Bolsa de Estudo – Tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Você quer fazer um curso superior a distância gratuito? Não é só em universidades públicas que você consegue fazer faculdade de direito grátis, administração grátis ou medicina grátis, por exemplo. Existem vários recursos que você pode utilizar para concretizar este sonho.

O método mais óbvio de fazer faculdade gratuita é, logicamente, passar no vestibular em uma universidade pública. Mas isso é praticamente inalcançável para muitos, pois os mais ricos têm acesso aos melhores cursinhos de pré-vestibular e costumam ocupar a grande maioria das cadeiras nas universidades públicas. Bolsas de estudo são a melhor maneira de conseguir fazer faculdade grátis. Existem tantos programas de bolsa de estudo do governo que hoje só não faz faculdade quem não quer.

Você também tem a opção de fazer cursos rápidos que entregam certificado na sua casa.

PROUNI

Eu conheço uma pessoa que, mesmo com mais de 35 anos de idade, conseguiu fazer faculdade de direito grátis graças a uma bolsa de estudo do Prouni.

O Prouni é um programa do Governo Federal que concede bolsa de estudo totais ou parciais para alunos de renda baixa em instituições privadas de ensino superior. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos integrais para alunos que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. O programa também concede bolsas de estudos parciais para aqueles que venham de famílias que ganhem até 3 salários mínimos.

Quem seleciona os alunos para as bolsas de estudos é o MEC utilizando para isso a nota atingida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se sobrarem vagas, as próprias faculdades e universidades podem fazer a seleção. Estima-se que até 2015 apenas o Prouni terá permitido a educação de mais de 10 milhões de novos profissionais com nível superior até 2015.

FIES

O Sérgio, um dos colaboradores do aqui no HypeScience, conseguiu completar o curso de administração grátis na PUC-SP através de bolsa de estudos do FIES.

Criado em 1999, o Programa de Financiamento Estudantil fornece bolsa de estudos de graduação no Ensino Superior daqueles alunos não podem bancar os custos de sua formação e estejam matriculados em instituições privadas com cadastro no Programa e com avaliação positiva nos processos do MEC.

Em 2005, o FIES passou a oferecer bolsas de estudo também a estudantes aprovados pelo Prouni e pagam 50% .

Apenas em 2006 foram quase 450 mil estudantes que receberam este tipo de bolsas de estudos do Prouni.

CNPq

Mais uma maneira de conseguir bolsa de estudo é trabalhar na universidade de alguma forma, por exemplo, em algum setor no campus. Trabalhar com pesquisa científica pode levar à concessão de uma bolsa de estudos pelo CNPq oferecida para desenvolvimento da ciência.

Outra forma de bolsa de estudos oferecida é a prestação de serviços do aluno para a universidade, como trabalhar em algum setor dentro do campus. Dirigir o estudo para pesquisas científicas também pode render bolsas de estudo como as oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico).

A bolsa de estudos da CAPES também é voltada para o desenvolvimento científico, mas é oferecida apenas para alunos de pós-graduação.

Bolsas nas universidades particulares

Digamos que você não tenha conseguido nenhum dos recursos citados acima. Universidades e faculdades de todo o país oferecem bolsas de estudo para mais da metade de seus alunos em forma de descontos para conter a inadimplência.

Existem, nestas empresas, vários tipos de desconto nas mensalidades: Bolsa-idade, bolsa-mérito (notas boas), bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.

Já na matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos para aquele caso. Eles fazem qualquer negócio para manter o aluno. Inclusive notas boas no vestibular podem render bolsas de estudo.

Bolsas de estudos Restituíveis e Financiamento Estudantil

Este é o seu último recurso, mas mesmo assim muitas pessoas o utilizam. Consistem em um empréstimo que pode ser feito por um banco (procure o seu gerente) ou pela própria instituição de ensino. Se a Bolsa de estudo é total ou parcial, isso dependerá dos critérios da instituição que fornece. Em todos os casos o pagamento começa a ser feito poucos anos após o término do curso, mês a mês. No caso das bolsas de estudos oferecidas pelas universidades, estas costumam serem concedidas a alunos com melhor rendimento em notas, presença, participação, etc.

Em um destes critérios você certamente vai se encaixar. Do contrário significa que está sobrando dinheiro no seu bolso e você pode pagar sem pestanejar. Como você pôde comprovar, hoje no Brasil, só não faz faculdade grátis quem não quer.

Links úteis:

Cursos grátis na Universidade de Stanford (EUA) via internet

Faculdade pela internet grátis

13 Razões para fazer faculdade pela internet

diploma dinheiro

Por: Sergio de SouzaEm: 2.10.2008 | Em Outras  | Tags:  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

346 respostas para “Bolsa de Estudo – Tudo o que você precisa saber para conseguir uma”

  1. oi gostaria de saber como conseguir uma bolsa de estudos eu gostaria de fazer engenharia civil,,sou tecnico em celular tenho minha loginha registrada e tudo,,,mas n sei como conseguir,,ja faz tempo que parei de estudar preciso de ajuda

  2. bom dia!gostaria de saber como faço para saber se passei no enem desde do ano de 2009 q venho tentando ou seja tenho 3 anos fazendo o enem sera q esses pontos nao podem me ajudar a entrar em uma faculdade?por favor me responda.

  3. oi pessoal sei que bolsa de estudo nao é facil para todos nós, sei que quando eu entrar no vestibular vou correr atraz da bolsa tambem;sei que papai nao recebe muito e nao vai dar para ele pagar a minha facudade, eu só pesso para que Deus mm ajude a terminar os meus estundo para que um dia eu possa ajudar a minha familia.obrigado!

    • oy pessoal sou tecnico de medicinal geral em mocambique,gostaria de fazer o meu sonho realidade em me formar na carreira medica,mas nao ta sendo facil porque com meu pobre salario nao pode custear a faculdade porque tenho irmaozinhos sub meus cuidados e sou orfao de pais.porfavor me ajudem a realizar este sonho que podera mudar a minha vida pessoal e profissional.

  4. POR FAVOR SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR GOSTARIA DE OBTER UMA BOLSA PARA O CURSO DE DIREITO POIS PRETENDO INGRESSAR NA AREA DESEJO CHEGAR A UM PROMOTOR E QUEM SABE UM JUIZ ACABEI DE TERMINAR O ENSINO MEDIO MAS NO MOMENTO NAO POSSO PAGAR UMA FACULDADE ESTOU TENTANDO ENTRARA NA MILITAR PARA GARANTIR O MEU FUTURO MAS POR ENQTO VOU TER Q ME DEDICAR POR FAVOR SE ALGUEM TIVER ALGUM MEIO ME CONTATE DESDE JA DEUS ABENÇOE A TODOS.JUNIOR

  5. Sou formado em Psicologia e gostaria de me formar em Direito.
    No entanto não tenho recursos e nem condições de me ausentar, razaõ pela qual gostaria de saber necessas condições existe curso on-line (sem custo)

    Grato

    Marcelo

  6. MEU SONHO É FAZER ODONTOLOGIA, ATÉ JÁ TRABALHO NA ÁREA. FIZ O CURSO DE AUXILIAR E TAMBÉM O TÉCNICO, PORÉM NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UMA FACULDADE PARTICULAR E A PÚBLICA ALÉM DE SER DIFÍCIL É´PERÍODO INTEGRAL OU SEJA NÃO PODEREI TRABALHAR PORTANDO NÃO PODEREI PAGAR OS MATERIAIS E INSTRUMENTAIS QUE A ÁREA EXIGE… QUERO MUITO ESTUDAR O QUE EU FAÇO?

  7. Eu sou Mocambicano, foi com grande esforco que fiz uma licenciatura, encontrando neste momento uma dificulidade de dar continuidade com os estudos para o grau de metrado , por meio fdeste gostaria de saber se o ensino gratuito a distancia da o nivel de mestrado, se e que dao, sao aceites pessoas que nao sao nativos de Brasil?

    • EU SEI COMO É. MAS PROCURA UM TRABALHO QUE DE PRA PAGAR A FACULDADE, SE VC TIVER DISPOSIÇÃO E INTERESSE, VC CONSEGUIRÁ UM TRABALHO E O DEPOIS O SEU ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO. COMO VC SABE A GENTE NÃO COMEÇA LOGO DE CIMA. ENTÃO COMEÇA EM BAIXO E VAI SUBINDO NA VIDA. BJS. BOA SORTE. ANA

  8. Boa Tarde.
    Chamou-me por Domingos Ferrão e tenho 26 anos de idade, Moçambicano. Gostaria de fazer o uso desta rede no sentido de poder deixar para o pessoal visitante da mesma um meu grande pedido, que poderia vir a materializar o grande meu sonho. Sou órfão de Pai e, filho mais velho da família, mas mesmo assim consegui fazer a minha licenciatura em ensino de Historia. Terminado o curso não consegui ter emprego, deste modo pensei em procurar pessoas ou instituições que estejam em altura de poder me ajudar numa Bolsa de Estudo, num sentido de dar continuidade com os meus estudos.
    Agora, a maioria dos empregadores pedem o grau de mestrado, um nível que não o tenho.
    Portanto, ficarei muito grato sem alguém lê-se esta minha mensagem e de-se o seu contributo para tal.
    Saudações

  9. eu sempre estudei em escola publica foi mito sacrifio para terminar o ensino medio e depois ensino tecnico que tambem não foi facil terminei os estudos depois de casado com tres filhos sempre tive um sonho de fazer uma faculdade de geografia mas nunca tive condiçoes financeira, mas depois que apareceu os ensino a distancia eu gostaria de realizar esse sonho mas tem ser gratuito se puderem me ajudar com alguma dica como conseguir apesar de eu estar com 48 anos gostaria muito de um dia poder lecionar e me realizar ja que o Brasil precisa muito de professores quero ser um exemplo para meus filhos e futuros alunos, quem puder dar informaçoes eu agredeço muito,obrigado

    • Caro amigo celio, procure se informar sobre o ProUni e sobre o SISU, quando ficar ciente destes 2 itens você irá se surpreender como que você pode facilmente obter sua faculdade de Geografia gratuitamente, sem pagar nada e na condição de bolsista, Abraço!

  10. Caros Senhores(as)

    Tenho 55 anos,estou desempregada,sempre trabalhei muito, nunca tive muito tempo para estudar, agora estou com o meu tempo ocioso , gostaria de fazer uma pos-gradução , na área de Administração financeira que é a minha área de trabalho , fico na expectativa

  11. SOU CASADA A MUITO TEMPO SEMPRE TIVE ESPEQUITATIVA DE CURSAR UMA FACULDADE, MAIS AS MINHAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS NUNCA FORAM FAVORAVEIS,ENTÃO QUERO MUITO UM CURSO DE ADIMINISTRAÇÃO. FIZ O ENEM, MAIS COMO VCS DIZEM Ñ É FACIL.TENHO TRêS FILHOS UM JÁ ESTA PARA CURSAR A FACULDADE E EU NEM TENHO COMO PAGAR. SE PODEREM ANALIZAR COM CARINHO E ATENÇÃO O MEU PEDIDO EU FICO MUITO GRTA.OBRIGADO DESDE JÁ.

  12. ola! preciso de uma bolsa meu grande sonho e formar em licenciatura em musica nao tenho condiçoes tenho 35 anos e tem que ser on line porque tenho filho pequeno ;ja perdi varias oportunidades de trabalho por nao ter estudo superior .ajude me realizar esse meu sonho ….

  13. Sou Ana Maria Fijamo, fiz o mestrado em ciências criminais no ano de 2008 na Universidade católica de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, gostaria de terminar fazendo o Doutorado na área de Violência e Controle Social, porém não sei como fazer para obter uma bolsa de estudo.
    quem souber por favor me informe, que ficarei agradecida.
    ana Maria

  14. Gostaria muito de fazer ma faculdade a distancia e gratuita,porque tenho 4 filhos ,e não dá para pagar uma faculdade,e gostaria muito de continuar meus estudos,formei em técnico contábil,no 2º grau,em 1995.E GOSTARIA QUE TAMBÉM me indicasse um curso referente ao que me formei.Muito obrigada,aguardo resposta.

  15. ola,boa ,gostaria muito de consequir uma estuiçao que podesse me fornesçer uma bolsa de estudo gratuito do primeiro e segundo grau gratuito.tenho 42anos tenho trez filhos fiz curso de garsom e soou motorista particula.[profissional categori d]e nao estoou consequino,uma recolocaçao no mercado de trabalho,por falta de estudo.por favor ha quem puder me ajudar.mora em brasilia.na cidade do paranoa.

  16. Sou licenciada em Engenharia Rural na Universidade Eduardo Mondlane gostaria de me beneficiar de bolsa de estudo para o mestrado no curso de Agroecologia, como fazer?

  17. Olha conseguir uma bolsa de estudos hoje não é tão difícil não. No Brasil a situação já foi pior, mas hoje com muitos investimentos do governo na área as chances de ganhar uma bolsa aumentaram muito. além das várias vagas nas faculdades públicas por meio do enem e outros similares. Até mais!
    Dicas de passagens aéreas de madrugada

  18. Eu fiz meu nivel medio deste o ano 2007 e ate hoje nao consigo continuar a estuda. sou orfao de pais e tenho irmao menhores que tambem nao tem como continuar ao menos se consegui se uma bolsa poderia ajudar os meus irmaos, por favar me ajudem à ter uma bolsa para continuar os meus estudos no ano 2012

  19. Bom dia, tenho 54 anos, e sem condições de pagar um curso profissionalizante, gostaria de ser um Web Designer, mas não posso pagar, tenho ensino médio completo, e meu sonho é frequantar uma Universidade, se alguem puder me orientar como conseguir gratuitamente isto, por favor me ajude, muito obrigado.

  20. olá boa noite meu nome e lidiane tenho 30 anos eu fico feliz em poder saber quer tem um sat muito importante que nos traz alegria em saber q tem gente que quer ajudar as pessoas oferecendo bolsas de estudo para pessoas de baixa renda dando uma oportunidade para as pessoas terem uma vida melhor ser alguem na vida ter um novo horizonte poder realiazar um sonho de poder estuda e adiquere novos conhecimentos parabens pelo lindo trabalho q vcs vem oferecendo bom estou aqui hoje nesse sat para falar um pouco sobre mim sou uma moça de 30 anos tenho um grande sonho de poder estuda faculdade sou do imterior de manaus nasci no emterio sou de uma familia carente vim para manaus a 5 anos mais ate hoje nao pudi pagar meus estudos para cursa a faculdade bom gostia muito de ser umas das pessoas que tiveram grande sorte de poder ganha uma bolsa integral atraves desse sat eu ficaria muito feliz nao posso falar tudo sobre minha vida pq nao da mais sou uma moça esforçada lutadora gostaria quer voces me ajudacem seria uma honra para mim bjs

  21. Agora quem precisa de bolsa de estudos em faculdades particulares tem uma nova opção: o Quero Bolsa (http://querobolsa.de/).

    No QueroBolsa e possível conseguir descontos de até 50% nas melhores faculdades particulares, como FMU, Anhanguera, Estácio ou UMC, na hora e sem pagar nenhuma taxa.

    Confira, por exemplo, o desconto em algumas instituições:
    http://querobolsa.de/estudos/fmu-faculdades-metropolitanas-unidas
    http://querobolsa.de/estudos/unip-universidade-paulista
    http://querobolsa.de/estudos/sumare-faculdade-sumare
    http://querobolsa.de/estudos/anhanguera-faculdades-anhanguera
    http://querobolsa.de/estudos/ung-universidade-guarulhos
    http://querobolsa.de/estudos/uninove-universidade-nove-de-julho

  22. Agora quem precisa de bolsa de estudos em faculdades particulares tem uma nova opção: o Quero Bolsa (http://querobolsa.de/).

    No QueroBolsa você ganha descontos de até 50% nas melhores faculdades particulares, como FMU, Anhanguera, Estácio ou UMC, na hora e sem pagar nenhuma taxa.

    Confira, por exemplo, o desconto em algumas instituições:

    http://querobolsa.de/estudos/fmu-faculdades-metropolitanas-unidas
    http://querobolsa.de/estudos/unip-universidade-paulista
    http://querobolsa.de/estudos/sumare-faculdade-sumare
    http://querobolsa.de/estudos/anhanguera-faculdades-anhanguera
    http://querobolsa.de/estudos/ung-universidade-guarulhos
    http://querobolsa.de/estudos/uninove-universidade-nove-de-julho

  23. Gostei muito da matéria. Mas tenho que admitir. Eu ODEIO a frase; “Hoje em dia, só não estuda, quem não que. Escolhi minha profissão quando eu tinha 13 anos, depois de ler um livro do Sidney Sheldon. Tento me formar em Direito há muito tempo e não consigo porque moro em Brasília uma das cidades com custos de vida mais altos do Brasil. Comecei a trabalhar cedo o que me proporcionou a vantagem de pagar meu 3° ano do ensino médio. Por conta disso só consigo bolsas de no máximo 50%. O que ainda deixa meu curso por volta de R$500. Não consigo pagar isso de faculdade tendo ainda outras despesas. No último caso citado, ainda é preciso um fiado, que tenha no mínimo um imóvel no nome e que seja muito seu amigo pra te ajudar. A matéria foi de fato muito boa. Mas ainda preciso de ajuda.

    • Gostei muito da matéria. Mas tenho que admitir. Eu ODEIO a frase; “Hoje em dia, só não estuda, quem não que. Escolhi minha profissão quando eu tinha 13 anos, depois de ler um livro do Sidney Sheldon. Tento me formar em Direito há muito tempo. E não consigo, porque moro em Brasília uma das cidades com custos de vida mais altos do Brasil. Comecei a trabalhar cedo o que me proporcionou a vantagem de pagar meu 3° ano do ensino médio. Por conta disso só consigo bolsas de no máximo 50%. O que ainda deixa meu curso por volta de R$500. Não consigo pagar isso de faculdade tendo ainda outras despesas. No último caso citado, ainda é preciso um fiador, que tenha no mínimo um imóvel no nome e que seja muito seu amigo pra te ajudar. A matéria foi de fato muito boa. Mas ainda preciso de ajuda.

  24. Estou simplesmente impressionada com os erros de português nesses comentários de pessoas querendo fazer faculdade.Será que um dia conseguem?Precisam primeiro aprender a escrever.

  25. Oi Chamo-me Artur Sulemane, vivendo em Maputo – Moçambique, terminei o curso de Gestão Ambiental recentemente pela Universidade Pedagógica e Gostaria de saber que oportunidades têm de fazer o curso de mestrado na mesma área em regime de Bolsa Gratuita. No meu País a situação ambientais e preocupante, e este curso me daria armas para ajudar a minimizar estes problemas, que não só nos afecta, como afecta todo Mundo. O curso de pós graduação em gestão ambientais são quase inexistentes e se existem são bastantes exorbitantes no seu valor, o que não me ajuda.
    Aguardo qualquer ajuda.

  26. oi meu nome e joseane sou do municipiol urucurituba proximo de manaus venho atraves da internet para falar com vc sobre minha vida estou aqui hoje escrevendo um pouco da minha vida sou uma moça com 25 anos tenho um sonho de um dia poder estuda faculdade mais nao tenho comdiçoes de paga a faculdade q tanto desejo minha maãe nao tem comdiçoes de paga e nem eu estou aqui hoje pedindo uma ajuda de vcs q mim ajudem realiza meu sonho gostaria muito de ganha uma bolsa para estuda faculdade se vcs poderem me ajuda eu agradeco muito minha vida e sofrida mais eu estudando faculdade tudo ia mudar me ajudem por favor bjs

  27. sou estudante, ja fase de conclusao gostaria de ter uma especializacao ou mestrado a meteorologia,AGRADECIA, se me fizesse esse favor, pois pretendo ter um enquadramento adequado no sector em que trabalho.

  28. Gostei muto de conhecer essa oportunidade de puder continuar os meus estudos gratuitamente, entretanto, eu estou em Moçambique, e gostaria de frequentar um curso de Sociologia fazendo o Mestrado, POIS SOU GRADUADO da Universidade Eduardo Mondlane desde 2007.

    Agradeço a vossa atenção, e esprero a vossa resposta.

  29. Têm 44 anos, gostaria de fazer faculdade de Direito, mas, não tenho condições financeiras, pois a minha vida inteira estudei escolar publica ou com bolsa do governo que agradeço muito a Deus por isso . Gostaria de saber com faço para conseguir uma bolsa para fazer está faculdade e realizar o meu sonho.

  30. ola pessoal, tenho 53 e tre anos, fiz o colegial e magisterio, e por motivos de trabalhos estive 18 anos fora do brasil e agora voltei e tenho interesse em fazer graduação em pedagogia a distancia. o que vos paresse? preciso de uma bolsa de estudos uo é possivel haver este curso gratis? aguardi resposta….obrigada

  31. antes de vais nada gostaria agradecer a todos os pessoais que facam parte do oficio.Eu acho na aminha parte de enterder estas forma sao bem vinda para o proximo,ha muitas gente no estrageiro tambem precisa destas ajudas como caso da minha pessoa preciso meio financeiro para para terminar o meu.Obrigado

  32. OI EU ESTO NA OITAVA SERIE E NO ANO QUE VEM EU NÃO QUERI ESTUDAR MAIS. MAS SEI QUE SE EU QUISER UM EMPREGO BOM EU TERIA QUE ESTU DAR ATÉ O FIM MAS EU QUERIA SABER SE NÃO TENHO COMO FAZER UM SUPLETIVO PELA INTERNET POR FAVOR ME RESPONDA QUANO PODER.

  33. BOA NOITE
    Gstaria com faço para ganhar uma bolça gratuita de tecnico de enfermagem.Meu sonho e´´ fazer o tecnico,mas nao tenho condiçoes de pagar.
    obrigado
    fique com deus

  34. ola gente,tambem sou uma dentre todas as pessoas citadas acima ,tenho 32 anos gostaria muito de realizar meu sonho que e ,poder fazer uma faculdade de pedagogia ,queria muito poder ganhar uma bolsa de estudo ,pois sei que maioria das pessoas que ganham realmente nao precisam ,outras fazem por fazer,ja eu sei que vou conseguir ,pois vou lutar de corpo e alma para isso,deus abençoe todos vcs

  35. puxa! perdi as esperanças em pedir uma bolsa pra faculdade, com tanta gente pedindo e prescisando como eu, aff prefiro nem tentar, boa sorte pra voçês! eu já perdi as esperanças.

  36. Boa noite!
    Estou com urgencia na pós graduação onlaine gratuita de psicopedagogia as escolas como um todo exigem um estudo mais avançado devido a problematica que os adolescentes estão vivendo neste seculo preciso que me ajudem, ofertaram uma vaga para psicopedagoga não foi dessa vez ainda não tenho essa especialização,fico agradecida se for acolhida,sucesso sempre

  37. Ola gostaria de saber se quem não acabou o estudo e concluiu a oitava pode fazer uma faculdade?
    e obter uma bolsa de estudos?
    Eu não tenho condições de pagar uma faculdade
    minha vida sempre nunca foi tão facil e espero que possam me ajudar
    Obrigada

  38. Oi gostaria de saber como posso conseguir uma bolsa de estudo dentro do estado do Amazonas ou em outro estado vizinho pois terminei o ensino médio e quero garantir um futuro melhor pra mim me formando pois esse não é apenas um sonho meu como também de toda a minha familia!

  39. OLA PESSOAL,
    ASSIM COMO NOSSA AMIGA MARIA, EU TAMBÉM VOLTEI À ESTUDAR AOS 38 ANOS E APOS 3 LONGOS ANOS NEGOCIANDO MENSALIDADES COM A FACULDADE ME FORMO AGORA EM MAIO.
    ESSE MEU COMENTARIO VISA APOIAR O INGRESSO A UMA FACULDADE, POIS MESMO QUE SEJA A DISTANCIA, A CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL SOMENTE VEM COM EXPERIENCIAS VIVIDAS E EMPENHO PESSOAL.
    BEIJOS A TODOS E BOA SORTE.

  40. Eu estou fazendo faculdade estou pagando metade da minha mensalidade e a outra metade financiei, mas mesmo assim ainda não consigo manter todos os gastos que tenho, então tentei o prouni pra minha faculdade. Espero que consiga ao meno uma parcial, pois almentou a mensalidade e eu não estou conseguindo!
    Queria muito ser selecionada! Queria saber se eu tenho alguma prioridade por já ser aluna da faculdade?

  41. Boa noite!
    Estou precisando com urgência de ajuda,pois trabalhava na faculdade e tinha bolsa de estudo integral,porém o setor que eu trabalhava fechou e fui demitida,e tiraram minha bolsa,estou no 5º período e desempregada e além de tudo a empresa não fez meu acerto,não depositou meu FGTS e ja me enviaram o boleto para pagar,como posso recorrer judicialmente?
    obrigado!

  42. Tenho 59 anos, cursando segundo semestres de Artes Visuais. Casada, marido aposentado, tres filhos adultos ja formados e independentes… Deixei minha carreira profissional em função da criação e educação dos filhos. Voltei à escola depois de 35 anos para completar o segundo grau. Hoje sou universitária, porém, sem renda. Gostaria de saber se tenho direito e como funciona a bolsa idade, pois desejo muito concluir a faculdade, embora as dificuldades financeiras me abalem muito.

    • Ola amiga também procuro o financiamento para EAD curso de letras a distancia, mas não tenho no momento condições de pagar, preciso terminar o que deixei a 10 anos, espero que encontro solução se achar me avise. um abraço e boa sorte

  43. Eu tenho nível Médio quero iniciar este ano fazer faculdade, mas não tenho condições para tal.
    Mas com as informações que acabei de ler, vou tentar se posso ter bolsa para faculdade.

  44. tenho o curso bacharel em engenharia mecanica gostaria de saber se existe bolsa de estudo nas universidades publicas afim de fazer o mestrado ou pos graduaçao em qualquer curso da ramo da engenharia.beijos e abraços.

  45. Oi, gostaria de saber se as faculdade particular também oferece bolsa para fazer pós graduação, como na graduação em torno de 20% p bolss, estou pesquisando na faculdade de ciências da saúde na vila mariana.
    obrigada

  46. Sra Vera Lúcia, quem é esse que poderia pagar uma faculdade com um salário mínimo? Sendo que a maioria dos cursos ultrapassam o valor do mínimo? Bem, se vc é aposentada, não peça a bolsa já que vc pode pagar; se está perto de se aposentar espere para vc poder pagar pelo seu curso.

  47. Só complementando sou idosa tenho 60 anos e 2 meses, olhei no estatuto do idoso e fala que o idoso tem direito se tivesse dinheiro jamais pederia uma bolsa de estudos até porque para quem trabalha não é ão cara.

    Obrigada,

  48. Boa noite!
    Fiz Vestibular da (unopar) em Distrito pilar Ba município de Jaguarari , passei em 1º lugar em Serviço Social, só que logo depois do vestibular fui demitida, teria como me arranjar uma bolsa de estudos pois não tenho dinheiro para pagar as mensalidades sou louca para estudar me ajudem por favor, qualquer coisa me enviem um E-mail e também para Colégio Seu Amado onde fica situada da a UNOPAR.
    Agradeço.

  49. Andréa.. Pra fazer Medicina em cuba e preciso indicação politica sendo que todo os estudantes que estão indo estudar na ELAM Escuela Latinoamaerica Medicina. São os filhos dos proprios Lideres politico sendo assim complicado fazer medicina sem fazer vestibular e quando chegar no BRASIL só revalidar o disploma isso e bom. Na minha opinião deveria ter um método de seleção prova vestibular pra vagas serem ofertadas igualmente pra casa estado.. mais fazer o que se os policticos são os poderosos no Brasil… Viva Brasil Cuba.

  50. Gostaria de conseguir una bolsa integral, para terminar meu curso de direito que iniciei e parei por motivos financeiros. Tenho uma graduação em enfermagem mas, no nordeste o salário do enfermeiro é pouco pelo menos no município onde trabalho é de 1.500.00.,e para quem tem família não dá, então é esse o motivo de procurar ajuda. Obrigada.

  51. Ola, sou o Adilson Capunge, de nacionalidade Angolana, resido na cidade do Huambo, tenho 21 anos de idade,fiz o ensino médio de tecnico de informática e gostaria tanto de dar continuidade do meus estudos, por impossibilidade financeira por ser orfão de pai a minha mãe não tem possiblidade para mim ajudar, eu deicho aqui o meu grito de socorro, quero me formar na area de informática, por favor me ajudem. Deus abençoe.

  52. Ola meu nome é Antunes fiz ciencias sociais e quero fazer Direito ou geografia quais são os procedimento para me engressar. é que eu sou duma familia pobre e não tenho dinheiro para pagar nestas universidade porisso me escrevo para que me ajudem.bjs

  53. emerson,dia 05/11/2010 londrina/parana
    Gostaria de fazer faculdade para educaçao fisica bacharellado,pois nao tenho condiçoes de arcar com as mensalidades do curso porque é muito alto.
    entao queria saber como faço pra conseguir uma bolsa de estudo gratuito ou ate mesmo,um desconto ate consideravel nas prestaçoes da mensalidade.Tenho uma renda de quase dois salarios minimos,entao preciso de algumas sugestoes pra min conseguir a chegar a este axito.
    ESPERO CONTAR COM A AJUDA DE VOÇES

  54. mocambicano, de 22 anos e estudantye da UP de mocambique. gostartia que continuasse os meus estudos fora do pais e como sendo um individuo de debis condicoes economicas solito um apoio para que quer compartilhar a evolucao da ciencia com outros. na tentativa de fazer valer aquilo que e o conselho de um filosofo(aristoteles)” a vida sem buscas nao merece ser vivida” e nestes moldes que tou tentando buscar a realizacao do meu sonho. agradecia a colaboracao.

    atenciosamente muito obrigado.
    jovenil custelo

  55. Olá sou a maria e pretendo fazer cursinhos para passar nos
    vestibulares pretendo ganhar bolsas porque não tenho condições
    finaceira pra realizar meu sonha que é fazer medicina(ORTOPEDIA) mas garanto que não irei ficar de braços fechados esperando isso
    açonteçer irei atras desse meu sonho e garanto a todos
    que um dia eu chego e posso um dia atenderem voçês um dia
    eu alcançarei e realizarei este sonho tão garnde que eu tenh
    beijoss

  56. Ola, sou o Pedro, de nacionalidade Angolana, resido na cidade do Lubango, tenho 24 anos de idade, e gostaria tanto de dar continuidade do meus estudos, por impossibilidade financeira, deicho aqui o meu grito de socorro, quero me formar na faculdade de direito, por favor me ajudem. Deus abençoe.

  57. ola sou a flor tentho 17 anos gastaria de ganhar esta bolsa e una oprtunidade unica tenho capaciddes suficientes consigo pagar as mensalidades e o meo sonho . nao desisto asim facilmente.

  58. ola eu sou a janira tenho 20 anos de idade nacionalidade angolana sou estudante universitaria, estou a fazer o primeiro ano da faculdade. gostaria muito de ganhar uma bolsa de estudo na Europa ou em qualquer um outro pais, visto que eu nao posso adquerir uma por dificuldades financeiras.por favor me ajude

  59. gostaria de saber sobre um curso de grsduação gratis moro no interior ,aqui as faculdades são referencias mas tem alguma séria online reconhecida não tenho desponibilidade para ir e nem tenho codições financeiras,tambem tenho 46 anos como é o sistema( me enquadro em qual tipo de faculdade qual area e graduação 100% gratís obrigada

  60. Já fiz o ENEM duas vezes e fiquei dentro da media mas não consegui a minha tão sonhada Bolsa para Faculdade.
    Quando me inscrevi para 1/2 Bolsa me mandaram lá para Guarulhos/Osasco sei lá. Moro na Zona Sul, trabalho e seria impossivel chegar lá.
    Será que um dia isso vai realmente funcionar ?????
    Será que este tal PROUNI é só para quem é CDF ?????
    E eu como fico?????

  61. sou moçambicano e licenciado em ensino de história e gostaria de prosseguir com o mestrado, mas sou carenciado e nao tenho como suportar os meus estudos do pós-graduação, conto com o vosso apoio

  62. sou licenciado em história e gostaria de prosseguir o estudo de pós-graduação nesta area ou em outra area para melhor estar munido de ferramentas para melhor ajudar o meu pais para lhwe tirar da pobbreza em que esta mergulhado, sou moçambicano e me encontro na província de nampula

  63. Jessica/13/setembro/2010
    olá, meu nome é Jessica, tenho 14 anos, estou cursando a 8ano do ensino fundamental, gostaria muito de ganhar os ensino superior na area de medicina, não tenho condições de pagar essa bolsa, pois a mensalida é muito cara, mas mesmo assim não vou desistir do meu sonho, e pretendo realizar ele.E eu conto com a tua ajuda.que Deus te abençoe………..

  64. Já tenho curso superior, mas quero fazer outro: quero mudar de profissão. Para portador de Diploma em meu Estado, fechou-se o ingresso na Federal; o PROUNI não aceita portador de Diploma; o FIES faz cara desinteressada, apesar do curso superior, ainda não tenho condições financeira para pagar o curso dos meus sonhos: Direito. Alguém tem alguma sugestão?
    Pensei em dar aulas em alguma faculdade particular, sou pós-graduado em Letras, para compensar na mensalidade, aliás, se alguma faculdade de Porto Velho se interessar…

  65. Oi sou juliana tenho um sonho á ser realizado ter terminado o de lincenciatura em biologia que é o superrior nas tenho muita dificuldade para pagar minha faculdade, já entre em acordo mas estou pensando em com vou pagar, e gostaria muito de fazer um outro curso com bolsa pois assim me ajudaria pargar a faculdade,pois só recebo um salário de 510.000 reais para as despesas dos meus dois filhos também e com um emprestino que tive que fazer para compra umas vacinas para minha filha,o emprestino com parcela de 157,80 em 24 meses.espero que consigar um cursoa distância com bolsa pois no momento estou sozinha com as despesas o pai do meus filho encontra-se desempregado.obrigada,juliana aguardo resposta

  66. ola meu nome é waldiney tenho 19 anos ja me formei em tecnico agricola e gostaria de tentar fazer uma faculdade de agronomia porem não tenho o capital necessario para faze-la se alguem souber como eu conseguir favor me avizar
    at. waldiney

  67. meu nome é acacio eu tenho 14 anos sou muito inteligente e queria saber como eu ganho uma bolsa eu passei na olinpiada de matematica na de portugues e na redaçao da eptv sou de familia pobre e preciso de uma bolsa por favor me ajudem eu tenho potemcial so preciso de uma chance

  68. ola, chamo-me isaura sousa sou mocambicana estudante da secola tecnica curso contabilidade. estou aqui para pedir ajuda de uma bolsa de estudo para o nivel medio.
    os meus pais estao a passar por dificuldades financriras e nao tem como continuar a pagar os meus estudos.a cada dia que passa meu coracao fica mais apertado, as minas lagrimas caiem e atisteza toma conta de me.pesso e espero vossa resposta [email protected]

  69. eu tenho a renda muito bsixa e os filhos sophia e rodrigo estudano colegio univercidade da crinça em duque de caxias estou deveno o colegio gostaria de com seguir pelo menos uma bolsa de estiudo infantil .obrigada

  70. Oi meu nome é Jessica,tenho dezoito anos,estou terminando o 2°grau,e estou preocupada,pois tenho u enorme sonho de fazer faculdade de medicina,mas minhas condições não me favorecem essa possibilidade…..como posso ter desconto na faculdade de São Camilo (pompéia)faço parte da associação dos sem terra,ela não me dão condesconto que eu possa pagar,pois ganho abaixo do valor do desconto,o que posso fazer????

  71. Boa noite!
    Sou O João e o meu sonho é fazer faculdade de medicina, já tentei varias vezes universidades publicas mas não concegui, sou de familia pobre e não tenho condições de pagar uma universidade. Por isso gostaria e ajuda para que eu possa realizar este sonho.
    Desde já obrigado.

  72. Tenho 19 anos venho de uma familia muito pobre, ja terminei os meu estudo secundarios e quero continuar a estudo universitario mas sem condicao financeira, o que eu posso fazer para consseguir estudar? Faco um pedido de socorro de ajuda de uma bolsa de estudo.
    Obrigada

  73. Essa informaçao esta equivocada num ponto o FIES nao é gratuito é concedido sim uma bolsa mas ao final do curso aproximadamente um ano depois chega em nossa casa uma cartinha do FIES informando que vamos começar a pagar pela bolsa concedida.

  74. sou isaura sousa estudante da escola tecnica de mocambique curso contabilidade. estou aqui para pedir ajuda de mua bolsa de estudos para poder continuar com os meus estudos no nivel medio. os mues pais estao a passar por dificuldades financeiras e nao tem como continuar a pagar os meus estudos. porfavor ajuden-me, porfavor ajuden-me. ajuden-me

  75. ola, sou isaura sousa estou a pedir ajuda de uma bolsa de estodos para nivel medio. a minha familia esta passar por dificuldades financeiras e nao tenho como continuar os meus estudos para o ano. porfavor ajuden-me meu .com porfavor ajuden-me.

  76. olá eu sou edjane,meu filho passou no vestibular da uva,porém ele trabalha no mesmo horário do curso e a empresa não quer trocar o horário de trabalho.gostaria de saber se ele tem direito trocar o horário ou não?

  77. #
    jovenil pedro custelo / 6.08.2010

    olá eu sou jovenil pedro custelo aluno do incino superior da up quelimane de nacionalidade mocambicana, gostaria de ganhar uma bolsa de estudo de uma qualquer faculdade, sei que posso não ter os bens financeiros, mas a minha curriosidade é que vai me dar mais forças para não desistir espero que me deiam mais oportunidades e mais corragem para não desistir desta luta epero que me respodam

  78. olá eu sou joel canhoca delfim aluno do incino médio de nacionalidade angolana, gostaria de ganhar uma bolsa de estudo de uma qualquer faculdade, sei que posso não ter os bens financeiros, mas a minha curriosidade é que vai me dar mais forças para não desistir espero que me deiam mais oportunidades e mais corragem para não desistir desta luta epero que me respodam

  79. olá, meu nome é Steffany, tenho 14 anos, estou cursando o primeiro ano do ensino medio tecnico, gostaria muito de ganhar os ensino superior na area de medicina, não tenho condições de pagar essa bolsa, pois a mensalida é muito cara, mas mesmo assim não vou desistir do meu sonho, e pretendo realizar ele.E eu conto com a tua ajuda.

  80. oi, chamo-me isaura sousa e quero saber o que faco para gahar uma bolsa de estudos. sou mocambicana e estou a fazer ultimo ano de ensino tecnico,procuro uma bolsa para nivel medio. os custos de vida ca em mocambiquio custo de vida esta cada vez mais a subir e eu nao gostaria de para os meus estudos por aqui,pesso ajuda

Deixe uma resposta