A realidade da reencarnação

Publicado em 27.04.2009

reencarnação

Será que, em cada um de nós, habita uma alma que já viveu outras vidas, em diferentes tempos da história? É uma idéia fascinante, e inúmeras pessoas acreditam nela – até mesmo o Dalai Lama (ele acredita ser a décima quarta reencarnação de um mestre budista).

Como você pode imaginar, provar cientificamente que uma pessoa já viveu antes não é uma tarefa muito fácil. Boas evidências podem ser fatos que uma pessoa sabe sobre a sua possível encarnação passada que ninguém mais saberia. Melhor ainda seria ter uma informação que ajuda a resolver desaparecimentos. Por exemplo, se sua encarnação passada fosse a da princesa russa Anastácia e se você soubesse qual foi o destino que encontrou na outra vida, o mistério estaria resolvido.

Mas, mesmo que várias pessoas acreditem em reencarnação, pouquíssimas afirmam se recordar de um fato de sua vida passada. Normalmente, essas memórias surgem quando se usa uma técnica controversa (e bastante desacreditada) chamada “regressão hipnótica”. Pelo menos é como se deu o caso “mais famoso” deste tipo.

Virginia Tighe, do Colorado (EUA), em 1952, passou por uma sessão de hipnose amadora. Sob hipnose, ela adquiriu um sotaque irlandês e relatou sua vida como Bridey Murphy, uma mulher que viveu na Irlanda, em Cork. Ela relatou fatos como seu casamento, seu nascimento em 20 de dezembro de 1789 e sua morte em 1864.

Tighe nunca fora à Irlanda – e contou detalhes que lhe seriam desconhecidos sobre o lugar e sobre os costumes do povo, que só lhe seriam conhecidos se ela realmente tivesse vivido naquela época. Até aí a história parece convincente. Mas logo ela começa a desmoronar.

O fenômeno “Bridey Murphy” se tornou um sucesso mundial e até mesmo foram escritos bestsellers sobre o assunto.

Jornalistas, então, descobriram que não havia registros de ninguém chamado Bridey Murphy nascido naquela região e nas datas fornecidas por Tighe. Mais tarde foi descoberto que, embora nunca tenha conhecido a Irlanda, Virginia teve contato seguido durante a infância com uma pessoa desta nacionalidade.

Poucas pessoas pensam que Tighe causou todo esse escândalo sobre sua “vida passada” de má-fé. Acredita-se que ela foi realmente hipnotizada, mas, ao invés de relatar sua vida passada, seu subconsciente misturou algumas histórias e criou, baseado em memórias de infância, a vida de Bridey Murphy.

Décadas de estudos psicológicos mostraram que pessoas sob hipnose conseguem criar histórias extremamente detalhadas e convincentes – mesmo que tratem de experiências que nunca vivenciaram. E as pessoas podem até mesmo acreditar nessas visões, com a ajuda de psicólogos mal-informados.

O mesmo processo psicológico explica testemunhas oculares de abduções alienígenas.

Os cientistas ainda apontam outras falhas na história de reencarnações. Se nossa alma nasce várias vezes, o número de pessoas no planeta não iria crescer. Por volta de 1800 havia apenas 1 bilhão de pessoas no mundo. Agora estima-se que estejamos perto dos 7 bilhões. De onde as novas 6 bilhões de almas surgiram nos últimos 200 anos? Será que nossos ancestrais tinham seis almas adicionais dentro deles?

Outra questão é: por que há tantas pessoas no mundo que dizem serem as reencarnações de pessoas famosas? Afinal, nos dias de hoje, há várias Cleópatras, Joanas D´Arc e muitos Napoleões e, com certeza, mais de um Jesus. [Live Science]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

98 Comentários

  1. A melhor prova da Reencarnação é o choro dos 2 tapinhas na bunda na maternidade.
    E a vida segue com protons e elétrons e o melhor de tudo o nosso universo dentro de um buraco negro.
    Realmente a compreensão digamos que desta vez esta sendo um pouco lenta pra todos nós.
    Mas chegaremos a compreensão também de um Universo Espiritual o qual chamamos de Deus e que esta a espera para cada um de nós.

    Espero que reflitam na lógica de nossas existencias.

    Causas Anteriores das Aflições
    6 – Mas se há males, nesta vida, de que o homem é a própria causa, há também outros que, pelo menos em aparência, são estranhos à sua vontade e parecem golpeá-lo por fatalidade. Assim, por exemplo, a perda de entes queridos e dos que sustentam a família. Assim também os acidentes que nenhuma previdência pode evitar; os revezes da fortuna, que frustram todas as medidas de prudência; os flagelos naturais; e ainda as doenças de nascença, sobretudo aquelas que tiram aos infelizes a possibilidade de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiota, a imbecilidade etc.

    Os que nascem nessas condições, nada fizeram, seguramente, nesta vida, para merecer uma sorte triste, sem possibilidade de compensação, e que eles não puderam evitar, sendo impotentes para modificá-las e ficando à mercê da comiseração pública. Por que, pois, esses seres tão desgraçados, enquanto ao seu lado, sob o mesmo teto e na mesma família, outros se apresentam favorecidos em todos os sentidos?

    Que dizer, por fim, das crianças que morrem em tenra idade e só conheceram da vida o sofrimento? Problemas, todos esses, que nenhuma filosofia resolveu até agora, anomalias que nenhuma religião pode justificar, e que seriam a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus, segundo a hipótese da criação da alma ao mesmo tempo em que o corpo, e da fixação irrevogável da sua sorte após a permanência de alguns instantes na Terra. Que fizeram elas, essas almas que acabam de sair das mãos do Criador, para sofrerem tantas misérias no mundo, e receberem, no futuro, uma recompensa ou uma punição qualquer, se não puderam seguir nem o bem nem o mal?

    Entretanto, em virtude do axioma de que todo efeito tem uma causa, essas misérias são efeitos que devem ter a sua causa, e desde que se admita a existência de um Deus justo, essa causa deve ser justa. Ora a causa sendo sempre anterior ao efeito, e desde que não se encontra na vida atual, é que pertence a uma existência precedente. Por outro lado, Deus não podendo punir pelo bem o que se fez, nem pelo mal que não se fez, se somos punidos, é que fizemos o mal. E se não fizemos o mal nesta vida, é que o fizemos em outra. Esta é uma alternativa a que não podemos escapar, e na qual a lógica nos diz de que lado está à justiça de Deus.

    O homem não é, portanto, punido sempre, ou completamente punido, na sua existência presente, mas jamais escapa às conseqüências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea, e se ele não expia hoje, expiará amanhã, pois aquele que sofre está sendo submetido à expiação do seu próprio passado. A desgraça que, à primeira vista, parece imerecida, tem portanto a sua razão de ser, e aquele que sofre pode sempre dizer: “Perdoai-me, Senhor, porque eu pequei”.

    7 – Os sofrimentos produzidos por causas anteriores são sempre, como os decorrentes de causas atuais, uma conseqüência natural da própria falta cometida. Quer dizer que, em virtude de uma rigorosa justiça distributiva, o homem sofre aquilo que fez os outros sofrerem. Se ele foi duro e desumano, poderá ser, por sua vez, tratado com dureza e desumanidade; se foi orgulhoso, poderá nascer numa condição humilhante; se foi avarento, egoísta, ou se empregou mal a sua fortuna, poderá ver-se privado do necessário; se foi mau filho, poderá sofrer com os próprios filhos; e assim por diante.

    É dessa maneira que se explicam, pela pluralidade das existências e pelo destino da Terra, como mundo expiatório que é, as anomalias da distribuição da felicidade e da desgraça, entre os bons e os maus neste mundo. Essa anomalia é apenas aparente, porque só encaramos o problema em relação à vida presente; mas quando nos elevamos, pelo pensamento, de maneira a abranger uma série de existências, compreendemos que a cada um é dado o que merece, sem prejuízo do que lhe cabe no Mundo dos Espíritos, e que a justiça de Deus nunca falha.

    O homem não deve esquecer-se jamais de que está num mundo inferior, onde só é retido pelas suas imperfeições. A cada vicissitude, deve lembrar que,se estivesse num mundo mais avançado, não teria de sofrê-la, e que dele depende não voltar a este mundo, desde que trabalhe para se melhorar.

    8 – As tribulações da vida podem ser impostas aos Espíritos endurecidos, ou demasiado ignorantes para fazerem uma escolha consciente, mas são livremente escolhidos e aceitas pelos Espíritos arrependidos, que querem reparar o mal que fizeram e tentar fazer melhor. Assim é aquele que, tendo feito mal a sua tarefa, pede para recomeçá-la, a fim de não perder as vantagens do seu trabalho. Essas tribulações, portanto, são ao mesmo tempo expiações do passado, que castigam, e provas para o futuro, que preparam. Rendamos graças a Deus que, na sua bondade, concede aos homens a faculdade da reparação, e não o condena irremediavelmente pela primeira falta.

    O Evangelho Segundo o Espiritismo 5-6.

    Thumb up 1
  2. hoje eu fico neutro nesta historia de rencarnaçao eu ja acreditei muito nisso no passado qundo eu tinha ideias orientais.as religioes e seitas sao muletas que os seres humanos utilizao para suportar os seus vazios e o medo da morte .sao tambem uma forma de tentar abafar suas mentes conturbadas de sentimentos de culpa .hoje eu sou um racionalista e, graças a deus encontrei ele dentro de min mesmo e agora me sinto mais equilibrado comigo mesmo.as religioes e seitas so servem para separar e segregar os seres humanos nos seus fanatismo cego e odioso e com raras vezes servem para paz .ha esta servem para ganhar muito dinheiro e nao pagam imposto de renda.

    Thumb up 7
    • cara primeira vez q eu vejo um religioso que tem a mente no luga O/ parabéns mano

      Thumb up 2
  3. Tão espetaculares quanto as histórias de reencarnação são as explicações “científicas” sobre o assunto:
    “Décadas de estudos psicológicos mostraram que pessoas sob hipnose conseguem criar histórias extremamente detalhadas e convincentes”…Querer explicar o inexplicável com um argumento não menos inexplicável ainda torna o debate uma questão de fé entre as partes.
    Alguns pessoas aqui argumentam que não ha base cientifica porque a pequisa não foi publicada e bla, bla, bla…Hora, não sejamos hipócritas pois sabemos que existe uma veia inquisitória no mundo cientifico que refuta tudo aquilo que não pode ser medido e interpretado pelo modelo padrão. Todo pesquisador que se empenha neste tipo de assunto é prontamente tachado de exotérico, pseudo cientista e por aí afora. Mas mesmo assim existem alguns herois que mesmo correndo o risco de terem suas carreiras arruinadas ante ao escarnio de seus pares, persistem e silienciosamente em sua pesquisas.
    Para os que não são tão fundamentalistas nos dogmas cientificos sugiro pesquisar os trabalhos de autores como médico e psiquiatra Ian Stevenson, o cardiologista Sam Parnia, o neorologista Peter Fenwick, o psicologo Erlendur Haraldsson, no Brasil os psiquitras Frederico Leão e Alexandre Almeida. Consulte também o ProSer do núcleo de Psiquiatria da USP e tirem suas próprias conclusões.

    Thumb up 16
  4. “Os cientistas ainda apontam outras falhas na história de reencarnações. Se nossa alma nasce várias vezes, o número de pessoas no planeta não iria crescer. Por volta de 1800 havia apenas 1 bilhão de pessoas no mundo. Agora estima-se que estejamos perto dos 7 bilhões. De onde as novas 6 bilhões de almas surgiram nos últimos 200 anos? Será que nossos ancestrais tinham seis almas adicionais dentro deles?”

    Existem incontáveis mundos habitados pelo universo. Mundos com espíritos superiores e inferiores do que e os daqui da Terra.
    Deveriam ter estudado mais sobre a doutrina espírita, deveriam ter lido O Livro dos Espíritos.

    Thumb up 24
    • Deixa ver:

      “Existe um estoque enorme de almas por que existem outros mundos. Sabemos que existem outros mundos por que existe um estoque enorme de almas.”

      Para mim, parece uma tautologia.

      Thumb up 10
    • E fica uma questão importante em aberto: Aonde se afirmou e baseado em q, q o número de almas é finito ? Sem uma prova é puro “achismo”.

      Sabe-se lá se não há algum processo pelo qual novas almas podem surgir ou as atuais gerarem novas por algum tipo de reprodução tal qual os seres vivos?

      Enquanto não se prova nem um nem outro tudo é pura expeculação!

      Thumb up 1
    • Livro dos Espíritos? Ah, escrito por quem defende tal doutrina? Essa é boa!

      Thumb up 1
    • Falácias, falácias e mais falácias!!!

      Thumb up 1
  5. Todos os dias milhoes de pessoas morrem e mais milhoes nascem. como assim haveria 1 bilhão de pessoas? isso aconteceria se não houvesse qualquer taxa de nascimentos no mundo.

    Thumb up 3
  6. Pelo relato do Cesar, dá pra perceber que Carl Sagan está mais para historiador e poeta do que para cientista.
    Infelizmente a história que ele conta é lastimável.
    Não dá nem para rir nem para chorar.

    Thumb up 3
    • Acho que você não está em condições de avaliar a competência do Carl Sagan como cientista. De fato, você desqualificando o Carl Sagan parece bastante com arrogância, soberba, orgulho, e mesmo intolerância com as idéias do grande cientista, astrônomo, e divulgador de ciências, Carl Sagan, que faz uma falta danada…

      Thumb up 3
    • Meu comentário se baseou na história sem pé nem cabeça e sem qualquer lição ou conhecimento que se possa inferir da mesma, o que o identifica com o próprio cientista louco.
      Você que é versado em ciência e conhece Carl Sagan a fundo, poderia portanto nos brindar com os benefícios que as suas idéias, trouxeram para a humanidade.

      Thumb up 4
    • :)

      A biografia dele pode ser conferida na Wikipedia, tanto em português quanto em inglês. Não só na Wikipedia, mas na Encarta, na Enciclopaedia Britannica, e em sites como o abaixo:

      http://www.notablebiographies.com/Ro-Sc/Sagan-Carl.html

      Dificilmente eu teria algo a acrescentar. Quanto à lição ou conhecimento, cada um dá o que tem no coração e cada um recebe com o coração que tem.

      Thumb up 3
  7. Cesar e Ramsés.
    Parabéns!!

    Aê galera que adora se degladiar e se ofender à toa. Vejam o exemplo dos dois caras. Eles não vão convencer um ao outro, mas estão se respeitando, embora se aferrem a seus pontos de vistas .

    Parabéns mais uma vez.

    Thumb up 4
  8. Um físico brilhante estava louco. Enviaram um psiquiatra para ajudá-lo. O psiquiatra logo viu que não se tratava de um paciente comum.

    O físico declarava que podia através da mente viajar anos-luz no espaço e ser o senhor de milhares de mundos.

    Ele havia produzido 12 mil páginas detalhando os mundos e as civilizações que havia conhecido, apresentava tratados sobre Física até então desconhecidos pela nossa ciência, era minucioso ao descrever a fisiologia de determinada espécie no planeta tal.

    O psiquiatra, mesmo impressionado com os detalhes da história, afim de não entrar numa disputa do tipo “você é o louco e eu vou provar isso” decidiu participar da loucura do paciente.

    Louco e psiquiatra embarcavam através da vontade e do pensamento naquela fantasia maravilhosa, exploravam planetas exóticos e retornavam para a sala do consultório com histórias incríveis.

    Com o passar do tempo o psiquiatra estava à vontade, podia ir e vir do não-real para o real, e começou a questionar seriamente se o seu paciente na verdade não era louco.

    Com o tempo o psiquiatra passou a ir para os planetas distantes sem o paciente louco.

    Com o tempo era difícil saber qual era o louco e qual era o psiquiatra.

    Após muitas idas e vindas entre os mundos o elo de amizade entre os dois falou mais alto: “-Eu inventei tudo” – disse o físico brilhante. A fantasia maravilhosa havia acabado. Não havia nenhum planeta ou civilização exótica, os dois nunca haviam saído da sala do consultório.

    O louco reconheceu a própria loucura: o psiquiatra aprendeu que o amor ao maravilhoso é, na maioria das vezes, mais forte que a saúde mental.

    Inspirado na história real relatada no capítulo 10 – O dragão na minha garagem – do livro “O mundo assombrado pelos demônios”, de Carl Sagan.

    Thumb up 5
  9. Hoje não moramos em cavernas, não ficamos pelado, nem corcunda, peludo e com rabo… viajamos de aviões, temos celulares, a internet, enfim, nós temos uma vida muito melhor do que antigamente, isto não é uma evolução?

    Não é evolução, é progresso. O homem continua praticamente o mesmo dos temos das cavernas. Por baixo do verniz de civilização, ainda está a besta selvagem, que se revela amiúde.

    Mas qual a relevância da Internet ou de casas e aviões para “provar a evolução espiritual”? Nenhuma, a meu ver.

    Agora a Reencarnação e a imortalidade da alma tem! Muitas e fortíssimas!

    Você está e iludindo, Ramses. Não existe um único trabalho científico publicado que demonstre qualquer fenômeno espírita. Pelo contrário, neurologistas estão conseguindo provar que muitos fenômenos, como, por exemplo, a sensação de estar fora do corpo, flutuando no teto, são explicáveis por simples fenômenos neurológicos. A professora Susan Blackmore (se você souber ler em inglês, veja o site dela em http://www.susanblackmore.co.uk ) era uma crente firme na “realidade” da projeção astral, e começou a investigar de forma rigorosa e científica, e não encontrou nada, além de fraudes, auto-engano, e mentiras.

    Claro, tudo muda se aparecer algum trabalho científico provando qualquer coisa, mas não apareceu até agora, então que tenham PhD’s estudando o assunto é ótimo, mas isto não prova que se trata de um fenômeno real. Até agora, não há indícios de alma ou reencarnação.

    Thumb up 0
    • Eu também posso colocar aqui milhares de fatos e depoimentos de pessoas sérias e idôneas, sãs e honestas, e de conversão também, a favor da Reencarnação e do Espírito; posso relatar os vários artigos de REVISTAS CIENTIFICAS com evidências fortíssimas a favor das teses espíritas; posso enumerar centenas de livros também favoráveis a palingênese e a alma imortal, mas o espaço não permite; Enfim, tudo o que vc fez, agora, favorável a tua argumentação, eu posso fazer também a favor da minha opinião!! Então, eu só posso dizer uma coisa: “A verdade é filha do tempo” adágio renascentista. A discussão foi muito boa! Valeu Cesar! Valeu Eduardo! Até mais!

      Thumb up 2
    • Ramsés, o médium Mirabelli era considerado uma pessoa séria e idônea, e olha só o que ele fez: FORJOU UMA FOTOGRAFIA DE LEVITAÇÃO DENTRO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, ou seja, com a anuência, colaboração e aprovação de todas as pessoas sérias e idôneas da FEB. De qualquer forma, o “depoimento de pessoas sérias e idôneas” não serve para comprovar hipóteses na ciência. Mas experimentos reprodutíveis, sim.

      De qualquer forma, eu não vi até hoje nenhum artigo em publicação científica demonstrando a reencarnação ou existência de espíritos. Você disse que tem, mas não mostrou, e já encerrou a discussão. Pena. Tudo bem que o espaço é pequeno, mas não precisa citar todos eles, bastava citar meia-dúzia. Mas se não quer, não quer, paciência…

      Thumb up 0
    • É pq é uma discussão que não tem fim!! só por isso eu parei… mas vc já leu a matéria de capa da Super de outubro, leia. Lá vc vai ver alguns artigos e livros. Foi uma matéria insenta, aliás, foi com viés contra, mas nem por isso deixaram de levar a sério as pesquisas sobre a Reencarnação e o Espírito, do ponto de vista científico.
      Leia também os livros de Ian Stevesson, Brian weiss, Raymond Moody Jr. , Barnerjee, amit goswami, helen wembach … – eles são Phd, são cientistas, sabem mais do que eu sobre pesquisas cientificas – nas bibliografias ou próprio corpo dos seus livros tem referências a vários artigos cientificos nestas areas. E isso só falando de alguns dos atuais cientistas que estão batalhando nesta área… pois te muitos outros d o passado como Ernesto Bozzano, Wiliam Crookes, Alexander aksakov…
      E uma amostra de como não tem fim a nossa discussão, por isso pretendo encerrar, é que todos os argumentar que vc colocar, eu vou contra-argumentar; e os que eu colocar, vc vai contra-argumentar! Aí não terá fim! Veja o caso da fraude do Mirabelli: um erro dele, é dele. um erro da FEB, é da FEB! Não vai invalidar as outras realizadas e bem feitas! Se fosse assim, nenhum médico deveria ter crédito, pois existem muitos charlatães que nunca foram para uma faculdade e fazem cirurgias! Um erro não apaga um acerto! Um inocente não pode pagar pelo culpado!
      E sobre os exemplos de evolução eu estava falando sobre a evolução material e não moral e espiritual. No campo moral ouve evolução sim, pouca mas ouve. mas tem que se ver não os Números ABSOLUTOS, e sim os RELATIVOS, PROPORCIONAIS. Antigamente haviam muitos mais crimes e guerras, EM TERMOS PROPORCIONAIS!!! Hoje temos essa falsa impressão de que há mais crimes e guerras pq estamos olhando só os números ABSOLUTOS! população maior, tudo maior! e também pq hoje nós temos a INTERNET – tá aí a influência e importância dela – em que a pessoa pode espirrar do outro lado e nós ficamos sabendo em tempo real! antigamente uma pessoa nas matas e ficava por isso mesmo, só iriam saber anos depois e por dedução! Antigamente até os padres religiosos acreditam que negros e mulheres não tinham alma, deviam por isso serem tratados como animais!! coisa que nenhum ateu faz hoje! para se ver a evolução moral-espiritual do ser humano. é por isso que eu pretendo terminar. é pq não terá fim a nossa discussão! tudo o que vc falar eu posso contra-argumentar! e tudo o que eu falar, vc também poderá contra-argumentar! Não tem fim! E eu tenho que fazer outras coisas também… Mais uma vez, valeu cezar, valeu eduardo! até mais!!

      Thumb up 6
    • Ramsés, não foi publicado nenhum trabalho? É isto que eu quero saber. A crença dos cientistas não interessa, por que eles também são humanos, e podem errar, bem como também estão sujeitos a fraquezas. O que me interessa são trabalhos que foram revisados por pares (peer-review). Enquanto não aparecerem publicações e os trabalhos não forem confirmados por outros pesquisadores, isto é só especulação e crença pessoal.

      Quanto ao médium Mirabelli, e a FEB, os atos falam por si. Ele fez uma fraude, dentro das dependências da FEB.

      Thumb up 0
  10. Também pela lógica vc e ninguém pode concluir que a Reencarnação não existe só pq ela ainda não foi comprovada pelas pesquisas espírita, como vc disse! para concluir e afirmar isso, vc tem que ter uma séria pesquisa que comprove a NÃO-EXISTÊNCIA! Na ciência vc não pode se aproveitar da “falha” da pesquisa dos outros para “compravar” a sua afirmação ou teoria!

    Não, Ramsés, mas a reencarnação fica no campo das hipóteses que não foram demonstradas e para as quais não há nenhuma razão para se crer que sejam verdadeiras.

    Se eu for pelo seu raciocínio, então todo mundo que se arrisca em alto-mar deve temer os dragões marinhos, e os marinheiros tem que levar tapa-ouvidos para se protegerem de sereias – ninguém jamais provou que estes seres não existem, nem que eles existem, então, pelo seu raciocínio, temos que considerar seriamente a possibilidade de que eles existam, e inclusive tomar precauções.

    Colocando mais o pé no chão, eu diria que se não existe nenhum indício de que uma hipótese seja verdadeira, ela pode ser considerada como provavelmente falsa.

    Mas se eu digo que provavelmente não existe reencarnação, sempre tem alguém que se ofende e me ataca. É incrível, querem me convencer que a reencarnação é um fato na base da ameaça, ou da argumentação, como se isto provasse alguma coisa, como se palavras substituíssem evidências.

    Thumb up 0
  11. Além dos livros indicados pelo Miguel Queiroz, se alguém quiser procurar um filme muito esclarecedor:
    “MANIKA” – Deve ser difícil de encontrar pois é bem antigo.
    Trata-se de um padre que não acredita na reencarnação até que vai para a Índia e encontra uma menina, Manika.
    Não vou contar o final.

    Thumb up 1
  12. Reencarnação: Medo do óbvio! Morreu, acabou tudo!
    Já era!

    Viva a vida.
    Seja feliz. Ame, odeie, acerte, erre.
    Só se vive uma vez.

    Thumb up 4
    • Para que “Viver a vida”?
      Porque “ser feliz”? Pq “amar”, pq “odiar”, pq “acertar”, pq “errar”?
      Pq fazer tudo isso, se morrendo não existiremos mais? Não tem sentido viver se “Só se vivi uma vez”!

      Thumb up 6
    • Entendo seu ponto de vista. Respeito. Me coloquei no seu lugar, até. Achei que você foi:

      Filosófico. Profundo. Mas…

      Vez após vez, cada tipo de crença (de qualquer religião) tem caído frente as provas inegáveis da ciência. Quando li o título dessa matéria, achei que tinham encontrado alguma prova disso. Mas era só uma pegadinha do autor. rs :)

      Do meu ponto de vista, não acho que viver uma única vez seja necessariamente ruim. Melhor isso do que nada. Eu vivo como se fosse a única vez. Se eu morrer, e descobrir que estou errado (vai saber)… então estarei no lucro!

      Mas não me permito escravizar por filosofias antigas furadas e fundamentadamente desmentidas.

      Thumb up 1
    • E as pesquisas cientificas do Dr. Ian Stevesson, do Dr. Brian Weiss, Dr. Barneje e tantos outros no campo da Reencarnação. A ciência também não conseguiu provar a NÃO-EXISTENCIA DE DEUS, DO ESPÍRITO E DA REENCARNAÇÃO! Os cientistas não acreditam apenas naquilo que podem PROVA?!? pois então não deviam acreditar na NÃO-EXISTÊNCIA de Deus, do Espírito e da Reencarnação. Por isso, que nós todos, cientistas ou não, vivemos, em muitas áereas, com base nas CRENÇAS! eu tenho a minha e vc a sua. O importante numa discussão como esta, é sempre nos respeitarmos! Muito obrigado por me respeitar. E eu te respeito também, pode ter certeza disso.

      Muita paz, irmão!

      Thumb up 3
    • Não é que a ciência não acredite na Não existência de Deus. Você está equivocado. A ciência só é neutra. Agnóstica. E a ciência está certa nesse sentido. Ela não pode tender nem pra um lado nem pro outro. E é aí que muita gente se ressente. – Ignorância pura.

      Thumb up 0
    • A ciência, em si, realmente é neutra, mas na prática não é isso o que se ver! O mesmo nós vemos na religião e na política. Elas existem para algo superior, mas o resultado, a prática, não é o idealizado. É a “politicagem”, o jogo de interesses e a fogueira da vaidade que realmente ocorre! é a ignorância pura dos “líderes” desses setores da atividade humana!

      Thumb up 2
    • pois então não deviam acreditar na NÃO-EXISTÊNCIA de Deus, do Espírito e da Reencarnação.

      Que torção na lógica. Que tortura do pensamento. Que malabarismo verbal.

      Primeiro, a quem faz a afirmação, cabe o ônus da prova, pelo menos em ciências. Quem afirma que existe alma, deuses, ou reencarnação, até agora não conseguiu nem demonstrar de uma forma científica (ou seja, reprodutível) o que afirmou.

      A ciência ainda está esperando que algum cientista espírita consiga uma demonstração da existência da alma ou de deuses ou de reencarnação.

      De uma maneira simples, podemos dizer que não há nenhuma evidência de verdade em todas as afirmações dos espíritas. E considerando as fraudes, grosseiras ou não, como a levitação do “grande médium” Mirabelli, a fajutíssima materialização de “irmã Josefa”, não dá para aceitar as afirmações dos médiuns sem primeiro chamar um mágico que seja capaz de detectar fraudes, alguém como o Houdini, que desmascarou médiuns nos EEUU e Europa, ou o James Randi.

      Thumb up 1
    • Também pela lógica vc e ninguém pode concluir que a Reencarnação não existe só pq ela ainda não foi comprovada pelas pesquisas espírita, como vc disse! para concluir e afirmar isso, vc tem que ter uma séria pesquisa que comprove a NÃO-EXISTÊNCIA! Na ciência vc não pode se aproveitar da “falha” da pesquisa dos outros para “compravar” a sua afirmação ou teoria!

      Thumb up 2
    • Mas se é preciso outra vida para dar sentido à tua vida, não é esta a admissão cabal que tua vida não tem sentido algum? Que sentido pode ter uma vida que precisa de algo além dela para ter sentido? Nenhum. Por que viver uma vida que não tem sentido algum?

      Thumb up 3
    • @Cesar, meus parabéns!
      Falou pouco, mas falou muito.

      :)

      Thumb up 1
    • Se nós vivemos é pq teve um “porque” e/ou “para que”, uma causa e um objetivo, pois a vida desde o seu início tende a perfeição! como vamos atender a esse ritmo da vida se não tem um “algo além”?

      Thumb up 4
    • Mas se você procura o sentido para a sua vida fora dela, é por que ela não tem sentido algum. Se só o que dá sentido à tua vida é o que acontece depois da morte, que sentido há em viver? Por que não morrer logo, então, para finalmente realizar o sentido da vida?

      Thumb up 0
    • Evolução Espiritual! Simples! eu preciso de outra vida para evoluir e chegar a perfeição! simples! A vida material não tende a perfeição(vide a teoria evolucionista de Charles Darwin)? a espiritual também!

      Thumb up 2
    • Não, Ramsés. A evolução biológica não “tende à perfeição”. Não existe perfeição no mundo natural. Uma barata não é “mais perfeita” que uma bactéria, e um ser humano não é “mais perfeito” que uma barata. E também não existe uma “barata perfeita”, ou um “ideal de barata” para o qual as baratas tendam a evoluir (isto é platonismo, e é um dos maiores impedimentos para a compreensão da evolução).

      A evolução biológica é um processo cego, não direcionado, que tende apenas a diminuir a expressão estatística dos genes que codificam fenótipos menos aptos.

      Assim, por exemplo, a raça humana está evoluindo biológicamente, mas isto não significa que ela está ficando mais “perfeita”, significa apenas que a seleção natural, a seleção sexual e sei lá que outros mecanismos de deriva genética estão moldando a nossa espécie.

      Quem disse que a evolução tende a produzir seres perfeitos, ou que ela caminha rumo à prefeição estava completamente equivocado no seu conhecimento de evolução.

      Thumb up 1
    • Admitindo que eu esteja ERRADO do ponto de vista biológico, com o meu exemplo de evolução, de tendêcia a perfeição. Mas o mesmo não se verifica nos outros campos: Hoje não moramos em cavernas, não ficamos pelado, nem corcunda, peludo e com rabo… viajamos de aviões, temos celulares, a internet, enfim, nós temos uma vida muito melhor do que antigamente, isto não é uma evolução? uma busca da perfeição?

      Thumb up 2
    • Sereias e outras fantasias não tem nenhuma evidência científica!! Agora a Reencarnação e a imortalidade da alma tem! Muitas e fortíssimas! Basta ver a matéria de capa da revista Superinteressante nº 296 outubro. Tem muitos cientistas , no mundo todo, com Phd e outros títulos mais, pesquisando os fenômenos da Reencarnação e do espírito! E não vi nenhum pesquisando a existência de sereias!!

      Thumb up 2
  13. “De onde as novas 6 bilhões de almas surgiram nos últimos 200 anos?…”

    Se tu desconsideras o fato de que não existe Deus essa pergunta realmente não teria resposta. Porém, se considerar a existência de uma força maior, algo que não sabes explicar, chame-o como quiser… Deus, criador, enfim… se levares em consideração que Deus é constante criação e que a todo momento este cria novos seres a pergunta pode ser resumidamente explicada. É claro que existe um processo que nos é desconhecido.
    Contudo, qual a diferença entre uma célula viva e uma célula morta? Parece óbvio a resposta: ” a vida!” diriam alguns, mas o que é vida?? Pq ainda não conseguimos criar vida em laboratório? Pq ainda não conseguimos criar vida a partir do nada? De onde ela vem?

    Como sempre digo… ” É preciso deixar a mente vazia para poder compreender novos pontos de vista.”

    Thumb up 5
  14. Gostaria de sugerir uns livros de pequisadores sobre rencarnação: Ian Stevenson, “Vinte casos que sugerem a Reencarnação”; Carol Bowman, “Crianças e suas vidas passadas”; Dra Edith Fiore, ” Você já viveu antes”; Morris Nertherton. “Vida Passada”; Patrick Drotot, “Somos todos imortais”. Tem outros, acredito que com esses sua pesquisa vai ser interesante.

    Thumb up 5
  15. A alma nasce várias vezes, mas podem sugir mais… e quem disse que todas as pessoas que afirmam ser a reencarnação da Cleópatra, da Joana D’arc, do Henrique VIII, D. Afonso Henriques, Jesus Cristo, estão a dizer a verdade

    Thumb up 0
  16. Lemos/Escutamos/Vemos/Sentimos/Participamos/Simulamos, enfim, usamos nossos sentidos, os 5/6/…, para captarmos algo que poderemos descrever conforme nossas próprias convicções/”sabedorias” adquiridas. Existem muitos enigmas, os que conhecemos, já ouvimos falar e os demais que existem sem sabermos… Existem muitas explicações, que agradam a uns e não a outros. Bem, o que será, ou por que será que não temos definições, se não unânimes, ou perseguições das mesmas de forma unânime?… Apesar de que muitas coisas que tentamos explicar são de cunho pessoal, experiência íntima e difícil repetição/controle, entre outras…

    Thumb up 0
  17. A verdade é que somente vamos saber quando morrermos, assim que relaxem e esperem porque da morte ninguém escapa.

    Thumb up 2
  18. Laís, não existe “cético” demais. Quem fala em ceticismo irracional, ou ceticismo demais, são aqueles que querem que aceitemos o que eles dizem sem questionar. Questionar não é proibido, nem deve ser, mas questionar é perigoso, por que tem intere$$e$ que vendem livros e que não gostam que perguntas difíceis ou embaraçosas sejam feitas.

    Thumb up 0
  19. Gostei muito pela sua iniciativa,de abordar um assunto desprezível e fantasioso pra alguns,e ao mesmo tempo interessante e envolvente pra outros.
    Mas cuidado pra não abordar esse assunto de maneira ‘cética’ demais.
    O legal foi sua última pergunta.
    Cada um tem sua missão,carma e vidas antecessores,ninguém pode ser a mesma pessoa,um mesmo espírito.
    (Duas Cleópatras,3 Jesuse por aí vai.. rsrs)

    Thumb up 0
  20. Quando se fala de reencarnação, deve-se tomar o cuidado de não banalizar um assunto tão sério.
    Primeiro, alguem sabe quantos espíritos estão ligados a nós e ao nosso planeta? então neste ponto, não se pode precisar quantas pessoas podem ou não estarem encarnadas neste planeta. Outro ponto importante: se, pessoas acreditam que foram personagens históricos ou importantes, nada mais é que uma necessidade de afirmação nesta vida e não paltado em conhecimento prévio e sério! Quer saber quem foi em outra vida? Obserse suas tendencias e vocãções. Preocupem-se em ser alguem útil e bom nesta vida! Por que se temos um corpo, mente e família perfeitas, é que recebemos de Deus todo o meio para sermos melhores, mas se não utilizamos isso… a semeadura é livre e a colheita obrigatoria.

    Thumb up 17
  21. _Seria ótimo se de fato houvesse reincarnação, assim ninguém precisaria se preucupar em prestar contas a Deus pelos seus atos, podia pecar a vontade deliberadamente, me parece conviniente demais para ser verdade,ao invés de pagar a Deus a dívida contraida, pagamos nas várias reincarnações, bem prático, a biblia diz que após morte só temos é que contar com a incerta resurreição,incerta porque se não formos chamados isto significa que nem a teremos esta chance, porque depende muito de como vivemos para ter este direito, mas se por ventura tiver este previlégio, teremos então mil anos de vida sem doenças e sem a morte para atormentar e sem violencias e sem guerras durante periodo do juiso final e o melhor aqui mesmo na terra, e se neste tempo não ceder de novo as tentações e servir fielmente alcançaremos por fim, vida infindável em um lugar cheio de coisas boas pra fazer sem se preucupar com o amanhã.

    Thumb up 3
    • Meu caro,
      A reencarnação é a maior prova da bondade do Criador. É como se repetissemos de ano até aprender.
      Nem nós julgamos os nossos semelhantes sem lhes dar uma oportunidade ou até mais.
      Todavia, a idéia não é reencarnar indefinidamente, mas aprender o amor com tal magnitude que possamos ir para onde foi Jesus e outros grandes mestres.
      Quem pensa que ficar reencarnando indefinidamente é bom, está redondamente enganado. O carma pode nos levar a grandes sofrimentos que podemos evitar com nossa dedicação em aprender.

      Thumb up 2
  22. Ramses da Silva, como vc sabe que existem 20 bilhões de espiritos ? O IBGE tbm faz essas pesquisas ?? uahuhuauahauha

    Thumb up 0
  23. “…SOB O COMANDO DE UM SER TODO PODEROSO QUE CHAMAMOS DE DEUS, O MAIS INTELIGENTE DA RAÇA HUMANA…”

    Deus é humano ? Se ele é humano então ele não é Deus e se ele é Deus e humano, então todos somos deuses, sendo assim se ele realmente existiu então ele não passava de um SIMPLES pastor. (coisa rara hj em dia)

    Thumb up 0
  24. EU ACREDITO QUE SOMOS MILHÕES E MILHÕES DE ALMAS MUDANDO DE UM PLANETA P/ OUTRO, SOB O COMANDO DE UM SER TODO PODEROSO QUE CHAMAMOS DE DEUS, O MAIS INTELIGENTE DA RAÇA HUMANA NUNCA PODERIA SER COMPARADO COM NOSSO DEUS, SE FOSSEMOS COMPARA-LO SERIA COMO COMPARAR A LUZ DO SÓL A CHAMA DE UM FÓSFORO. SOMOS MEROS VIVENTES VIAJANDO DE UM PLANETA A OUTRO, MOTIVO PELO QUAL NÃO PODE-SE DIZER QUE NO ANO TAL A POPULAÇÃO DA TERRA ERA X E HOJE SOMOS Y.

    Thumb up 7
    • VOCESABETUDO

      Thumb up 0
  25. Ramsés, é só ver as fotos. Não tem materialização nenhuma, é uma mulher enrolada em panos. O repórter que foi lá para averiguar podia ser cético, mas foi enrolado direitinho: ele foi em uma casa que o Chico Xavier escolheu, e quando chegou lá o circo já estava armado, e ele engoliu tudo direitinho.

    É como a levitação do médium Mirabelli, esta apareceu no Fantástico, e você pensa que alguma federação espírita ou qualquer órgão desta igreja veio a público pedir desculpas pela fraude de um de seus mais renomados médiuns? Não veio ninguém. Nunca apareceu nenhum espírita para dizer “isto é fraude, pedimos desculpas por enganar o Brasil com uma fraude tão tosca e podre”.

    Vai lá, no Fantástico, e procura sobre a fraude do Mirabelli. Depois procura na Internet as descrições da materialização da “irmã Josefa”. Você vai ver que não há como negar que são fraudes. Mirabelli e Xavier. E quantos outros mais não fizeram fraudes?

    E dinheiro por dinheiro, por que nenhum médium nunca se ofereceu para pegar os um milhão de dólares do James Randi? O mundo inteiro está ansioso por um fenômeno paranormal autêntico e legítimo, estão até pagando um milhão, e ninguém se habilita. Tudo que eu vejo por aí são desculpas esfarrapadas.

    Thumb up 2
  26. Cézar,

    não adianta tb xingar, ofender!!! pois assim os teus argumentos ficarão mais fracos e ilegitimos!! eu quero é que vc prove a fraude dele e mostre lá no FANTÁSTICO! vc ficará rico e deixará de ficar xingando os outros, afinal, vc provou aquilo que disse! QUEM OFENDE NÃO TEM ARGUMENTO!!

    Thumb up 2
  27. Para quem quer acreditar, não adiantam evidências. O Chico foi desmascarado diversas vezes, mas pensa que algum espírita dá fé? Olha aquelas fotos ridículas da “materialização” da “Irmã Josefa”, uma mulher enrolada em panos e um repórter enrolado, e no meio de tudo, um enrolão, o Chico Xavier, com a cara de safado que só ele tinha.

    Thumb up 1
  28. Existem 20 bilhões de espíritos em volta da terra, então menos de 1/3 estão reencarnadas! Existe tb migração planetária! reencaranção de um mundo para outro.

    Converse com psicologo que faça regressão e verá que 99% dos casos são de pessoas desconhecidas! não fique no “achismo”, no “ouvi dizer”, vá a campo e comprove a tese!

    E comprovem que o CHICO XAVIER que aí vc ficará rico com a publicação deste livro!! COMPROVE!! NÃO FIQUELEVANTANDO FALSOS, CALUNIANDO! COMPROVE!!

    Se existe uma fraude não quer dizer que MIL VERDADES são falsas tb!! existem falsos médicos, nem por isso deixará de existir os verdadeiros!!!

    Thumb up 3
  29. bom gente eu não sei nada sobre a morte nem me ente3reço saber agora tem gente que vive descutindo a morte isso se chama curiosidade é melhor espera o dia de sua morte pra saber quem morres não vem dizer se é bom ou ruim então não prescisa ficar batendo cabeça pra descobri oq vem após a morte viva a vida enquando pode deixe o tenpo rolar que a morte vai vim um dia ai vc mata sua curiosidade,quem tem medo de morre não aprende a viver na vida só existe um meio para não morre e esse meio é não nasce se vc não nasce vc não vive a vida então vc não morre o nascimento de uam pessoa é o começo de uma corrida avida é uam corrida a morte é um fim da corrida ou seja o descanso finalmente vc terminou a corrida ganhou mas pessoas que se matan no meio da corrida ou seja tiram sua propia vida são pessoas fraca se dessiste antes da vitoria entrega os pontos desiste da corrida

    Thumb up 0
  30. Olá!
    Acho este tema muito interessante e adorei o post.
    Sempre me interesso por esses assuntos e acredito sim em reencarnação, acho que há muita coisa por ai que ainda estamos longe de entender e explicar…
    No meu caso tenho extrema facilidade com a lingua inglesa sem nunca ter estudado a fundo, sou quase fluente e consegui aprender somente ouvindo musicas, vendo filmes e sempre com um dicionario à mao, claro! Ok, isso nao é impossivel nem muito dificil, mas a facilidade em aprender e entender existe nao é? E de onde veio? rs
    Outra coisa que tenho um fascinio é sobre a cultura egipcia, tudo sobre o Egito me chama a atencao. Desde filmes (A mumia! rss) como artefatos, joias, tudo que remete àquela epoca…
    Nao sou de origem oriental, mas tenho os olhos bem puxados, sempre que faço maquiagem no estilo “Amy Winehouse” (um traço de lapis preto nas palpebras, bem rente a parte superior dos olhos) todos dizem que fico com olhos de egipcia… rss
    Outra coisa que me indigna é uma coisa curiosa que acontece com meu namorado, ele é destro mas faz muitas funcoes com a mao esquerda, como tocar violao, comer, entre outros… Ok, nao é nada extraordinario, mas no minimo curioso mesmo. Ele é de familia portuguesa e sempre me conta de sonhos e ate mesmo flashs de memoria que tem sobre castelos e lugares medievais, sem nunca ter visto ou visitado nenhum desses lugares, tao comuns em alguns lugares de Portugal…
    Sei lá, esse assunto me intriga muito, gostaria ate de saber mais.
    Excelente post! Abraço!

    Thumb up 1
  31. Eu creio na existencia da alma e que vivemos varias vezes,senao nao haveria razao de estarmos aqui falando a respeito do tema,pois creio que nosso pensamento nao inventaria tal coisa sem antes vivencia-la.

    Thumb up 1
  32. BABOSEIRA INTELECTUAL
    Não acredito em reencarnação por uma série de fatores, dentre elas algumas já citadas no artigo, mas basicamente por uma questão de bom senso, creio que para uma análise lógica e imparcial sobre o assunto (leias-se científica) devemos partir do princípio básico de que só há reencarnação se existir a alma, de forma que se não é possível demonstrar a existência da alma, toda a série de argumentos sobre reencaranção não se sustenta por sí só. Simples.

    Não há evidência consistente (leia-se científica) de que o corpo humano é dotado do que chamamos de alma.

    As “provas” aceitas pelos que crêem na existência da alma, dependem mais da fé religiosa (a pior de todas as drogas) e da emoção que envolve o assunto, do que uma abordagem baseada na racionalidade.

    As crenças religiosas se perpetuam justamente pelo que é, um faz de conta delicioso e fascinante para adultos.

    Thumb up 0
  33. respondendo a pergunta do “cientista”
    o plano astral não é formando por tempo, logo se em 2015 tivermos 10 bilhões de humanos as almas serão novas ou reencarnadas do futuro ou passado terrestre.

    A reencarnação acontece para que a “alma” evolua e retorne a Deus (o um)

    Thumb up 0
  34. Gente, é muito simples: as discussões, desilusões estão apenas no nível intelectual! E nõs não somos o intelecto! Ele é apenas uma ferramenta! O intelecto não dá todas as respostas.Em circunstâncias além do mundo físico, ele fica perdido num labirinto de dizeres e teorias!
    Por mais convicente que seja, ninguém vai nos dar respostas do que é ou do que não é. As experiências dizem tudo. E a comprovação é só sua.
    O que é amor? O que é paixão? – Só os que experimentam sabem o que é, e mesmo sabendo não saberão explicar o que é.Porque não é para o intelecto humano entender.O intelecto não consegue apreender essas coisas.
    Então não esperemos que uma discussão vai nos revelar a verdade do que é ou do que não é. Só a experiência individual de cada um revelará a sua própria verdade. Deixemos as teorias nas mentes dos crentes e ” intelectualóides” .
    Mas é muito boa a discussão, não quero em hipotese alguma demerecê-la e muito menos a livre expressão de todos que aqui postam.

    Thumb up 1
  35. bom pessoal! a historia sobre reencarnação é verdadeira, nós somos espiritos em evolução.Quando um espirito já passou por uma vida terrena ele depois da morte tém que voltar a viver de novo e evoluir cada vez mais. Pois o nosso criador que é o nosso espirito ele vive no mundo material atravez da materia ( corpo ) se ele retira-se da materia o que acontece nós morremos quando o corpo se nivelar com o espirito eles se fundi tornando um só corpo e espirito mas antes disso só se lenbra das encarnações passadas os profetas e os que já adquiriram sabedoria e conhecimento do espirito. e outra o nosso criador nunca deixa de criar novos seres humanos o ciclo da vida continua ele estar evoluindo para entender melhor leia o talmude de ( jmmanuel ) e entenderar o que digo. Tenha a mente aberta e não critica e chegarar ão conhecimento da verdade da criação. beijos a todos os que buscam a verdade.

    Thumb up 3
    • Esse tema não é da competência da ‘ciência’.
      Cientista que se preza, é melhor não dar pitaco nesse assunto para não cair no ridículo.
      A continha das almas que existiam em 1800 em contraposição com o número sempre crescente de almas é uma das mancadas ridículas.
      Sete bilhões de almas ou dez trilhões não fazem qualquer diferença. A criação é infinita. O Criador apenas descansou no sétimo dia, mas sua criação é permanente e infinita. Os próprios cientistas confirmam isso, descobrindo constantemente novas espécies, que como é de se esperar, não sabem como surgiram.

      Thumb up 2
    • Curioso. Os espíritas se vangloriam de terem uma fé “cientificamente comprovada”, ou seja, eles veem com bons olhos o questionamento científico, e até mesmo estimulam o mesmo. Mas eu concordo contigo, Bovidino, esta história não é para cientista discutir, é religião, e religião não se discute, a gente só discute coisas racionais, lógicas, bem fundamentadas. Esta das almas é realmente uma bola fora, completamente fora: os espíritas podem tirar do bolso quantas almas eles quiserem, podem aumentar ou diminuir o número das almas ao seu bel-prazer, já que é um número totalmente inventado – sete bilhões ou dez trilhões não fazem qualquer diferença, é a mesma coisa. Por que não dizer que são logo 10^10^10? Quantas almas existem? Quantas você precisar para vencer uma discussão. Simples, não?

      Sobre as espécies que a ciência descobre a cada dia, eles sabem exatamente como surgiram: evolução. Se não fosse assim, então não seria possível classificar as novas espécies, cada uma teria que ter uma classe própria, sem relação alguma com nenhuma outra espécie, existente ou extinta. E no entanto, examinando a morfologia, o comportamento, e o código genético, se consegue saber até mesmo quando foi que a espécie nova divergiu de seus ancestrais, e qual o “parente” mais próximo dela.

      Thumb up 0
    • Sobre as almas, certamente você não entendeu ou se fez de desentendido para sacar uma argumentação sarcástica e gratuita.
      Está bem claro que o Criador não tem limites para criar almas, assim como não tem limites para criar planetas, estrelas e galáxias que a própria ciência sabe que são incontáveis.
      Sobre as ‘novas espécies’, todos sabemos que surgem provenientes de espécies pré-existentes e que portanto são catalogadas na classe correspondente. Daí, inferir que os cientistas sabem que elas surgem exclusivamente em função da evolução, tem uma grande diferença.
      Eles não sabem, eles julgam ser assim porque acreditam nisso.
      Enquanto os cientistas não souberem explicar a origem da vida e conseguirem criá-la, não podem alegar que a origem de novas espécies se dá exclusivamente em função da evolução natural.

      Thumb up 3
  36. Os espíritas querem fundar uma nova ciência, e eu já tenho um nome para ela: é a ciência-do-que-eu-quero-que-seja-verdade.

    O médium Mirabelli fraudou uma foto de levitação, e nenhum espírita jamais discutiu o assunto. O Chico Xavier fraudou as materializações, ludibriando até repórteres, e nenhum espírita jamais questionou o assunto.

    São todos iludidos, embarcaram na canoa do “eu quero que seja verdade”, e obliteraram a própria razão.

    Thumb up 1
    • A idéia é exatamente o contrário.
      A ciência é que quer fundar uma nova religião com esse mesmo nome.

      Thumb up 1
  37. Oi… ! ver tantas pessoas abertas para acreditar na reencarnação é maravilhoso! Lembro-me uma vez que minha vó me contou que quando a minha tia ainda pequena (3 anos ) isso a quase setenta anos ela sentada num banquinho muito pensativa falou pra minha vó…: Sabe mãe, hoje voce é minha mãe, mas eu tambem ja fui a sua mãe em outro tempo, em outra vida… minha vó ficou muito admirada, e achou graça ,fato que ela nunca se esqueceu numa epoca que pouco se falava em espiritismo, reencarnação, pois ela nem sabia o que era isso…mas um dia trocando ideia sobre o assunto ela narrou esse fato que nos marcou profundamente. Acredito sim, isso pra mim explica tantas desigualdades, fatos que para nós pode ser injustiça , na verdade pode ser uma reparação, aprendizado, valorização, mas depois da nossa passagem para outro andar vamos entender o porque de tanto sofrimento ,nada é por acaso…
    Ligia

    Thumb up 5
  38. Eu acredito e até prova em contrario. Cientistas acreditam em coisas muito mais exoticas e improvaveis. É a unica teoria que explica a realidade atual.

    Thumb up 2
  39. Bem… O aumento da população é devido a outras almas que vieram de planetas semelhantes reencarnar aqui na terra. Ou será que alguém acha que todo o universo foi criado apenas para nossa observação?

    A sobrevivência da alma foi exaustivamente estudada por pesquisadores do início do século XX como: Willian Crooks, Ernesto Bozzano, Crawford, etc.
    Aconselho a procura por esses autores.

    Thumb up 2
  40. Quem esteja interessado em saber sobre este tema, tem um documentário da coleção Discovery Channel “REENCARNAÇÂO – Histórias de vidas passadas”, com dublagem em português (Past Lives: Stories of Reincarnation). Em quanto ao artigo exposto aqui, considero valido como motivação para as pessoas procurarem novas vertentes de conhecimento, não entanto, quem o escreveu é bastante cético sobre o tema. Em minha opinião, ninguém lembra ter deixado de ser e sempre num continuum encaminhamos na bem presente experiência de viver e quando chegamos a um fim na velhice é para entrarmos numa nova oportunidade assim como o sono é necessário para recomeçar o novo dia. E quanto à idéia de porque estamos aqui, é muito simples; queremos experimentar, e está escrito também na Bíblia falando do fruto da árvore proibida, realizar a experiência ou desejo de ser o melhor, o sucesso, o criador. Mais como todos neste mundo querem quase o mesmo, existe um atrito de interesses e então vem tudo à confusão.

    Thumb up 0
  41. Puxa !… Nunca vi tantos comentários a respeito de uma matéria aqui no
    HS.
    fico satisfeito quando vejo tantas opiniões inteligentes e sérias. Tambem
    sou espírita e janão me preocupo em comprovar um fato que para mim
    é tão lógico. Onde estaria a justiça divina sem a reencarnação? Só para
    lembrar, os judeus já acreditavam na reencarnação, que foi abolida do
    cristianismo, pelo mperador romano Constantino, no concilio do ano 330.
    No evangelho, encontramos varias citações de Jesus que comprovam o
    fato, como em Mateus-cap. 17, vers.10 quando os discipúlos perguntam
    a Jesus a respeito a afirmação das escrituras qque Elias deveria vir pri-
    meiro que o Messias, e Jesus lhes responde: “Em verdade vos digo que
    Elias já veio, mas não o reconheceram”. ENTÃO OS DISCIPULOS PER
    CEBERAM QUE ELE FALAVA DE JOÃO BATISTA… É impossivel inter-
    pretar esta passagem de outra forma.
    Parabens! continuem com assuntos com este que são do interesse de to-
    dos. Abraços . Evaldo

    Thumb up 0
  42. A mente humana é treinada a acreditar naquilo que é mais conveniente, não? Então, posso dizer que o melhor é esperar e não ser um menino mal por precaução, já que um dia querendo ou não toda essa história vai ser passado a limpo mesmo.
    Outra matéria importante sobre esse assunto que vi por aqui é sobre o teste sobre a “vida após a morte”. Para quem não viu vê, e mesmo assim, permanecerão em uma incognita.

    Thumb up 1
  43. “reuni de uma vez mil indivíduos, de 01 a 80 anos, imaginai que um véu seja lançado sobre todos os dias que ficaram para trás, e que, em vossa ignorância, os acreditais nascidos no mesmo dia: perguntareis naturalmente como uns podem ser grandes e outros pequenos, uns velhos e outros jovens, uns instruídos e outros ainda ignorantes. Mas se o véu que esconde o passado se dissipar, se chegardes a saber que todos viveram um tempo, tudo se explicará. Deus em Sua justiça, não podia ter criado almas mais perfeitas e outras menos perfeitas; mas com a pluralidade das existências, a desigualdade, as diferenças e divergencias da vida não tem nada contrário à mais rigorosa justiça pois vemos apenas o presente e não o passado.(…) a explicação é simples, natural e lógica”(…) fonte: considerações sobre a pluralidade das existencia, – psicografado e compilado para “O Livro dos Espíritos”
    pag.117 – São Paulo: petit, 1999.

    ps: “os espíritos rejeitam de maneira mais absoluta, a transmigração da alma do homem para os animais e vice-versa.” Idem, Ibidem, pag. 113.

    Thumb up 0
  44. Eu acredito em algumas teorias do espiritismo, mas para mim é ridículo pensar em um ser humano como algo superior. Não podemos esquecer de que também somo animais. Possuímos os mesmos sistemas dos mamíferos, a ÚNICA diferença é que pensamos. O homem precisa parar com essa mania de grandeza, de acreditar que está a cima de tudo.

    Thumb up 1
  45. ” O artigo nos leva a reflexões a respeito de nossa espiritualidade.Sou Espírita e acredito na reencarnação como prova maior do amor de Deus
    que nos concede a oportunidade de aprimoramento e crescimento. Quanto
    ao fato comentado de que muitas pessoas se dizem reencarnação de pessoas famosas, isto se explica pelo fato de que a maioria se deixa levar apenas pela curiosidade em relação ao tema, e como a vaidade ainda prevalece sobre a maneira de ser destas pessoas, elas se deixam induzir por pessoas que as fazem acreditar nestas ” mentiras” para tirarem proveito para sí. A reencarnação é fato,e o Espiristismo nos trouxe esta Luz apenas no momento certo,no qual tivessemos preparo para entende-la conforme a vontade de Deus;inclusive com a ajuda da Ciência que teima em negá-la.

    Thumb up 0
  46. ou seja, se nao fosse pelo facto do ser humano andar por ai a destruir florestas inteiras matando plantas e animais, nao poderiam existir tantas pessoas no mundo, nao haveria espaço para tal e isso teoricamente resultaria tambem num alto nivel de infertilidade do ser humano.

    Quanto mais arvores deitamos abaixo, mais almas dessas plantas mortas vao dar origem a almas de pessoas.

    Ou seja, se morrem plantas nascem pessoas (são criadas mais areas urbanas para mais pessoas viverem) mas se morrerem todas as plantas, morrem todas as pessoas (sem fotossintese nao ha vida).

    mas entao…de onde vieram todas essas almas antes mesmo de haver plantas ou animais?

    será que as almas podem se multiplicar?

    muito confuso…mas todos vamos descobrir a verdade um dia…quando morrermos. Talvez.

    curiosamente.net

    Thumb up 0
  47. Que é Alma? Que é Espírito? Quando encontrarmos respostas para estas duas questões poderemos entender esse profundo e nobre acontecimento da Providência Divina. No meu entender a Alma é a mais pura essência que é personalizada pelo Espírito. Espírito é o conjunto de caracterísiticas que faz mover o corpo, que faz agir diante de todas circunstâncias, que faz pensar. O Espírito é formado através do meio e molda a personalidade de cada ser vivente racional. Poderíamos comparar a Alma e o Espírito à um átomo. O próton seria a Alma e os elétrons, o espírito. Como sabemos os elétrons vivem em moviementos frequenciais e carregam informações codificadas em frequências. Elétrons aglomeram-se em torno do prótons e manifesta sua informações aos sentidos capazes de entendê-los. Viajam de prótons em prótons. Tonrnam-se ións. Quando um ser morre sua Alma volta ao Oceano Divino de onde veio, fonte insegotável de Almas, e poucos são os registros que leva consigo marcados pelo Espírito. Na maioria das vezes são as marcas mais profundas que ficam registradas em sua estrutura e isto é o que leva essa Alma retornar encarnando para cumprir a missão de purificar-se. Exemplos diários que podemos perceber são as lembranças de fatos bons ou maus que cometemos em nossa vida e não esquecemos; isto é a marca que ficará registrada e a finalidade da reencarnação e reparar esses danos. Se por infelicidade essa Alam vier a reencarnar num meio que não lhes favorece, ela ficará numa situação repetitiva de reencarnações até que encontre meios para consertar seus erros. O Oceano Divino de Almas nunca se esgota e esse é o motivo de haver o crescimento populacional. Cada Alma nova será moldada pelo Espírito e esse mesmo Espírito são formados por uma corrente de Elétrons que permeia o meio. O meio é feito pelas pesssoas já formadas com informações que aproveitaram que nada mais é que o caráter.
    E daí por diante. É só refletir, meeditar e as respostas serão claras e evidentes.

    Thumb up 0
  48. Só por comentar, mas… Sempre ouvi dizer que as plantas e animais também tem almas, se uma árvore morrer, ela pode reencarnar como humano (eu posso ser a reencarnação de um coqueiro, por exemplo). A medida que as árvores e animais morrem, dão mais ‘espaços’ para os humanos nascerem. Existem até piadas de pessoas dizendo que tem medo de ir ao céu ver várias árvores conversando

    Só deixa um ‘furo’ porque no começo de tudo não tinham tantas vidas como hoje, mas sei lá, é apenas o que eu ouvi e acredito.

    Thumb up 0
  49. Se perguntassem isso ao Dalai Lama, ele responderia que existem os animais, as plantas e o mundo mineral. Vemos indianos alimentando ratos e chamando as vacas de sagradas,e chineses expulsando baratas de dentro de casa sem bater nelas. As almas estao nos minerais, nos protozoarios, nas plantas em tudo que é vivo.

    Thumb up 0
  50. Ótimos livros que o amigo citou, ja li um e conheço o outro, com certeza o tema reencarnação ainda vai ser muito discutido na comunidade cientifica, recomendo ler os livros acima em vez de tentar formar suas próprias teorias.
    abrç

    Thumb up 0
  51. Bom, olhando pelo lado da essência humana, é muito mais difícil pra mim, acreditar que temos somente esta vida e acabou tudo com a morte do corpo, do que acreditar na vida eterna do espírito e sucessivas trocas do corpo físico/material.

    Quais seriam o Amor e Justiça de Deus sobre suas criaturas, se as criasse, uns deficientes e doentes, outros perfeitos e atléticos, uns ricos e outros pobres, uns passassem por provações, outros tivessem paz e tranquilidade, se tudo fosse resumido a uma só vida???

    Estaria fadado a ocorrência da aleatoridade, uma pessoa que não tem nada na vida, em que tudo dá errado, e outra em que o sucesso lhê cai nas mãos como gotas de chuva?
    Quem crê em Deus, deve crer na vida eterna e na pluraridade das vidas e dos mundos…

    Se a ciência não consegue comprovar ainda, é porque não é chegada a hora, pois no momento em que tal situação for comprovada, aí sim, o homem terá adquirido um nível de consciência e sabedoria suficiente para compreender o fenômeno da reencarnação…

    Thumb up 0
  52. Na verdade uma das teorias (misticas/mitologicas) sobre a reencarnação é a da transmigração, ou seja, as almas das plantas, animais e até dos minerais poderiam subir na escala e tornarem-se humanos. Porém, geralmente a crença mais conhecida sobre a reencarnação é a crença espirita, que é uma vertente da crença hinduista e budista, e nela parece que se omite esta parte =D

    Thumb up 0
  53. VOU COMPLETAR 47 ANOS E POR MAIS QUE PROCURE CONHECIMENTOS A RESPEITO DA VIDA E DA MORTE, MAIS EU FICO DESILUDIDO COM AS RESPOSTAS APRESENTADAS; TUDO VEM DE SUPOSIÇÕES INCOMPROVÁVEIS, SE NÃO PELAS DITAS EXPERIÊNCIAS PRÓPIAS, E/OU NO SIMPLESMENTE CRER SEM SABER PORQUE (QUE CHAMAM DE FÉ). ESTE É UM ASSUNTO QUE RODA-RODA E NÃO SAI DO LUGAR. ESPERO, ANTES AINDA DE MORRER, CONSEGUIR UM ENTENDIMENTO MAIS CONVINCENTE DO QUE SERIA A VIDA APÓS A MORTE E/OU DE OUTRAS VIDAS ANTES DA MORTE.

    Thumb up 0
  54. Reencarnação, espiritismo, deuses, religiões, papai noel, sacis, gnomos são, até hoje, podem apenas estar no “nivel” de estorinhas inventadas pela mente humana…

    Mas, viva a liberdade e a pluralidade religiosa…

    Cada um deve procurar seu equilibrio, com ou sem religiões…

    Thumb up 0
  55. Muita gente prefere acreditar que depois da morte deixara de existir.
    Outras preferem acreditar que depois da morte passarão a eternidade num caldeirão de dor e sofrimento, pois a grande maioria de nós não estamos de acordo com os ensinamentos de Jesus para merecermos o reino dos ceus.
    Agora, por que não acreditar que Deus na sua infinita sabedoria, não nós daria novas oportunidades de melhorarmos acaminho da perfeição?

    Por que Deus na sua oniciência criaria um ser já sabendo que logo seria destruido ou condenado ao sofrimento eterno, não é muita maudade e perda de tempo? Talvez seria mais racional crer que Deus na sua infinita bondade nos concedesse a oportunidade de nos aperfeiçoarmos, atraves de novas vidas, novas experiencias em novos mundos, pois uma vida não é nada diante do infinito, e somente a experiencia nós revela a verdade que nos tornara seres perfeitos, que cada um alcançara segundo suas obras, onde uma vida não é suficiente para atingirmos a perfeição. Jesus nos disse;”A varias moradas na casa de meu pai” Porque Deus na sua inquestionavel sabedoria criaria, até onde podemos ver no universo, bilhões de galaxias, com trilhões de sistemas solares, com numero inimaginavel de planetas, e dar somente a nos a oportunidade da vida?
    ” A verdade vos libertara” , nos libertara então para abitarmos o reino dos ceus.

    Acreditar em outra coisa diferente é duvidar da sabedoria do Criador.

    Obrigado.

    Thumb up 0
  56. Não sou espírita e não acredito no espiritismo. Mas, em conversa com amigos espíritas, soube que eles têm uma explicação para o aumento de pessoas no planeta. Algo como uma “maternidade de almas”..

    Thumb up 0
  57. O que eu acho,o que concluiram, ou o que voce pensa, não mudará a ordem dos fatos e a verdade do universo.

    Thumb up 0
  58. Bom dia!
    Há casos em que a mente humana engana a nós mesmos.
    Na reencarnação, há casos em que os inimigos voltam na mesma família para se acertarem, a lei da evolução é para a matéria e o espirito.
    O esquecimento faz parte da lei!
    Como a ciência pode provar ou concluir com conjecturas ou apararelhos eventos que não temos domínio?
    Somente nos século XIX e XX que a ciência começou a desvendar os mistérios da matéria, fenômenos da ondulatória e subparticulas do átomo
    a mente humana ainda não foi desvendada etc…
    Ainda acredito na ciência e fico esperto quanto aos controladores da sociedade para benefício próprio.

    Thumb up 1
  59. Gostei da matéria “A realidade da reencarnação”. Considero um tema de suma importância pro entendimento dos diversos problemas que vivemos atualmente em nossa sociedade.
    O texto indaga de onde vieram as almas anos após os nossos ancestrais e se eles tinham seis almas dentro dos corpos deles. A física nos explica que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, logo, essa hipótese eu considero a menos provável.
    Entendo que não é o corpo/matéria que gera a necessidade de criar a alma e sim o contrário. É o espírito/alma/vida que dá origem ou ocupa um determinado corpo.
    Em nossa sociedade mecanicista/materialista temos a tendência de achar que tudo origina-se da matéria e posteriormente é que vai para o campo mais etéreo do universo. Daí a confusão no entendimento do processo reencarnatório.
    Espero ter contribuído de uma maneira legal.
    Grato.

    Thumb up 1
  60. Confesso que ao ler o título do artigo eu fiquei realmente surpresa achando que os nobres colegas haviam deixado o ceticismo e a ciência de lado.

    O artigo é excelente e suscita o questionamento.

    O site está cada dia melhor, com matérias interessantes e prestando sempre um belo serviço de divulgação científica. Parabéns!

    []s

    Thumb up 1
  61. Uma excelente matéria, com muitas dúvidas sobre o pós morte.
    Então fica a pergunta:como as vezes nós conhecemos determinada
    pessoa e temos a sensação de já conhecê-la? De passarmos em um lugar e ter a mesma sensação?

    Thumb up 0
  62. bom eu acredito em reencarnação, respeito cada crecença desde que me respeitem. A regressão por hipnose dificilmente da certo, pois como a matéria mesmo disse, uma pessoa hipnotisada pode descrever varias situações da sua mente.
    Uma falha que os cientistas dizem, na verdade é uma falha maior deles, pois até onde eu sei, a maioria das crenças que acreditam em reencarnação, acreditam na reencarnação entre todos animiais, então eu poderia ter sido um cão na vida passada. Isso pode explicar a irônia da matéria sobre nosso ancestrais terem almas extras.
    Parabéns pelo site, as matérias são excelentes =)

    Thumb up 2
  63. Para quem quizer aprofundar-se mais na tese reencarnação: O por que? causa, consequencias leia o lilvro “Evolução em Dois Mundos” de Andre Luis onde revela toda a saga desde a Criação, esfriamento e inicio da vida na orbe terrestre sob a regência do Cristo de Deus onde terá resposta para o processo reencarnatório: por que ? causa e consequencias… e outro livro “Os exilados de Capela” de Edgard Armond onde narra o processo espiritual migratório de permuta de espíritos entre Mundos de diferentes estágios evolutivos.

    um abraço …
    Gilberto de Souza Júlio –
    Analista de Sitemas – MBA em Gestao Empresarial –
    Cristão e Espírita .

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nano-carro-grande
Nano-Veículos de uma molécula são sintetizados

Imagine um veículo t...

Fechar