A religião pode estar em risco de extinção em nove países

Publicado em 15.04.2011

Um estudo utilizando dados do censo de diversos países mostra que a religião está fadada à extinção em nove nações. A pesquisa encontrou um aumento constante no número de pessoas sem qualquer filiação religiosa.

O modelo matemático da equipe tenta agora explicar a inter-relação entre o número dos não-religiosos e os motivos sociais para ser assim.

O resultado, apresentado no encontro da Sociedade Americana de Física, em Dallas, Estados Unidos, indica que é muito provável que a religião desapareça por completo nesses países, mas não há como ter 100% certeza do assunto.

Os pesquisadores utilizam dados estatísticos tentar explicar uma ampla gama de fenômenos físicos em que uma série de fatores desempenham um papel.

Um dos componentes da equipe, Daniel Abrams, da Universidade de Northwestern, Illinois, Estados Unidos, propôs um modelo semelhante em 2003 para colocar uma base numérica por trás do declínio das línguas menos faladas do mundo.

Na sua essência, trata-se da competição entre os falantes de línguas diferentes e da “utilidade” de falar em vez da outra.

“A idéia é muito simples”, explica Richard Wiener, da Corporação de Pesquisa em Ciências Avançadas. “Grupos sociais que têm mais membros são mais atraentes do que as minorias para se fazer parte”.

A língua espanhola , por exemplo, é tida como de maior utilidade e confere mais status do que o idioma moribundo quíchua, proveniente do Peru. “Da mesma forma, há algum tipo de status ou de utilidade em ser um membro de uma religião ou não”, compara Weiner.

A equipe tomou dados do censo de um século atrás até hoje, de países em que afiliação religiosa é consultada: Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

“Em um grande número de democracias modernas secular, tem havido uma tendência na população em não se identificar com a religião. Na Holanda, o número foi de 40% e o percentual mais alto encontrado foi na República Tcheca: 60%”, conta Wiener.

Após ajustar os parâmetros de mérito relativo social e utilitarista de adesão à categoria “não-religiosa”, chegou-se à conclusão de que todos os países possuem comportamento semelhante.
Nas nove nações, a indicação encontrada foi a de que a religião trilha no caminho da extinção. “É um resultado sugestivo,” avalia Wiener. [BBC]

“É interessante que um modelo bastante simples captura os dados, e se essas ideias simples estão corretas, ele aponta para o fim da religião como conhecemos hoje. Claro que cada indivíduo é único, mas não se pode deixar de notar um comportamento semelhante em todos os lugares persquisados”, conclui.

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

209 Comentários

  1. As suas idéias Paulo, tem como base concepção filosófica, bastante convincente dado o gral das intensões, saiba que qualquer ideia concebida da mente humana, ate certo ponto ela pode fazer sentido, até prove o contrário tem gral de verdade, mas gral de verdade não é verdade suprema, o fato é que se avaliarmos tudo baseado no que o homem comum nos deixa do passado, nos perderemos, a fé por sua vez não pode falhar no conceito moderado e apropriado, Deus na sabedoria instou com os seus servos a respeito da tentativa de mudar criar novas características do sagrado incluindo os milhares de deuses e ensinamentos deturpados a cerca da verdade, mas assim mesmo tudo ainda é lícito que ocorra porque os escolhidos terão de sobreviver em meio o caos, para que seja resplandescente toda a sua glória(Do Criador) a falha que cometemos é simplesmente não querer ou saber separar as coisas que são e continuaram absolutas a maior dela é estar certo de que estamos certos e no fim descobrir que na realidade fomos falhos de acreditar baseado apenas no ensino do homem no qual não pertence a este a salvação, Cristo deixou um modelo do que podemos nos apegar como forma de devoção e conhecimento, cabe a cada um buscar como ele mesmo disse como o ouro e a prata a fim de que nos tornamos plenamente competentes e conhecedores absoluto não da ciência acerca do universo mas da ciência dos caminho preparado para um futuro certo de vida eterna no reino preparado para aqueles que crer, assim eu entendo que qualquer avaliação sobre quaisquer coisas deva fazer sentido pra muitos, afinal este é o seu limite ja pra mim não passa de meras palavras nas quais não existe fundamento que eu deva dar um devido valor porque baseia apenas no dizer do homem mortal, A bíblia dentre todos os livros tem destaque no mundo por Eras, e quanto a outros livros e ensinamento quais os seus méritos? e quanto ao cumprimento das profecias, quantas até agora se cumpriu nos livros? porque a bíblia mesmo sendo interpretada de diversas formas e saído dela tantas doutrinas e ainda assim ela pode rebater qualquer doutrina fora dela, e ainda assim estas religiões ditas cristãs não a refuta, ou até mesmo queiram criar um modelo de bíblias que refuta ela mesma a original? assim sendo filosofia é o que não falta ao homem que regozija viver dela,e não podemos confundir as coisas mesmo no mundo onde confusão é como os números das estrelas parece infinita, pois a mente insiste em tentar nos manter distante da realidade enquanto lutamos para viver longe da mentira, não se iluda, não se engana pensar conhecer muito além das coisas que vos apresenta, pois pode ainda ser apenas um bebe perto de alguns, em plena inocência.
    O ensino salutar produz o que há de melhor do discernimento. assim deixamos de ser um presa fácil e os incautos que se cuidem ao menosprezar este conhecimento.

    Thumb up 4
  2. LeandroMaia, vc esta equivocado de muitas coisas a começar por dizer que religioso e matador são as mesmas pessoas, sai
    ba que quem se declara de fé jamais poderá lutar em batalha a menos que Deus tenha determinado assim as batalhas épicas registradas no antigo testamento, com base bíblica elas nunca mais poderão ocorrer, hoje vivemos não debaixo das leis mosaicas e sim no Cristianismo no qual se armar para batalha é provisão do homem e não De Deus, e assim sendo não haverá batalha santa como alguns imaginam, a luta agora é para morrer sem nada a dever e sem derramar sangue de quem quer que seja, a frase agora é aquele que pegar na espada padecerá por ela.

    Thumb up 4
    • João Paulo!
      Vejo por suas palavras que você é um religioso, para mim, que sou ateu, reconheço em você, uma pessoa decente e de boa índole.
      Contudo, devo avisá-lo, você e todos os que compartilham com você essa ideia de Deus, Jesus Cristo, Buda, Maomé, Moisés, etc…, estão inçados assim como todos os seus ancestrais, por vários e vários milênios.
      Eu procurei em meu dicionário, antigo, Lello Universal, edição de 1964, a palavra SUMÉRIOS, e não a encontrei, provavelmente porquê na época ainda não tinha sido traduzida a escrita suméria.
      Trata-se de um povo anterior aos egípcios e que deu origem a esse povo,principalmente, culturalmente, na escrita e religião. O que o ser humano, fez com isto é que devemos pesquisar, porque as idéias são modificadas a cada povo. Por exemplo: a história do dilúvio, provavelmente, você só conhece a de Noé, Mas existem, o dos sumérios (Ziuzudra), dos Persas (Gilgamesh/Uthnapishtin), o de Noé, e a versão chinesa.
      Em nosso caso (latinos) a história dita como de Jesus Cristo, você irá encontrá-la, primeiramente em Hórus do Egito, e com um pouco de boa vontade, você a encontrará em Mitra, Krishna, etc…até a chegar a JC.
      A história de Moises, veja no Youtube: MOISES NUNCA EXISTIU.
      Veja no Youtube : SUMÉRIA-uma verdade silenciosa de I a V.
      Na verdade já nascemos com o nome de Deus, Jesus Cristo, desde então, e nossos pais, também inçados, só fazem nos encaminhar para esse engodo. Se você nasce no cristianismo, você acredita em Jesus Cristo , se nasceu arabe, acreditarás em Maomé,no Japão, provavelmente Buda.
      O que isto significa? Que interessa a governos a manutenção de um povo submisso e temente ao irracional, e aos espertalhões que se locupletam com dinheiro dos incautos.
      Faça uma viagem, retrocedendo no tempo para ter uma idéias do que aqui exponho. E olha que nem comentei sobre a religião Fálica, que faz sincretismo religioso com todas as religiões, extintas ou vivas.
      Você, e nem ninguém, merece continuar sendo enganado, e servindo de instrumento de divulgação dessas mentiras, muitas vezes milenárias.
      Acredite! Se precisar de apoio acesse: https://irreligiosos.ning.com ,
      assista uma infinidade de temas,sem compromisso.
      Não tenha medo de negar a nenhum Deus e vá em frente.
      Boa sorte!

      Thumb up 12
  3. No cérebro onde o conhecimento não está presente, a religião se aloja. É uma erva daninha que compromete a evolução humana.

    Thumb up 43
    • André, sabia que o preconceito é prejudicial, e pode iniciar até mesmo um guerra?

      Thumb up 16
    • Realmente, a religião praticada com extremismo pode causar guerras e genocídios…em outras palavras, a religião é prejudicial a evolução humana!

      Thumb up 12
    • O religiosos um dia vão estar acuados em menor numero e ai não duvido que não irão voltar a agir com violência como no passado. Quando o individuo levanta a bandeira de sua religião não tem mais volta se alguém querer argumentar ( é o diabo tentando desvia-lo do caminho) ele passa a vida toda refém deste ciclo vicioso e contamina tudo a sua volta…

      Thumb up 2
  4. comentário Imparcial

    Acho que antes de iniciar um comentário, o sujeito deveria ser classificar como Ateu, religioso ou imparcial, para serem lidos os conteúdos que sejam coerente a cada um..

    Thumb up 9
  5. Acalmem-se senhores.
    Primeiro, é de me causar asco essa briga estúpida entre ‘religiosos’ e ‘ateus’, um tentando argumentar com filosofia circular, com livros velhos e um pouco de perpetuidade histórica. O outro vem com ciência, sarcasmo, um ativismo quase militar, agressivo, generalizante.
    Nunca a nossa sociedade se transformou tão rapidamente como agora. NINGUÉM AQUI vai conseguir prever o que vai acontecer com a sociedade nos próximos 50 anos.
    Parem de agir como donos da verdade e se ouçam, pra variar.
    Pessoas tão inteligentes debatendo com tanta força achando que vão convencer o outro a mudar de lado ou simplesmente aceitar o argumento goela abaixo, chega a ser apocalíptico, com o perdão do trocadilho implícito.

    Thumb up 21
    • Jesus acaba de entrar no salão!

      Thumb up 3
  6. Leonardo, vc tem o direito de sonhar como muitos, mas saiba que isso é apenas um sonho não confunda com a realidade, porque o fim das religiões espalhadas nos continentes haverá de acontecer ate porque é uma profecia biblica, mas a massiva destruição é o mesmo comparado ao fim da humanidade, e isso eu creio que não vai acontecer, porque estamos debaixo do que afirma a palavra de deus quer goste disso ou não, e ohomem mortal não tem poder sobre isso.

    Thumb up 11
    • Eu acredito no fim da humanidade, mas não por estar escrito na bíblia e sim por que ninguém se importa com ningué
      m!!

      Thumb up 8
  7. E o progresso batendo a porta, daqui 100 anos não vai mais existir essa ideologia barata que aliena as pessoas.
    E O FIM DA RELIGIÃO, NÃO DE DEUS, Esse sempre vai existir…Alias seres humanos são bem propensos a alucinações.

    Thumb up 11
  8. Não creio no fim das Religiões. Muito menos que um modelo matemático utilizado por físicos seja instrumento adequado para prever tal coisa. Tal modelo, se apicado às Américas em 1600 concluiria exatamente o inverso. O que não se tornou verdade. As Religiões vivem hoje apenas um refluxo de fiéis, como já aconteceu diversas vezes na história, devido ao conforto material que o sistema tem proporcionado às pessoas. Todas as vezes em que isso ocorreu as sociedades se deram ao luxo de abandonar (temporariamente) suas crenças no sagrado. Entretanto esse mesmo sistema não pode garantir tal padrão de vida por tempo indefinido e cedo ou tarde este refluxo será convertido em fluxo de volta à Religião. Estes fenômenos são cíclicos e apregoar o fim das Religiões mostra que os físicos deveriam estudar mais história se quarem mesmo interpretar o ser humano.

    Thumb up 12
  9. Infelizmente também tive o desprazer de tentar dialogar com o referido ‘Jairo’ e recebi ‘de primeira’ um ataque gratuito. Ignorando o ataque, tentei retornar ao assunto e pela sua resposta, percebi que o mesmo não concatena bem as idéias e pelo que tudo indica ele nem sabe de que lado está.

    Thumb up 26
    • CRENTE NÃO DIALOGA, EVANGELIZA.

      Fazer ironia com as bobagens religiosas não é trabalho algum, é diversão. A RELIGIÃO ESTÁ SENDO DERROTADA PELA IRONIA, PELA PIADA. QUE DEPRIMENTE NÃO É MESMO?

      Thumb up 9
  10. Analisando o desenvolvimento deste debate notei que, frequentemente, o Sr Jairo usa erradamente as palavras, deturpando seus conceitos ou simplesmente ignorando-os.

    Somente em dois tipos de argumentações ele mostra mínimo conhecimento do significado delas: quando escreve pequenas frases, em geral agressivas e com ofensas; ou quando cita outras pessoas, e neste caso a coerência é das pessoas mensionadas e não dele.

    Para um cidadão que aparentemente defende a ciência ele demonstra:
    a) confusão conceitual, muitas vezes intencional, inclusive no uso de termos científicos;
    b) agressividade e intolerância incompatíveis com a objetividade científica, chegando a ofender renomados pesquisadores;
    c) elevado uso de palavras de baixo calão e ofensas em sua argumentação;
    d) baixa utilização, e de forma constantemente errada, dos conceitos utilizados pela ciência que alega defender;

    Sou Cientista há dez anos e professor há oito anos e tenho alguns amigos Cientistas que são Religiosos e nunca fui discriminados por ser ateu nem discriminei nenhum deles. Da mesma forma que sei, por experiência própria, que a maioria dos religiosos não é radical espero que os participantes deste debate não pensem que todos os cientistas são como o Sr. Jairo, que cabe esclarecer NÃO É CIENTISTA. Aliás, ele me parece uma figura por demais estereotipada para ser real. Ou é portador de um poderoso distúrbio psicológico ou apenas alguém que está brincando com Vossas Senhorias.
    Hoje os maiores confrontos entre Igreja e Ciência ocorrem nos EUA, onde Criacionistas, com uma interpretação literal e limitada da Bíblia enfrentam-se com cientistas que estão mais interessados em ficar milionários vendendo seus livros de polêmicas do que em fazer Ciência. A Europa é bem mais madura no trato destas questões.

    Seria muito mais produtivo para todos se os argumentos sectários do Sr. Jairo fossem simplesmente ignorados, como vou fazer logo que ele começar a vociferar contra o que acabo de dizer.

    Thumb up 33
    • Estou apenas mostrando aos religiosos fanáticos as armas falaciosas que usam para pregar suas bobagens. É BOM BEBER DO PRÓPRIO VENENO NÃO E MESMO?

      CHUPA ESSA “GÊNIO”.

      Thumb up 7
  11. Como Cientista gostaria de esclarecer esclarecer alguns equívocos que percebi neste debate.

    1 – O Sr. Jairo informa que ególatra é adjetivo e logo não poderia ser um conceito, como foi informado pelo Sr. Leonardo. Isto é falso. Ególatra é substantivo masculino ou feminino, logo é cnceito.

    2 – O mesmo Sr. Jairo diz que megalômano é adjetivo e por isto não é conceito. Errado. A palavra pode ser tanto adjetivo como substantivo, logo, neste último caso é conceito.

    3 – A expressão usada pelo Sr. Jairo “predestinado pelas leis naturais” é incorreta. Predestinação é um conceito teológico e filosofico diretamente relacionado a Deus.

    4 – O conceito de ateu utilizado pelo Sr. Jairo é equivocado ao envolver Religião. Há alguns religiosos entre os budistas e os hidus que são ateus. O conceito de ateu remete exclusivamente a Deus e não à Religião. ATEÍSMO: num sentido amplo, é a rejeição da crença na existência de divindades. Em um sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não há divindades. De forma mais ampla, o ateísmo é simplesmente a ausência da crença de que divindades existem. O ateísmo é o oposto do teísmo.

    5 – O Sr. Jairo afirma que Deus=Religião. Errado. Não há registro de tal igualdade conceitual em qualquer dicionário.

    6 – O Sr. Jairo afirma que Instituição=pessoa. É errado. INSTITUIÇÕES são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e, por conseguinte, dos indivíduos, mostram-se de interesse social, uma vez que refletem experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconômicos.

    7 – O conceito de neuroteologia utilizado pelo Sr. Jairo é equivocado e simplista. NEUROTEOLOGIA: também conhecida como Bioteologia ou Neurociência Espiritual é o estudo da base neural da espiritualidade e emoção religiosa. A meta da Neuroteologia está em descobrir os processos cognitivos que produzem experiências espirituais ou religiosas e relacioná-las com padrões de atividade no cérebro, como elas evoluíram nos humanos, e os benefícios dessas experiências.

    Thumb up 32
    • Pois é, parece que o Jairo não suporta nem ele mesmo.

      Não sei por que os moderadores ainda deixam ele postar seus “comentários” doentios.
      Ao menos 90% dos seus comentários mostra ser tão radical quanto certas religiões tidas fanáticas.

      Bem,não posso afirmar que ATEA aceitar esse tipo de pessoa.
      Se aceitarem, não demora estará lidando com pessoas anti-sociais ao ponto de ofender sem o mínimo de princípio ético.
      Como disse o Sr. Marcos Antonio A. Spitz que me parece ser um ateísta coerente.
      Se não ouve o conselho de um religioso, aceite o conselho de um ateísta!

      Agora, Se a questão é ignorar, já estarei fazendo!
      Aliás, tendo ele e outros ateus de tal nível racional, provavelmente vão ficaram só eles nesse site e, claro, os moderadores!

      Eu me preparo para uma saída… E, se volto, não sei!

      Pense Nisso e mude sua forma de encarar os fatos e respeite as pessoas… Senão vai ficar falando sozinho.
      Mostre que tem coerência ao menos nisso e largue de mesmice.
      Pois seus argumentos atingem propositalmente os cristãos… Como eles fossem responsáveis por seus distúrbios psicológico.
      Saiba que, se não existisse religião, ainda sim teria de criar fortes argumentos contra o Grande Design!
      Portanto, largue desse fanatismo doente, pois terá grande trabalho pela frente.

      Sem mais!

      Thumb up 25
    • Foi pedir ajuda aos universitários? Mas pegou um tão tapado quanto você…huahuahauhauhauau

      A ATEA É UM CLUBE DO BOLINHA DO DANIEL SOTTOMAIOR, NÃO TEM NADA A VER COM O ATEÍSMO, ELE O USA PARA PROMOÇÃO PESSOAL.

      Fazer ironia com as bobagens religiosas não é trabalho algum, é diversão. A RELIGIÃO ESTÁ SENDO DERROTADA PELA IRONIA, PELA PIADA. QUE DEPRIMENTE NÃO É MESMO?

      Ironizar a religião está enriquecendo muitos ateus pelo mundo afora.

      Thumb up 1
  12. Leonardo:

    Um grande abraço a vc também desejo progresso nos seus caminhos, foi bastante apreciado os seus argumentos, gostaria muito que continuasse. Assim fica abraço a todos

    Thumb up 15
  13. jairo:

    Talvez Jairo, pode ser ao contrário do que vc pensa como td que pensas é realmente o contrário, a força daquele que enxerga as coisas no foco exato é tliplicada quando observamos o quão cegos estão aqueles que não se dão o luxo de examinar o que fala e o que pensa aqui esta repleto desses são como gotas no imenso oceano.

    Thumb up 15
  14. Prezados João Paulo, Jorginho e demais participantes deste pequeno debate ( inclusive o predestinado Jairo),
    Peço vossa licença e deixo deste debate, que tratava de religião e Deus e passou a tratar de Jairo, que é sem dúvida, o mais desinteressante assunto sobre o qual já falei. Fico feliz de ter contribuido para tirar o Jairo do anonimato asfixiante a que estava relegado por uma sociedade cada vez mais científica e pautada na competência.

    Grande abraço a todos ( inclusive ao predetinado, ególatra e megalômano J.)

    Leonardo

    Thumb up 24
    • À primeira dificuldade os ratos são os primeiros a pular do barco.(JL)

      Thumb up 2
    • Grande Leonardo.
      Blz. Pode ter a certeza que vc muito contribuiu…
      Mostrou-se uma pessoa serena e sensata.
      Também estarei me ausentando por um tempo.

      Imagino que vc brevemente estará postando aqui seus sábios comentários, prazeroso até para alguns ateístas.

      No caso do Jairo, especificamente, acho que ele está com a síndrome de Dawkin/Hawkins? sic

      Uma mistura capaz de criar “o delírios do caos”.

      Abraço

      Thumb up 18
    • As ratazanas estão a pular do barco é?

      Não esqueçam de enviar um SOS (salve nossas almas) antes de pular na água.

      Se debater já percebi que sabem, mas e nadar em águas turbulentas? Não né?

      Bon Voyage!

      Thumb up 1
    • Realmente se percebe sua falta de preocupação…
      Pois M… ñ afunda!

      Thumb up 15
    • Neste caso não precisas enviar o SOS, é só boiar até a praia mais próxima…huahuahuahauh

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
moldable
Metal moldável e resistente

Já imaginou um mater...

Fechar