7 truques de dieta que realmente funcionam

Por , em 18.04.2011

Você tenta, tenta e tenta mais um pouco, mas não consegue emagrecer de jeito nenhum? Isso vai mudar com os truques de dieta que mostraremos a seguir. Todos eles foram aprovados por especialistas e têm efeitos garantidos!

1.Falou em truques de dieta, falou em evitar xarope de milho

Corncob --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Os xaropes de milho com alto teor de frutose (HFCS na sigla em inglês para high-fructose corn syrup) estão presentes nos refrigerantes, doces assados, cereais, frutas enlatadas, sobremesas, sucos e geléias. Apesar do consumo destes produtos serem comuns no dia-a-dia, pesquisadores estão tentando contê-los.
Um estudo mostrou que ratos que tomavam bebidas adoçadas com HFCS ganharam mais peso do que aqueles que consumiram bebidas com açúcar. Os dois grupos recebiam uma dieta com o mesmo número de calorias diariamente. Um dos motivos poderia ser a maneira como cada adoçante é processado em nosso corpo.
Segundo o pesquisador líder do estudo, Bartley Hoebel, os dois contêm frutose e glicose, mas, no açúcar, os dois componentes possuem uma ligação muito forte entre si e precisam de um passo extra para serem metabolizados. Nos HFCS, a glicose e a frutose já estão separadas e podem ser absorvidos diretamente.

2. Truques de dieta que todo mundo conhece: não se vicie em besteiras

truques de dieta que realmente funcionam 02

Será que aquelas besteiras que comemos, conhecidas como junk food ou fast food, podem nos viciar? Um estudo mostrou que estas comidas podem afetar o cérebro de ratos do mesmo jeito que algumas drogas, quando são consumidos em grande quantidade. Os ratos da pesquisa recebiam, diariamente, rações ilimitadas de bacon, balas, chocolates, donuts, lingüiças, salsichas, bolos, coberturas, etc. O resultado? Obesidade, e duas características do consumo de drogas.

Segundo os pesquisadores, muitos receptores de dopamina desapareceram, o que sinalizava que seria preciso mais comida para atingir os mesmos níveis de satisfação. O comportamento dos ratos também mudou: comer estas comidas gordurosas ou açucaradas virou prioridade. Eles continuaram comendo, mesmo quando uma luz sinalizava que levariam choque se não parassem.

O pesquisador Paul Kenny, que participou do estudo disse que este é o comportamento de comedores compulsivos e de viciados. “Eles não conseguem se controlar mesmo quando os médicos os alertam, seus relacionamentos sofrem”, disse. Como os ratos que se alimentavam normalmente não apresentaram tais reações, Kenny acredita que deve haver algo nestas junk foods. “Tente controlar seu acesso a este tipo de alimentos. Eles não são inofensivos como pensamos”.

3.Não demore tanto para comer

truques de dieta que realmente funcionam 03

Ficar muito tempo sem comer faz as pessoas sentirem falta de carboidratos de alta densidade energética, não conseguirem controlar o tamanho de suas porções de alimento ou escolher opções mais saudáveis. O metabolismo também pode ficar comprometido.

A nutricionista Marissa Lippert, de Nova Iorque, aconselha planejar bem as refeições, para que haja uma rotina que impeça aqueles momentos de desejo desesperado. “Não espere mais do que três horas para fazer um lanchinho ou refeição. Isto também ajuda a controlar a fome e a satisfação”, diz ela.

4. Satisfaça as necessidades de seu corpo, principalmente de manhã

truques de dieta que realmente funcionam 04

Em um estudo bancado pela Egg Nutrition Center (ressalvas a parte), homens comeram dois tipos de café da manhã, cada um com o mesmo número de calorias, e depois comeram o que quiseram pelo resto do dia. O grupo que recebeu um café rico em proteínas (ovos mexidos e torrada) reportou não ter sentido tanta fome na hora do almoço. Além disso, estes homens consumiram 400 calorias a menos nas 24 horas seguintes, em comparação ao grupo que tomou um café rico em carboidratos (um pão e cream cheese, com pouca gordura e iogurte com pouca gordura).

As proteínas são conhecidas como alimentos que saciam mais que outros alimentos, mas, no caso do primeiro grupo, a quantidade de gordura do ovo ajudou na saciedade. “Outros tipos de proteína podem ter o mesmo efeito como atum, frango e carne”, disse a pesquisadora Maria Fernandez, da Universidade de Connecticut. Mas ela recomenda ficar longe dos enlatados.

5. Prefira as comidas com baixo teor glicêmico

truques de dieta que realmente funcionam 05

O índice glicêmico se refere ao quão rápido a comida afeta o açúcar do sangue. Alguns alimentos têm um índice baixo (fibras, proteínas) e oferecem um estoque estável de energia. Outros tem níveis mais altos (doces e comidas processadas) elas dão picos e quedas.

A nutricionista Marissa Lippert recomenda que é bom prestar atenção aos níveis glicêmicos para controle do apetite e para a saúde em geral, “mas não precisa ser motivo de preocupação para a maioria das pessoas”. Melhor optar por comidas mais frescas e menos processadas, como frutas frescas, vegetais e carne. “Se há mais de três ou cinco ingredientes que você não consegue pronunciar, aquilo não deve ser bom para comer. Quanto menor ingredientes, melhor”, afirma Lippert.

6. Mude o cenário

7549   4   Eating

Mudar o jeito de comer, o lugar ou os ares pode ajudar na dieta. Pode ser usar um prato menor, não repetir, esconder o chocolate. Pesquisadores da Cornell University perceberam que estas atitudes ajudam a perde mais peso do que mudar hábitos ou as escolhas na refeição. “Estas mudanças são mais fáceis de manter, ao contrário de prometer comer só frutas e não doces, ou desistir do chocolate e da batata frita”, disse o líder do estudo, Brian Wasink. Mudanças que duram podem ter um impacto real no peso das pessoas.

7. Aproveite a refeição

truques de dieta que realmente funcionam 07

 

Coma com tranquilidade, aproveite. Siga aqueles velhos conselhos de não comer na frente da TV ou do computador, tudo isso para aproveitar melhor sua refeição. Comida que ingerida rapidamente é praticamente comida desperdiçada.

Quando prestamos atenção ao que comemos, sua cor, textura, frescor e sabores, estamos envolvidos com a comida, não apenas “enchendo a barriga”. Assim, nós aumentamos o prazer daquele momento, enquanto ficamos mais satisfeitos. E, de acordo com a nutricionista Marissa Lippert, se você der um tempinho para o momento da refeição, você verá que será necessária uma porção menor para satisfazer. [LiveScience]

37 comentários

  • Lauriana Daniel:

    Adorei as dicas.. Adoraria perder 10 kg.. mas ta dificil.. comecei uma dieta das frutas do site http://dietasehabitos.com.br mas confesso que é dificil.. vou tentar fazer mais exercícios.. bjs Rebeca

  • Gisele Aparecida Sampone dos Santos:

    A tempos eu estouo tentando emagrecer,mais nada aconetcia.
    Quando eu comesei a me ver melhor ,foi que eu tomei a decisão de emagrecer.
    Tenho reduzido em muito as minhas alimentação,pois eu tbm tenho problema de entestino preso e isso comtribue bastante no almento de pesso,então passei a comer mais verduras e legumes e a caminhar todos os dia durante uma hora,em uma semana eu perdi 2 kg e tbm tomo bastante água.
    Não e tao dificil perder pesso desde que tenha boa vontade e paciencia pq e claro o comeso e bem dificil,o corpo esta acostumado com uma quantidade de comida e derepente ele so recebe aquilo que le e nessecario,então ele reclama de varias formas,eu mesma ficava muito irritada,ainda to tendo algumas alterações mais que to superando,e não existe dietas milagrosas,o que e xiste e força de vontade
    Abraços

    • Ezio Jose:

      Não adianta você “comesar”, pois nem “comezinha” irá resolver problemas de ordem genética. Com mesão farto ou com mezinha light todo regime que porventura venha praticar não surtirá efeitos senão “começar” a conhecer-se a ti mesmo.
      Proibições alimentícias surgem todos os dias e acabam contradizendo entre si. Por exemplo: glicose faz mal…. sacarose faz mal… sal faz mal… álcool faz mal… carbohidratos fazem mal… etc etc…
      Tudo faz mal. Se você substituir, hoje, algo que vem te alimentando há tempos por leu que isso faz mal à saúde!… A demana que vem lerá que a sua opção que veio substituir faz mal também.
      É sério! E isto vem desde os tempos em que o Mestre Jesus pregava. Os fariseus não lavavam as mãos ritualisticamente…

  • VÉIO GAGÁ:

    O SEGREDO PARA EMAGRECER É O MAIS BÁSICO DE TODOS : COMER MENOS QUE O HÁBITUAL

  • Priscila Lima:

    Concordo com o rapaz que disse que não tem muito pra comer e que nem dá tempo pra tomar café da manhã e que no almoço se come correndo e bastante pra aguentar ate o final do dia, sei pois já passei por isso o que tenho a dizer sobre isso é pense na sua saúde em primeiro lugar, e que esta quentão de se alimnetar bem e com mais calma não significa só perca de peso e sim uma vida mais saudavel e disciplinada, acredite o tempo se é correndo ou não é desculpa e falta de vontade por que hoje trabalho num ambiente mais tranquilo e calmo e nem sempre consigo comer devagar mais sei que e por falta de vontade não de tempo.

    abraços!

  • glau:

    Olha tudo é determinação,eu mesma tive está experiencia de que eu precisava emagrecer então comecei a pesquisar e montava um cardapio gostoso todos os dia foi o periodo que comi melhor não a sacrificio lembro que meus parentes comemoram todos os anivessarios onde eu estava mais só comia uma pequana fatia de bolo por muita ensistencia pois não desejava comer e foi assim que mandei embora 14 kls em 4meses e sinto saudades onde me sentia muitissimo bem tem 1 ano só engordei 1 e meio mais vou fazer mais uma vez a dieta e perde 5kls ai é só ficar esperta com as calorias somos livres para comer oque kiser mais some quantas calorias cosome por dia e coloque uma meta ai vc vai perde peso no inicio é chato teu corpo reage mais vai ver que acostuma e fica feliz de bem com a vida pq na verdade somos um deposito e depositamos mais oque não pretas doque algo que preste para nossa saúde bjos boa sorte para todos e perseverança.

  • Grazi:

    Ler uma matéria sobre dieta é muito fácil e agradável mas,na hora de pôr em prática a situação muda de figura e o que era para ser agradável acaba se tornando um sacrifício sem fim.E o pior e mais constrangedor é perceber que no final de tudo isso,nâo se obteve o resultado que queria.Eu acho que hoje em dia nós comemos mal,vivemos mal e esse reflexo se dá na aparência das pessoas.É inevitável.

  • Fabio Tiago:

    Todo mundo sabe disto, em maior ou menor grau, o problema é que agente só acredita quando lê numa revista ou artigo, ou pior escuta da boca de algum arquirrival.

  • geraldin:

    Legal…
    …gostei, pra mim é mui significante.
    É isso aí….rsrs!
    Um abração!!!!

  • Marcely barbosa:

    Bom com relação a Terceira(3)coluna,que se trata em ”não demorem tanto para comer”Quero COMPLEMENTAR que, o caso de demorar deve ser devido ao processo de trituração da comida..Nesse caso á demora esta sendo Utilizada.

  • gloria:

    Sigo a dieta de comer uma vez p\ dia ,começo no cafe da manhã e termino quando vou dormir.

  • claudemir da silva:

    interesante matéria

  • Katherine:

    Cida, creio que você está enganada, pois é muito mais barato comprar comida saudável, como frutas ao invés de chocolates. Acho que a melhor forma de emagrecer é prestando atenção aos detalhes, tomar café da manhã reforçado, desligar a TV no horário das refeições… claro que não é apenas fazendo isso que encontraremos uma solução, esses truques são o complemento de uma dieta balanceada, são hábitos que ajudam na eficácia de dietas.

  • cida:

    maravilha para quem tem força de vontade e dinheiro porque dificilmente estes pratos estão presentes na mesa do pobre ,nos os obesos temos uma certa dificuldade de entender o que é melhor parta nos mas não é por burrisse seria bem mais fscil se muitos gordinhos fossem gordinhos por es alimentar erradamente mas nom sempre é assim ,gente vamos entender melhor os obesos ,nimgeuem gosta de ser obeso ,ate quem ganha a vida sendo gordinho detesta ser assim temos que encontrar uma solução real ,a materia é boa mas não e considerada eficaz na pretica .

  • John:

    Deviam fazer uma matéria sobre os insondáveis motivos que levam as pessoas a negativar comentários comuns como o meu de outras pessoas, sem palavrões ou algo ofensivo ou preconceituoso….

  • nelio huster:

    Queria que nosso povo conseguisse comer, aí pensaria como eles fariam essa “dieta”…

  • Lucas:

    Resumindo tudo: parar de comer besteiras industrializadas e comer coisas saudáveis e naturais.

  • Lucas Miranda:

    Só não entendi porque no 6° tópico: “Mude o cenário”, tem uma foto de duas velhinhas comendo..

    • Ezio Jose:

      Quando envelhecemos tornamo-nos crianças e temos que comer aquilo nos dão. Tornamo-nos crianças em vista dos outros sob outra ótica, pois, durante toda a vida comeu-se carne de porco, torresmo, bebeu-se de tudo, comeu muito glacê, nata com açucar, feijoadas, bistecas e colchão duro com aquela gordurinha amarela em volta,e etc; daí, na velhice nos dão sopinhas de lgumes,saladas de folhas e legumes cozidos. Chás, leite e outras guloseimas com adoçantes. Os refrigerantes passam a ser servidos só ser light, diet ou qualquer coisa que venha nas propagandas televisivas.
      A vida é assim. É tal como o sujeito que comete todas as barbáries na vida sabendo que existe o caminho que leva à Deus e depois de uma certa idade passa a frenquentar uma igreja, dar 10% de seus míseros ganhos achando que vai pro céu nesses curtos pedaços de vida que lhes resta.
      Feliz aquele que comeu de tudo e tem uma saúde de ferro e está com mais de 50 anos vivendo semblantes de algria, felicidade e curtindo tuudo que a vida pode oferecer. Porque o que encontramos de gente antipática que segue certos preceitos e se acham a última bolachinha do pacote, não dá para enumerá-las. São pessoas chatas até no modo de orrir. Basta olhar nos lábios delas.

    • jurandyr de souza coutinho:

      Adorei ezio,tenho 66 anos como e bebo de tudo e me sinto saudável.Mas tem uma coisa muito importante que não deixo de fazer;caminho todo o santo dia no mínimo uma hora e meia.

    • Ezio Jose:

      A caminhada é excelente e ajuda na eliminação das toxinas. Uma caminhada seguida de uma boa água de côco e depois uma conversa saudável com pessoas de mentes abertas, ouvir uma música que trás boas recoradções, ler um livro que nos instrui para uma mente aberta e conhecedora são as coisas elementares para que o organismo funcione com a mais perfeita saúde e harmonia.

  • alx:

    Falar é facil né? Pra quem trabalha e tem uma rotina diaria estressante,mal tem tempo de tomar um café da manhã direito e quando chega a hora do almoço fica morto de fome e tem q comer bastante pra aguentar o restante do dia. E por ai vai..

  • DEMOLIDOR ALVIVERDE:

    deu fome em ler isso vou comer depois termino a materia

  • luana paloma:

    Amei,acreditem se quizer,mas eu acostumei comer legumes,frutas e etc…..e não sinto falta de alimentos industrializados…

  • Marcos:

    Legal a matéria e parabéns a HS e à nuticionista !
    Pessoal, mão à obra !
    Abraços

  • Ezio Jose:

    A melhor educação alimentar é disciplinar os horários para ingerí-las.
    Faz tempo que especialistas dizem que tudo faz mal. Se seguirmos todas regras estabelecidas por esses profissionais da especulação, nem de raios solares poderemos mais nos alimentar.
    Sempre a mesma ladainha e não demora muito o que fazia mal faz bem e o que fazia bem passa-se para a lista negra que envenena.

  • Andréa:

    Precisando me “domesticar” para a reeducação alimentar! Virei número nas estatíticas do governo: 48% da população brasileira acima do peso!!!!!

  • vielmond:

    ótima matéria……………0 mais difícil é tirar a TV da sala de jantar !

  • John:

    Interessante a matéria.
    Mais interessante ainda é a bela garota do item 5. Já vi ela em alguns outros comerciais.
    Alguém saberia o nome dela, por um acaso, para eu ver mais algumas imagens dela?

    Abraços

  • claudeteoliveira:

    amei esta materia
    sempre estou de olho
    em materias assim
    obrigado pelas dicas
    clau

  • carlos:

    gostei das dicas, vou tentar seguir algumas para perder esses quilinhos a mais aqui rsrsrsr

  • Conceição Leitão:

    Adorei esta matéria só preciso de força de vontade.

  • Serafim Gaúcho:

    Adorei esta matéria. Temos que mudar nossos hábitos alimentares

  • Rui Pedro:

    perfeito para reeducação alimentar

  • vanessa:

    Máteria muito interessante e bastante informativa, pois tudo que fala sobre saúde nunca é demais.

  • Izabel:

    Muito interessante e útil sempre, suas notícias.
    Obrigada.

  • Ivaneide Dias de Oliveira:

    Ótima essa matéria. Simples e eficiente, adorei.

Deixe seu comentário!