7 grandes mistérios de Marte

Publicado em 29.11.2011

Marte era conhecido como a “estrela de fogo” pelos astrônomos chineses, e os cientistas ainda debatem questões sobre o planeta vermelho. Mesmo após várias espaçonaves terem sido enviadas para o planeta, pouso se sabe sobre ele. Aqui estão alguns dos mistérios a serem resolvidos:

7 – Porque Marte tem duas caras?

Os cientistas têm debatido sobre as diferenças entre os dois lados de Marte por décadas. O hemisfério norte é plano e baixo – está entre os mais planos no sistema solar, potencialmente formado por água, que um dia correu na superfície marciana.

Enquanto isso, o lado sul é acidentado e cheio de crateras, e cerca de 4 a 8 quilômetros maior em elevação do que o hemisfério norte. Evidências recentes sugerem que a grande disparidade entre os lados do planeta foi causada por uma pedra gigante que se chochou com o planeta, há muito tempo atrás.

6 – Qual a fonte de metano em Marte?

Metano – a simples molécula orgânica – foi descoberta na atmosfera de Marte pela nave Mars Express, em 2003. Na Terra, muito do metano atmosférico é produzido pela vida, em processos como a digestão das vacas. Parece que o gás está estável no planeta vermelho por apenas 300 anos, então o que está o gerando é muito recente.

Mas há formas de gerar metano sem vida, como a atividade vulcânica. A nave ExoMars, que tem lançamento previsto para 2016, vai estudar a composição química da atmosfera de Marte, para entender mais sobre a presença dessa molécula.

5 – Existe água líquida na superfície de Marte?

Apesar da quantidade de evidências que sugerem a presença de água líquida em algum ponto da história de Marte, a questão é se isso ainda ocorre na superfície do planeta. A pressão atmosférica é muito baixa, cerca de 1% da Terra, o que dificulta a presença de líquido. Entretanto, linhas estreitas e escuras nas ladeiras de Marte oferecem dicas de que água salgada pode estar correndo.

4 – Existiram oceanos em Marte?

Várias missões em Marte revelaram diversas pistas de que o planeta um dia foi quente o suficiente para que água líquida corresse em sua superfície. Entre elas, estão o que parecem ser redes de vales, rios e minerais que usam água para se formar.

Entretanto, modelos climáticos atuais de Marte não conseguem explicar como temperaturas mais quentes podem ter existido, já que o sol era muito mais fraco no passado. Isso leva alguns a pensar que tais diferenças foram criadas por ventos ou outros mecanismos.

3 – Existe vida em Marte?

A primeira nave especial a pousar com sucesso em Marte foi a Viking 1, da NASA. Desde então, o mistério continua: há evidências de vida no planeta? A Viking representou a primeira e até agora a única tentativa de buscar vida em Marte, e seus achados são muito debatidos hoje. Ela detectou moléculas orgânicas como cloro metano e diclorometano. Mas esses compostos foram tidos como contaminação da Terra – fluídos de limpeza usados para preparar a nave quando ainda estava aqui.

A superfície de Marte é muito hostil para a vida como conhecemos. É fria, árida, tem muita radiação, entre outros fatores. Mesmo assim, existem muitos exemplos de formas de vida sobrevivendo em locais extremos da Terra, como os solos secos e gelados da Antártica e o super árido Deserto do Atacama, no Chile.

Há vida na Terra em qualquer lugar onde há água líquida, e a possibilidade de que um dia tenham existido oceanos em Marte leva muitos a imaginar se a vida conseguiu surgir no planeta. Saber essa resposta pode desvendar o mistério se a vida comum existe ou não no resto do universo.

2 – A vida na Terra começou em Marte?

Meteoritos descobertos na Antártica, originários de Marte – atirados do planeta por culpa de impactos cósmicos – possuem estruturas que lembram um dos micróbios da Terra. Apesar de muitas pesquisas darem explicações químicas, e não biológicas para esses achados, o debate continua. É interessante a possibilidade que a vida na Terra tenham realmente surgido em Marte, há muito tempo, e chegado aqui nos meteoritos.

1 – Humanos conseguem viver em Marte?

Para responder se existe ou existiu vida em Marte, pessoas talvez tenham que ir até lá para saber.

A NASA planejava, em 1969, ter uma missão humana em Marte em 1981, e uma base permanente em 1988. Mas viagens humanas interplanetárias mostraram-se desafios tecnológicos e científicos incríveis. Teríamos que lidar com os rigores da viagem – comida, água e oxigênio, os efeitos deteriorantes da microgravidade, perigos como fogo e radiação, e o fato de que os astronautas estariam milhões de quilômetros longe de qualquer ajuda, confinados juntos por um bom tempo. Pousar, trabalhar, viver em outro planeta e retornar também seriam desafios.

Entretanto, os astronautas parecem querer encarar tudo isso. Por exemplo, nesse ano, seis voluntários viveram em uma espaçonave fictícia por quase um ano e meio, no projeto Mars500. Essa foi a mais longa simulação de voo especial, simulando uma missão até Marte. E existem mais voluntários para uma viagem apenas de ida.

Pequenos micróbios que se alimentam de rochas poderiam extrair recursos preciosos de Marte, e pavimentar o caminho para os primeiros exploradores, que se tornariam fazendeiros espaciais. Mas o mistério da possibilidade de irmos um dia a Marte continua.[Space]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

79 Comentários

  1. Bernardo no tópico 6 sobre o metano você esqueceu o fato mais importante e estarrecedor, a taxa do gás na atmosfera na atmosfera marciana não é “estável” na verdade é SAZONAL,diminui durante o inverno e aumenta no verão,se assemelhando a atividade biologia durante as estações aqui na Terra.

    Thumb up 0
  2. A GENTE CONSTROI ATLANTIDA,AJUDA VCS,E É ASSIM Q NOS AGRADECEM?
    BAH,Q GENTE IGNORANTE!

    Thumb up 2
  3. Se você está aqui, gosta do tema espaço.

    Então a dica é ver as 100 melhores fotos do cosmo liberadas pela ESO. Você encontra a galeria de imagens no endereço
    terra . com . br/noticias/ciencia/infograficos/eso-top-100/

    Muito show. Imperdível. E boa viagem.

    Thumb up 14
  4. Imaginem a cena: Um desses “voluntários”, chega com sua turma de amigos a Marte, depois de uma longa (bota longa nisso) e cansativa viagem. Levaram umas poucas mulheres (só pra completar o time) e garantir a reprodução da espécie. Chegando lá, montam seus acampamentos provisórios ou não, e vão fazer um luau (sem praia, nem rio), bebem alguns exemplares de whisky e caem no sono. Quando acordam estão rodeados de marcianos famintos, que não querem acabar com a festa afinal, ainda tem muita carne pro churrasco… :)
    E toda a cena fica gravada por uma câmera, da Nasa é claro,(°REC), porque um humano a deixou cair enquanto fora levado a força para uma abatedouro mais próximo. Os astronômos da Rússia, EUA, China (uma cópia mais barata), estarrecidos, procuram uma explicação: de onde vieram os marcianos? Eis que a câmera mostra a resposta; as cidades deles são submersas (por isso o robozinho coitado, nem enxergou), são como formigas mestre em infra-estrutura subterrânea…
    Pensando bem, tá na hora de parar de escrever. Vai que Antônio Calmon vê esse comentário e resolve dar continuação ao drama e faz uma nova novela das 7 de nome: QUEM QUER IR PRA MARTE?

    Thumb up 22
    • Sempre desconfiei que os marcianos são habitantes subterrâneos, ou melhor, subMARCIANOS…
      OK, chega de trocadilhos, espero mesmo que os EUA sejam competentes o suficiente para mandar humanos para Marte em no máximo 25 anos…

      Thumb up 2
    • São minhocas.

      Thumb up 2
    • se eles forem inteligentes mesmo … não vão matar os humanos, estuda-los no maximo

      Thumb up 4
    • Se as cidades são “submersas”, onde está a água sobre elas?

      Thumb up 2
    • é bem conhecido o fato de que há agua congelada em Marte, se tu der uma pesquisada aqui msm no site da pra achar rapidinho. ^^

      Thumb up 1
    • Vc está vivo mesmo? Essa foto parece ter sido “psicografada”!

      Thumb up 0
  5. Como alguém positiva um cara como o Glauco? O indivíduo fala em marcianos em Marte, sem nenhuma prova científica, só porque alguém escreveu um livro afirmando isso…

    Thumb up 10
    • Se vc qr provas científicas prá saber sobre isso, vc tem duas opções:

      1-) Ir à Marte procurar o vestígio de alguma construção ou;
      2-) Ir ao Registro Akáshico e pesquisar sobre o passado.

      Enquanto vc não for capaz de nenhuma dessas duas alternativas, não venha discutir comigo!!

      Se o pessoal me positiva, é pq não aguenta mais tanta ladainha e mentiras vindas do meio científico espacial. Elas sabem que seu passado foi muito mais glorioso do que as histórinhas de macaquinhos que a NASA e cia. nos fazem engolir via magazines supercoloridos e encadernados.

      Thumb up 18
    • Rapaz, Registro Akáshico? Besteirol hindú da pior categoria!
      Humanos em marte há 3700 anos!
      talvez os faraós voando em suas pirâmides.

      Thumb up 10
    • Nobre colega noiado, vc que falou estas asneiras é que tem que apresentar as provas… Daqui a pouco vc vai falar que Astar Sheran do planeta Vulcano é seu amigo….
      É a Nasa que conta história de macaquinho, vc falando em marcianos, gnomos é que está certo…

      Thumb up 6
    • Em outras palavras: se não aguenta, pede prá sair!

      Thumb up 14
    • Prove qe naum há vida lá qe acreditaremos em vc.

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
remedio-homem-tecnologia-43
Mais medicamentos, menos ereção

Um novo estudo afirm...

Fechar