Astrônomos flagram duas estrelas se fundindo

Por , em 28.03.2011

Pela primeira vez, cientistas foram capazes de observar diretamente a fusão de duas estrelas vizinhas com o objetivo de formar apenas uma. Especialistas sugerem que há décadas que tais estrelas – que giram tão próximos uma das outras que as suas camadas exteriores realmente se tocam – estão nesse processo de “mistura”. O novo trabalho de Romuald Tylenda e colaboradores, do Centro Astronômico Nicolaus Copernicus, em Torun, na Polônia, pegou as estrelas no flagra.

O relato dos investigadores de terem pego as estrelas do ato “não é apenas plausível, é convincente”, opina Robert Williams, do Instituto Científico Telescópio Espacial, de Baltimore, Estados Unidos, que não esteve envolvido no estudo. Os resultados, que será publicado na próxima edição da revista internacional “Astronomia e Astrofísica”, complementa informações a trabalhos anteriores que tentam compreender a natureza do par de estrelas, conhecidas como V1309 Scorpii.

V1309 Scorpii foi descoberta em 2008, quando entrou em erupção com um clarão brilhante. A partir daquele momento, os astrônomos propuseram várias explicações para a explosão, porém, sem chegar a um consenso.

A mais recente descoberta veio após um golpe de sorte: Tylenda percebeu que o telescópio do Experimento de Lentes Ópticas Gravitacionais da Universidade de Varsóvia – um projeto que busca encontrar matéria escura desde meados dos anos 1990 – apontava para a região da V1309 Sco no céu por anos. Depois de mais de 2 mil observações feitas entre os anos de 2002 e 2010, ele e seus colegas descobriram variações de luz que sugerem que a V1309 Sco foi originalmente uma estrela binária de contato, um par de estrelas que circulam e se tocam a cada 1,4 dias. Com o tempo, essa variação periódica foi ficando cada vez menor à medida em que as camadas das estrelas foram se unindo e criaram um casulo abrangendo ambas as órbitas das estrelas.

Nesse ponto, o objeto ficou cada vez mais brilhante. A intensidade de sua luz dobrava a cada 19 dias até o final de agosto de 2008, quando atingiu seu ápice luminoso por 10 dias. A explosão final da V1309 Sco ocorreu naquele mês, quando os núcleos das estrelas finalmente foram mesclados e a energia combinada irrompeu para fora. Tornou-se 10 mil vezes mais brilhante que sua luminosidade original e mais de 30 mil vezes mais brilhante que o sol e então rapidamente perdeu o brilho e, ao longo, de alguns meses voltou à sua luminosidade original.

A melhor explicação para essas variações é a fusão de um sistema binário de contato, segundo Tylenda e seus colegas.

Enquanto o objeto resultante deve ser uma estrela – embora com uma estrutura interna estranha e com uma rápida rotação -, o material expelildo durante a fusão dos corpos celestes bloqueia quase por completo a visão da V1309 Scopii. Por isso, os astrônomos ainda não podem ver como a nova estrela se parece. Os astrônomos já solicitaram mais tempo no telescópio espacial Hubble para observar o objeto, conta Williams. “Entretanto, pode levar anos até que o disco de material diverso se dissipe”, nota Stefan Kimeswenger, cientista da Universidade de Innsbruck, Áustria.

[ScienceNews]

9 comentários

  • Alberto Campos:

    No universo tudo se atrai, se choca e se fundi. Dizer que o universo está em expansão é uma piada. Esta energia escura simplesmente não existe.

  • Roberto:

    Importante observação que pode esclarecer um pouco mais sobre o fenomeno da “gravidade” e da “curvatura do espaço”.

  • Exordium…:

    kkkk
    Enquanto Uns Veêm Sexo,Fantasmas,Máscaras De Carnaval,Gemas De Ovos,Programas De Música E Etc…
    Outros Veêm Apenas Uma Imagem De 2 Estrelas Com A Radiação Decomposta Para O Espéctro Da Lúz Visível…kkkk

  • Lillu:

    Estou emocionada! A estrela de Davi está em tudo. Microcosmo e macrocosmo continuam a me ajudar a manter a humildade demonstrando sempre a sua correlação. Não vejo nenhuma diferença entre a imagem acima e a fusão de 2 gametas. Nós cientistas podemos dar a Deus os nomes que quisermos, mas não podemos negá-lo.

    • douglas:

      é claro que podemos! Deus é uma ideia, não um fato. Podemos e temos o direito de negar ideias com as quais não concordamos e que não são comprovadas. Quando houver provas da existencia de deus(ses) será um fato, enquanto não, é apenas fé.

  • Bruno Juncklaus:

    Altas notícia, chorei aqui huauehu

    Valeu mesmo, primeira vez isso em! *_*

  • alx:

    Bom…Pode ser uma animação do windows media player ou quem sabe uma mascara de carnaval tipo zorro ou talves gema de ovo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Uma coisa q me chamou a atenção,no lado direito da imagem na parte inferior (abaixo), aparece um azul escuro sobre a cor negra,parece muito o rosto de alguem se olhar direito. Será isso um fantasma ou algo do alem???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ALLEF:

    ISSO E DO WINDOWS MEDIA PLAYER MANÉ

  • Gama:

    Sexo das estrelas, orgasmo estelar, cosmosexualidade.

Deixe seu comentário!