Apple: O que torna seus produtos melhores que os da concorrência, segundo o guru do design da empresa

Por , em 13.03.2012

Jonathan Ive é indiscutivelmente um dos londrinos mais influentes do mundo. Com 45 anos, Jonathan nasceu em Chingford, e frequentou a mesma escola que David Beckham. Foi também na escola que conheceu sua esposa, Heather Pegg, com quem se casou em 1987, teve filhos gêmeos e agora vive em San Francisco.

Vice-presidente de Design Industrial da Apple, ele é a força motriz por trás dos produtos da empresa, do computador Mac ao iPod, iPhone e, mais recentemente, iPad. O britânico até recebeu o título de cavaleiro por serviços prestados ao Design – agora ele é Sir Jonathan Ive.

A Apple é dominante em seu mercado, e a preferência dos consumidores pelos seus produtos tem muito a ver com Jonathan. O que torna o design diferente na Apple?

“É difícil descrever o processo de design na Apple, mas ele é muito voltado à concepção e criação de protótipos”, conta Jonathan.

O designer acredita que, quando esses dois processos são separados, o resultado final sofre. “Se o produto vai ser melhor, precisa ser novo, e se é novo, você está enfrentando problemas e desafios para os quais não tem referências”, explica.

Resolver e enfrentar esses problemas requer um foco impressionante, segundo Jonathan. “Há um senso de ser curioso e otimista, e as pessoas não veem essa combinação com muita frequência”, diz.

E o que é preciso para ser um grande designer? “É importante ser ágil, curioso e interessado em estar errado. Ter um fascínio maravilhoso pela pergunta ‘e se?’, mas também ter foco absoluto e uma aguçada percepção de contexto, do que é importante, e do que é realmente importante. São as contradições que você tem que navegar”, opina Jonathan.

Jonathan diz que uma das coisas que a Apple aprendeu ao longo dos últimos 20 anos é que as pessoas, mesmo tendo dificuldade em expressar por que gostam de algo, são incrivelmente exigentes como consumidoras. “As pessoas sentem quais produtos tiveram um grande cuidado no design. Acho que elas sabem que a Apple tem um cuidado tremendo com seus produtos finais”, diz.[ThisIsLondon]

18 comentários

  • engvictorh_10:

    Concordo em número, gênero e grau com tudo que Jonathan disse.
    Não é pq eu tenho um iPhone, mas realmente, os acabamentos dos produtos da Apple são incomparáveis.
    Não vou dizer que os produtos da Apple são superiores, pois cada marca tem seu forte, por exemplo, as câmeras dos Smartphones da Samsung. Mas em questão de inovação e acabamento os iPhones são superiores sim!
    Android e iOS vai da socialização de cada um com o produto.

  • Laercio:

    De nada adianta design inovador se o produto em sí não for funcional,descomplicado, fácil de usar… ou seja intuitivo.
    Nisso o perfeccionista Steve Jobs foi mestre, porisso os fieis seguidores da marca.

  • Evandro Oliveira:

    A Apple é magnífica no quesito inovação e design. Como foi dito abaixo, eles conseguiram juntar arte e tecnologia para criar produtos incríveis. O que mais me revolta é morar em um país onde o governo coloca quase 50% de imposto nesses produtos, tornando-os quase impossíveis de se adquirir. Enfim, o que nos resta é apenas admirar e nos contentar com nossos ZTE’s e outros Shing Lings existentes por aí.

  • Amanda:

    Ah, agora eu vou pagar quase 2000 reais por causa de design? Façam-me o favor! Prefiro comprar algo feio, funcional e barato.

  • Dcorp:

    Seria melhor se os preços fossem menores!!!

  • Marte:

    O design está presente no corpo (hardware) e alma (software) dos produtos da Apple. E diga-se de passagem, o design feito pela Apple é extraordinário, um marco para a nossa civilização. É um design que flerta discaradamente com a arte. Transcende e vira História.

  • Balacobaco:

    O design dos produtos da apple é tão minimalista que não precisa entender de design para faze-lo, não tem nada de incrível.

    • Marte:

      Lêdo engano. O difícil é fazer o simples. O incrivelmente complicado é ser minimalista. É muito, muito difícil. E a Apple tem consiguido se sair muito bem nesse desafio. Palmas pra ela.

    • Balacobaco:

      engano é achar que sabe o que fala….
      ser um pedreiro e querer falar de design

    • Daniel:

      A questão é que se fosse tão facil ser minimalista com eficiência, o design da apple não seria considerado tão bom e diferente. Não gosto muito da apple por que não gosto de monopólio, mas acho que devemos admitir quando alguém faz algo bom. Eles foram inovadores.
      Aliás, mais respeito com os pedreiros. se não fossem eles você não teria um teto…

    • Balacobaco:

      quem aki desrespeitou os pedreiros seu zé roela? eu só fiz uma comparação com uma profissão que é distante do design.
      Baba ovo da apple, vai procurá tua patota vai.

  • Marco:

    Quem paga caro em um produto apple da mais valor ao dinheiro precioso gasto e um visual bonito sempre atrae mais.

  • Vinício Santana:

    Concerteza, nunca usaram produtos da Apple para falar isso…Agente só se tem uma noção do que é a Apple quando temos um e sabemos o que é possível fazer com eles.

    • marcello:

      Vinício Santana, tenho tenho um iphone e um mac, mas também uso um laptop hd core i7 12 gigas de memoria e 750 HD windows, muito mais rápido que o meu mac. agora que a beleza do mac e do iphone ai já é outra coisa, são produtos excelentes mais dizer que são melhores é outra história, meu HP é muito melhor do que qualquer macbook pro do mercado, ele só não é mais bonito.
      Mas como dizem a beleza vende e vende muito….
      por isso amigo dizer que “so fala assim que nunca usou um apple” que isso, não são tão grandes coisas assim não, mas uso tanto mac como windows e gosto disso.

  • Tundra:

    Pra mim são os melhores mesmo, olha só o design desse site!
    http://www.devmaker.com.br

  • aaa:

    melhores não são, mas que são mais apelativos sim…

  • Chuck Norris®:

    Será que é melhor mesmo? Eu acho que não.

    • telmo flores:

      eu nem sei do que vocês tão falando…nunca vi um Apple, só ouço falar bem dele

Deixe seu comentário!