O universo em um clique

Brasileiro inventa efeito digital maluco para filmes

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 30.06.2008 as 20:26

Share

Nunca usei alucinogenos, mas imagino que esse vídeo será o mais próximo que vou chegar.

Este filme maluco é o teste de um software de vídeo novo que manipula digitalmente as imagens através da fragmentação do mesmo em linhas horizontais. Em seguida é feita a combinação das linhas de quadros diferentes na tela. O resultado é uma distorção das imagens causada pelo seu movimento no tempo. » 10 incríveis ilusões de ótica

O efeito foi criado por um pesquisador brasileiro chamado Arlindo Machado, que chama o efeito de anamorfose cronotópica.

Esperamos que logo, logo este efeito chegue no cinema em algum filme arrasa-quarteirão dirigiro por David Linch. Com certeza será a maior viagem. [Fonte]

11 comentários

  1. Carol /

    Alguem lembra da entrada da novale da Tieta? hahaha.. usavam o mesmo efeito!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Boa noite.

    Este efeito (desvio do sinal horizontal, velho efeito conhecido dos antigos técnicos de eletrônica) JÁ É EXPLORADO em técnicas que necessitem de distorção de imagem para simuladores de ensaios estruturais, com a diferença de que essas distorções são controladas por vetores, cujos vaores são manipuláveis.

    Feliz dia dos Pais à todos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Joeci /

    Caramba !!! o brazuca aí mandou bem mesmo hein?

    Parabéns…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Nicolle /

    Putz, já vi tudo….Um filme que vai poder se aproveitar desse efeito é o Quarteto Fantástico!!!!
    Perfeito para o corpo elástico do Sr. Fantástico.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Felipe /

    Cara muito show, mas com certeza já os produtores de filmes em Hollywood
    já tem toda a tecnologia para imitar esse efeito, mas parabéns muito massa!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. admin /

    Olá, Alan, é bem parecido mesmo. Olha só:

  7. Deborah /

    Show!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Alan /

    Bom, se ele inventou, faz tempo e já aperfeiçoaram!
    Vi esse efeito em um clipe (Muse – Unintended), e o clipe é de 2000!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. LeandroR99 /

    Que viagem!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. Adauto Junior /

    É simplesmente de mais, muito dez.
    Parabéns ao brazuca Arlindo Machado.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. José Geraldo /

    Gostei do efeito. É evidente que precisa ser aperfeiçoado. Mas, de início é um grande avanço na área de efeitos especiais. Com a criação um software complementar para corrigir os defeitos do efeito, este tipo de truque pode ser usado em filmes com personagens como o homem de borracha, personagens em forma de espíritos, transmutações de homens em animais, etc.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.