7 grandes mistérios de Marte

Publicado em 29.11.2011

Marte era conhecido como a “estrela de fogo” pelos astrônomos chineses, e os cientistas ainda debatem questões sobre o planeta vermelho. Mesmo após várias espaçonaves terem sido enviadas para o planeta, pouso se sabe sobre ele. Aqui estão alguns dos mistérios a serem resolvidos:

7 – Porque Marte tem duas caras?

Os cientistas têm debatido sobre as diferenças entre os dois lados de Marte por décadas. O hemisfério norte é plano e baixo – está entre os mais planos no sistema solar, potencialmente formado por água, que um dia correu na superfície marciana.

Enquanto isso, o lado sul é acidentado e cheio de crateras, e cerca de 4 a 8 quilômetros maior em elevação do que o hemisfério norte. Evidências recentes sugerem que a grande disparidade entre os lados do planeta foi causada por uma pedra gigante que se chochou com o planeta, há muito tempo atrás.

6 – Qual a fonte de metano em Marte?

Metano – a simples molécula orgânica – foi descoberta na atmosfera de Marte pela nave Mars Express, em 2003. Na Terra, muito do metano atmosférico é produzido pela vida, em processos como a digestão das vacas. Parece que o gás está estável no planeta vermelho por apenas 300 anos, então o que está o gerando é muito recente.

Mas há formas de gerar metano sem vida, como a atividade vulcânica. A nave ExoMars, que tem lançamento previsto para 2016, vai estudar a composição química da atmosfera de Marte, para entender mais sobre a presença dessa molécula.

5 – Existe água líquida na superfície de Marte?

Apesar da quantidade de evidências que sugerem a presença de água líquida em algum ponto da história de Marte, a questão é se isso ainda ocorre na superfície do planeta. A pressão atmosférica é muito baixa, cerca de 1% da Terra, o que dificulta a presença de líquido. Entretanto, linhas estreitas e escuras nas ladeiras de Marte oferecem dicas de que água salgada pode estar correndo.

4 – Existiram oceanos em Marte?

Várias missões em Marte revelaram diversas pistas de que o planeta um dia foi quente o suficiente para que água líquida corresse em sua superfície. Entre elas, estão o que parecem ser redes de vales, rios e minerais que usam água para se formar.

Entretanto, modelos climáticos atuais de Marte não conseguem explicar como temperaturas mais quentes podem ter existido, já que o sol era muito mais fraco no passado. Isso leva alguns a pensar que tais diferenças foram criadas por ventos ou outros mecanismos.

3 – Existe vida em Marte?

A primeira nave especial a pousar com sucesso em Marte foi a Viking 1, da NASA. Desde então, o mistério continua: há evidências de vida no planeta? A Viking representou a primeira e até agora a única tentativa de buscar vida em Marte, e seus achados são muito debatidos hoje. Ela detectou moléculas orgânicas como cloro metano e diclorometano. Mas esses compostos foram tidos como contaminação da Terra – fluídos de limpeza usados para preparar a nave quando ainda estava aqui.

A superfície de Marte é muito hostil para a vida como conhecemos. É fria, árida, tem muita radiação, entre outros fatores. Mesmo assim, existem muitos exemplos de formas de vida sobrevivendo em locais extremos da Terra, como os solos secos e gelados da Antártica e o super árido Deserto do Atacama, no Chile.

Há vida na Terra em qualquer lugar onde há água líquida, e a possibilidade de que um dia tenham existido oceanos em Marte leva muitos a imaginar se a vida conseguiu surgir no planeta. Saber essa resposta pode desvendar o mistério se a vida comum existe ou não no resto do universo.

2 – A vida na Terra começou em Marte?

Meteoritos descobertos na Antártica, originários de Marte – atirados do planeta por culpa de impactos cósmicos – possuem estruturas que lembram um dos micróbios da Terra. Apesar de muitas pesquisas darem explicações químicas, e não biológicas para esses achados, o debate continua. É interessante a possibilidade que a vida na Terra tenham realmente surgido em Marte, há muito tempo, e chegado aqui nos meteoritos.

1 – Humanos conseguem viver em Marte?

Para responder se existe ou existiu vida em Marte, pessoas talvez tenham que ir até lá para saber.

A NASA planejava, em 1969, ter uma missão humana em Marte em 1981, e uma base permanente em 1988. Mas viagens humanas interplanetárias mostraram-se desafios tecnológicos e científicos incríveis. Teríamos que lidar com os rigores da viagem – comida, água e oxigênio, os efeitos deteriorantes da microgravidade, perigos como fogo e radiação, e o fato de que os astronautas estariam milhões de quilômetros longe de qualquer ajuda, confinados juntos por um bom tempo. Pousar, trabalhar, viver em outro planeta e retornar também seriam desafios.

Entretanto, os astronautas parecem querer encarar tudo isso. Por exemplo, nesse ano, seis voluntários viveram em uma espaçonave fictícia por quase um ano e meio, no projeto Mars500. Essa foi a mais longa simulação de voo especial, simulando uma missão até Marte. E existem mais voluntários para uma viagem apenas de ida.

Pequenos micróbios que se alimentam de rochas poderiam extrair recursos preciosos de Marte, e pavimentar o caminho para os primeiros exploradores, que se tornariam fazendeiros espaciais. Mas o mistério da possibilidade de irmos um dia a Marte continua.[Space]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

79 Comentários

  1. Bernardo no tópico 6 sobre o metano você esqueceu o fato mais importante e estarrecedor, a taxa do gás na atmosfera na atmosfera marciana não é “estável” na verdade é SAZONAL,diminui durante o inverno e aumenta no verão,se assemelhando a atividade biologia durante as estações aqui na Terra.

    Thumb up 0
  2. A GENTE CONSTROI ATLANTIDA,AJUDA VCS,E É ASSIM Q NOS AGRADECEM?
    BAH,Q GENTE IGNORANTE!

    Thumb up 2
  3. Se você está aqui, gosta do tema espaço.

    Então a dica é ver as 100 melhores fotos do cosmo liberadas pela ESO. Você encontra a galeria de imagens no endereço
    terra . com . br/noticias/ciencia/infograficos/eso-top-100/

    Muito show. Imperdível. E boa viagem.

    Thumb up 14
  4. Imaginem a cena: Um desses “voluntários”, chega com sua turma de amigos a Marte, depois de uma longa (bota longa nisso) e cansativa viagem. Levaram umas poucas mulheres (só pra completar o time) e garantir a reprodução da espécie. Chegando lá, montam seus acampamentos provisórios ou não, e vão fazer um luau (sem praia, nem rio), bebem alguns exemplares de whisky e caem no sono. Quando acordam estão rodeados de marcianos famintos, que não querem acabar com a festa afinal, ainda tem muita carne pro churrasco… :)
    E toda a cena fica gravada por uma câmera, da Nasa é claro,(°REC), porque um humano a deixou cair enquanto fora levado a força para uma abatedouro mais próximo. Os astronômos da Rússia, EUA, China (uma cópia mais barata), estarrecidos, procuram uma explicação: de onde vieram os marcianos? Eis que a câmera mostra a resposta; as cidades deles são submersas (por isso o robozinho coitado, nem enxergou), são como formigas mestre em infra-estrutura subterrânea…
    Pensando bem, tá na hora de parar de escrever. Vai que Antônio Calmon vê esse comentário e resolve dar continuação ao drama e faz uma nova novela das 7 de nome: QUEM QUER IR PRA MARTE?

    Thumb up 22
    • Sempre desconfiei que os marcianos são habitantes subterrâneos, ou melhor, subMARCIANOS…
      OK, chega de trocadilhos, espero mesmo que os EUA sejam competentes o suficiente para mandar humanos para Marte em no máximo 25 anos…

      Thumb up 2
    • São minhocas.

      Thumb up 2
    • se eles forem inteligentes mesmo … não vão matar os humanos, estuda-los no maximo

      Thumb up 4
    • Se as cidades são “submersas”, onde está a água sobre elas?

      Thumb up 2
    • é bem conhecido o fato de que há agua congelada em Marte, se tu der uma pesquisada aqui msm no site da pra achar rapidinho. ^^

      Thumb up 1
    • Vc está vivo mesmo? Essa foto parece ter sido “psicografada”!

      Thumb up 0
  5. Como alguém positiva um cara como o Glauco? O indivíduo fala em marcianos em Marte, sem nenhuma prova científica, só porque alguém escreveu um livro afirmando isso…

    Thumb up 10
    • Se vc qr provas científicas prá saber sobre isso, vc tem duas opções:

      1-) Ir à Marte procurar o vestígio de alguma construção ou;
      2-) Ir ao Registro Akáshico e pesquisar sobre o passado.

      Enquanto vc não for capaz de nenhuma dessas duas alternativas, não venha discutir comigo!!

      Se o pessoal me positiva, é pq não aguenta mais tanta ladainha e mentiras vindas do meio científico espacial. Elas sabem que seu passado foi muito mais glorioso do que as histórinhas de macaquinhos que a NASA e cia. nos fazem engolir via magazines supercoloridos e encadernados.

      Thumb up 18
    • Rapaz, Registro Akáshico? Besteirol hindú da pior categoria!
      Humanos em marte há 3700 anos!
      talvez os faraós voando em suas pirâmides.

      Thumb up 10
    • Nobre colega noiado, vc que falou estas asneiras é que tem que apresentar as provas… Daqui a pouco vc vai falar que Astar Sheran do planeta Vulcano é seu amigo….
      É a Nasa que conta história de macaquinho, vc falando em marcianos, gnomos é que está certo…

      Thumb up 6
    • Em outras palavras: se não aguenta, pede prá sair!

      Thumb up 14
    • Prove qe naum há vida lá qe acreditaremos em vc.

      Thumb up 7
  6. Eu vou, eu vou…… se me derem a oportunidade, eu vou.
    Meus amigos dizem que eu “vivo no mundo da Lua”…. então, morar em Marte seria moleza………

    Thumb up 20
  7. PAREM COM ESSAS TEORIAS ABSURDAS!!!
    O HOMEM NÃO FOI FEITO PARA VOAR!
    SÓ SE FOR DE AVIÃO…
    KKKKKKKKK!!!

    Thumb up 1
  8. O certo seria enviar robôs. Isto seria uma coisa para o futuro. Só robos com poder de decisão seria capaz de explorar marte, Pessoas só com passagem de ida, não concordo, a menos que sejam pessoas com tempo de vida previsto (doenças graves). Enfim vale tudo pela ciencia.

    Thumb up 2
  9. Primeiro acabar com a fome , guerra, tratar dos dentes mais dignamente, ai sim tentar ir atrás dos marcianos, Como dizem no seriado arquivo X, “existe vida la forá” e inteligente e claro, e bem inteligente para não vir aqui na terra….

    Thumb up 9
  10. Viagem apenas de ida? O que leva pessoas a serem voluntárias para isso? Um amor não correspondido? Uma doença sem cura? Ojeriza à Humanidade e sua atual configuração social? Nem Freud explica…

    Thumb up 3
    • Pioneirismo, coragem, ousadia. E vontade de entrar para a história. Mas não descarto nenhuma das razões que tu propusestes. :)

      Thumb up 20
    • Essa é a idéia …..

      Thumb up 3
    • uma viagem só de ida não significa que eles vão pesquisar e morrer no espaço
      a ideia é Pousar, trabalhar e viver em outro planeta

      tenho certeza que muita gente aqui teria disposição

      Thumb up 16
  11. Desde criança gosto de saber sobre estas coisas do espaço, continuo gostando, mas quando vejo a pobreza, crianças e adultos morrendo de fome em nosso planeta, fico triste e vejo como somos pequenos diante de tantas coisas grandes existentes e que ainda serão descobertas. Quem somos nós, de onde viemos e para onde vamos. Acho que não temos solução para a nossa vida, mas podemos continuar sonhando…
    Sou um homem da ciência, mas tenho coração mole.

    Thumb up 18
  12. Caríssimos: O robozinho que a NASA deixou no Planeta Vermelho, foi projetado para ver o que “nós”, humanos, vemos.
    Ou seja, qualquer coisa que emita ondas em frequência luminosa na faixa dos 272 Trilhões de Vibrações por segundo. Siginifica que qualquer coisa que vibre fora dessa frequência ele não verá; o que não quer dizer que nada exista no Planeta!
    Penso que os cientistas deveriam considerar essa hipótese e desenvolver equipamento capaz de “enxergar” em frequências abaixo do infravermelho.

    Thumb up 25
    • Olá Arquimedes !
      Cara, brilhante seu comentário ! Parabéns !
      Abraços

      Thumb up 5
  13. Duvido que esse comentário vai ser liberado hoje:

    7 – Para os astrônomos, qualquer anomalia encontrada é explicada por um grande impacto ou por um buraco negro a bilhões de anos no passado, a perder de vista prá ninguém duvidar. Assim ninguém precisa encontrar o objeto impactante e nem o buraco negro… falta de ciência!

    4 – Existiram habitantes humanos em Marte a 3700 anos atrás, e esses sinais da presença de água em Marte prova isso. Se tivesse sido a centenas de milhões ou a bilhões de anos como os astrônomos insistem em pregar – pq isso é pregação – as intensivíssimas tempestades marcianas já teriam apagado todos esses sinais milhões de ano atrás. A explicação – um cometa de tamanho maior que Marte passou por ele e sugou gravitacionalmente a atmosfera e tudo que havia em sua superfície. Esse mesmo cometa passou por nós logo depois e, por ser menor que a Terra, jorrou seu material em nós. Mais informações em Mundos Em Colisão de Immanuel Velikovsky, e a subsequente explicação científica em Planet-X, Comets and Earth Changes de James McCanney.

    3 – No nosso plano, só se forem bactérias beeeem insignificantes. Mas a vida existe em Marte em outros planos.

    2 – Parafraseando a mim mesmo: Para os astrônomos, qualquer anomalia encontrada é explicada por um grande impacto ou por um buraco negro a bilhões de anos no passado, a perder de vista prá ninguém duvidar. Assim ninguém precisa encontrar o objeto impactante e nem o buraco negro… falta de ciência!

    1 – Com foguete, nunca alcançaremos outro planeta. Precisamos aprender a usar as correntes elétricas presentes entre os astros para fazer essa navegação.

    Thumb up 31
    • Gostei do seu comentário é bem questionador, mas como podes afirmar que humanos viveram lá há 3700 anos no passado?
      Seriam os egipicios?

      Thumb up 20
    • Não, eram marcianos mesmo. Mas isso só dá prá compreender melhor se vc estudar a respeito dos 7 Planetas, 7 Globos e as 7 Raças Raízes. Isso dá prá encontrar no primeiro e no terceiro tomos da Doutrina Secreta da Helena Blavatsky. Os terráqueos e os marcianos tiveram um período de intercâmbio cultural nessa época.

      Thumb up 12
    • Blavatsky era uma maluca que pariu seis filhos e jurava que era virgem. Não existe NENHUMA prova do que vc falou sobre vida abundante em Marte há poucos milhares de anos, só invenções e viagens na maionese.

      Thumb up 5
    • Ela nunca disse que era virgem, e nem era mesmo. Ela foi casada duas vezes.

      Essas histórias sobre a Blavatsky foram plantadas e desprovadas muito tempo depois de sua morte. Alguém com más intenções inventou histórias de alguém que não poderia se defender.

      Thumb up 3
    • Não, não eram. Leia o primeiro e o terceiro livros da Doutrina Secreta da Helena Blavatsky para mais informações sobre esse processo.

      Thumb up 12
    • Mas houve intercâmbio cultural entre terráqueos e marcianos no passado.

      Thumb up 13
    • intercâmbio cultural entre terráqueos e ETES eu acredito tbm … prova disso não falta …agora se foram marcianos ae agente não pode provar

      Thumb up 11
    • 3700 anos … carona em cometa … tenso eim !!!

      Thumb up 16
    • Não teve carona nenhuma.

      Thumb up 13
    • o que eu entendi foi isso … foi mal

      Thumb up 12
    • agora intercâmbio cultural entre terráqueos e marcianos no passado é fato !

      Thumb up 6
    • Eu sei onde vc se confundiu. Imagine que a atmosfera e o que havia na superfície de Marte foi totalmente destruído enquanto se incorporava ao cometa. Um cometa desse tamanho é um inferno, e tudo que entra nele é destruído, derretido e transformado. Mas a idéia da carona me faz lembrar o Pequeno Príncipe…

      Thumb up 10
    • cs tão assistido muito o “pequeno principe”

      Thumb up 10
    • Jops, vc arrebentou!!! Estes moços estão viajando mesmo, pra lá de Bagdá!!! Deve ser alguma novidade da cracolândia!!!

      Thumb up 11
    • Cuida da sua vida…

      Thumb up 11
    • Pq vcs não trazem alguma informação útil para corroborar seus pontos de vista ao invés de cuidar da vida dos outros??

      Thumb up 15
    • Eles não falam nada de útil porque não sabem nada. Só vêm aqui, falam alguma besteira, dão um voto negativo nos comentários mais bem argumentados e populares e vão embora.

      Thumb up 12
    • Tem mto corneteiro aki!

      Thumb up 10
    • tem vários indicios de q os egipcios tiveram contatos com ETs não necessáriamente com marcianos

      Thumb up 0
    • Pois é, o grande problema dos cientistas (e da maioria em geral) é acreditar que a vida orgânica é tudo que existe, jamais considerando outras possibilidades. (E quem somos nós pra questionar? Eles são todo sábios e inquestionáveis! /ironia)

      Thumb up 26
    • Isso me lembra “O Enigma de Rama”

      Thumb up 10
    • Olha Glauco, realmente no campo da ciência existe muita especulação, e teorias, porem este é um site de ciência, e dificilmente um cientista ira colocar “outros planos” em pauta. Quanto ao planetaX e etc. é mera especulação assim como as teorias de bilhões anos atras dos cientistas. O que não tem como comprovar fica sempre no campo da “teoria”. Assim como os astrônomos “pregam” os bilhões de anos, você também prega a teoria de outros planos. Pois a própria palavra pregação significa segundo a Wikipédia: O termo grego ke•rýs•so, traduzido por “pregar”, significa ‘fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador)’. Foi a igreja que transformou a palavra em cunho religioso. Porem todos que pregam algo defendem sua ideia, cada um acredita no que prega (salvo alguns pastores de certas igrejas), porem o mais importante é ter a mente aberta para todas as possibilidades. Se vivemos em uma Matrix ou se o nosso Universo nada mais é do que um aglomerado de células de algo bem maior, só saberemos pesquisando e se ficarmos atentos as possibilidades.

      Thumb up 22
    • Mas os cientistas falam de outros planos. O problema é que eles ficam brigando entre 4, 9, 11 ou infinitas dimensões. Algum dias eles vão entender qdo aprenderem a calibrar os seus equipamentos, como o Arquimedes disse. No ocultismo, planos e dimensões são a mesma coisa.

      O tópico Planeta-X é proibido entre os astrônomos, entretanto o que não faltam são projetos oficiais em busca desses planetas e literatura antiga milenar científica sobre o tema. Não fosse assim, o Dr. Harrington não teria liderado uma missão de busca por esses corpos na década de 80 pela NASA, e não teríamos encontrado tantos planetas orbitando além de Plutão na última década.

      E esses cientistas se consideram arautos de um Universo sem Deus, por isso são pregadores. Mas de resto concordo com tudo o q vc disse, e para entrarmos em sintonia só faltam um ou outro ajustes…

      Thumb up 12
    • Glauco, como um planeta suga a superfície do outro e ainda sobra vestígios de vida após passar pela atmosfera terrestre? Ou marciana, dependendo do ponto.

      O que seria usar as correntes elétricas presentes entre os planetas para navegar? Forma de Combustível? Há tanta corrente assim?

      Thumb up 2
  14. Seria incrível achar evidencias de vida em marte, mesmo que seja apenas microbios.

    Thumb up 9
    • microbios já encontraram, vidas unicelulares nas partes mais extremas de marte

      Thumb up 0
  15. Acho que os russos, mesmo azarados como podemos ver, estão com a melhor estratégia de exploração de Marte: Começar por sua lua, Fobos. Fobos é o satélite mais próximo de seu planeta em todo o Sistema Solar, a menos de seis mil Km acima da superfície marciana, seria uma perfeita base, praticamente uma estação espacial em órbita. Uma base em Fobos é também um desafio para a espeleologia, acredita-se ser um mundo com grandes “vazios internos” e fendas, pelas variações bizarras de densidade. Protegidos em bases nas cavernas de Fobos os astronautas não precisariam estar sempre preocupados com os níveis de radiação e tempestades de areia em marte, podendo explorar o planeta em expedições nas melhores épocas climáticas. Ir de Fobos a Marte é fácil, a gravidade de Fobos é quase insignificante, é possível flutuar com pequenos impulsos, e levantar manualmente o peso de um jumbo com a carga máxima, mais de 300 toneladas. Fobos também é um excepcional base de observação de marte, não só por estar tão próximo do planeta vermelho, mas principalmente por dar três voltas completas ao redor de marte a cada dia marciano.

    Translação de Fobos: 7 horas e 40 min
    Rotação de Marte: pouco mais que 24 horas

    Então, é possível que no futuro a que se começar a explorar Marte, é possível que começemos a odisséia por um pequeno rochedo poroso chamado Fobos.

    Thumb up 24
    • Se Fobos tem gravidade baixa. Não é mais difícil chegar Fobos do que a Marte?

      Thumb up 2
    • Não, é muito mais fácil, sem atrito com nenhuma atmosfera e usando a aceleração gravitacional de Marte de forma controlada, é tão ou mais fácil que acoplar módulos em estações espaciais.

      Thumb up 8
    • “grandes ‘vazios internos’ e fendas, pelas variações bizarras de densidade” – Talvez haja uma explicação para isso: raio equatorial de marte = +- 3.400km. Distância de Fobos à superfície de Marte: 6.000km. Distância de Fobos ao centro de Marte. 9.380km. Densidade média de Marte: +-4g/cm3. Densidade de Fobos: 1,9g/cm3. Cálculos científicos, talvez baseando-se no Limite de Roche, apontam que nos próximos 50 milhões de anos, Phobos devera cair sobre Marte ou, provavelmente, será fragmentado pelas forças de maré. Mas há uma teoria, no chamado “Livro de Urântia” que usa um cálculo mais simples. Segundo esse livro, se um corpo menor estiver em uma órbita cujo raio seja 2,5 vezes o raio do corpo maior, ocorre a ruptura pelas forças de maré. Nesse caso, essa ruptura deveria ocorrer na distância de 2,5 x 3.400km: uma órbita com raio de 8.500km. Se considerarmos o raio da órbita medindo-a até ao centro do corpo maior, essa seria para Fobos de 9.380km. Ou seja, ele estaria muito mais próximo do ponto crítico do que se usássemos o limite de Roche. Assim, os “grandes vazios internos e fendas” e as “variações bizarras de densidade” poderiam ser um indício de que a ruptura já pode estar acontecendo. Talvez não seja uma boa idéia estabelecer bases lá no momento.

      Thumb up 2
  16. Meus amigos.
    O homem comum,na sua maioria, espera que, se encontrarem vida em outros planetas, a mesma será parecida fisicamente como a nossa.Grande engano pois se vcs levarem em consideração o nosso próprio planeta,verão que temos inúmeras raças com aparência,costumes,alimentação,resistência ao frio ou calor etc,totalmente diferentes e que não deixam de serem inteligentes, portanto fico indignado quando ouço alguem dizer que não há vida no universo a não ser aqui.
    A dois mil anos atrás, um jovem sapientíssimo disse aos seus seguidores:- A casa de meu Pai, tem muitas moradas. Será que não dá para deduzir alguma coisa dessas palavras?
    Resumindo:- Seria um desperdício de espaço fantástico, se sòmente aqui na terra tivesse vida, e tenho dito.

    Thumb up 24
  17. Parece mesmo que desde o princípio nos preocupamos demais em condenar apocalípticamente o Terra, nosso planeta, ou mãe-natureza, e as pessoas, do que zelar pelo que existe nele. Agora Marte parece ser a tábua de salvação da humanidade… Já que o satélite Lua é completamente estéril e fraco de minerais.

    Thumb up 3
  18. Marte, ao meu ver não foi “quente e úmido” e sim “frio e úmido”. Uma grande pressão atmosfera, enriquecida por boa quantidade de CO2 poderiam prover marte, mesmo com o sol mais fraco um clima continental, mantendo a agua acima do ponto de fusão e tornando-o úmido!

    Thumb up 7
    • Errado! todo os planetas rochosos começam como uma grande bola de magma, então na medida que vai esfriando, chega-se a um ponto como o da terra, como marte é menor, aconteceu primeiro, e acabou primeiro também…

      Thumb up 3
    • Errad0! todo os planetas rochosos começam como uma grande bola de magma, então na medida que vai esfriando, chega-se a um ponto como o da terra, como marte é menor, aconteceu primeiro, e acabou primeiro também…

      Thumb up 3
  19. A TERRA NOS PARECE COMO O COLO DE NOSSAS MAES QUANDO SOMOS BEBES OU SEJA NINGUEM QUER LARGAR DELE, EU PENSO QUE A HUMANIDADE SO IRA CONQUISTAR MARTE QUANDO OCORERREM DIFICULDADES REAIS NO NOSSO PLANETA QUE NOS OBRIGUE A SAIR DELE.

    Thumb up 12
    • Daí entrará aquela frase parodiada: “Muitos serão chamados, porém só quem tiver dinheiro será salvo”.

      Thumb up 10
    • Tendo internet e mulher, eu vo pra qualquer lugar!

      uaheuahsuehaseashu

      Thumb up 16
    • no maximo eles vão ter uma boneca inflavel hi tec

      Thumb up 6
    • Atah… como se isso fosse difícil para Chuck Norris…

      Thumb up 14
  20. “E existem mais voluntários para uma viagem apenas de ida.”
    Não os culpo. Considerar o fato de que você possa ser o único ser vivo em outro planeta não tem preço!!!

    Thumb up 18
    • E ser lembrado históricamente coo herói, desbravador.

      Thumb up 9
  21. deve ter algum fossil em marte so q esta enterrado
    se existiu vida lá sim, agora provavel,
    alguma pequena poça de agua pode ter alguns microbios,mais isso é necessario q humanos irem pra lá
    já q nossa robotica é muito limitada comparado no que um humano poderia fazer

    Thumb up 4
  22. acho que possivelmente marte teve vida num passado bem distante,talves logo depois da formação dele e dos outros planetas, uns 4 bilhões de anos atrás.e já que pode ter sido á tanto tempo, que hoje não conseguimos detectar quaisquer vestígeos de tal.

    Thumb up 8
    • Só para descontrair. Suponhamos que Marte já tenha sim abrigado vida há 4 bilhões de anos atrás. Se a Curiosity da NASA por acaso encontrar algum fóssil, que tipo de fóssil seria esse? Eu diria que seria um Dinossauro, ou melhor um, Marcianossauro? alguem tem mais ideias? quero ver respostas

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
remedio-homem-tecnologia-43
Mais medicamentos, menos ereção

Um novo estudo afirm...

Fechar