidade e fazer com que o universo se expanda a um ritmo acelerado.

Três cientistas ganharam o Prêmio Nobel 2011 de Física por sua descoberta de 1998 de que a expansão do universo estava se acelerando.

4 – O universo pode ser plano

A forma do universo é influenciada pela luta entre a força da gravidade (com base na densidade da matéria no universo) e sua taxa de expansão.

Se a densidade do universo exceder um certo valor crítico, então o universo seria “fechado”, como a superfície de uma esfera. Isto implica que o universo não é infinito, mas não tem fim. Neste caso, o universo eventualmente irá parar de se expandir e começar a colapsar sobre si mesmo, em um evento conhecido como “Big Crunch”.

Se a densidade do universo for menor que o valor de densidade crítica, então a forma do universo seria “aberta”, como a superfície de uma sela. Neste caso, o universo não tem limites e vai continuar a se expandir para sempre.

No entanto, se a densidade do universo for exatamente igual à sua densidade crítica, então a geometria do universo é “plana”, como uma folha de papel. Nesse caso, o universo não tem limites e se expandirá para sempre, mas a taxa de expansão irá gradualmente se aproximar de zero depois de uma quantidade infinita de tempo. Medições recentes sugerem que o universo é plano, com uma margem de cerca de 2% de erro.

5 – O universo está cheio de coisas invisíveis

O universo é majoritariamente composto de coisas que não podem ser vistas. Na verdade, as estrelas, planetas e galáxias que podem ser detectadas representam apenas 4% do universo. Os outros 96% são substâncias que não podem ser vistas ou facilmente compreendidas.

Estas substâncias elusivas, chamada de energia escura e matéria escura, ainda não foram detectadas, mas os astrônomos baseiam sua existência na influência gravitacional que ambas exercem sobre a matéria normal, as partes do universo que podem ser vistas.

6 – O universo tem ecos de seu nascimento

A radiação cósmica de fundo do universo é composta por ecos de luz que sobraram do Big Bang que criou o universo, 13,7 bilhões de anos de atrás. Esta relíquia da explosão coloca um véu de radiação em torno do universo.

Uma missão da Agência Espacial Europeia mapeou o céu inteiro à luz de micro-ondas para revelar novas pistas sobre como o universo começou. Essas observações são os pontos de vista mais precisos da radiação cósmica de fundo já obtidos.

Os cientistas esperam usar os dados da missão para resolver algumas das questões mais debatidas no campo da cosmologia, como o que aconteceu imediatamente depois que o universo foi formado.

7 – Pode haver mais de um universo

A ideia de que vivemos em um multiverso, que nosso universo é um dos muitos, vem de uma teoria chamada inflação eterna, que
sugere que logo após o Big Bang, o espaço-tempo se expandiu a taxas diferentes em lugares diferentes.

Segundo a teoria, isso deu origem a “universos bolha” que poderiam funcionar com as suas próprias leis da física. O conceito é polêmico e era meramente hipotético, até que estudos recentes procuraram marcadores físicos da teoria do multiverso no fundo cósmico de micro-ondas, que é uma relíquia do Big Bang.

Pesquisadores buscaram as melhores observações disponíveis do fundo cósmico de micro-ondas para detectar sinais de colisões, mas não encontraram nada de conclusivo. Se dois universos se colidiram, os pesquisadores afirmam que isso teria deixado um padrão circular para trás na radiação cósmica de fundo.[Space]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

177 Comentários

  1. MEUS CAMARADAS,ACREDITO QUE TUDO ISTO DITO ,NADA PASSA SEM O CONHECIMENTO DO INVISIVEL.
    CONCORDO QUE O EINSTEIN FICOU PARA TRÁS,PORÉM CONVIVER COM TEORIAS DO HANWKING É TAMBEM
    MUITO ATRASO.ESTE É ATRASADO NA FISICA E NA RELIGIOSIDADE QUE SE CONFUNDEM PARA NOS MORTAIS.
    DA DESCOBERTA DA GARVIDADE ATÉ O EINSTEIN LEVAMOS MUITO TEMPO.NÃO VIVEREMOS AQUI NESTE
    UNIVERSO PARA VER E SENTIR TODA A BELEZA DESTE CRIADOR INTELIGENTE.

    Thumb up 1
  2. Exatamente, estamos presos as teorias de Einstein, que começam a desmoronar agora. O big bang é outra coisa que também está desmoronando. Agora já está surgindo várias teorias sem o big bang, pelo mundo inteiro. Veja na internet: universo sem o big bang.

    Thumb up 2
  3. Já me chamaram de louco quando disse que a ciência sabe um copo d’água, mas precisa saber um oceano. Agora, eu, ignorante que sei apenas uma gota e quero saber mais, por isso aceito com reservas tudo que me é passado.
    Que o universo está em expansão, creio que não há dúvidas e livros da Teosofia dizem que isso é a sua respiração. (Pralaia e Mavântara), será?

    Thumb up 4
  4. O UNIVERSO ainda vai continuar escondendo os seus mistérios, por muito tempo, pois a nossa capacidade de comprovação de teorias, em muitos casos; passa pela verificação in loco. Enquanto isto, precisamos manter as nossas mentes abertas para novas descobertas e novas teorias sobre o universo. Infelizmente os cientistas e a própria ciência está por demais presa nos tratados deixados por Einstein e tem avançado pouco… Acordemos todos nós: “há muito mais entre o céu e a terra, do que; aceita ou consegue admitir; a nossa VÃ FILOSOFIA e FRACA CIÊNCIA”.

    Thumb up 6
    • Não se trata de aceitar ou admitir, a ciência trata daquilo que é mensurável e quantificável. O que não é, não é objeto de estudo da ciência. Se acha que os tratados de Einstein são ineficazes para explicar o universo, os cientistas estão aguardando ansiosamente o seu tratado. E quanto a fraca ciência, é melhor do que nada. Aposto que não reclama de sua rede wireless ou dos seus antibióticos.

      Thumb up 11
    • Não classifico como: INEFICAZES os tratados deixados por Einstein e como sabes que tenho o meu próprio tratado; a qual chamo de: TEORIA?
      O que acontece é que a ciência ACOMODOU-SE sobre os enunciados de Einstein e não avançou adiante.
      Acredito piamente, que já possuimos bastante informações para proporcionar um novo SALTO no entendimento do universo. Esperou-se muito de STEPHEN HAWKING o qual possui o mesmo QI de Einstein, entretanto; o pobre homem: mal consegue comunicar-se.
      Vou repetir… A minha teoria NÃO derruba as de Einstein; elas as: REAFIRMAM e complementam, dando uma nova visão sobre um universo que possui no mínimo: o dobro deste que os cientistas estão enxergando hoje.

      Thumb up 4
    • Ah, e o que não é mensurável nem quantificável não existe?
      As coisa mudam. Há alguns anos antes da ciência conseguir provar que o átomo não é indivisível, como diz o nome, M. Blavatsky havia confirmado a sua divisibilidade e com isso arranjou 3 grandes inimigos: A Ciência, que não aceitava, a Igreja Católica, que naquela época mandava pra caramba e o Espiritismo, recém nascido que dizia ser isso mediunidade.
      E hoje o que dizer?

      Thumb up 1
    • Filhão, os cientistas estão “presos” nas teorias de Einstein porque cada dia mais elas têm se provado ser a realidade. Se Einstein estivesse errado, seu GPS jamais funcionaria…

      Thumb up 5
  5. Quanto a expansão do universo, sugiro que observem que as fotos em “ultra deep field”, deveriam mostrar galáxias, não mais em vermelho e sim em infravermelho ou mesmo não deveria mostra nada, pois a frequência da luz das galáxias seria mais inferior ainda. Entretanto mostra galáxias de vários tons de luminosidade. Isto prova o que eu digo no blog “Olhando o Universo”. A poeira cósmica influencia nas cores das galáxias e não o reed shift. O universo não se expande. O universo é uma ilusão de ótica, ou alguma coisa está errada.

    Thumb up 5
  6. Marcos Vañó
    Como posso responder suas perguntas? Eu tentei responder ao e mail, mas foi recusado. Pode consultar novamente e diga como lhe responder.

    Thumb up 0
  7. Err… O que existia antes do big bang? Se não ainda não descobriram a resposta então pode ser que nunca tenha acontecido nenhum big bang, e tudo isso aí foi só uma perda de tempo.

    Thumb up 14
    • O que existia antes de descobrir a América? Só depois que a descobriram é que foi descobrinod mais coisas e olha bem que coisas!
      O que existia antes da máquina de escrever? Só letras rabiscadas em papiros. E hoje/ Tmos computadores e espaços para deixarmos nossas indignações e questionamentos vãos.
      Só depois que damos os primeiros passos é que conseguimos andar. E só depois que conseguimos andar é que passamos a correr. Tudo evolui menos a consciência religiosa.

      Thumb up 33
    • Só estou dizendo que deviamos nos preocuparmos em resolver os misterios e os problemas daqui primeiro, digamos que tudo isso esteja correto, e achamos outro planeta como a terra conseguimos a tecnologia para irmos para outro planeta, pra que? para destruir como estamos destruindo este aqui? É impossivel correr antes de poder andar, e pode acreditar ainda não começamos a andar.

      Thumb up 6
    • HY,
      Cada um de nós neste contigente bilionário de pessoas tem sua missão. Uns destacam-se mais pelas suas atividades e exposição enquanto outros ficam patinando com seus poucos resultados e sem se expor.
      Existem grupos de pessoas, por exemplo, que ficam barrando construções de hidroelétricas e ganhando seus trocos das potências econômicas que não querem ver o progresso de algumas nações. Existem grupos que defendem os animais como aquela proprietária, sociality,que tinha um safari no Pantanal. Assim por diante. Cada um na sua e uns aparecendo mais que outros.

      Thumb up 11
    • Perda de tempo? Sim, é melhor entrar num post de divulgação cientifica, não fazer nenhum comentário proveitoso, e apenas negar.. Poxa isso sim vale a pena???

      Thumb up 13
    • Só estou dando minha opinião, acreditar cegamente no big bang é a mesma coisa que acreditar em deus, ninguêm sabe o que realmente ocorreu, então sim, isso pode ter sido perda de tempo ou não, desculpa não ser tão otimista quanto vocês, mas acho que nunca vamos descobrir os segredos do universo, é assim que eu penso, sendo proveitoso para você ou não.

      Thumb up 6
    • Não é questão de otimismo e sim de inteligencia, uns dormem e dão respsotas vazias, outros pesquisam, leem, se interessam e assim as coisas “andam”. Parabens pela sua escolha :(

      Thumb up 14
    • Talvez devessemos usar nossa “inteligencia” para pesquisar, ler e se interessar em buscar modos de como conviver uns com os outros, e como não se destruir antes de realmente descobrir alguma coisa veridica sobre o universo.

      Thumb up 3
    • Err. ja falamos sobre o que vc falou abaixo aqui nestes posts, uma coisa não priva a outra, ou seja, podemos conviver bem com o planeta e tudo mais e mesmo assim pesquisar sobre o universo… Essa sua saida é muito convencional, um estudo ou pesquisa não desabilita o outro, um nada tem haver com o outro… Sem forçar ne amigo ;)

      Thumb up 10
    • Big Bang não é uma crença, é o que se conclui das obsevações de Edwin Hubble sobre o afastamento das galáxias, fatos conhecidos e observáveis.

      Thumb up 1
    • nao existiu big bang existiu foi deus ele criou tudo e nao ouve nenhuma evoluçao

      Thumb up 2
    • Muito claro. Mas contesto.
      Excetuando alguns como você, houve evolução, sim. Evolução em todos os setidos desde Ícaro até os atuais supersônicos.

      Thumb up 7
  8. Vishiee man só tenho certeza de uma coisa que Deus que criou tudo e que não devemos nos preocupar se tem ou não outro universo por ai,na minha opinião oque Deus fez ta muito bem feito e que os homens deveriam apenas se preocupar com sua propria Salvação

    Thumb up 5
  9. Minha querida, vc diz que é estudante de jornalismo, que ama escrever. Então me responda: pq no seu blog tem postado textos de outros sites, tudo bem que para se escrever sobre um determinado assunto faz-se necessario pesquisa, isso eu não discuto. Mas pelo o que eu vi vc praticamente copiou os sites que vc pesquisou, eu não chamo isso de “escrever” eu chamo de “copiar”.Como uma pesquisadora, que eu acredito que vc seja,deveria pelo menos fazer uma reflexão sobre os temas que vc coloca em foco. Ou pelo menos,colocar entre áspas aquilo que vc posta e que não é de sua autoria. Desculpa a minha sinceridade…

    Thumb up 10
    • Sem querer defender ninguém. O nome do site já denomina que é ciência publicitária. Estudante de jornalismo não é jornalista e tão pouco cientista.
      Natasha, na postura de estudante de jornalismo, é muito inteligente no trabalho que realiza. Abre espaço para as discussões de temas complicados que cientistas ou pseudos cientistas publicam para conhecimento da humanidade em geral (em inglês). Assim sendo, pode-se observar o ponto de vista que os leitores de seu site expressam e, a partir desse quesito, tomar um rumo alicerçado em sua futura profissão.
      O mal do ser humano é querer ouvir, ler e ver só aquilo que est´pa de acordo com suas convicções. Isto não é democrático e muito menos sensato.

      Thumb up 6
  10. Não sei como ocorreu o Big Bang.Desconfio que foi algum politico brasileiro, tentando roubar alguma coisa.

    Thumb up 2
  11. Caro Fernando Ramos, respeito sua opinião porém saiba que a maior prova da existência de Deus é você! Glória a Deus por isso!

    Thumb up 7
    • Nossa gente, isso daqui não é para discussão religiosa, melhor do que escrever é vocês se manterem ouvindo o pastor sem amolar os outros, por favor, faz isso para nós faz? Para a gente continuar gostando…. Afff

      Thumb up 15
  12. Marcos Vañó
    Ogrigado por sua críitica. Só agora percebi seu comentário. Talvez voce tenha razão, mas acredito que, ao romper a corda, corta-se a comunucação instantaneamente entre os dois corpos. Entre em contato comigo pelo meu amail no final do blog: “Olhando o Universo”. É melhor para conversarmos.
    COMENTÁRIO.
    1 – Ó UNIVERSO É MUITO ANTIGO. Isto eu já dizia no blog e calculava em centena de bilhões de anOS.
    2 – O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO. Eu não acredito nisto e dou mais de dez evidencias (provas) de que ele não se expande. Eu meu entender isto é proporcionado pea poeira cósmica que filtra os raios azul e ultavioleta e deixam passar o vermelho e o infravermelho, como detectado na estrela “Zeta Ofiuche”.
    3 -O UNIVERSO ESTÁ ACELERANDO. Não, não está. Isto é apenas uma ilusão de ótica, causado pela poeira cósmica. Quanto mais afastado esta um brilho no universo, mais poeira cósmicaestá asua frente. Esta poeira cósmica é formada na periferia e está diluída no universo. Só pode ser detectada, quando se aglomera.
    4 -O UNIVERSO PODE SER PLANO. Não discuto este assunto. Mas acridito que não.
    5 -O UNIVERSO ESTÁ CHEIO DE COISAS INVISIVEIS. Concordo plenamente, como a matéria escura, que não é matéria e sim uma energia gravitacional do centro do universo e por este motivo não pode ser detectada.
    6 -O UNIVERSO TEM ECOS DO SEU NASCIMENTO. Sim tem, mas esta evidencia está mal interpretada. Este eco não é eco e sim o que está acontecendo a bilhões de anos, desde a primeira centelha que deu origem ao universo.
    7 -PODE HAVER MAIS DE UM UNIVERSO. Concordo e tambem acredito nos sub universos. Como tudo o que existe é feito de união de coisas menores, as partículas subatomicas deve ser aglomerações de partículas menores ainda e assim por diante.
    Gosto de discutir estes assuntos, para aprender um pouco mais. Principalmente de críticas ou dúvidas.

    Thumb up 18
    • Ok Campo, vamos lá!!!

      Esse negócio de instantaneo que é mal compreendido. A gravidade por exemplo, antigamente Newton postulava que era instantanea, com Einsten a coisa mudou um pouco mas hoje em dia volta-se a falar desse tal “instantaneo”. Mas pense bem, a realidade na minha opinião não é linear, nós que existimos nessa suposta linearidade, acredito que nossa consciencia através da mente, que na minha opinião é limitante, vê ou existe nessa suposta linearidade. Se a gravidade for não local, se o Sol explodisse a Terra instantaneamente sairia ou desviaria sua trajetória, se não for assim, demoraria uns 8 minutos para isso acontecer.
      Se a sua idéia de cordão estiver certa nós sentiriamos instantaneamente o Sol… Sinceramente acho as duas hipóteses válidas, mas não podemos esquecer que esse tal instantaneo é “estranho”, imagine se alguém hipoteticamente estivesse ao lado do Sol e observasse alguém puxando a corda, e esse mesmo tivesse um potente binóculo gravando a Terra apartir do Sol. Quando ele assistisse o filme o que ele veria???? Se é instantaneo pela corda, o que o binoculo gravaria se ele depende da luz para observar a realiade na Terra??? O que aconteceria se uma coisa fosse instantanea(a corda) e a luz NÃO É??? Pensemos sobre isso????
      Com relação às suas colocações acima, vou dar um nó nelas, convido você e aos leitores observarem isso:
      1 – Ó UNIVERSO É MUITO ANTIGO –? O que é antigo??? Se a luz no horizontes dos eventos de um buraco negro se comporta “estranhamente” o tempo “fica louco” O que é passado? O que é presente? SE alguém tentasse medir a idade do universo lá dentro O QUE MEDIRIA??? SE la o tempo fica indesifravel???

      2 – O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO– com relação à sua idéia de poeira cósmica é muito discutivel, vc se baseia apenas nela, e tem um monte de outras evidências que mostram a tal expansão, eu acredito que o universo se expande cada vez que alguém pensa nisso ;) Nós influênciamos diretamente a realiade;)

      3 -O UNIVERSO ESTÁ ACELERANDO– Novamente vc coloca a poeira cósmica, não acho que ela de respaldo a essa questão número 3 também!!

      4 -O UNIVERSO PODE SER PLANO — Concordo com vc, não acho que é plano, e todos os experimentos mostram que ele não é, inclusive o de microgravidade, isso é real, tiveram que mudar algumas coisas no telescópio hubble por causa do universo curvo que ignoraram quando produziram o mesmo ;)

      5 -O UNIVERSO ESTÁ CHEIO DE COISAS INVISIVEIS — concordo com seu post acima…

      6 -O UNIVERSO TEM ECOS DO SEU NASCIMENTO — Se você perceber sua resposta acima está paradoxal, vc discorda e concorda com a afirmação ao mesmo tempo (???)Obs. Se o eco é de bilhões de anos? É um eco de bilhões de anos, ous seja, é um eco!!!

      7 -PODE HAVER MAIS DE UM UNIVERSO — Aqui vc inverteu a idéia de multiplos universos, não são sub-universos, são multiplos universos. Essa idéia nasceu em 1957 por um fisico chamado Hug Everet III, que mostrou a viabilidade da existencia do multiverso por causa de um problema na medição quantica das particulas atomicas, afirmando que cada medida, por causa das probabilidades envolvidas, existiriam infinitos universos REAIS para infinitas medidas…
      Abraços

      Thumb up 2
  13. É… conclusões são muitas, e parece não ter fim, estou com vontade de tomar um cafezinho.

    Thumb up 17
    • Faça o que tu queres
      pois tudo é da Lei, da Lei…

      Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Rajacenna-drawing2-550x390
Você acredita que isso foi desenhado por uma menina de 18 anos?

Rajacenna tem 18 ano...

Fechar