Feromônios humanos: mito ou realidade? Descubra!

Por , em 22.08.2011

Os feromônios são substâncias químicas que, captadas por animais de uma mesma espécie, permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Mas, apesar da ideia de um líquido possuir a capacidade de lhe tornar irresistível para o sexo de sua escolha seja muito tentadora, cientistas dizem que os feromônios são na verdade pura baboseira.

Por exemplo, quando uma mariposa do bicho-da-seda quer conquistar seu “cara”, ela espirra uma substância química de sua glândula abdominal, chamada bombicol, e transforma seu alvo masculino em um escravo sexual, sentindo o cheiro até montá-la.

Mas os feromônios funcionam com os humanos?

Sim, é um feito invejável. Ainda assim, é exagero extrapolar tal situação para os seres humanos, ou até mesmo para ratos de laboratório. Nenhum estudo científico já provou conclusivamente que os mamíferos têm feromônios.

“O mistério sobre o feromônio foi pego pelos meios de comunicação”, diz o pesquisador Richard Doty. “Alimenta-se em nossa necessidade de acreditar que há coisas subliminares afetando nossas escolhas, com quem queremos ficar. É essa perspectiva mítica”, completa. E muitos ficam felizes em explorar esse mito.

Mas como explicar aquelas pessoas que, de fato, se sentem atraídas por alguém com base no seu cheiro? Talvez nem uma essência em particular, apenas algo sobre alguém que cheira como a melhor coisa do mundo?

Pode ser que essas apenas ganharam uma “lavagem cerebral” das revistas femininas que falam do assunto – elas passaram a acreditar. Ou, talvez, o que realmente a atraiu foi o fato de que essa pessoa não é um parente de sangue.

Por exemplo, um famoso estudo de 1995, no qual as mulheres foram convidadas a cheirar várias camisetas suadas e escolher aquele que mais lhe atraía, sugeriu que não era a própria substância química que atraía as mulheres, mas o jeito que ela se misturava com os genes de um homem.

As mulheres tendiam a escolher as camisetas dos homens cujos sistemas imunológicos eram mais diferentes dos seus, o que sugere que os seres humanos têm um sistema baseado no cheiro para evitar o acasalamento entre irmãos.

Um estudo de 2004 envolveu um carneiro que usava algum tipo de perfume de lavanda, e que fez com que as ovelhas ovulassem sempre que cheiravam a essência, independente do macho estar por perto. A conclusão do estudo foi que a resposta hormonal do sexo feminino é um comportamento adquirido, em vez de inato.

Em outras palavras, você provavelmente vai se apaixonar por quem você se apaixonar – talvez, em parte, porque ele ou ela não é seu parente – e feromônios terão pouco a ver com isso.[Jezebel]

11 comentários

  • Henrique Silva:

    Como cético diria que não existe,como alguém que presenciou várias vezes, diria com certeza, sim existe.Ocorre no ápice do desejo feminino

  • Claudia Menezes:

    Não só sinto feromonios sexuais em relação a determinados homens como sinto também outro tipo que causa repulsa, como uma doença por exemplo

  • Vera Lassala:

    Não sou bonita, nem novinha e nem uma “boazuda”, mas é impressionante a quantidade de homens que se dizem atraídos e ficam no meu pé. Por esse motivo pesquisei essa matéria. Já me falaram até que tenho a pomba gira (Deus me livre), mas não acredito nessa baboseira.

  • Vivi Fernandes:

    EU SEI K QUANDO ESTOU NO MEU PERIODO FERTIL ALEM DE ME SENTIR MAIS ATRAENTE,PERCEBO OS OLHARES DOS HOMENS. PORTANTO DESAPROVO ESTA PESQUISA;CIENTISTA… NAO FAZEM SEXO E FICAM TODOS BITOLADOS COM ESTAS ASNEIRAS…RSRSR

  • HenriqueMS:

    Estes cientistas,estão errados.
    Muitos publicam algo com interesse próprio e escusos.
    Que depois de muito tempo se descobre que era uma farsa!

  • Joel Aleixo:

    Uma coisa é pesquisa, ciência, provas científicas. A outra coisa são os fatos. Nós emitimos hormônios extremamente voláteis que estimulam os outros que estão ao nosso redor. A qualidade destes hormônios variam de acordo com as intenções do seu emissor. Isto pode ser feito através de ondas emitidas pelo nosso sistema nervoso central que o corpo muito bem traduz em química. A ciência se frustra ao tentar colher esta droga volátil, assim como se frustra em tantas outras coisas que fazem parte da rotina do ser humano.

  • Alexandre:

    ‘Magina’… o poder dos Feromônios é tão grande que faz as mulheres acasalarem com quem tem o mesmo cheiro do pai delas

  • Helô:

    O cheiro nos dá sensações e nos trazem lembranças. Mas o cheiro humando, que é diferente de perfume, nos causa sensações sexuais sim, mas acho que é algo mais psicológico do que instintivo, pois somos mais evoluidos que os animais (hahaha será?)… Só sei que eu tenho uma amiga que tem uma amiga (aham!!), que disse que o namorado dela percebe quando ela está no período fértil, pois ela fica mais atraente, bonita, sensual, e cheira bem… vai saber se é verdade ou se é ele que ama ela demais… hehehe

  • michel:

    Essa matéria está defasada. Já foi provado que o homem consegue perceber quando a mulher está no periodo fertil.
    Isso foi descoberto casualmente ao perceber que mulheres que tomam anticoncepcional continuamente, tem suas biologias enganadas, fazendo o corpo pensar que ela está gravida e não liberando mais hormonios atrativos a nós machos. Isso é verdade e no unico namoro duradouro que tive eu confirmei 😀
    (que coisa nerd assumir isso hehehe, mas pelo menos sou mais inteligente que as minhas ex que estão no msn falando coisas inuteis :C huahuahua)

  • Guilherme Euripedes:

    Uma vez na faculdade meu professor de fisiologia comentou sobre o fato de termos um nervo que se encontra hoje em dia “desativado”, e que ele se liga ao nariz. Ele comentou desse nervo ser responsável pelo reconhecimento dos feromônios.

    Era algo do tipo… Alguém pode me explicar melhor sobre isso?

  • Márcio M:

    Não sei da veracidade desse fato, mas talvez explique o pq de um perfume que alguém que a gente goste use, fazer lembrar essa pessoa e despertar algum sentimento (saudade, amor, tristeza, etc…)

Deixe seu comentário!