Animais também podem ter experiências espirituais

Publicado em 13.10.2010

Se você já teve visões, sensações fora do corpo ou coisas do tipo, seu cachorro também pode ter tido. De acordo com um proeminente neurologista que analisou os processos da sensação espiritual por mais de três décadas, animais, e não apenas pessoas, podem ter experiências espirituais.

Pesquisas sugerem que tais experiências têm origem em áreas primitivas do cérebro humano, compartilhadas por outros animais com estruturas cerebrais parecidas com as nossas. O desafio, é claro, está em provar as experiências espirituais dos animais.

“Uma vez que só os seres humanos são capazes de comunicar através da linguagem a riqueza da experiência espiritual, é pouco provável que venhamos a ter certeza sobre o que um animal experimenta subjetivamente”, disse o professor de Neurologia na Universidade de Kentucky e autor do livro “A Porta Espiritual no Cérebro” (The Spiritual Doorway in the Brain), Kevin Nelson, segundo o Discovery News. O livro deve ser lançado em janeiro de 2011.

De acordo com Nelson, apesar da limitação, é razoável imaginar que os animais também sejam capazes de experiências espirituais, uma vez que as áreas mais primitivas do nosso cérebro por acaso são as relacionadas ao espiritual

A descoberta parte de uma pesquisa com humanos que vem sendo publicada em muitos periódicos conceituados. Um estudo de Neurologia, por exemplo, estabeleceu que as experiências fora do corpo em seres humanos provavelmente são causadas pelo sistema de excitação do cérebro, que regula diferentes estados de consciência. “Nos humanos, sabemos que se rompermos as regiões cerebrais onde visão, coordenação motora, orientação no sistema gravitacional da Terra e noção da posição do corpo todas juntas, as experiências fora do corpo podem ser causadas literalmente pelo toque de um botão”, disse Nelson. “Não há absolutamente nenhuma razão para acreditarmos que isso seja diferente no cérebro de um cachorro, gato ou primata”.

O professor acredita que outros mamíferos também tenham experiências de quase-morte como aquelas relatadas por alguns humanos, que costumam dizer terem visto uma luz e sentido como se estivessem se movendo em um túnel. Esse fenômeno é causado pela susceptibilidade dos olhos ao baixo fluxo sanguíneo que ocorre durante um desmaio ou parada cardíaca. Conforme o fluxo de sangue diminui, a visão periférica é a primeira a falhar. “Não há motivo para crer que com os animais seja diferente”, disse Nelson. “Como esse túnel é para eles é outra questão”.

Já o aspecto luminoso da experiência de quase-morte poderia ser explicado por uma ocorrência de REM (Rapid Eye Moviment – movimento rápido de olhos) conscientemente. “Na verdade, a ligação entre REM e a crise fisiológica que causa a sensação de quase-morte é mais forte nos animais, como gatos e ratos, que podem ser estudados em laboratório”, afirma Nelson.

Experiências místicas – momentos inspirados por um senso de mistério e espanto – surgem dentro do sistema límbico. Quando partes específicas desse sistema são removidas dos cérebros dos animais, drogas alucinógenas como o LSD não fazem efeito. Uma vez que outros animais, como os primatas, cavalos, gatos e cachorros também possuem estruturas cerebrais similares, é possível que eles também experimentem momentos místicos, e podem até ter um senso de unicidade espiritual, de acordo com Nelson.

Marc Bekoff, professor de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Colorado, também acredita que os animais tenham experiências espirituais, que ele define como sendo não-materiais, intangíveis, instrospectivas e comparáveis às que os humanos têm.

Tanto ele quanto a primatologista Jane Godall têm observado chimpanzés dançando com total despreocupação em quedas d’água que surgem após fortes chuvas. Alguns dos chimpanzés até parecem dançar em um estado de transe, como alguns humanos fazem em rituais religiosos e culturais. Godall se perguntou se seria possível que por trás dessas performances dos chimpanzés estejam sentimentos como admiração e reverência. “Depois de uma exibição na queda d’água, o intérprete pode sentar em uma rocha, seus olhos acompanhando a água caindo. O que é isto? Tem a ver com essa água?”, questiona.

“Talvez muitos animais participem de rituais assim, mas ainda não fomos sortudos o bastante para vê-los”, escreveu Berkoff em um relato para a Psychology Today. “Por enquanto, vamos manter a porta aberta à ideia de que os animais possam ser seres espirituais e vamos considerar a evidência para essa afirmação”, acrescentou. “Rasa como é, a evidência disponível diz, ‘sim, animais podem ter experiências espirituais’, e precisamos conduzir novos estudos e discussões interdisciplinares antes de dizer se os animais podem ou não experimentar a espiritualidade”. [MSNBC]

Autor: Thaís Schneider

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Segundo a Biblia, todo reino animal tem alma, portanto deve ter vida espiritual também.

    Thumb up 8
    • Segundo a Bíblia vc pode escravizar pessoas e uma noiva que não seja virgem pode ser apedrejada na soleira do próprio pai…

      Arrume uma fonte melhor para suas argumentações.

      ON TOPIC: Considero os animais nossos companheiros de jornada nesse planeta, dignos de todo respeito e empatia.

      Thumb up 3
  2. Nossa GABRIEL, acho que estou amando. Voce foi de uma profundidade, de uma poesia tão linda, foi tão, tão distante, seu baitola dos infernos.Para de usar esse negocio que ta derrubando sua mente e abrindo seu esfincter.
    É verdae o LSD não provoca alucinações,os Beatles, Janis Joplin usavam oxigenio pra ficar ruim, a morfina tambem não entorpece e a maconha não da larica, lesera. Falou entendido.

    Thumb up 3
  3. Eu tinha uma cadelinha que foi envenenada e sofreu durante alguns dias. Os cachorrinhos dormiam no quarto comigo e uma noite, quando os chamei para irem dormir, a mãe da cadelinha doente recusou-se a ir junto. Ela sempre me seguia para onde eu fosse e não dormia com mais ninguém, mas naquela noite ela não quis ir. Levei a doentinha até o quarto e fui buscar a mãe dela, mas ela se escondeu atrás da minha mãe tremendo toda e não quis me acompanhar. Minha mãe foi dormir e a cachorrinha enfiou-se debaixo da coberta dela e se recusou a me seguir. Eu até comentei com minha mãe que parece que ela viu o “anjo da morte”.
    Duas horas depois, a filha dela morreu.
    Se isso não é uma experiência espiritual, então não sei o que seria uma experiência espiritual.

    Thumb up 11
  4. Tsc Tsc

    Lá vai a limitada ciência tentando explicar as coisas sutis.

    Teus métodos reducionistas e teus instrumentos grosseiros nunca irão explicar a complexidade do Universo.

    A coisa é simples:

    Espírito, alma, seja lá como queiram chamar, é o fogo que me faz querer escrever esta mensagem.

    São os sentimentos que me movem, assim como movem os OUTROS animais.

    Em que estado de espírito você se encontra agora?

    Como diria o cantor Otto: “Tento entender, um pouco mais alma. Alma que me faz dançar nessa festa!”

    O segredo não está no cérebro! A consciência está no corpo todo.

    Abraços.

    PS: O termo alucinógeno deve ser evitado. O LSD não provoca alucinação.

    Thumb up 12
  5. SERÁ QUE ANIMAIS TEM ESPÍRITO?EU ACHO QUE SIM.TIVE DOIS CACHORROS,UM MORREU,O OUTRO MAIS VELHO CHORA TODA HORA.EU FALO COM ELE QUANDO ESTÁ CHORANDO,ELE DEITA NO MEU COLO,COMO ESTIVESE ACEITANDO A MORTE DO OUTRO.

    Thumb up 14
  6. Eu não me lembro de minha vida quando eu tinha 1 ano de idade e mesmo assim eu não estava morto. Eu não lembro de meu nascimento e já estava vivo.
    O fato é que só quem morre de verdade conhece a verdade.

    Thumb up 8
  7. Existe sim espiritos, e animais podem realmente ter experiencias paranormais.
    Comprovação de existencia de espiritos: o espirito de porco, que preenche o corpóide irracional dos paumerense.
    Comprovação de experiencias espirituais de animais: os curintianu que tiveram a sensação espiritual de que no seu centésimo aniversário eles ganhariam alguma coisa (judiação com os bichinho).
    Comprovação dos dois casos em um só: o espírito de porco do presidente do curintia, contratou um animal pra dirigir a charrete de stock car com o nome da equipe.O piloto é paumerense e teve a impressão de que daria certa a experiencia paranormal de levar essa geringonça pro alem.

    Thumb up 6
  8. Pow, não foi um dia desses que cientistas disseram que da para prova que todas essa “visões” e outras balélas vem do nosso cérebro meras ilusões ?! E pq as pessoas que conheço que ja tiveram experiências entre vida e morte, um ja chegou a morrer, dpois durante 3 horas, disse que não viu apenas uma imensa luz branca depois uma escuridão como se ele tudo os pensamentos estivessem desaparecido, até pq ngm lembra nada antes de nascer assim sera quando morrermos alguns falam isso. E essa grande luz branca ja foi descoberto que nosso cerebro 30 minutos +/- antes da morte projeta essa ilusão, ou seja, não tem vida pós morte nem espíritos tem ?

    Até hoje um grupo ai que fala que pagara milhões a quem provar a existência de espíritos ou outras coisas do gênero, até hoje ninguém conseguiu provar sem que a ciência conseguisse descobrir a farça.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
golfinhoo
Fotos de animais: os mais belos e incríveis animais marinhos

Todo animal tem uma ...

Fechar