Artistas franceses criam a maior tirinha do mundo

Publicado em 1.06.2011

O fim de semana foi de muita história em quadrinho da cidade de Lyon, na França. Uma equipe de 11 escritores e 111 designers criaram o maior tira de quadrinhos do mundo, estendendo-se durante um quilômetro ao longo das margens do rio Ródano.

O trabalho começou sexta à noite, quando os estudantes da Escola de Desenho Emile Cohl, em Lyon, ficaram encarregados de elaborar um roteiro simples, porém interessante para ser contado em uma história em quadrinho desenhada em folhas de papel de um metro de comprimento. Eles foram orientados por seus professores enquanto outros 50 estudantes lidavam com a logística do projeto.

Tudo tinha de ser feito em 24 horas para ser válido no Guinness, o Livro dos Recordes, então todos os envolvidos precisaram realmente se entregar à causa. “Inicialmente todos pensavam que a ideia era um pouco louca, mas nós conseguimos!”, comemora Mathieu Diez, diretor do Festival de Quadrinhos de Lyon.

A história em quadrinhos em preto e branco não contém palavras, mas o roteiro e os gráficos são simples e claros o suficiente para que todos que compreendessem o que ela quer passar. A trama gira em torno de um personagem ao estilo Tarzan com uma paixão pelo desenho, que vai descobrindo as diversas maneiras de representar a si mesmo que a humanidade já inventou (pintura, desenho etc).

Folhas de papel de mil metros de comprimento, pesando 800kg no total, e 250 pinceis atômicos foram utilizados para criar a tirinha de um quilômetro de extensão.

A reação de quem passava pelas margens do rio Ródona e pôde apreciar a história em quadrinhos foi muito positiva: “É agradável acompanhar a história durante a caminhada. Poderíamos continuar assim mais dez quilômetros!”, disse uma jovem, enquanto sua filha de seis anos estava ocupada curtindo os desenhos da obra de arte.

A maior faixa de quadrinhos do mundo foi desmontada na noite do domingo, mas todos os paineis de papel foram digitalizados em alta resolução e, posteriormente, serão lançados juntos como um álbum de 100 páginas. Enquanto isso, você pode conferir o trabalho dos estudantes no site oficial.[OddityCentral]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. No site oficial diz que foram 1000 folhas logo, as folhas têm um metro de comprimento, cada, e não 1000 metros. O comprimento total da exposição sim, tem 1000 metros (ou 1km, como foi dito na tradução da matéria).

    Thumb up 2
    • Jura?! E daí?

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
oceanoartico
Oceano Ártico é “termômetro invertido” da Terra

Quanto mais quente f...

Fechar