A superfície onde uma célula-tronco é cultivada determina o que ela irá se tornar no futuro

Por , em 28.10.2010

Assim como uma criança, uma célula tronco pode se tornar qualquer coisa “quando crescer”. E como uma criança precisa crescer em um ambiente saudável para se tornar uma pessoa boa, o ambiente onde essas células crescem determina o tipo de célula que elas irão se tornar.

Eventualmente ela irá escolher um “trabalho” em um fenômeno chamado “diferenciação”. Cientistas podem controlar esse fenômeno aplicando substâncias chamadas “fatores de crescimento”. Agora um médico chamado Jianping Fu, da Universidade de Michigan, descobriu que a superfície onde a célula é desenvolvida pode prever e alterar o tipo de célula que ela irá se tornar.

Fu colocou uma célula tronco em uma superfície de 13 mícrons de silicone e descobriu que pela força exercida pela célula sobre a superfície ela se tornaria uma célula adiposa. Mas quando ele diminuía a quantidade de silicone da superfície, as células tronco se tornam tecido ósseo.

Esse método pode tornar tratamentos usando células tronco muito mais fáceis e rápidos. [PopSci]

• neutrino:

Essa é a tendência do futuro. Medicina regenerativa.

• Paulo Galliza:

…muito interessante. Uma propriedade reparadora de lesões!

E o Ninja ataca novaente…
    Ainda sabe-se muito pouco sobre células tronco, espero que elas, futuramente, possam devolver a saude e o prazer de viver uma vida normal a pessoas que sofrem com doenças e tralmas permanetes.

• Samoel Bianeck:

Neste caso, existe alguma verdade se eu afirmar que:

O gato tem visão noturna logo se for feito uma restauração de meu olho com células troco de um gato terei eu visão noturna?

Esta hipótese tem muitas outras formas e de muitos órgãos com animais de diferentes aptidões. No mínimo interessante estas assertiva…
    Abraço!

• Ninja:

Imagino uma diferenciação incomum, célula sensível ao infravermelho = visão noturna; célula de alta densidade=pele e ossos resistentes; tudo com seu próprio DNA, livre de rejeição e prontas para uso.