Publicado em 22.07.2012

A primeira animação digital?

Se você já não se impressiona com os efeitos especiais dos últimos lançamentos do cinema, talvez esta “vídeo-relíquia” lhe ajude a ver como a animação digital evoluiu até chegar no nível atual – ainda que nem todo mundo esteja satisfeito.

Embora não seja possível garantir que esta é, de fato, a primeira animação digital já feita (muitas empresas testaram a nova tecnologia na mesma época), não há dúvidas de que é uma das mais antigas.

Produzida em 1963 pela empresa estadunidense AT&T (antiga Bell Labs), a animação simula a órbita de um satélite ao redor da Terra. O programa usado (FORTRAN) é do tempo em que os computadores usavam cartões perfurados para rodar softwares. Depois de ser renderizada em “pré-históricos” IBM 7090 e 7094, a animação teve seus frames impressos em microfilme – o que permitia que fosse exibida por meio de projetores.

E você achando que se computador de dois anos atrás é “velho”…[Gizmodo]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Captura de Tela 2012-11-08 às 13.04.59
Os homens que se expuseram a uma explosão nuclear [vídeo]

Há 65 anos, seis hom...

Fechar