A religião pode estar em risco de extinção em nove países

Publicado em 15.04.2011

Um estudo utilizando dados do censo de diversos países mostra que a religião está fadada à extinção em nove nações. A pesquisa encontrou um aumento constante no número de pessoas sem qualquer filiação religiosa.

O modelo matemático da equipe tenta agora explicar a inter-relação entre o número dos não-religiosos e os motivos sociais para ser assim.

O resultado, apresentado no encontro da Sociedade Americana de Física, em Dallas, Estados Unidos, indica que é muito provável que a religião desapareça por completo nesses países, mas não há como ter 100% certeza do assunto.

Os pesquisadores utilizam dados estatísticos tentar explicar uma ampla gama de fenômenos físicos em que uma série de fatores desempenham um papel.

Um dos componentes da equipe, Daniel Abrams, da Universidade de Northwestern, Illinois, Estados Unidos, propôs um modelo semelhante em 2003 para colocar uma base numérica por trás do declínio das línguas menos faladas do mundo.

Na sua essência, trata-se da competição entre os falantes de línguas diferentes e da “utilidade” de falar em vez da outra.

“A idéia é muito simples”, explica Richard Wiener, da Corporação de Pesquisa em Ciências Avançadas. “Grupos sociais que têm mais membros são mais atraentes do que as minorias para se fazer parte”.

A língua espanhola , por exemplo, é tida como de maior utilidade e confere mais status do que o idioma moribundo quíchua, proveniente do Peru. “Da mesma forma, há algum tipo de status ou de utilidade em ser um membro de uma religião ou não”, compara Weiner.

A equipe tomou dados do censo de um século atrás até hoje, de países em que afiliação religiosa é consultada: Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

“Em um grande número de democracias modernas secular, tem havido uma tendência na população em não se identificar com a religião. Na Holanda, o número foi de 40% e o percentual mais alto encontrado foi na República Tcheca: 60%”, conta Wiener.

Após ajustar os parâmetros de mérito relativo social e utilitarista de adesão à categoria “não-religiosa”, chegou-se à conclusão de que todos os países possuem comportamento semelhante.
Nas nove nações, a indicação encontrada foi a de que a religião trilha no caminho da extinção. “É um resultado sugestivo,” avalia Wiener. [BBC]

“É interessante que um modelo bastante simples captura os dados, e se essas ideias simples estão corretas, ele aponta para o fim da religião como conhecemos hoje. Claro que cada indivíduo é único, mas não se pode deixar de notar um comportamento semelhante em todos os lugares persquisados”, conclui.

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

209 Comentários

  1. As suas idéias Paulo, tem como base concepção filosófica, bastante convincente dado o gral das intensões, saiba que qualquer ideia concebida da mente humana, ate certo ponto ela pode fazer sentido, até prove o contrário tem gral de verdade, mas gral de verdade não é verdade suprema, o fato é que se avaliarmos tudo baseado no que o homem comum nos deixa do passado, nos perderemos, a fé por sua vez não pode falhar no conceito moderado e apropriado, Deus na sabedoria instou com os seus servos a respeito da tentativa de mudar criar novas características do sagrado incluindo os milhares de deuses e ensinamentos deturpados a cerca da verdade, mas assim mesmo tudo ainda é lícito que ocorra porque os escolhidos terão de sobreviver em meio o caos, para que seja resplandescente toda a sua glória(Do Criador) a falha que cometemos é simplesmente não querer ou saber separar as coisas que são e continuaram absolutas a maior dela é estar certo de que estamos certos e no fim descobrir que na realidade fomos falhos de acreditar baseado apenas no ensino do homem no qual não pertence a este a salvação, Cristo deixou um modelo do que podemos nos apegar como forma de devoção e conhecimento, cabe a cada um buscar como ele mesmo disse como o ouro e a prata a fim de que nos tornamos plenamente competentes e conhecedores absoluto não da ciência acerca do universo mas da ciência dos caminho preparado para um futuro certo de vida eterna no reino preparado para aqueles que crer, assim eu entendo que qualquer avaliação sobre quaisquer coisas deva fazer sentido pra muitos, afinal este é o seu limite ja pra mim não passa de meras palavras nas quais não existe fundamento que eu deva dar um devido valor porque baseia apenas no dizer do homem mortal, A bíblia dentre todos os livros tem destaque no mundo por Eras, e quanto a outros livros e ensinamento quais os seus méritos? e quanto ao cumprimento das profecias, quantas até agora se cumpriu nos livros? porque a bíblia mesmo sendo interpretada de diversas formas e saído dela tantas doutrinas e ainda assim ela pode rebater qualquer doutrina fora dela, e ainda assim estas religiões ditas cristãs não a refuta, ou até mesmo queiram criar um modelo de bíblias que refuta ela mesma a original? assim sendo filosofia é o que não falta ao homem que regozija viver dela,e não podemos confundir as coisas mesmo no mundo onde confusão é como os números das estrelas parece infinita, pois a mente insiste em tentar nos manter distante da realidade enquanto lutamos para viver longe da mentira, não se iluda, não se engana pensar conhecer muito além das coisas que vos apresenta, pois pode ainda ser apenas um bebe perto de alguns, em plena inocência.
    O ensino salutar produz o que há de melhor do discernimento. assim deixamos de ser um presa fácil e os incautos que se cuidem ao menosprezar este conhecimento.

    Thumb up 5
  2. LeandroMaia, vc esta equivocado de muitas coisas a começar por dizer que religioso e matador são as mesmas pessoas, sai
    ba que quem se declara de fé jamais poderá lutar em batalha a menos que Deus tenha determinado assim as batalhas épicas registradas no antigo testamento, com base bíblica elas nunca mais poderão ocorrer, hoje vivemos não debaixo das leis mosaicas e sim no Cristianismo no qual se armar para batalha é provisão do homem e não De Deus, e assim sendo não haverá batalha santa como alguns imaginam, a luta agora é para morrer sem nada a dever e sem derramar sangue de quem quer que seja, a frase agora é aquele que pegar na espada padecerá por ela.

    Thumb up 4
    • João Paulo!
      Vejo por suas palavras que você é um religioso, para mim, que sou ateu, reconheço em você, uma pessoa decente e de boa índole.
      Contudo, devo avisá-lo, você e todos os que compartilham com você essa ideia de Deus, Jesus Cristo, Buda, Maomé, Moisés, etc…, estão inçados assim como todos os seus ancestrais, por vários e vários milênios.
      Eu procurei em meu dicionário, antigo, Lello Universal, edição de 1964, a palavra SUMÉRIOS, e não a encontrei, provavelmente porquê na época ainda não tinha sido traduzida a escrita suméria.
      Trata-se de um povo anterior aos egípcios e que deu origem a esse povo,principalmente, culturalmente, na escrita e religião. O que o ser humano, fez com isto é que devemos pesquisar, porque as idéias são modificadas a cada povo. Por exemplo: a história do dilúvio, provavelmente, você só conhece a de Noé, Mas existem, o dos sumérios (Ziuzudra), dos Persas (Gilgamesh/Uthnapishtin), o de Noé, e a versão chinesa.
      Em nosso caso (latinos) a história dita como de Jesus Cristo, você irá encontrá-la, primeiramente em Hórus do Egito, e com um pouco de boa vontade, você a encontrará em Mitra, Krishna, etc…até a chegar a JC.
      A história de Moises, veja no Youtube: MOISES NUNCA EXISTIU.
      Veja no Youtube : SUMÉRIA-uma verdade silenciosa de I a V.
      Na verdade já nascemos com o nome de Deus, Jesus Cristo, desde então, e nossos pais, também inçados, só fazem nos encaminhar para esse engodo. Se você nasce no cristianismo, você acredita em Jesus Cristo , se nasceu arabe, acreditarás em Maomé,no Japão, provavelmente Buda.
      O que isto significa? Que interessa a governos a manutenção de um povo submisso e temente ao irracional, e aos espertalhões que se locupletam com dinheiro dos incautos.
      Faça uma viagem, retrocedendo no tempo para ter uma idéias do que aqui exponho. E olha que nem comentei sobre a religião Fálica, que faz sincretismo religioso com todas as religiões, extintas ou vivas.
      Você, e nem ninguém, merece continuar sendo enganado, e servindo de instrumento de divulgação dessas mentiras, muitas vezes milenárias.
      Acredite! Se precisar de apoio acesse: https://irreligiosos.ning.com ,
      assista uma infinidade de temas,sem compromisso.
      Não tenha medo de negar a nenhum Deus e vá em frente.
      Boa sorte!

      Thumb up 13
  3. No cérebro onde o conhecimento não está presente, a religião se aloja. É uma erva daninha que compromete a evolução humana.

    Thumb up 45
    • André, sabia que o preconceito é prejudicial, e pode iniciar até mesmo um guerra?

      Thumb up 19
    • Realmente, a religião praticada com extremismo pode causar guerras e genocídios…em outras palavras, a religião é prejudicial a evolução humana!

      Thumb up 13
    • O religiosos um dia vão estar acuados em menor numero e ai não duvido que não irão voltar a agir com violência como no passado. Quando o individuo levanta a bandeira de sua religião não tem mais volta se alguém querer argumentar ( é o diabo tentando desvia-lo do caminho) ele passa a vida toda refém deste ciclo vicioso e contamina tudo a sua volta…

      Thumb up 3
  4. comentário Imparcial

    Acho que antes de iniciar um comentário, o sujeito deveria ser classificar como Ateu, religioso ou imparcial, para serem lidos os conteúdos que sejam coerente a cada um..

    Thumb up 9
  5. Acalmem-se senhores.
    Primeiro, é de me causar asco essa briga estúpida entre ‘religiosos’ e ‘ateus’, um tentando argumentar com filosofia circular, com livros velhos e um pouco de perpetuidade histórica. O outro vem com ciência, sarcasmo, um ativismo quase militar, agressivo, generalizante.
    Nunca a nossa sociedade se transformou tão rapidamente como agora. NINGUÉM AQUI vai conseguir prever o que vai acontecer com a sociedade nos próximos 50 anos.
    Parem de agir como donos da verdade e se ouçam, pra variar.
    Pessoas tão inteligentes debatendo com tanta força achando que vão convencer o outro a mudar de lado ou simplesmente aceitar o argumento goela abaixo, chega a ser apocalíptico, com o perdão do trocadilho implícito.

    Thumb up 22
    • Jesus acaba de entrar no salão!

      Thumb up 3
  6. Leonardo, vc tem o direito de sonhar como muitos, mas saiba que isso é apenas um sonho não confunda com a realidade, porque o fim das religiões espalhadas nos continentes haverá de acontecer ate porque é uma profecia biblica, mas a massiva destruição é o mesmo comparado ao fim da humanidade, e isso eu creio que não vai acontecer, porque estamos debaixo do que afirma a palavra de deus quer goste disso ou não, e ohomem mortal não tem poder sobre isso.

    Thumb up 12
    • Eu acredito no fim da humanidade, mas não por estar escrito na bíblia e sim por que ninguém se importa com ningué
      m!!

      Thumb up 9
  7. E o progresso batendo a porta, daqui 100 anos não vai mais existir essa ideologia barata que aliena as pessoas.
    E O FIM DA RELIGIÃO, NÃO DE DEUS, Esse sempre vai existir…Alias seres humanos são bem propensos a alucinações.

    Thumb up 11
  8. Não creio no fim das Religiões. Muito menos que um modelo matemático utilizado por físicos seja instrumento adequado para prever tal coisa. Tal modelo, se apicado às Américas em 1600 concluiria exatamente o inverso. O que não se tornou verdade. As Religiões vivem hoje apenas um refluxo de fiéis, como já aconteceu diversas vezes na história, devido ao conforto material que o sistema tem proporcionado às pessoas. Todas as vezes em que isso ocorreu as sociedades se deram ao luxo de abandonar (temporariamente) suas crenças no sagrado. Entretanto esse mesmo sistema não pode garantir tal padrão de vida por tempo indefinido e cedo ou tarde este refluxo será convertido em fluxo de volta à Religião. Estes fenômenos são cíclicos e apregoar o fim das Religiões mostra que os físicos deveriam estudar mais história se quarem mesmo interpretar o ser humano.

    Thumb up 12
  9. Infelizmente também tive o desprazer de tentar dialogar com o referido ‘Jairo’ e recebi ‘de primeira’ um ataque gratuito. Ignorando o ataque, tentei retornar ao assunto e pela sua resposta, percebi que o mesmo não concatena bem as idéias e pelo que tudo indica ele nem sabe de que lado está.

    Thumb up 26
    • CRENTE NÃO DIALOGA, EVANGELIZA.

      Fazer ironia com as bobagens religiosas não é trabalho algum, é diversão. A RELIGIÃO ESTÁ SENDO DERROTADA PELA IRONIA, PELA PIADA. QUE DEPRIMENTE NÃO É MESMO?

      Thumb up 9
  10. Analisando o desenvolvimento deste debate notei que, frequentemente, o Sr Jairo usa erradamente as palavras, deturpando seus conceitos ou simplesmente ignorando-os.

    Somente em dois tipos de argumentações ele mostra mínimo conhecimento do significado delas: quando escreve pequenas frases, em geral agressivas e com ofensas; ou quando cita outras pessoas, e neste caso a coerência é das pessoas mensionadas e não dele.

    Para um cidadão que aparentemente defende a ciência ele demonstra:
    a) confusão conceitual, muitas vezes intencional, inclusive no uso de termos científicos;
    b) agressividade e intolerância incompatíveis com a objetividade científica, chegando a ofender renomados pesquisadores;
    c) elevado uso de palavras de baixo calão e ofensas em sua argumentação;
    d) baixa utilização, e de forma constantemente errada, dos conceitos utilizados pela ciência que alega defender;

    Sou Cientista há dez anos e professor há oito anos e tenho alguns amigos Cientistas que são Religiosos e nunca fui discriminados por ser ateu nem discriminei nenhum deles. Da mesma forma que sei, por experiência própria, que a maioria dos religiosos não é radical espero que os participantes deste debate não pensem que todos os cientistas são como o Sr. Jairo, que cabe esclarecer NÃO É CIENTISTA. Aliás, ele me parece uma figura por demais estereotipada para ser real. Ou é portador de um poderoso distúrbio psicológico ou apenas alguém que está brincando com Vossas Senhorias.
    Hoje os maiores confrontos entre Igreja e Ciência ocorrem nos EUA, onde Criacionistas, com uma interpretação literal e limitada da Bíblia enfrentam-se com cientistas que estão mais interessados em ficar milionários vendendo seus livros de polêmicas do que em fazer Ciência. A Europa é bem mais madura no trato destas questões.

    Seria muito mais produtivo para todos se os argumentos sectários do Sr. Jairo fossem simplesmente ignorados, como vou fazer logo que ele começar a vociferar contra o que acabo de dizer.

    Thumb up 33
    • Estou apenas mostrando aos religiosos fanáticos as armas falaciosas que usam para pregar suas bobagens. É BOM BEBER DO PRÓPRIO VENENO NÃO E MESMO?

      CHUPA ESSA “GÊNIO”.

      Thumb up 7
  11. Como Cientista gostaria de esclarecer esclarecer alguns equívocos que percebi neste debate.

    1 – O Sr. Jairo informa que ególatra é adjetivo e logo não poderia ser um conceito, como foi informado pelo Sr. Leonardo. Isto é falso. Ególatra é substantivo masculino ou feminino, logo é cnceito.

    2 – O mesmo Sr. Jairo diz que megalômano é adjetivo e por isto não é conceito. Errado. A palavra pode ser tanto adjetivo como substantivo, logo, neste último caso é conceito.

    3 – A expressão usada pelo Sr. Jairo “predestinado pelas leis naturais” é incorreta. Predestinação é um conceito teológico e filosofico diretamente relacionado a Deus.

    4 – O conceito de ateu utilizado pelo Sr. Jairo é equivocado ao envolver Religião. Há alguns religiosos entre os budistas e os hidus que são ateus. O conceito de ateu remete exclusivamente a Deus e não à Religião. ATEÍSMO: num sentido amplo, é a rejeição da crença na existência de divindades. Em um sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não há divindades. De forma mais ampla, o ateísmo é simplesmente a ausência da crença de que divindades existem. O ateísmo é o oposto do teísmo.

    5 – O Sr. Jairo afirma que Deus=Religião. Errado. Não há registro de tal igualdade conceitual em qualquer dicionário.

    6 – O Sr. Jairo afirma que Instituição=pessoa. É errado. INSTITUIÇÕES são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e, por conseguinte, dos indivíduos, mostram-se de interesse social, uma vez que refletem experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconômicos.

    7 – O conceito de neuroteologia utilizado pelo Sr. Jairo é equivocado e simplista. NEUROTEOLOGIA: também conhecida como Bioteologia ou Neurociência Espiritual é o estudo da base neural da espiritualidade e emoção religiosa. A meta da Neuroteologia está em descobrir os processos cognitivos que produzem experiências espirituais ou religiosas e relacioná-las com padrões de atividade no cérebro, como elas evoluíram nos humanos, e os benefícios dessas experiências.

    Thumb up 32
    • Pois é, parece que o Jairo não suporta nem ele mesmo.

      Não sei por que os moderadores ainda deixam ele postar seus “comentários” doentios.
      Ao menos 90% dos seus comentários mostra ser tão radical quanto certas religiões tidas fanáticas.

      Bem,não posso afirmar que ATEA aceitar esse tipo de pessoa.
      Se aceitarem, não demora estará lidando com pessoas anti-sociais ao ponto de ofender sem o mínimo de princípio ético.
      Como disse o Sr. Marcos Antonio A. Spitz que me parece ser um ateísta coerente.
      Se não ouve o conselho de um religioso, aceite o conselho de um ateísta!

      Agora, Se a questão é ignorar, já estarei fazendo!
      Aliás, tendo ele e outros ateus de tal nível racional, provavelmente vão ficaram só eles nesse site e, claro, os moderadores!

      Eu me preparo para uma saída… E, se volto, não sei!

      Pense Nisso e mude sua forma de encarar os fatos e respeite as pessoas… Senão vai ficar falando sozinho.
      Mostre que tem coerência ao menos nisso e largue de mesmice.
      Pois seus argumentos atingem propositalmente os cristãos… Como eles fossem responsáveis por seus distúrbios psicológico.
      Saiba que, se não existisse religião, ainda sim teria de criar fortes argumentos contra o Grande Design!
      Portanto, largue desse fanatismo doente, pois terá grande trabalho pela frente.

      Sem mais!

      Thumb up 25
    • Foi pedir ajuda aos universitários? Mas pegou um tão tapado quanto você…huahuahauhauhauau

      A ATEA É UM CLUBE DO BOLINHA DO DANIEL SOTTOMAIOR, NÃO TEM NADA A VER COM O ATEÍSMO, ELE O USA PARA PROMOÇÃO PESSOAL.

      Fazer ironia com as bobagens religiosas não é trabalho algum, é diversão. A RELIGIÃO ESTÁ SENDO DERROTADA PELA IRONIA, PELA PIADA. QUE DEPRIMENTE NÃO É MESMO?

      Ironizar a religião está enriquecendo muitos ateus pelo mundo afora.

      Thumb up 1
  12. Leonardo:

    Um grande abraço a vc também desejo progresso nos seus caminhos, foi bastante apreciado os seus argumentos, gostaria muito que continuasse. Assim fica abraço a todos

    Thumb up 15
  13. jairo:

    Talvez Jairo, pode ser ao contrário do que vc pensa como td que pensas é realmente o contrário, a força daquele que enxerga as coisas no foco exato é tliplicada quando observamos o quão cegos estão aqueles que não se dão o luxo de examinar o que fala e o que pensa aqui esta repleto desses são como gotas no imenso oceano.

    Thumb up 15
  14. Prezados João Paulo, Jorginho e demais participantes deste pequeno debate ( inclusive o predestinado Jairo),
    Peço vossa licença e deixo deste debate, que tratava de religião e Deus e passou a tratar de Jairo, que é sem dúvida, o mais desinteressante assunto sobre o qual já falei. Fico feliz de ter contribuido para tirar o Jairo do anonimato asfixiante a que estava relegado por uma sociedade cada vez mais científica e pautada na competência.

    Grande abraço a todos ( inclusive ao predetinado, ególatra e megalômano J.)

    Leonardo

    Thumb up 24
    • À primeira dificuldade os ratos são os primeiros a pular do barco.(JL)

      Thumb up 2
    • Grande Leonardo.
      Blz. Pode ter a certeza que vc muito contribuiu…
      Mostrou-se uma pessoa serena e sensata.
      Também estarei me ausentando por um tempo.

      Imagino que vc brevemente estará postando aqui seus sábios comentários, prazeroso até para alguns ateístas.

      No caso do Jairo, especificamente, acho que ele está com a síndrome de Dawkin/Hawkins? sic

      Uma mistura capaz de criar “o delírios do caos”.

      Abraço

      Thumb up 18
    • As ratazanas estão a pular do barco é?

      Não esqueçam de enviar um SOS (salve nossas almas) antes de pular na água.

      Se debater já percebi que sabem, mas e nadar em águas turbulentas? Não né?

      Bon Voyage!

      Thumb up 1
    • Realmente se percebe sua falta de preocupação…
      Pois M… ñ afunda!

      Thumb up 15
    • Neste caso não precisas enviar o SOS, é só boiar até a praia mais próxima…huahuahuahauh

      Thumb up 2
  15. Perfil da síndrome de Jerusalém

    “Sansão” parecia ter as mesmas características de uma pessoa esquizofrênica. Então, qual é o histórico padrão de uma pessoa que sofre da síndrome de Jerusalém?

    A maioria das pessoas (cerca de 80%) acometidas da síndrome de Jerusalém apresentaram algum tipo de transtorno mental e/ou psicótico, fixação ou problemas de ordem pessoal [fonte: Kezwer]. Elas podem já ter histórico de algum tipo de distúrbio psicológico – “Sansão” faz parte desse grupo – ou ter algum tipo de desvio de personalidade ou fixação.

    Grande parte das pessoas que formam esse grupo são judeus; outros são cristãos e alguns poucos, muçulmanos. Os habitantes locais também estão incluídos nesta estatística. Judeus com a síndrome tendem a se identificar com os personagens do Velho Testamento, Cristãos, com os do Novo Testamento. Homens se identificam com os personagens masculinos e mulheres, com os femininos.

    FONTE:http://saude.hsw.uol.com.br/sindrome-de-jerusalem.htm

    Thumb up 1
    • Sansão é meu bem… Já tava te manjando. Sansão né! Tá legal! Quem mais, o Arnoldinho, o Lou Ferrino, O Hulk também?

      Thumb up 4
  16. Se alguem se opõe a ciencia este alguem não é a religião, porque isso ela não pode e não deve fazer, mas pessoas com mentalidade distorcida usando do poder que alguns lideres tem para mudar ou mesmo tentar mudar um fato e tentam a todo custo faze-lo, é completamente diferente da postura religiosa, o que determinados padres pastores etc fazem para corromper e destorcer os fatos, se quiser culpe a Deus por isso, mas ele pouco se importa com isso porque não provem do seu ensino salutar tudo não passa de manobras nas mãos de incautos e cheios de interesses pessoais.

    Thumb up 12
    • Pois eu tenho uma novidade (para você ) que contraria e até faz ridículo o seu comentário:

      A RELIGIÃO É FORMADA POR PESSOAS.

      Diga-nos como seria uma religião sem pessoas:

      Quando duas ou mais pessoas se reunem para cultuar seres imaginários nasce uma religião.

      Uma religião como instiuição é também uma pessoa jurídica COM NOME, SOBRENOME E ENDEREÇO.

      Uma religião não é um fantasma, é um ser sólido com cérebro, nome, sobrenome e endereço.

      A sua desculpa esfarrapada que querer insiunar que religião é apenas um conjunto de ideias soltas ao vento e que cada um faz o que quer não cola.

      A RELIGIÃO TEM MUITA CULPA NO CARTÓRIO SIM SENHOR. CONTA OUTRA QUE ESSA É VELHA E NÃO COLA.

      Certamente no seu pensamento hipócrita a inquisição não tem nada a ver com a pobresinha e inocente da Igreja católica não é mesmo?

      INSTITUIÇÃO=PESSOA
      PESSOA=INSTITUIÇÃO

      A CULPA É INSEPARÁVEL.

      Thumb up 6
  17. Se engana terrivelmente Sr. Jairo, ha um progresso significativo na religião, a etapa numero 01 é marcada pela desmascaração do cristianismo falso a numero 02 é a vitalização ou imersão do verdadeiro que esporá claramente e dominará como o povo de Deus tirado das nações para servi-lo como Sr. e salvador por meio de seu filho Jesus.

    Thumb up 13
  18. O campo religioso sofre um mutação muito grande e esperada com bases em profecias, de que o mundo ficaria carente da verdade e cansado de falsos ensinos, levando o rebanho como presa fácil com as suas armadilhas,é um consequencia das leis causa e efeito por isso acontecerá que em locais onde a religião falsa é maioria esta acabando e fechando igrejas, mas a verdade predominará e prevalecerá até a volta de Cristo, a biblia é infática nesse ponto. O fim de babilônia grande esta próximo.

    Thumb up 11
  19. O jairo gosta de filosofar,rsrsr acho que os sérios argumentos até agora postados aqui ganhou um tom de piada com as suas formas de manifestar, muito bom Jairo, assim da quebrado no gelo.

    Thumb up 15
  20. O Jairo despreza quem tem religião e quem cre em Deus. Desde que fundou a Jairologia (é caro e não tme vagas) passou a desprezar os ícones da ciência também. Perturba os crentes e dá aula para Stephen Hawkins (seu aluno). Lacan é burro, Hawkins é burro, crente é burro. Todo mundo é burro. Só o nosso Jairo é inteligente. Sofre, coitado, da Síndrome de Jerusalém.

    Thumb up 20
    • Pois Leo, o cara é rei dos troll!
      Daqui a pouco vai odiar ele mesmo! kkkkkkk

      Thumb up 18
    • Isso mesmo. E depois de fundar a Jairologia vai fundar a Anti-Jairologia.

      Thumb up 19
    • CoMo diz o velho ditado:

      “REI MORTO, REI POSTO”.

      Thumb up 1
    • Ególatra e megalômano (mais conceitos).

      Thumb up 15
    • Errado, são apenas adjetivos, conceito é uma frase (juízo) que diz o que a coisa é ou como funciona.

      Thumb up 1
    • A SÍNDROME DE JERUSALÉM SÓ AFETA MENTES INFECTADAS E TRAVADAS PELA FÉ, SE FUI INFECTADO FOI PELA “SÍNDROME DA PIADA DE JERUSALÉM”. CONHECE ESSA?.

      Thumb up 1
    • “Se fui… foi pela piada…”

      “Está parecendo coisa de criança birrenta.
      Sem comentário.

      Thumb up 18
    • É diante da oposição que percebemos nossas fraquezas. (JL)

      Thumb up 2
    • Fui sim através do silogismo Jairológico:

      “HUAHUAHAUHUAHUA
      HEHEHEHEHEHEHE”
      Jairo crê em predestinação.

      Thumb up 17
    • Que furo! Você deve ser deus para estar livre da predestinação das leis da natureza.

      Thumb up 2
  21. “A RELIGIÃO É COMO UM CARRO SEM MOTOR, SÓ ANDA SE FOR EMPURRADA…OU PUXADA” (JL)

    Thumb up 1
    • A religião é uma carroça velha cheia de religiosos e puxada por ovelhas. (JL)

      Thumb up 1
    • Desde que fundou a Jairologia, o nosso Jairo percebeu que é tão inteligente que pode até discordar de si mesmo. Ele corrige a si mesmo e diz que a ciência não é como uma carro sem motor. è na verdade uma carroça velha. Que lição de humildade nos dá o gênio quando corrige a si mesmo. E o mais bonito, reconhecendo que estava errado ele nem faz réplica quando se dá uma nova aula de Jairologia.

      Thumb up 18
    • Mais sorte da próxima vez, desta só pagou mico.

      Para o entendimento dos amigos crentes as coisas precisam ser adaptadas ao entendimento de crianças de pré-escola.

      TEM QUE DESENHAR, SE NÃO DÁ UM NÓ EM SEUS PEQUENOS CÉREBROS.

      Thumb up 1
    • Desculpe tê-lo tirado da sala da Alfa. Pelo menos você acabou de fundar a Jairologia Pictórica. Vê como a interação com os humanos pode ser produtiva? Mesmo para pessoas como vcoê?

      Thumb up 15
    • Diante de seus comentários infelizes deveria considerar fortemente a opção pelo silêncio, pelo menos até refazer as ideias.

      Thumb up 2
  22. EU CONCORDO COM A VISÃO DO SR.Stephen Hawking QUANDO ELE FAZ ESSAS AFIRMAÇÕES, O QUE EU POSSO ESPERAR DE UM INDIVÍDUO QUE DIZ QUE DEUS NÃO FAZ PARTE DE NENHUM ARRANJO, ELE ESTA SENTENCIANDO A DESGRAÇA REAL, PORQUE SABEMOS QUE ESTAMOS VIVOS PELA GRAÇA E POR ELA CONTINUAREMOS, E NÃO POR CASUALIDADE COMO CREEM, SE VIVESSEMOS PELA CASUALIDADE COM CERTEZA JA NÃO ESTARIAMOS AQUI ISSO É ÓBVIO ENXERGA QUEM QUISER ACEITE QUEM QUISER MAS É FATO.

    Thumb up 13
    • Então faça as contas:

      A terra tem 4.700.000.000 anos.
      Homo Sapiens tem 200 mil anos.

      NÃO ESTÁVAMOS AQUI POR 4,5 BILHÕES DE ANOS, SOMOS UM FLASH DE CASUALIDADE (APENAS 200 MIL ANOS) NUM UNIVERSO DE BILHÕES DE ANOS.

      Que casualidade insignificante não é mesmo?

      Thumb up 2
    • Depois de assitir alguns documentários da BBC algumas pessoas acham que se tornaram cientistas. Onde estão os tais conceitos que todos tem que mostrar menos você!

      Thumb up 19
  23. Parabéns Leonardo, post bem detalhado, estes comentários assim é que me fazem ao menos olhar pra este site, que acabou virando site de debates, com muitos comentários desnecessários e pobres de conhecimento, apenas falácias perjorativas, sem qualquer nexo. pra pessoas que define Deus como inesistente esses perdem muito tempo aqui com as mesmas frases. ” Eu sou ateu, Deus nom nexiste…” rsrsrsrsr

    Thumb up 13
  24. DEFININDO A QUESTÃO:

    “Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque funciona”. Stephen Hawking

    Thumb up 2
    • Não acredito que a religião irá acabar, principalmente nos países citados, o que existe é na verdade uma luta muito grande para dizer que Deus não existe, os homens querem viver ao seu bel prazer, só que é inegável que, a CIÊNCIA está sob o dominio da lei, pois ela estuda as diversas leis, GRAVIVADE,RELATIVIDADE, DA NATUREZA, ora se fora BIG BANG quem formulou estas leis em sua causa, qual o seu propósito, ou seria tudo acaso? o universo com bilhões de anos-luz, coisa que a humanidade nunca conseguirá explorar por completo, se não conhecemos nem à nós mesmos, talvês seja muito dificil admitir, ou mesmo pífio dizer Deus existe, seria o mesmo que dizer, se Deus criou todas as coisas e inclusive a imensidão do universo, então este Deus é maior e mais poderoso do que o universo, é inquietante, já viram um floco de neve? então me diga por que todos tem a mesma forma hexagonal, porém nenhum é igual ao outro, quem os fez? o acaso ora, os céticos dizem, tudo foi formado pelo BIG BANG E colaborando, a evolução humana, outros dizem, quem formou tudo foi Deus, cada um tem o Deus que quer acreditar. edpo@globo.com

      Thumb up 13
    • A ciência vai vencer e o ser humano vai perder. Vejamos o que diz o próprio Hawkins: ‘O astrofísico Stephen Hawking afirma que, ao menos que a raça humana colonize o espaço nos próximos dois séculos, vai desaparecer para sempre. “Nossa população e o uso de recursos finitos do planeta Terra estão crescendo exponencialmente, assim como nossa capacidade técnica para mudar o ambiente para o bem e para o mal”, diz Hawking. “Contudo, nosso código genético carrega instintos egoístas e agressivos que foram vantagens necessárias para a sobrevivência no passado. Será difícil evitar o desastre nos próximos 100 anos, ainda mais nos próximos mil ou 1 milhão”. Mas a ciência não tinha resposta para tudo? Agora vem essa resposta! Será que agora algum cientista pode ver a importância de uma instituição que prega contra o egoísmo, a luxúria (vaidade), a ganancia e tantas outras características humanas que garantiram nossa sobrevivência mas se tornaram o mais provável motivo de nossa extinção?

      Thumb up 16
    • A nossa extinção está predestinada pela natureza. Eras glaciais, super-vulcões e impactos de corpos celestes ocorrem periodicamente desde a criação da Terra causando extinções em massa da vida na Terra.

      OU VENCEMOS A NATUREZA OU ELA ACABA COM A A GENTE. É UMA GUERRA DE VIDA OU MORTE. NÃO HÁ MEIO TERMO.

      E só há um lutador no horizonte: a ciência humana.

      1 – Precisamos resolver os problemas de sustentabilidade da vida aqui na Terra primeiro, o que não é dificil. Só eliminando o desperdício de recursos naturais a sobrevivência estaria garantida. Nós não estamos sobrevivendo, estamos transformando o planeta em lixo.

      2 – Arranjar um planeta 2 (Marte é umas ótima opção) para os eventos naturais extremos. Se a humanidade estiver em dois ou mais planetas não se extingue mais.

      3 – A religião é a opção dos primeiros a serem extintos.

      Thumb up 1
    • A Jairologia acaba de descobrir que o ser humano está em guerra com a natureza. Ou seja, enquanto o Paulo Coelho afirma que o universo conspira para beneficiar o ser humano a Jairologia afirma que vulcões (ops! super-vulcões) e demais eventos da natureza tem a intenção de destruir o ser humano. Realmente são dois gênios! Aos crentes a Jairologia informa que serão os primeiros a serem congelados pelas geleiras e queimados pelos super-… Falta pouco para a Jairologia comprovar que o Deus no qual ela não acredita (e não tem provas cientificas de sua inexistência) é quem está orquestrando a vingança da natureza.

      Thumb up 17
    • O cidadão não crê em Deus e usa o conceito de predstinação. Esse cara não existe ou é a piada mais engraça deste debate! Vejam o que qeur dizer predestinação: ” Predestinação, é um conceito teológico, também relacionado a filosofia, que trata do relacionamento de Deus e o homem, no sentido de que Deus consegue prever ou até decidir previamente os acontecimentos no tempo e no espaço utilizando de Sua absoluta soberania e onisciência. Segundo algumas correntes teológicas, esta capacidade que Deus possui não significa que Ele tem que usá-la na sua totalidade, abrindo assim espaço à actuação livre do Homem.” A Jairologia é a prima pobre da esquizofrenia!

      Thumb up 15
    • Gosto mesmo é do alto nível das argumentações do Jairo. A Religião é boba e feia e a Ciência é legal e nossa amiga. Como é que alguém que demonstra o tempo todo conhecimento meramente superficial sobre qualquer ramo da ciência pode achar que está sendo útil à ela?

      Thumb up 8
    • Pelo jeito o Jairo é mais sabido que o Stephen Hawkins. Além disso, com justiça, cobra que os debatedores usem conceitos em suas argumentações como ele faz. “Velha caduca”, “desculpas esfarrapadas”, “ameba do Lacão” “Deus=Religião”, entre outras pérolas são conceitos científicos usados na Jairologia.

      Thumb up 9
  25. essas pessoas que tão falando isso eles acreditão mas é na religião deles nós não podemos criticar eles mas se nós não acredita nós fica na nossa se o mundo so acaba quando deus qué eles vão ficar envergonhados se o mundo não acabar e outras pessoas nos anos de 60 ou 70 tomaram remédio para morrer por que? acreditaram nesses caras então so quem sabe quando o mundo vai acabar é deus tchau.

    Thumb up 10
  26. Algumas reflexão sobre as reflexões de Reinaldo

    1 – Considerando o argumento de que Deus é apenas uma idéia, sem entrar no mérito de sua existência ou não, ela é a idéia mais perene da história da humanidade. Uma manifestação de tamanha importância para as sociedades humansa ao logo de sua história e com tal permanência não deveria ser desdenhada, e sim entendida.

    2 – Associar inteligência à ciência é tão preconceituoso e sem base científica quando associar raça pura com superioridade. O que já foi feito antes por cientistas.

    3 – Acumulo de conhecimento não garante o aumento do padrão de vida, senão, os professores-pesquisadores universitários teriam os melhores salários em nossa sociedade. Além disso o acesso à tecnologia na nosssa sociedade é garantido pelo crédito na hora da compra e não pelo acúmulo de cultura. Acumular conhecimento não é saber utilizá-lo. São coisas dierentes.

    4 – A pesquisa mencionada não fala que estes 9 países são ateístas!

    5 – Se renda alta, longevidade e acesso a cultura – quem são os três itens utilizados para cálculo do IDH – são garantia de qualidade de vida e felicidade porque o alcoolismo, o vicio em drogas ilícitas, o suicídio, os distúrbios alimentares, as pervesões sexuais e as patologias mentais aumentam sem parar nas sociedades científicas industrializadas?

    6 – Seus estudos aprofundados em Filosofia deviam levar em conta a definição correta de metafísica. “Os sistemas metafísicos, em sua forma clássica, tratam de problemas centrais da filosofia teórica: são tentativas de descrever os fundamentos, as condições, as leis, a estrutura básica, as causas ou princípios primeiros, bem como o sentido e a finalidade da realidade como um todo, isto é, dos seres em geral. Concretamente, isso significa que a metafísica clássica ocupa-se das “questões últimas” da filosofia(…)”

    7 – Um cérebro esclarecido não tem relação com saúde mental. Os esquizofrênicos são pessoas com alto quoeficiente de inteligência e muitos deles são grandes matemáticos e artistas, lembremos de John Forbes Nash. Além disso doutorado não garante honestidade de ninguém.

    8 – Ainda não foi registrado nenhum caso de cientista que atingiu a paz plena. No entanto existem exemplos famosos de religiosos que atingiram este objetivo. Foram apenas alguns, mas eram religiosos.

    9 – Se religião e fé são fósseis a humanidade e um caso raríssimo de espécie que nasceu morta. Desta maneira Benjamin Button não seria apenas uma ficção!

    Concluindo: a Ciência não pode resolver todos os problemas humanos. Querer enquadrar o ser humano na jaula do método científico já mostra resultados preocupantes nas artes, na cultura, na saúde mental e em muitos outros aspectos da vida humana que não podem ser reproduzidos em laboratório.

    Thumb up 20
    • Aprovado!…

      Thumb up 9
    • 1 – Para entender a ideia de deus criamos a Neuroteologia
      2 – Falácia
      3 – Falácia
      4 – Indiferente
      5 – Falácia
      6 – Irrelevante e indiferente
      7 – Falácia
      8 – Falácia
      9 – Falácia
      Concluindo: Falácia

      Thumb up 1
    • Não falei em entender a importância de Deus e sim entender a importancia da permanência desta concepção nas sociedade humanas. Logo ou você não sabe interpretar o que le ou a falácia é sua. Mentes científicas primam pela precisão nos conceitos. Se manipular e distorcer conceitos como metafísica e ateísmo é irrelevante estamos diante de alguém que não é cientista. De qualquer modo devemos sempre respeitar um trabalhador, mesmo que seu trabalha seja mecânico e desinteressante como colar rótulos.

      Thumb up 16
    • Da próxima vez use conceitos e não falácias.

      Thumb up 1
    • Pelo jeito o Jairo aprendeu palavrinha nova: falácia. Qual será a palavrinha da semana que vem? Nesse ritmo, daqui a 100 anos ele já vai estar caminhando sozinho!

      Thumb up 16
    • Jairo, interagi com o Reinaldo usando o mesmo nível de argumentação que ele usou em suas afirações. Se como cientista tivesse utilizado melhor argumentação eu teria feito o mesmo. Tento dialogar com as pessoas no mesmo nível que elas. Só não consigo alcançar o seu nível superiro.

      Thumb up 15
    • Jairo, você usou erradamente o conceito de Neuroteologia. Usar um conceito é fazê-lo de forma apropriada. Sei que você não se sente obrigado a isso mas é assim que funciona.

      Thumb up 13
  27. Pensem um pouco: quais são os problemas resolvidos pela crença em Deus e pelas religiões?

    Quando as pessoas descobrirem que Deus é apenas uma ideia e nada mais, vão levar um susto e esquecer por completa a fé nas religiões, é uma questão de tempo. Quase todas as pessoas inteligentes que conheço são possuem religião, sejam elas: professores, cientistas, físicos, engenheiros, programadores, etc. A tese que comprova isto é simples, vejam a quantidade crescente de laboratórios científicos, universidades, centros de pesquisa, etc. Quanto mais estudo e conhecimento as pessoas possuírem, maior será o seu padrão de vida, maior será o seu acesso à cultura, tecnologia e formas de ver e compreender o mundo e o universo. Essas pessoas não precisarão mais de religiões e crenças que atribuem a origem do homem a uma ideia, já superada pela tecnologia e cosmologia. Tanto o bem quanto o mal são apenas condições inerentes à natureza humana, não existe bem e mal andando por aí. O mundo somente vai acabar quando a nossa estrela sol morrer, daqui a sete bilhões de anos, antes disso o que pode acorrer são terremotos, tsunamis, desastres naturais; talvez uma queda de um meteoro grande e nada mais. Vejam o que está acontecendo com os países Ateístas, como os da pesquisa; são os melhores países do mundo para se viver, pesquisem na internet sobre o IDH (índice de desenvolvimento humano) desses países. Quem não tem crenças no metafísico, assim como eu, foca as atenções em estudos aprofundados sobre filosofia, física, biologia, astronomia, teorias científicas, etc. Um cérebro esclarecido é um cérebro saudável e consegue atingir a plena paz, é isso que faz as pessoas perderem as crenças, e não precisam mais ter medo de morrer, porque o melhor da vida é viver a vida, sem esperar nenhuma recompensa depois. Hoje o mundo já é completamente da ciência, sem volta e sem medo, e o que são as religiões e a fé? Apenas fósseis sociais agonizando até acabarem em definitivo.

    Thumb up 5
    • Prezado Reinaldo, li seu comentário e fiquei com algumas dúvidas que, se possível, gostaria que você esclarecesse: 1 – qual a ligação fisiológica (cientificamente compravada) entre entre o susto e a amnésia; 2 – Se idéias são “apenas idéias” qual a importancia da cultura e da filosofia?; 3 – Em qual dicionário você encontrou o conceito de tese de que faz uso?; 4 – Sobre o fim do mundo: os cientista estão reescrevendo o apocalipse?; 5 – Se bem e mal são “condições inerentes á natureza humana”, então são transmitidos geneticamente?; 6 – Qual a pesquisa cientifica comprovou que cientista não tem medo da morte?; 7 – Se, quanto “mais estudo e conhecimento as pessoas possuírem, maior será o seu padrão de vida”, pessoas com curso superior desempregadas são uma anomalia genética? Milionário que tem apenas o primeiro ou o segundo grau são uma aberração cinetífica?; 8 – Sua fé na ciência, ou no que você chama de ciência, também é um fóssil?; 9 – Qual foi a técnica científica que te permitiu antever o fim das religiões? a bola de cristal, os búzios, a astrologia, ou carteado? 10- se tudo o que você diz está baseado no método científico, ela não estaria precisando de uma rápida revisão?

      Thumb up 24
    • Perfeito Leonardo.
      Mas, ficaria melhor se tivesse feito a pergunta e colocado acima e não entrelaçado.
      Eu acho que fica meio confuso…
      Apenas uma opinião minha… mas, foi perfeita sua colocação!
      Vamos esperar a resposta do Reinaldo.
      Aliás, já estou esperando!
      Abraço

      Thumb up 17
    • Caro Leonardo, a minha colocação “susto” significa: uma percepção consciente de espanto em razão dos fatos mostrarem a distância existente entre acreditar “com pouca fundamentação” e perceber com muito mais conhecimento, os fatos analisados ou trazidos à luz pela ciência. Não me referi à perda de memória.

      O conceito de “ideia” na minha proposição é precisamente fazer referência a algo em si mesmo, como se fosse algo claro e objetivo, em detrimento a algo que é provado por muitos outros meios que não somente a aceitação passiva que se converte em crença ou senso comum.

      Já a cultura é um fenômeno humano do compartilhamento de saberes, crenças, arte, ciências, tradições, etc. A filosofia procura tornar compreensível o fenômeno humano; também se utiliza de ideias que são expostas aos crivos da razão esclarecida. A razão esclarecida procura constantemente refutar ideias que não condizem com a experiência do real.

      A tese da qual falei é um aprofundamento pessoal do tema, em razão de estudos feitos sobre a metafísica e a própria física.

      Em “Fim do mundo”, fiz referência ao que os religiosos vivem dizendo sobre algo que não sabem, e não tem nada a ver com a ciência, porque a ciência explica claramente que fim do mundo não existe. O que existe é: extinção dos dinossauros, morte da estrela sol, etc.

      Bem e mal é o resultado das ações humanas, se são transmitidos geneticamente é possível.

      Medo da morte todos nós temos, o que eu quis dizer é que a maioria dos cientistas não esperam nada após a morte, ao contrário dos religiosos.

      As pessoas que fizeram curso superior e estão desempregas é diretamente proporcional à escolha curricular que fizeram, se a especialização delas não possui um mercado, ou o mercado de trabalho está saturado, ou existe outro fator econômico; isso não tem nada a ver com a aquisição de conhecimento e muito menos com genética.

      O mesmo vale para os milionários, são exceção à regra.

      Não tenho nenhuma fé na ciência, apenas a considero uma escolha segura e eficiente em obter respostas para todos os problemas da humanidade. O que chamei de fóssil foi justamente algo que não tem como evoluir mais e já está praticamente morto, passível de extinção.

      Quanto ao fim das religiões é uma questão de observar os fatos: aumento do conhecimento humano, a ciência obtendo respostas em todas as áreas, fazendo uma expansão cada vez maior dos horizontes humanos; desenvolvimento e descoberta de novas ferramentas, computadores cada vez mais poderosos, satélites, telescópios, sondas espaciais, etc. A fonte das religiões é o metafísico, mas nos deparamos cada vez mais como o físico, fazendo a metafísica ficar cada vez mais distante de nossa realidade presente.

      Leonardo, aonde você quer chegar com todas essas perguntas arbitrárias? Note que vivemos integralmente dentro de uma esfera antrópica, onde não existe outra forma de obter conhecimento a não ser pela ciência, seja no micro ou macros cosmos.

      Abraços.

      Thumb up 0
    • Prezado Reinaldo, minha única intenção com estas perguntas foi mostrar que seu texto deixou margem para muitas iterpretações. Apesar de não compartihar de seu entusiamo pela Ciência, entendi claramente seus pontos de vista, mas achei que o coloquialismo deu margem a imprecisão, o que, imagino, é algo que você não tinha intenção. Este comentário diz respeito apenas a forma do que você escreveu. Farei em outro momento um comentário sobre o conteúdo, sem crítica pessoal a suas crenças, apenas uma tentativa de dialogar com sua visão de mundo e do que é humano. Grande abraço.

      Thumb up 16
  28. Cristo se declarou ter sido enviado por Deus e que ele era o caminho a verdade e a vida, e que em nenhum outro lugar haveria salvação, no entanto ele pregava e não questionava e se impunha sobre quaisquer outros pregadores no seu tempo, o objetivo era pregar e salvar aqueles que tinham inclinação a ouvi-lo, não fundou igrejas apenas doutrina, porque alguem deveria dar créditos as religiões quando nem ela pode garantir que seus frequentadores mesmos acíduos serão salvos? conclusões apenas isso conclusões evasivas, é tudo o que tem nos comentários deste site. A religião faz seu papel no mundo assim como as regras e leis criadas pelo homem e não se opoem as coisas sagradas, mas ajudam a separar aquilo que é puro do impuro, pra isso tem de conhecer para que aquilo que sair da sua boca não ser apenas para lhe julgar e condenar.

    Thumb up 19
  29. As fontes as quais o Jairo busca tais informações carecem de serem fidedígnas, pois todo o batismo é em nome do pai do filho e do espirito, o Espirito Santo é uma unção no qual o poder do ser batizado com ele é infinito dado por autoridade Divina no qual não ocorre no mundo atualmente ficou no passado, no entanto a questão da trindade não é biblica e não tem relação com este ponto de vista o qual se refere Em nome de Jesus é uma referencia em respeito ao significado do seu sacrifício e a importancia de observar os mandamentos como Cristo sendo ele a ponte entre o ser pecador e O maior de todo o universo e soberano o pai, a saber cristo como filho tem sua cabeça ou lider que é Deus, e a congregação cristã a sua cabeça que é Cristo como sacerdote instrutor mestre e salvador. “Ninguem vai ao pai senão por mim”

    Thumb up 18
  30. O Jairo me parece destorrcer conceitos semelhantes aos atos de pastores atuais que buscam moldar nos evangelhos argumentos para os seus atos com intuíto único o de se auto favorecer, citemos um na lei mosáica foi instituido que a décima parte do que os Hebreus conseguisse ganhar era direcionado ao templo, ou a Deus como rege, com a morte de Jesus esse pácto com as leis mosáicas foi despedaçadas ou seja, não existe mais era obrigado a guardar o sabado como parte da lei e o sacrifício anual de um cordeiro oferecido no altar, após Jesus ter sido morto e resuscitado ele passou a ser este cordeiro oferecido como preço pago pelo pecado de todos, há quem vive debaixo desta lei ate hoje em pelo menos parte dela, mas esquecem que ao faze-lo nega Cristo e o seu sacrifício o qual tornou possivel a aproximação do criador e criatura.

    Thumb up 18
  31. Calma jairo, vc é uma pessoa muita irritada, cuidado isso não faz bem pro coração, seja mais tranquilo pra vida ser longa.

    Thumb up 20
    • Se dependesse de suas adivinhações para viver já teria morrido de fome.HEHEHEHEHE..MAIS SORTE DA PRÓXIMA VEZ.

      Thumb up 5
  32. Jairo essa sua mentalidade me remete a dos que proferiam seguir a risca as leis de Deus por guardar o sabado, ao deparar com Jesus curando no sabado questionaram essa conduta direto a ele, porque segundo o que se entendia nas leis nada era para ser feito no sabado porque era dia sagrado e dedicado a Deus no templo, essa era uma visão do passado que reflete em muitas mentes hoje, deveriam entender que jesus era o limite daquelas leis que endurecia o coração do homem ao invés de faze-lo obedecer, hoje ninguem impoem nada a ninguem cada qual segue o que lhe convem, o que imcomoda em quem pensa ao contrário é que isso tem se manifestado mais e mais e não perde força areligião não perde terreno como se espera mesmo na era da evolução ciencia tecnológica, talvez o progresso em determinadas áreas imcomoda mais do que deveria, e tentam desclassificar de qualquer maneira, mais é em vão qualquer manifestação oposta, porque quando persegue um jenuino cristão pontencializa ainda mais a sua fé que é treinada para ter efeito contrário nestes casos.

    Thumb up 17
    • Você está enganado, a inteligência humana, por mais obtusa que seja tem um limite para aceitar o ridículo. Suas interpretações são a prova disso.

      Ninguém quer mudar os cristãos de mente empedrada, sabemos que isto é mais que impossível na maioria dos casos. Pessoas que estagnaram no limite de sua inteligência não conseguirão livrar-se dos grilhões cerebrais impostos por tradição há milênios. Porém, as mentes mais jovens, pela própria influência de nossa época, são mais questionadoras e não aceitam tradições como verdade só porque seus pais ou avós os aceitaram. Nestas mentes está o foco do ateísmo moderno, impedir que as crianças e jovens de hoje sejam como os adultos tapados do passado.

      Um arma simples e que tem feito sucesso no combate às baboseiras religiosas é a ironia. Não existe hoje no mundo programa humorístico sem piadas religião. Não existe defesa contra esta arma porque deus não está aí para defender-se, ele habita apenas os labirintos mentais dos crentes e de lá jamais saiu e jamais sairá.

      O humor tem feito tantos estragos na religião quanto a ciência. Essas duas armas aproximam o crente do seu limite de aceitar o ridículo e acabam por esgotar o seu estoque de desculpas esfarrapadas e falácias para defender as coisas “divinas”.

      O humor é uma arma devastadadora contra deus, pois para o crente ver seu deus sendo motivo de piada e chacota em silêncio, sem jogar raios em ninguém, sem mandar pragas é gatilho para dissonâncias cognitivas devastadoras na mente do crente. E isso é muito bom, pois desperta nele o sentimento, mesmo que silencioso e protegido pelas desculpas esfarrapadas de sempre, de que foi enganado por religiosos mentirosos e espertalhões.

      DEUS É SÓ UMA IDEIA ESTÚPIDA, EQUIVALENTE A PENSAR QUE O SOL É QUADRADO.

      Thumb up 4
    • Esse discurso é um dos melhores exemplos da arrogancia daqueles que fingem que estão defendendo a ciência. Quem faz ciência (de verdade) cuida de ciência. E ciência se faz com pesquisas, com trabalho científico. Se o cientista deixa de lado seu trabalho para tentar negar a existência de Deus não está mais atuando como cientista e sim como um cidadão comum. E usar sua formação científica para esta finalidade é dar a velha “carteirada” tão comum nos tempos da ditadura: você sabe com quem está falando? É agir sem ética. E cientista sem ética é tão perigoso quanto padre sem ética. Nenhuma área de atuação humana é superior a outra nem está livre de picaretas. Se alguém quer lutar pela ciência deveria lutar por sua autonomia e contra a dependencia cada vez maior que os cientista tem em relação as grandes empresas que hoje orientam e determinam o que deve ser pesquisado e quando. Meu professor de Física dizia que a Ciência se casou com o Progresso. Só que este é um malandro que não faz nada por si mesmo. Fica colhendo os frutos do trabalho da Ciência. O problema, segundo ele, é que para manter o Progresso a Ciência acabava se prostituindo.

      Thumb up 15
    • Só para refrescar sua memória, as palavras do Jesus de hoje SÃO IDEIAS DE UM PAGÃO ROMANO chamado PAULO. Personagem ficticio inventado pela igreja para esquentar uma nova religião e ocultar o judaísmo de Jesus. Chamam essa religião de cristianismo, mas o correto deveria ser PAULINISMO.

      Thumb up 4
  33. Eis aqui uma boa receita para melhorar a sua aparência, sem uso de cosméticos:
    Para seus lábios, use a VERDADE;
    Para sua voz, use a ORAÇÃO;
    Para seus olhos, use a SIMPATIA;
    Para suas mãos, use a CARIDADE;
    Para sua atitude, use o PERDÃO;
    Para seu coração, use o AMOR;
    Para sua alma, use a DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
    Aprenda a obter da vida a alegria, dividindo-a com os outros.

    Thumb up 42
  34. Somente para adicionar um ponto para reflexão e debate: há registro de sociedades humanas que não criam em qualquer divindade, mas não há registro de nenhuma sociedade humana que não tivesse uma religião. Isso mesmo. Até estas sociedades sem crença em qualquer divindade (o que é diferente de ser ateu) tinham religião.

    Thumb up 27
    • Isso apenas mostra que o ser humano é muito burro, não que existe deus ou que a religião presta para alguma coisa além de sustentar parasitas.

      Thumb up 11
    • Não tentei provar a existencia de deus com meu argumento. Nem tão pouco comungo de sua visão utilitarista sobre as instituições criadas pelo homem. Quanto a burrice humana prefiro evitar ser autoreferente ao comentar sobre a espécie a que pertenço. Agradeço a réplica mas julgo que seria mais produtiva se você tivesse compreendido o que foi argumentado.

      Thumb up 21
    • A resposta foi adequada, talvez lhe tenha faltado ler e entender o próprio texto.

      DEUS=RELIGIÃO

      A separação entre deus e religião só passou a ocorrer após a perda da credibilidade das instituições como representantes autorizadas do criador. Então o crente, percebendo que foi vítima de um engano criou o conhecido jargão: “Acredito em deus, não na religião”.

      Mas é tarde demais para salvar a mula. HUAHUAHUAHUAHAU

      Thumb up 8
    • “Segundo Lacan o ateísmo autêntico não nega a existência de Deus, nem diz que Deus morreu, e sim que Deus é inconsciente. Para ele negar a Deus também é uma forma de afirmá-lo, caso contrário qual o porquê da enfatização?” Não parece interessante o fato de um cidadão da estatura de Lacan dizer que uma hiena, que imagina viver entre equideos, só pensa que é ateia?

      Thumb up 22
    • Não Jairo! Deus não é igual a religião! Mas que confusão! E por favor, leia direito o que escrevi. Já existiram sociedades que não acreditavam em qualquer deus e ainda assim tinham religião. Essa separação que ocorre hoje já ocorreu antes. Avalie corretamente o tempo dos verbos, isto facilita imensamente o entendimento dos textos.

      Thumb up 14
    • Lacan é só um plagiador barato de Freud.

      Explica para a ameba do Lacan que até um cavalo sabe que nenhum tipo de ateísmo prega a inexistência absoluta de deus. Em relação a isso todos são agnósticos, pois sabem muito bem da dificuldade de se conseguir provas absolutas de qualquer coisa, algo que todo tipo de crente parece ignorar ao pregar a existência absoluta de seus amigos imaginários.
      Todos os ateísmo REJEITAM os “deuses” pregados pelos teístas e exigem provas das bobagens sem fundamento algum que pregam como verdades absolutas.

      Os ateus negam a existência do deus das religiões, DE TODAS ELAS, por culpa absoluta dos crentes que não apresentam evidência alguma das ladainhas velhas que vivem a espalhar.

      Por culpa absoluta dos crentes podemos encher a boca e dizer:

      “TEU DEUS NÃO EXISTE, É UMA INVENÇÃO DA TUA CABEÇA.”

      Em relação a outro tipo de deus, que não o das religiões, a postura correta e única possível é o agnosticismo.

      Agora vai lá e ensina para o LACÃO.

      Thumb up 3
    • Segundo sua concepão de ateu “exige” do crente “provas” e a “culpa” de seu agnosticismo é a total incapacidade destes crentes em fornecê-las. Sou ateu e nunca agi desta forma. Nem nunca elegi ninguém como meu representante para dizer como penso. O ateu então mencionado parece mais alguém solitário e infeliz, que precisa desesperadamente ser convencido de que Deus existe. E se Lacan não fosse desdenhado desta maneira ainda seria possível identificar nesse tipo de ateu um conflito em relação a figura paterna que já deveria ter sido superado.

      Thumb up 24
    • Quem confunde agnosticismo com ateísmo nem merece resposta.

      …e ainda pretende discutir psicologia!

      Thumb up 3
    • “Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição da crença na existência de divindades.[1] Em um sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não há divindades.[2] De forma mais ampla, o ateísmo é simplesmente a ausência da crença de que divindades existem.[3]”
      [1] Nielsen, Kai (2010). “Atheism”. Encyclopædia Britannica. [2] Edwards, Paul (2005). “Atheism”. The Encyclopedia of Philosophy (…) [3] Rowe, William L. (1998). “Atheism”. Routledge Encyclopedia of Philosophy. (…) e Runes, Dagobert D.(editor). Dictionary of Philosophy. (…)
      Porque será que somente o seu conceito de Ateísmo fala em Religião, e o de grandes especialistas não? Porque você manipula conceitos para atingir os fins que deseja. Quanta imparcialidade científica! Aliás, bem visível na forma como você trata pessoas intelectualmente inferiores a você como esse tal desconhecido Lacan. Fico espantado com aquantidade de cientistas e pesquisadores que ousam ir contra o que você fala e acredita. Como eles podem fazer isso!

      Thumb up 16
  35. Patryx o cristianismo não é religião de barbaros, isso vc tem entender ela prega o oposto disso, se alguem quiz usar a imagem de pessoas do bem fazendo todo tipo de atos violentos em nome do cristianismo, isso não responsabiliza a Deus nem o próprio cristianismo porqu na biblia não é tolerado. querem a todo custo culpar a Deus por tudo que é ruim, mas os verdadeiros culpados são imunes de culpa.

    Thumb up 21
    • O cristianismo vai muito além dos bárbaros, de quem roubou muitos dogmas e os apresenta aos ignorantes como novidades. NEM OS BÁRBAROS TIVERAM UMA IDEIA SEMELHANTE À INQUISIÇÃO.

      NENHUMA OUTRA RELIGIÃO – EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE – MATOU TANTO EM NOME DE SEU DEUS OU PORQUE NÃO ACREDITAVAM NELE. Nenhuma outra religião tentou eliminar todo o resto da humanidade que não acreditava em seu deus.

      NENHUMA OUTRA RELIGIÃO TENTA IMPOR O SEU DEUS AO RESTO DO MUNDO COMO AINDA FAZ HOJE O CRISTIANISMO E SUAS MILHARES DE SEITAS.

      Esses crimes ninguém vai tirar do cristianismo.

      Thumb up 9
    • Prezado Jairo, se a questão se refere ao número de mortes e imposição de verdades temos que tirar o chapéu para a ciência que é a grande criadora das armas de destruição em massa (artefatos nucleares, armas químicas e biológicas) que já causaram um número de mortes maior do que todas as antiquadas fogueiras da inquisição e as cruzadas. Se condenamos uma instituição religiosa porque seus membros cometem falhas, porque a ciência não pode ser responsabilizada pelos erros dos cientistas?

      Thumb up 21
    • Devemos lembrar também da Eugenia, do Darwinismo Social e do Racismo Científico. Estas teorias surgidas no século XIX nos meios científicos levaram e guerras e genocídio. Ainda hoje, o Darwinismo social é defendido por muitos no meio acadêmico e a idéia da superioridade racial contaminou de tal forma a sociedade que até hoje serve de base ideológica para organizações racistas. Acho que ninguém esqueceu a ligação direta entre Hitler a Eugenia e Holocausto. A Cíência tem tantas máculas quanto a Igreja só é mais eficiente na hora de matar.

      Thumb up 20
  36. Fim dos tempos, significa fim de um modelo e da tolerancia de Deus para com os governos humanos, segue um novo modelo que vem do céu para governar a terra, existe outra forma de dizer fim dos tempos como fim do mundo ou fim do sistema de coisas.

    Thumb up 21
  37. “Recebi todo o poder no Céu e na Terra. Portanto, vão a todos os povos e façam que todos sejam meus discípulos: batizem esses discípulos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e os ensinem a obedecer tudo o que tenho mandado. E lembrem-se de que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Jesus Cristo, no Evangelho narrado por Mateus 28, 16-20).

    Thumb up 33
    • “Segundo o Morê (Professor) de Judaísmo do Período do Segundo Templo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, David Flüsser em seu livro Judaísmo e Origens do Cristianismo, Vol. 1, pág. 156, a expressão “em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” não foram mencionadas em todas as citações de Matityáhu 28:19 nos escritos de Eusébio ANTERIORES AO CONCÍLIO CRISTÃO DE NICÉIA (325 d.E.C.) sob a supervisão do imperador Constantino. O texto de Matityáhu (Mateus) 28:19 antes do referido Concílio era o seguinte: “Ide e tornai todos os gentios discípulos em Meu Nome, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei”.”

      “Ademais, Eusébio foi pressionado pelo bispo cristão Atanásio (que teve participação no Concílio de Nicéia) a fazer a “inserção” Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, caso não a fizesse, seria exilado para a Espanha conforme as palavras que ouví do Rabino Joseph Shulam quando indaguei ao mesmo sobre Matityáhu (Mateus) 28:19.”

      “Portanto, Yeshua, sob este argumento supracitado, não fez menção a em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tratando-se, pois de um acréscimo.”

      DEUS E JESUS SÓ FALAM O QUE A IGREJA AUTORIZA POR DECRETO.

      Thumb up 0
    • Para beneficiar o dogma da trindade, a Igreja Católica adulterou o texto de (Mateus 28: 19), pois os apóstolos somente batizavam em nome de Jesus.

      Thumb up 0
  38. Concordo com B49. Não existem ateus. Existem babacas posando de arrogantes.

    Thumb up 38
  39. Porque meus comentários estão sempre sob o crivo da “moderação?” Foi por causa do Vaticano? Porque sou físico e abrí o bico? Que passa? O povo é quem vai negativar se não gostar,oras.

    Thumb up 3
    • Calma São Victor, também já pensei assim.
      Abraço e continuem participando…
      Estou preste a completar meu primeiro ano aqui HS.
      Estou precisando de umas férias…
      (Os ateus rezam por isso!) sic
      Esquenta não, pois na “ora” certa eu saio.

      Abraços aos meus nobres colegas ateus.
      Digo ateus e não fanáticos como alguns que tenho visto por’aqui.
      Moderação em tudo é o princípio para uma mente sadia.

      Thumb up 6
  40. Destaco duas partes do que Leonardo escreveu (24.04.2011), para expressar a minha opinião: 1) Parece que o ateísmo (de carteirinha) e o pensamento científico estão se transformando em novos credos. Basta ver o ar de superioridade irônica com que tratam os crentes. 2) Afinal, por que a crença alheia é tão importante para crentes e ateus, se a fé ou a sua ausência é uma questão íntima?

    Thumb up 36
  41. “Ter status por ser membro de alguma Religião”. Essa foi a melhor piada que vi em minha vida.

    Thumb up 34
    • Na história européia, durante a Idade Média, o Clero constituiu uma classe. “Ao clero pertence a função religiosa, é a classe culta e possui propriedades, muitas recebidas por doações de reis ou nobres a conventos.” Wiki. Pode-se achar engraçado, mas é um fato histórico inquestionável.

      Thumb up 15
  42. Sim Patrix,está correto. Eu chuto mais de mil anos.
    Quando os gregos antigos sucumbiram, a ciência ocidental parou.
    Chegou o feudalismo e quem tinha acesso á leitura eram os primogênitos dos nobres e o segundo filho( destinado á ser clérigo). Com isso a Igreja proporcionou mentiras e tratavam pessoas comuns como verdadeiros idiotas,pois não sabiam ler.Mas paradoxalmente a Igreja formou mentes científicas,como: Santo Agostinho,Mendel( pai da genética),dentre outros. O Vaticano tem uma enorme biblioteca,trancada á 7 chaves.
    A ciência nunca vai morrer. Ela é parte do homem, assim como suas crenças religiosas.

    Thumb up 2
    • Os gregos não sucumbiram, foram conquistados pelos romanos que inclusive absorveram bastante da cultura grega. Traduziram para o latim boa parte dos textos de filosofia e matemática gregos. O caráter expansionista de Roma influenciou diretamente a inteligência da época, alterando seu foco de atuação, o que permitiu o desenvolvimento de sofisticados armamentos e técnicas de guerra e logística. Para a Idade Média “chegar” ocorreu a queda do Império Romano e a desestruturação da vida urbana por conta das invasões bárbaras de duraram até o século IX. Nunca pareceu estranho aos detratores da Igreja o fato de que foi na Península Itálica, área de maior influência da Igreja, que primeiro ocorreu a revitalização da vida urbana, intelectual, política, comercial?

      Thumb up 10
  43. joao Paulo
    Infelizmente a culpa do atraso é SIM do cristianismo… A inquisição por si, atrasou em pelo menos mil anos os avanços científicos, além de mais uns 2 mil anos de atraso, devido a destruição de literaturas de cunho científico.. De forma resumida, estamos 3 mil anos atrasados, devido às crenças religiosas….
    Abraço

    Thumb up 4
    • Com a queda do Império Romano, o grande desestruturador da vida intelectual e urbana na Europa foram as invasões bárbaras que se prolongaram até o século IX. Quando estas foram imperrompidas ou bloqueadas as cidades voltaram a se desenvolver, assim como as técnicas, o comércio e a atividade intelectual. A primeira Universidade foi fundada em 1200 d.C., na Idade Média. Em 1500 eram mais de 70 universidades. Atribuir à Igreja a responsabilidade pela depressão da vida intelectual é desconhecer a complexidade do processo histórico mencionado. “Como resultado das migrações bárbaras e da implosão do Império Romano do Ocidente, a Europa Ocidental do início da Idade Média era pouco mais que uma manta de retalhos de populações rurais e tribos bárbaras. (…) Em alguns aspectos, no século IX, o retrocesso causado pelas migrações já estava revertido. No século X ocorre a contenção das últimas ondas de invasões estrangeiras. E por volta de 1100 ocorre uma revolução que combinou renascimento urbano e comercial, ampliação de culturas e fronteiras agrícolas, crescimento econômico, desenvolvimento intelectual e grandes evoluções tecnológicas. Começam a ser abertas novas escolas ao longo de todo o continente, inclusive em cidades e vilas menores. Por volta de 1200 são fundadas as primeiras universidades – Paris, Coimbra, Bolonha e Oxford – (em 1500 já seriam mais de 70). Começa um forte movimento de tradução de documentos em língua árabe e grega, que tornam o conhecimento do mundo antigo novamente disponível para os eruditos europeus. Tudo isso possibilitou um grande progresso em conhecimentos como a Astronomia, a Matemática, a Biologia e a Medicina.” Wikipedia

      Thumb up 8
  44. Quem disse que a Ciência está preocupada em “provar” a existência de Deus ou deuses? Ateus até são de certa forma fanáticos em relação á isso.
    Sou físico há muito tempo…leciono e pesquiso.

    Não foram raras ás vezes em que a própria ciência teve que se desculpar.
    Vou dar um pequeno exemplo com nomes disseminados pela mídia:

    Einstein, o grande gênio e blá,blá,blá acreditava que o universo ESTAVA SE EXPANDINDO. Porém ,um belo dia chegou numa conferência,Hubble, um advogado que largou o direito para trabalhar com astronomia.
    Foi ele quem criou o desvio para o vermelho e o efeito dopler, além de demonstrar que o ESPAÇO estava se expandindo…e não os corpos celestes.
    Einstein se viu obrigado á levantar e bater palmas.

    Thumb up 4
    • Não sei quem disso isso. Sei que eu disse que querem provar a inexistencia de deus. Ou você nunca leu Dawkins? Desculpe mas eu não entendi a relação entre o que foi dito e a frase “Não foram raras as veze…” De qualquer modo, se desculpas são válidas, a Igraje também já se desculpou várias vezes por erros cometidos no passado. Para finalizar faltou no seu relato sobre Einstein mencionar o Padre-Matemático que realmente colocou em cheque a constante cosmológica do grande físico, covencendo-o de que ela era um equivico.

      Thumb up 9
  45. Por que é tão importante para Cientistas e Ateus propagarem a crença na inexistência de Deus? Esse comportamento é muito similar ao dos membros de credos monoteístas (cristãos, budistas, muçulmanos). Parece que o ateísmo (de carteirinha) e o pensamento científico estão se transformando em novos credos. Basta ver o ar de superioridade irônica com que tratam os crentes. Tem muito em comum com a superioridade dos crentes, que se reconhecem como salvos pela sua fé, diante dos infieis (ateus ou pertencentes a outra fé. Não esqueçam os cietistas que seu credo é baseado em 3 DOGMAS fundamentais e talvez só não tenham mais dogmas, como ocorre com as religiões, porque a ciência é apenas uma criança se comparada com o budismo (2400 anos) ou o cristianismo (2000 anos). Afinal por que a crença alheia é tão importante para crentes e ateus se a fé ou sua ausência é uma questão íntima? Por que a existência ou inexistência de Deus é tão relevante? Com todo respeito não me interessa se deus existe ou se ele não existe. Somos uma espécie incrivelmente destrutiva e usamos Deus, Filosofia, Ciência ou qualquer outra arma intelectual disponível para justificar nossos atos mais bárbaros.

    Thumb up 25
  46. Tem lógica sim João, estas pessoas ainda não conhecem a Deus e a sua palavra, por isso falam e se isinuam de forma errada, assim como vc faz uma concepção errada sobre seu ponto de vista, elas tambem estão perdidas procurando uma alicerce para se apoiarem corretamente.

    Thumb up 18
  47. Laender, esta sua forma de dizer só expressam o preconceito e nada mais, esta claro nítido como a luz do dia, não constrói este tipo de depoimento e menos ainda convence, eu até acho que muitos cegados buscam a Deus usando o dinheiro e outras coisas mais e não a fé, mas isso não se pode ir pro lado pessoal generalizar é preconceito na pura essencia.

    Thumb up 15
  48. Eu penso como vc DouglasLK mas nem por isso eu vou generalizar ou mesmo radicalizar.

    Thumb up 14
  49. Concordo contigo EP, e por isso é nescessário o conhecimento, só ele nos preserva de lobos opresivos como foi uma palavra biblica expressada por Jesus, o conhecimento é a melhor ferramenta para nos opor contra falsos ensinos que podem destruir a última fagulha de fé interior.

    Thumb up 14
  50. O homem é um animal como todos os outros que nascem e tem o mesmo destino, exeto no ponto em que ele é racional, o que se pré supoem, a religião tem um papel de mostrar a idéia de que ele não é um predador, não tem nescessidade de destruir para o seu progresso, ou seja não é um devorador, as leis do homem mesma sem religião buscou se espelhar nessas grandezas vindo de Deus e das religiões na tentativa de equilibrar na convivencia com as diferenças, a religião praticada é um reforço disso, então não venha tentar me fazer acreditar que ela pra nada serve, porque esta cegado qualquer raciocinio diferente, aconselho uma boa lupa mental semelhante as lentes colocadas em satélites para vasculhar o universo, quem sabe isso faça diferença.

    Thumb up 15
  51. Como sabemos a bíblia é judaica e o salvador também é judeu, não há salvação se não for pelos judeus até o próprio Yeshua disse isto a mulher samaritana quando lhe pedio água. Todas as religiões se acabará mas, a religião judaica se manterá, quando Yeshua voltar com a nova Jerusalém Celeste para ocupar a atual Jerusalém então, tudo será modificado só existe um Elohim (D´us) e um salvador que é Yeshua (que erroneamente o chamam de Jesus)todas as religiões são diferentes e não aproxima do Hashem o Eterno é por isso que os homens são maus pois não conhecem a Torah (leis, estatutos e juizos) que nos é dada para vivermos segundo sua vontade e também mostra o carater de Elohim. Só tem salvação para a raça humana no Elohim de Israel. Amen.

    Thumb up 4
  52. pra quem quer viver como bichos sem ser importunados por suas práticas de libertinagens degradadas e promiscuidades ficar sem religião é a melhor desculpa, mais importante do que limpar o planeta para as futuras gerações é nos limparmos de nossas práticas sórdidas.

    Thumb up 22
  53. Capacidade moral e raciocinio elevado não provêm de religião. O homem pode ser ético, viver e praticar o bem sem precisar de religião.

    Thumb up 9
  54. Sociedade Americana de Física estudando religião? Era só o que faltava, e querendo explicar sua evasão. Onde entra a fisica nisso mesmo? Se fosse uma sociedade de matematica e estatística, quem sabe…

    Contudo, isso faz lembrar “Acharás fé na terra quando vier o Filho do Homem?”

    Thumb up 18
  55. Não sei porque brasileiros gostam de discutir tanto sobre religião. Mas enfim, a matérias é somente uma constatação tanto de ateus como de religiosos: as pessoas não vão mais as igrejas e por isso não se unem a uma denominação religiosa. Mas, acreditem ou não, isso logo vai mudar. Aguardem!

    Thumb up 4
  56. Religião é bom existir, pois elas fazem bem para as mentes das pessoas. O problema é que atualmente as religiões estão tomando um rumo totalmente diferente de outrora. Hoje em dia igrejas são comércios. Citando o Edir Macedo aqui, e não é um rumor, existem vídeos que comprovam a malandragem desse senhor. E daí eu me pergunto: milhares de pessoas depositam a fé não em Deus, e sim em um homem. E esse homem, engana!

    Thumb up 25
  57. Gente vamos ficar aqui o ano inteiro discutindo sobre algo que não nos levará a nada!
    poha! há diferenças em tudo, se vcs não conseguem viver com esta, saia desta vida!

    Thumb up 20
  58. A religião nos Estados Unidos é uma história de diversidades, devido em larga parte à composição demográfica multicultural da nação.
    Entre as nações desenvolvidas, os EUA são uma das mais religiosas. De acordo com um estudo feito em 2002 pela Pew Glnobal Attitudes Project, os EUA é a única nação desenvolvida no exame onde a maioria dos cidadãos relatou que a religião exerce um papel “muito importante” em suas vidas, uma atitude similar àquela encontrada em seus vizinhos da América Latina.[1]
    A maioria dos cidadãos adultos dos EUA adere ao Cristianismo (78.5%)(Sendo que os evangélicos são maioria, com mais da metade da população). Numa pesquisa feita em 2001, 15% da população adulta declarou não ter nenhuma afiliação religiosa,[2][3] ainda que significativamente menor do que em outros países industrializados como a Grã Bretanha (44%) e a Suécia (69%).).[4] O Judaísmo é a segunda religião mais proeminente, com as estimativas que variam de 2.8 milhões (ou de 1.3%) ao redor de 4.1 milhões de adultos. Outras religiões minoritárias incluem o Budismo com cerca de 0.5% (ou 1.1 milhão) e 0.7% na população adulta, Islão com cerca de 0.5% (ou 1.1 milhão) e 0.6% da população adulta de o Hinduísmo ao redor de 0.4% (ou 766,000).

    Essa é uma Pesquisa do Pais mais Evoluído do Mundo ….

    Thumb up 17
  59. Apocalipse 16 :12
    E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
    Umas das Profecias Da Bíblia.. O encolhimento do Eufrates, um rio tão crucial para o nascimento da civilização que o Livro do Apocalipse profetizou sua seca como um sinal do final dos tempos, tem dizimado as fazendas ao longo de suas margens, tem deixado pescadores empobrecidos e esvaziado as cidades à beira do rio, à medida que os agricultores fogem para cidades maiores à procura de trabalho.
    Bom o que isso tem a Ver com o Assunto _ Não importa a Religião o que Importa é que Deus existe e sua Palavra vai se Cumprir.. Falam que é um livro ultrapassado e falam de Humanos avançados… Aonde não estou vendo isso no mundo vejo pessoas se matando, pai envolvido em atos sexuais com filhos.. Pessoas que simplesmente não respeitam as outras e matam .. Porque isso já se tornou banalidade. Há faça o favor que Evolução é essa… E se é para ser Fanática como muitos falam eu prefiro ser mesmo… Porque dentro de mim existe uma chama acessa chamada Jesus!!!! E a Cegos são aqueles que acham que vivem aqui só para nascer e morrer…

    Thumb up 18
  60. Explicação da frase “A extinção das religiões seria uma coisa boa, a extinção da religião não.” para os que não compreenderam, na minha opinião as instituições/seitas poderiam ser extintas, acabaria com a alienação das pessoas e a exploração de sua ingenuidade por individuos que se dizem cristão, a extição da religião( tendo essa palavra como sinônimo de crença ou fé individual) não seria algo bom, só evoluimos e adquirimos principios éticos e morais por que passamos a crer que realmente valia a pena ser bom e fazer o bem aos outros do contrario viveriamos como outros animais desprovidos de capacidade racional elevada, em pequenos grupos familiares sem estabelecer relações sociais complexas como amizade com outros individuos fora do clã e seguindo um padrão comportamental completamente definido pelo instinto de sobreviver a todo e qualquer custo (infelismente muitos seres humanos parecem ter deletado a contribuição evolutiva da religião de sua personalidade e são inconceqüentes e inescropulosos, garantindo seu proprio bem em detrimento da dignidade dos que estão a sua volta). Todas as grandes religiões do mundo obedecem à maxima “não faça ao teu proximo oque não queres para ti mesmo” o que vem anexado a essa idéia e diferencia as religiões entre si apenas reflete a cultura e história dos povos que as criaram.
    Espero ter conceguido esclarecer minha idéia, não tenho nada contra os ateus e inclusive tenho varios amigos ateus e de certa forma o ateismo é uma religião pois os ateus acreditam na ciência e não acreditam em Deus, os crentes(os mais fanáticos pelo menos) não acreditam na ciência e acreditam em Deus, a simples troca da ordem das palavras da origem a uma mesma idéia com sentidos opostos, não existe pessoa nesse mundo que não tenha crença. Quando falamos em religiões o resultado é sempre um duelo de argumentos e opiniões.

    Thumb up 2
  61. @Andrew
    Tente explicar todos os fenômenos biológicos apenas usando as leis e princípios da fisica e da quimica… assim como todos os outros vc não conceguira, pq se foce possivel a biologia não seria ciência mas sim apenas um capitulo nos livros de quimica e física. Não concidero os seres humanos especias, concidero todo ser vivo especial! Se vc acha que o mundo estaria melhor sem a biologia vá sanar sua ignorância pesquisando todos os benefícios e connhecimentos que surgiram da ciência que estuda a vida!

    Thumb up 0
  62. A culpa de atraso nos avanços modernos será do cristianismo ou será dos ignorantes metidos a cristão? é preciso ver de quem é a culpa, se não vamos começar a prender as vítimas e e libertar os culpados igual foi feito com Cristo a dois mil anos.

    Thumb up 15
  63. Senam, se alguem lhe dizer que o sol é quadrado mesmo vendo ele redondo, acreditaria nisso?

    Thumb up 14
  64. Geraldo Ribeiro, seus conhecimentos sobre as religiões e sobre a salvação mostram por si só que nada sabe, sem nescessidade de ir além com seus argumentos para caracteriza-lo, evitar de dar as costas é uma forma de aprender e não errar usando apenas suposições, pense nisso.

    Thumb up 15
  65. Gente. HM’ tem que ver isso ae ‘_’

    não acho que deveria ser uma boa idéia extinguir a religião, acho que com ela há um certo equilibro, querendo vc ou não… pois algo que esta em nossas vidas à milênios, não acho que deve ser algo totalmente incerto, saca?
    A ciência sem a religião é aleijada; a religião sem a ciência é cega.

    Thumb up 17
  66. @DouglasLK

    E qual o problema a biologia ser enquadrada dentro da fisica e da quimica? Porque não é uma coisa boa? Porque perderiamos o status de seres “especiais”?

    Thumb up 2
  67. Pobre desses países… e pobres dos ateus que ousam desrespeitar os religiosos… vcs não sabem o quanto nos ferem… é horrível ver alguém falando mal de Deus e nos humilhando… por favor, galera: respeito é bom, e todo mundo gosta!

    Thumb up 16
  68. Mais uma vez digo que as religioes só servem para controlar massas, acham o que digo não tem logica, olhem com atenção para todas as religioes do mundo, todos elas dizem que são as melhores, as verdadeira, mas no entanto só separam a população mundial, seja até no proprio cristinanismo, as pessoass chegam ao cumulo de dizer que a minha igreja é melhor que a tua, se não tiveres na igreja X não vais ser salvo. lol
    Acham que isto tem alguma logica? Mas deus vai “escolher” os homens bons não se pertencem a esta ou aquela igreja, isso é ridiculo, como disse só serve para separar a população mundial, e controlar essas minorias para por vezes tirar proveito da ignorancias das pessoas, nós ser humanos deverimos ser unidos e fieis a nossa criação, ajudarnos uns aos outros, não destruirnos uns aos outros. Hoje em dia com a merda do dinheiro as pessoas ficam segas, esquecem de amar o proximo e ao contrario disso odeiam e tentam destruir uns aos outros e não percebem que estão a destruir eles proprios.

    Thumb up 6
  69. Pessoal. Isso é conversa para desocupados. “Oceis” beberam o que? Na real não há ateus, só babacas querendo posar de bons.

    Thumb up 33
  70. Não me surpreende esta pesquisa, o cristianismo depois da idade das trevas apenas perdeu poder, com certeza a tendência é esta conforme o avanço dos séculos.

    Thumb up 12
  71. Como posso eu achar que seria bom o fim das religiões??
    O mundo esta como esta; A falta de amor ao próximo, pessoas tiram a vida da outra a esmo. Muitas vzs vejo pessoas como aí estão falando que Jesus Cristo é uma bobagem .. Esse homem reinou a muitos e muitos anos atrás e se olhares com olhos espirituais verás que ele ainda Reina em nois.. Bendito aquele que Crê.. Ou muitos acham que propósito temos aqui se for para simplesmente nascer e Morrer.. Sem Crer em nada _ Estamos aqui para sermos uma grande nação e levar o Amor de Deus a cada lar destruído, numa prisão, em drogados e ver uma nova Criatura… E ainda que as religiões acabem quero dizer a vc que o amor de Deus continuará prevalecendo sobre as nossas vidas…Porque esse não tem variação de tempo e mesmo não merecendo ele é Fiel a mim e a vc … Não importa religião ou se é o não Ateu… Ele nos ama Incondicionalmente!!!! Aquilo que for ligado na terra será Ligado no céu … Deus tem de Misericórdia da nossa vida!!! Porque o Mundo esta de Mal a pior!!!!! Bjs Paz de Cristo na minha e na vida de tds Com carinho Lisete !!!

    Thumb up 13
  72. O conceito de religião, “religare”, deve ser extinto. Nada mais errado do que acreditar que é necessário nos “religarmos”, de nos “reconectarmos” a algo. Se você acredita em Deus, deve saber que nunca perdeu sua conexão com Ele. Se não acredita, deve saber que nunca perdeu sua conexão com a Natureza, o Universo, etc. Acreditar que é necessária uma “reconexão” é acreditar que estamos desconectados, o que é esquizofrênico. Nosso corpo troca átomos o tempo todo com o resto do mundo, energia, etc. – e somos parte de um ciclo de criação, morte e renascimento – alguns acreditam que haja um espírito a reencarnar, ou outro mundo a nascer, outros acreditam que nossa matéria será reutilizada em outra coisa, mas de qualquer forma, seja nosso espírito, sejam nossos átomos, somos apenas parte de um ciclo, ou seja, estamos conectados. A Religião nos torna esquizofrênicos porque considera o Homem algo à parte, diferenciado – e por isso precisa se “religar” ao divino – ou seja, parte de uma premissa errada e por isso contribui para a loucura da sociedade. Não é à toa que esses países onde a Religião está desaparecendo estão entre os mais desenvolvidos moralmente.

    Thumb up 2
  73. @Jõa Paulo
    Muito ao contrario doq Vc pensa
    os Ateus ñ estão nem um pouco interessados
    em fazer um “fiel” perde a compostura.
    Só acho q vc q se diz tão sabio ñ deveria julgar
    nos Ateus só porq nos ñ acreditamos em seu deus e
    ideologias, muito ao contrario d vc’s nos somos unidos
    e vc nunca vera um “Ateu da Universal” se achando superior
    a um da “Congregação Cristã” ou algo do tipo.
    Vc’s “fieis” deveriam primeiro tenta se entender entre si
    pra depois vim nos criticar…
    E Ignorar e Desprezar é facil, o dificil é conviver com as diferenças!!!
    Acorda estamos no Século 21, se vc ñ percebeu a caça as bruxas jah ñ existe mais.

    Thumb up 8
  74. KKKKKKKKKKK… como é hilário as respostas dos crentes fanáticos. Alguns estão dizendo na volta de Jesus…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Jesus já voltou, vi ele na tv ontem, ele é conhecido pelo nome de INRI Cristo… kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Até quando esses crentes fanáticos vão manter essa mente tribal e fechada para a realidade. As religiões estão diluindo já faz tempo. É inútil tentar alimentar a ilusão religiosa baseada no livro primitivo, vulgo bíblia. O futuro pertence a nova geração de seres humanos destituídos de crenças nas ilusões e superstições religiosas. Os crentes de hoje estão em extinção. Não há mais porque sustentar o discurso religioso. O ser humano não necessita mais disso, temos a ciência, a filosofia, novas formas de pensar e liberdade para pensar. A religião pode ter funcionado no passado, mas não funcionará no futuro. Tudo evolui, menos a religião e não evoluindo, acabará como um balão de ar que vai murchando a cada geração. Infelizmente o Brasil é um antro de fanáticos religiosos. Vamos ver se no futuro essa crença obsoleta dá lugar ao livre pensar.

    Thumb up 5
  75. O ser humano só é religioso porque acha que será recompensado de alguma forma. Só acreditam em seus deuses se ganharem alguma coisa em troca. Por isto é que as igrejas no Brasil, por exemplo, se dão bem na arrecadação de seus dizimos, ofertas e demais formas de “vender” milagres. O sujeito vai na igreja imaginando que tudo o que sonha se realizará, simplesmente dando dinheiro. Os pastores e padres passam o tempo todo de suas pregações pedindo dinheiro.

    Thumb up 4
  76. A extinção das religiões seria uma coisa boa, a extinção da religião não. Creio que se não houvesse um deus, força superior, magia ou seja la oque for, com a habilidade de fazer acontecer coisas que desafiam a lógica como fazer matéria viva a partir da matéria inerte a biologia seria estudada dentro da física e da química, na verdade a biologia nem existiria.

    Thumb up 6
  77. @Glauco

    Cara essa é a sua opinião. Na minha, a hora da morte é apenas um momento de tensão e adrenalina que não tem nada de “mostrar quem realmente é”.
    Na minha opinião, a pessoa “é” aquilo em que acredita quando está de sangue frio, pensando calmamente e racionalmente, e não quando está vivendo grandes emoções como na hora da morte.

    Claro, é apenas minha opinião.

    Thumb up 0
  78. Balacobaco é de rir de sua defesa. kkkkkkkkkkkkk
    shuashuashuashua!!!
    Sem graça!
    Prove que é inteligente ou que ameba pensa!
    Quem tem dó sou eu de ateus nascindo a esmo.
    Só na cabeça desses ateus mesmo!
    É de rir e chorar!…
    Nem a evolução pode cooperar com seus ateismo.

    É pra rir ou chorar?

    Thumb up 17
  79. Eu de Certa forma acredito em DEUS… pois o Universo está em constante expansão e equilibrio.. então para se manter assim.. tem se uma força atuante… e como ela está em equilibrio e Ñ um caos.. posso dizer que ela é Deus e é do Bem.. concordo plenamente com o comentário do #Patrix, só que diferente dele eu creio em Deus.. mas ñ sigo nenhuma religião..

    Thumb up 8
  80. para jorginho:

    HAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    eu so tenho eh q rir mesmo, um crente chamando os ateus
    de mentes atrofiadas e cegos!!

    HUAHAUHAUHAUHAUAHUAHAUH

    Tenho dó d vc!

    Thumb up 18
  81. A morte é uma certeza absoluta do homem, teme-la sim mas é tão natural como nascer, então só existe uma razão para absorve-la, mas há um resgatador da morte esta ao lado de Deus o pai eterno e providenciou o resgate da humanidade obediente da escrvidão do pecado e da morte.

    Thumb up 11
  82. Olá jorginho, vc parece perder a paciencia com os ateu não? liga não isso é o que eles querem, estão mostrando que podem fazer um de fé perder a compustura com facilidade, é a única coisa que querem e tem a oferecer, pois se denominam maiores conhecedores e evoluídos na sociedade com ajuda da ilustríssima ciencias avançadas, mas vc pode ver a mente de muitos são confusas e atribuladas, e assim se perpetuarão porque esse é o fim dos que se voltam contra seu criador estão fadados ao puro sentimento mesquinho sem uma única luz de exclarecimento, a biblia é muito específica nisso, aprenda comigo a não dar lhes esse gosto, eu estou na terceira fase deste deste debate, eu desprezo por completo assuntos de mentes totalmente desconexa de argumento mínimo de algum conhecimento e apenas deixo e passo por alto, pois nada têem a oferecer são apenas revoltados consigo e com outros, não se entregue ao gosto alheio, vc esta acima disso tudo que eu bem sei, e o nosso criador acima de muito mais que isso, as desgraças colhidas pelos nossos antepassados mostram quão nescessária e correta é a aplicação Divina sobre aqueles que se opõe contra seu criador, ” A arvore que prodúz um bom fruto permanece, a dos maus frutos seram cortadas e seus galhos lançadas ao fogo” essa a aplicação de Deus e sua justiça é imutável nenhum protesto nem oposição mudará em nada aquilo que ja foi determinado, se alguem com o minimo de raciocinio quiser mudar a realidade das leis do homem pode conseguir muito pouco, como pode alguem mudar o pensamento e a jutiça Divina? por um egocentrismo apenas sem conhecer a fundo todos os estatutos de Deus? e as suas razões por agir como age? ele disse: Eu não tenho prazer na destruição dos iníquos, prefiro que ele recue de seus caminhos. mas todas as suas leis são faceis de seguir e beneficiam a todos inclusive a nós mesmos, o homem insensato insiste a todo custo manchar a imagem e a obra Divina, as consequencias viram sem dúvida no tempo devido de Deus essa é um promessa profética e cumprirá como muitas que ja se cumpriram e cumprem hoje, agem como crianças birrentas que não gostam de vestir um macacão de bolinhas amarelas que a mamãe quer vesti-lo, saiba jorginho que eu muito lhe admiro sua fibra e bom raciocinio não se vitupere, com isso, todas as coisa dentro e fora da terra estão sob olhar sigiloso do nosso amoroso criador e nada passa despercebido dele não há quem consiga nenhum sorrateiro. Jesus foi muito infático quando diz: Para que sejam salvos é nescssário que absorvam conhecimento de ti o único Deus verdadeiro, e diz mais é impossivel agradar a Deus sem fé. conhecer é saber separar, é ver em qual lado anda a razão e absorver a nata pura e filtrar um série de situações plantadas com intuíto de mostrar um lado falso e mascarado sobre quaisquer coisa ligadas ao conhecimento, isso eu postei para sua reflexão, um forte abraço.

    Thumb up 12
  83. Andrew,
    Quem realmente tem fe nao tem medo de morrer. Eu nunca vi ninguem em seus ultimos momentos, mas eh na hora da morte que a pessoa mostra quem ela realmente eh.

    Todo o resto da vida nao passa de disfarce quando tudo ta bem.

    Thumb up 14
  84. “Chico Lobo / 15.04.2011

    A religião atrazou o mundo por mais de mil anos… Hoje poderíamos estar navegando entre as estrelas se não fosse a nefasta mão da religião sobre a ciência”

    Em parte estou de acordo.
    De facto, o cristianismo atrasou o desenvolvimento científico na europa durante mais de mil anos, ainda mais durante a idade média com a sua “santa inquisição”. Mas se formos a ver, foi exactamente onde existia o cristianismo, onde a ciência se desenvolveu mais rápido, e a partir do renascimento. Renascimento, voltar aos pensamentos ciêntíficos dos gregos. Agora eu penso, será que a sociedade no tempo do gregos, ou dos indomáveis romanos que apenas queriam conquistar o mundo perante apenas o seu pensamento estariam preparados para evoluir? Uma ideia que há é que só se aprende com os erros, uma sociedade perfeita não evolui mais pela sua “perfeição”. Se chega à perfeição, o mais provável é o seu fim pela falta de evolução.

    Não sou nada religioso, mas o facto de aqui estarmos, com um pensamento de onde vimos e para onde vamos, nos faz evoluir, dos nossos erros, para atingir a perfeição inalcansável. Querer sempre mais e melhor, nunca ter a ideia da perfeição, aprender com os erros do passado, é o que nos faz evoluir.

    Thumb up 1
  85. Em tempo….tem deputado federal que abertamente abriu guerra contra o cristianismo no Brasil. Parece que um certo grupo LGBT está encontrando dificuldades em se firmar…se é que me entendem!

    Thumb up 1
  86. QUE ACABEM NO MUNDO TODO ! Daí vamos inventar mais uma forma de guerrear e matar nosso semelhante. Simples!

    Thumb up 0
  87. Li recentemente na Net uma pesquisa de uma revista religiosa Americana onde conclui que areas onde é menor a influência religiosa tem menos crimes e mais respeito a lei e ao próximo. Então posso concluir que a religião (RELIGAÇÃO) é mesmo um cancer que só conduz seus servos (escravos explorados) ao fanatismo e serve para manter a ignorancia da real historia da terra não contada aos povos do mundo porque senão perderiam os escravos. Por exemplo, porque existiam ESCRIBAS? Qual a taxa de alfabetização a mil anos atraz, e a 2000? Você acha que pescadores, carpinteiros e “homens do povo”sabiam escrever? Voce sabe quando a Biblia foi escrita? Sabe por quem? E os historiadores da época, o que disseram sobre Jesus? Poncio Pilatos escreveu o que sobre?
    Ainda tem gente que aprendeu na escola sobre TEORIA de DARWIN e acredita nela, é só teoria, sem comprovação ( nem devia ser citada na escola) mas interessa ao sistema. Não acredite em tudo o que te ensinam, pesquise, hoje voce tem o maior livro do mundo (INTERNET)e nem precisa compra-lo. Breve toda essa história vai mudar, mas só vai sair da escravidão quem tiver INFORMAÇÃO.

    Thumb up 0
  88. Sou Ateu e Penso com claresa sobre oq é certo e oq é errado
    eu não mato, roubo ou cometo nada q possa agredir as pessoas q estão ao meu redor porq sei q isso ñ seria bom se fosse comigo, agora existem muitas pessoas q precisam estar entre as rédias chamadas “Igrejas” ao qual é regida por um “Deus” surreal para q ñ cometam os “pecados” por medo d ñ irem para o “paraíso” e sim cairem no chamado “fogo eterno” ou o vulgo “Inferno”, mas me pergunto qual seria a atitude d tais religiosos e fanaticos se algum dia de alguma forma descobricem q nada doq acreditam existe…
    Ai sim acredito q seria o “Apocalipse” formado por ex-religiosos agora sem nada a perder…
    Pare e Pense !!! A unica religião q deveria existir é o Humanismo ja q somos todos Humanos !!! E ñ diversificações d crenças/religiões q fazem com q até msm entre os “fiéis” haja despeitas e uns se achando melhores ou mais proximos da salvação doq os outros.
    Tenho 20 anos e estou na Faculdade cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas ou seja nada relacionado a Religiões/Crenças ou Teologia, mas msm assim eu penso q esse assunto é algo q ja esta mais doq visivel aos olhos d todos.
    Chega d preconceitos, eu sou Ateu mas ñ julgo ou tenho preconceitos contra ninguem, só penso q se for fazer o bem fassa por livre e expontanea vontade, e ñ por preções colocadas pelas religiões !!!

    Thumb up 1
  89. @Glauco
    “Sera que os ateus pediriam perdao a algum Deus das religioes se algum viciado em crack colocasse uma arma na cabeca deles decidido a puxar o gatilho?? Nao tenho duvidas!”

    É meio sem sentido isso… se a pessoa acredita nesse deus, então não deveria temer a morte, pois sabe que se morrer vai para um lugar melhor… que é a hora dele, etc… não tem o menor sentido ficar pedindo perdão para não morrer… isso só mostra a irracionalidade da crença, que não é regida por razão e sim por instinto animal.

    Por um lado você pode ter razão. Sobre circunstâncias extremas, quando a adrenalina rola solta, o pensamento racional fica “bloqueado” e quem assume é a parte do cerebro ligada ao instinto de sobrevivência básico, é por isso que nessas horas o ser humano faz/diz tudo para sobreviver. Logo que o perigo passa e a razão volta a ter controle sobre o consciente, deus volta para o lugar de onde nunca deveria ter saido.

    Mas nunca generalize, existem ateus que aceitam a morte como algo natural e não ficam nervosos em situações como essa. Psicopatas são um bom exemplo. Logo nem todos pediriam ajuda a um deus.

    Thumb up 5
  90. Deus não julgará com base quem esta nesta ou naquela religião, ele disse que o julgamento será aplicado nos de fora e nos de dentro, vendo assim entendemos que o grupo religioso que se enquadram nos arranjos divino existe e existirá sempre na terra, o fim da religão significa o fim da humanidade isso digo e sustento sem exagero, porque automáticamente o homem se afastará de forma definitiva da presença de Deus, isso por ele não será tolerado, isso é impossivel de acontecer mesmos com todo avanço na técnologia, não causará nenhuma interferencia, Sodoma e gomorra foi o exemplo mais que detalhado da ausencia completa de Deus, ele não toleraria mesmo que aparentemente o homem tenha ábitos mais comportados do que os das cidades destruidas do passado, a extinção religiosa vai contra o que diz as escrituras, portanto não acredito no fim dela.

    Thumb up 11
  91. Na verdade o domínio religioso se fez presente na vida humana por longo período, sustentando-se em bases de estruturas suposicionistas. O desenvolvimento científicos, baseados em fatos reais, traz uma nova dinâmica de vida, novas realidades labortatoriais.
    O homem aprende uma coisa desntro da religião, porém, a ciência demonstra situaçõews diferentes, e este fato leva as criaturas ao descredito religioso.
    Na verdade se a religião não se adaptar a ciência e vice-versa, a tendência é que uma delas sucumba, provavelmente a religião sofrerá com isso, pois a ciencia se sustenta em fatos e contra os fatos não há argumentos.

    Thumb up 4
  92. Antes de discutirem sobre as religiões, leiam sobre que as inventou, quem criou o Catolicismo, que escreveu os evangelhos e quando, quem foi o primeiro Papa etc.
    Os evangelhos foram muitos e a maioria nos foi negado conhecer então, por crer em escritos que nos foram forçado a ler de acordo com a conveniênci do Concílio de Nicéia.
    O maior propulsor da fé é o conhecimento.

    De mente e braços abertos.
    Abraços

    Thumb up 5
  93. Marte,
    A Era de Aquario comecou em 04 de Fevereiro de 1962. Ja faz tempo, e nem foi prevista por oraculos, mas sim por astrologos. E nao eh uma “previsao”, eh um alinhamento entre os 7 planetas e o Sol em direcao a casa zodiacal de Aquario.

    As pessoas comecaram a se tornar “ateias” (sei la como se escreve) muito tempo antes disso, no inicio do Kali Yuga com o desencarne de Krishna, a mais de 5000 anos atras.

    Nos nossos tempos se intensificou apos a Revolucao Industrial e as grande guerras, pois as pessoas so conseguem pensar nelas mesmas. Karl Marx intensificou o processo em um milhao ao criar o germe do comunismo.

    Esse assunto eh muito complexo, mas eh claro que nao da pra dizer que as pessoas vivem sem religiao pq sao pessoas ruins e egoistas. Algumas simplesmente nao se encaixam nas religioes pq elas nao dao as respostas que as pessoas procuram. E os sacerdotes so atrapalham mais ainda.

    Mas tem ateu aqui nessa comunidade e pelo mundo inteiro que nao se deram conta, mas a ciencia que eles seguem eh uma forma de religiao tambem. O deus deles pode ser visto pelo microscopio ou telescopio, e os cientistas sao os sacerdotes. Fazem calculos como na kabala e na numerologia, e o messias eh o elo perdido.

    Sera que os ateus pediriam perdao a algum Deus das religioes se algum viciado em crack colocasse uma arma na cabeca deles decidido a puxar o gatilho?? Nao tenho duvidas!

    Ateu de verdade nao existe!

    Thumb up 9
  94. Religião extinguir por completo? tenho mesmo é de morrer de dar risadas do HS postar este tipo de assunto, rsrsrsrsrsrsr

    Thumb up 18
  95. Faço minhas estas palavras: “Não preciso justificar cientificamente a minha fé. E não preciso de uma fé para negar a ciência” (Marina Silva).

    Thumb up 27
  96. VILMA QUITERIA disse tudo, ou quase tudo, o problema deste mundo é politica, religiões, dinheiro, guerra, futebol, etc
    Já repararam que estas coisas afastam a humanidade uns dos outros, nem preciso explicar.

    Thumb up 5
  97. gostei da noticia. a única contribuição dada pela religião é o fato de tentar e as vezes até conseguir reprimir comportamentos que não são ”adequados” a vida social. é ela também tem esse papel de tentar imputar culpa pelo dito pecado original as pessoas. muitos se sentem culpados e sucumbem aos seus desejos nefastos de poder.

    Thumb up 5
  98. Já vai tarde. É uma vergonha para a humanidade que em plemo século 21 ainda existam pessoas que acreditam em lemdas e midos antigos que é a base de qualquer religião.
    Tomara que as pessoas e os seus governos evoluam e adquiram CULTURA para que não tenhamos mais que conviver com crentes ridículos cultuando santos e deuses.

    Thumb up 16
  99. O verdadeiro ateu não questiona a existência ou inexistência de Deus. Na verdade ele não está nem aí pra isso.

    Thumb up 34
  100. Mesmo que não exista provas concretas que deus existe ou não existe, existem 90248598234345038742340927364659203475 milhões de razões para não acreditar e o que? Umas 5 razões para acreditar?

    Thumb up 18
  101. Assim como as religiões, o ateísmo tem sua carga filosófica, não há o que comprove a existência ou a inexistência de um Deus, e sob isto, as pessoas são intolerantes, se ofendem, se matam. Creio que a maioria das pessoas não tem conhecimento e cultura para afirmar ou negar que Deus existe. Sou humilde para admitir que tenho dúvidas.

    Thumb up 17
  102. Se o mundo tivesse se desenvolvido com o pensamento “ateu”, teríamos evitado varias guerras, perseguições, preconceitos e muitas outras coisas. Pena que a S/A que muitos chamam de igreja foi fundada por um grande empresário para enriquecer. Talvez a melhor empresa já criada até a atualmente, rende bilhões e é a empresa com maior numero de “consumidores/Clientes”…

    deus não te da respostas, apenas lhe impedem as perguntas!

    Thumb up 26
  103. Que vai diminuir vai. Isso é previsto a milhares de anos.

    Mas desaparecer é impossível. Estatistica não é uma ciência exata, e prá extrapolar resultados basta botar o dedinho em alguns pontos específicos e sai o resultado que você quiser.

    Não tô dizendo que esses caras estavam com má intenção…

    Thumb up 17
  104. Para o pessoal que negativou meu comentário.. acredito que não tenham lido o texto com entendimento…
    Eu sou ateu, o fato de existir ou não religiões, para mim não importa.
    Eu tenho plena consciência de que posso afetar a sociedade com determinados atos. Por isso, não mato, não roubo, não engano, não sou preconceituoso…
    Agora lhes pergunto, o que seria de uma pessoa com um certo fanatismo religioso descobrir que deus não existe?
    Ela não iria se importar com os conceitos sociais, afinal, tudo aquilo que ela acreditava era mentira, então , para uma pessoa como essa praticar crimes, ou ter o conceito “já que deus não existe vou fazer o que der na telha”..
    Esse é o conceito do ilustríssimo senhor Datena… Não é esse o tipo de ateus que precisamos, precisamos de pessoas equilibradas.
    Infelizmente muitos religiosos não são assim, e por sua vez, é necessário que tenham algo a temer…

    um abraço a todos.

    Thumb up 19
  105. SE NÃO FOSSE AS RELIGIÕES ATÉ CERTO PONTO NÃO PERIGOSA,A CORRUPÇÃO DA HUMANIDADE JA TINHA EXTRAPOLADO OS LIMITE DA
    TOLERANCIA DO CRIADOR. O QUE DEVE SER REPROVADO É A IPOCRIZIA
    RELIGIOSA, E O PERIGOSO FANATISMO RELIGIOSO, ISTO SIM É NOCIVO
    AO SER HUMANO.
    LEMBRE E RECORDEM,QUE O MESMO DEUS QUE CRIOU ESTA RAÇA HUMANA
    PODE CRIAR E LEVANTAR NOVOS PROFETAS E MUDAR O RUMO DESTE PLANETA OU ATÉ MESMO APERFEIÇOA-LO, COM DEUS NÃO SE BRINCA,
    RESSALTO QUE RELIGIÃO VERDADEIRA RELIGA A CRIATURA HUMANA AO SEU CRIADOR.

    Thumb up 13
  106. Ah, detalhe, espero que com essa onda, pessoas não destruam lindas catedrais que são marcos da arquitetura! Afinal, Patrimônio e beleza não dependem de religião.

    Thumb up 5
  107. O que espero com isso:
    Primeiro q as pessoas parem de ter fé em um ser Divino Perfeito, que faz apenas nos imaginarmos pequenas e insignificantes criações, e comecem à ter fé nelas mesmas.
    Outra que parem de dar desculpas às desgraças e mérito às conquistas à algo irreal. Quem sabe as pessoas entendam finalmente que a vida é feita por nós. Se não somos felizes na situação em que estamos, não podemos ficar esperando milagres ou culpando Deus, é hora de perceberem que para coisas acontecerem é necessário agirmos em pról de nossos objetivos.

    Thumb up 3
  108. Religião só serve para provocar ódio, intolerância e guerras. Quando na verdade deveria ser o contrário…

    Thumb up 41
  109. Luan, o amor não está vinculado às religiões, a inexistência desta não significaria a não existência do amor. Quanto as guerras se vocÊ fizer uma pesquisa vai perceber que 99% delas se devem as questões religiosas. A Irlanda é um exemplo disso, trata-se do ódio entre cristãos e evangélicos e por ai vai.

    Thumb up 29
  110. ACREDITAR QUE EXISTE UM DEUS, RESPEITAR E AMAR NAO PRECISA DE RELIGIAO, MESMO PORQUE NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM ESCRITO QUE DEUS TEM RELIGIAO. A BIBLIA FOI ESCRITA PELO HOMEM.

    Thumb up 11
  111. Imagine a humanidade se ninguém nunca tivesse acreditado em Deus, os humanos não teriam amor com os outros, nem valores a serem respeitados, nem valor a vida, nem nada. digo a vocês com toda certeza, não passaríamos do século XVIII o que dirá nas guerras mundiais, que seriam mais de 4, garanto!

    Thumb up 14
  112. fico triste em ver a grande quantidade de hipocritas que se dizem “atoas”.. ops ateus, nao saberem o minimo do que estao falando, eu sinto pena de voces quando jesus voltar, quero orar para que ele perdoe seus pecados e que voces se arrependam…
    Tudo, exatamentetudo que voces conhecem hoje todas as palavras vem da bilbia, e Deus foi quem criou tudo, tanto a ciencia quanto o diabo, acham mesmo que toda essa vida, essa inteligencia, complexidade de sentimentos, emoçoes e reaçoes viria ser de um mero ser, uma bacteria, um virus ou celula minuscula que se desenvolverá a milhoes de anos ate chegar no macaco, neandertais e homo sapiens, eu olho esse pensamento tao ridiculo e insignificante e penso: “como alguem que se acha tao inteligente e cientifico achar que a complexidade da vida poderia vir de uma misera gosma que veio do ceu….” onde mesmo diz à bilbia:

    “…18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio.

    19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia;

    20 e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs… Versículos do 3º capítulo do livro 1 Coríntios da Bíblia.”

    pra voces que ingenuos fica a frase: A sabedoria de Deus é Loucura pro homem.

    Thumb up 13
  113. Jesus disse haverá fé quando eu voltar? ainda que a religião acabar e não restar mais nenhum lider religioso! no mundo e tudo virar uma sodoma e gomorra ainda vai existir o amor! o amor verdadeiro daquele que criou o céu e a terra! é apenas uma questão de fé! acreditar é de graça não paga nada! não custa nada acreditar em Jesus!

    Thumb up 17
  114. Existe a religião e as pessoas que brincam com ela, fazendo os mais humildes de massa de manobra,a verdadeira religião o homem carrega dentro de si.

    Thumb up 26
  115. Bem, a religião pode ser a válvula de escape de alguns, mesmo eu tendo meu conceito ateísta, considero importante manter esse “equilibrio”.

    Thumb up 19
  116. Chico Lobo, eu já pensei assim, também, principalmente lembrando que o declínio intelectual do ocidente começou mais ou menos na época do martírio de Hipácia, morta por uma multidão de cristãos. O problema é que a visão de Hipácia não nos levaria às estrelas, ela era uma filósofa que seguia o aristotelismo (que depois foi adotado pela Igreja Católica), e a ciência só começou a se desenvolver quando rompeu com o aristotelismo (na figura de Galileu, Copérnico, Fancis Bacon, e Newton). Talvez a posição dogmática da Igreja Católica tenha arrastado o aristotelismo por mais tempo, talvez não, talvez o aristotelismo só tenha morrido por que os cérebros certos nasceram no século XV. Vai saber…

    Mas com certeza nós estaríamos melhor se alguma outra religião, que não o cristianismo dogmático e intolerante, tivesse sido dominante… Não teríamos perseguição a bruxas, nem a hereges (pessoas que ousaram pensar diferente). Nosso mundo seria melhor, com certeza…

    Thumb up 33
  117. bom a meu ver, relgião não sei se é obrigado a ter ou frequentar, mais acredito temos que ter fé em alguma coisa,
    seja em Deus ou em Deuses.

    Thumb up 2
  118. As religiões são criações evidentemente humanas, criadas para suprir necessidades psíquicas humanas, necessidades que a ciência nunca irá suprir, pois nunca terá todas as respostas. As religiões servem ainda para a preservação e manutenção da espécie e tem ajudado no processo civilizatório desde a antiguidade, seja por agregar grupos, selar pactos por meio de rituais, enfim impulsinar a sociedade. Religião é algo espiritual que a ciência naturalista jamais irá suprir, pois são campos totalmente opostos, o primeiro trata da “imanência”, com os fenômenos naturais, outro com “transcendência”, fenômenos metafísicos.
    O problema não é a fé interna e inerente do ser humano, e sim o espírito de religiosidade que divide a humanidade,

    Thumb up 22
  119. FALTA EXTERMINAR A POLITICA.
    AS MAIORES DESGRAÇAS DA HUMANIDADE: RELIGIAO E POLITICA.

    Thumb up 25
  120. Países desenvolvidos e com grandes investimentos em educação para a sua população.
    Coincidência?

    Thumb up 66
  121. A religião atrazou o mundo por mais de mil anos… Hoje poderíamos estar navegando entre as estrelas se não fosse a nefasta mão da religião sobre a ciência

    Thumb up 69

Envie um comentário

Leia o post anterior:
moldable
Metal moldável e resistente

Já imaginou um mater...

Fechar