Quem veio antes a galáxia ou o buraco negro no seu centro?

Por , em 6.01.2009

A maioria das galáxias, senão todas elas, inclusive a nossa Via Láctea, possivelmente possuem buracos negros supermassivos nos seus centros.

Mas será que os buracos negros vieram antes, ajudando a formar as galáxias puxando o material ao seu redor ou eles surgem no centro de galáxias já formadas?

Esta questão preocupou os cientistas por muito tempo, mas uma nova pesquisa, enfocada no primeiro bilhão de anos da história do universo indica que a primeira opção possivelmente é a verdadeira.

“Parece que os buracos negros vieram primeiro”, afirma o Dr. Chris Carilli, Observatório Nacional de Radio Astronomia dos EUA, que participou do estudo. “A evidência está se acumulando.”

Estudos anteriores revelaram uma ligação intrigante entre as massas dos buracos negros e o “amontoado” de estrelas e gás nas galáxias.

Geralmente a massa de um buraco negro comum representa apenas a milésima parte da massa de um buraco negro supermassivo, que costuma ter o tamanho de um sistema solar inteiro.

Isso indicou uma “relação interativa” entre o buraco negro e o amontoado de estrelas. O que não estava claro é quando qual veio antes, ou se cresceram juntos.

Novas observações de radiotelescópios que conseguem enxergar quase o nascimento das primeiras galáxias podem não responder esta questão. Estas galáxias jovens e distantes tinham buracos negros muito maiores em relação ao amontoado de massa central do que galáxias mais velhas e mais próximas.

“A implicação é que os buracos negros começaram a crescer antes”, disse o Dr. Fabian Walter, cientista do Instituto Max-Planck de Radioastronomia na Alemanha.

O próximo desafio é descobrir como o buraco negro e o amontoado de massa afetam mutuamente seu crescimento, disseram os astrônomos.

Telescópios poderosos que estão em construção ajudarão a resolver o mistério. O Dr. Chris disse que “para entender como o universo chegou a tomar a forma atual nós temos que entender como as primeiras estrelas e galáxias se formaram quando o universo era jovem.”

“Com os novos observatórios que teremos nos próximos cinco anos, nós teremos a oportunidade de aprender detalhes importantes da era quando o universo era apenas uma crianças comparado com a idade adulta atual.” [Telegraph]

• David Diego:

então os buracos negros são importantes para a formação de galáxias e estrelas, planetas como o nosso.

• sergio_panceri:

buraco negro é o estado reverso de uma estrela, exatamente como um imã… se a estrela atrai porém repele um astro se este conter uma carga magnética relativamente oposta, o buraco negro faz o extremo oposto ao absorver tudo… deveriamos nos aprofundar mais em questões como magnetismo para explicar o universo ao inves de tentar criar teorias sobre teorias…. creio que isto deve ser algo muito mais simples do que pensamos, afinal, particulas menores tendem a se comportar como as maiores.

• sergio_panceri:

se usarmos do magnetismo poderiamos ser capazes de fazer agua virar gelo a temperatura ambiente da terra, é tudo uma questão de atração e magnetismo….

• sergio_panceri:

e cada atomo com suas proprias regras ou caracteristicas…

• Charles Chisholm:

Buracos negros são formados na morte das estrelas massivas em hipernovas. Acontece q no princípio da formação do universo, devido a alta concentração de gases e poeira, a maioria das estrelas eram hipergigantes. Em consequência de suas hipernovas estes os primeiros buracos negros foram formados. Daí foi só esperar q a incalculável gravidade agisse por si. Eles se fundiram e todo hidrogênio ao redor reagiu a força gravitacional criando novas estrelas, as queria sobreviveram ao horizonte de eventos passaram a orbitar o buraco negro. No decorrer de milhões de anos de acressão, formando uma galáxia. O buraco negro veio primeiro.

• sergio_panceri:

tudo no universo é uma interação de campos magnéticos…….. por isto somos atraidos ao sol quase que em “perfeita harmonia, somos feitos praticamente de derivações dos mesmos atomos,…um belo exemplo seria que, caso contrário, a propria terra seria alvo de inumeros meteoros e meteoritos por hora, só que isto não acontece.. e você também não ve seres humanos e todos os animais da terra feitos a base de carbono flutuando por aí.
      tudo não passa de uma interação por campos magnéticos feitos basicamente da mesma estrutura sub-atomica como já dizia Aristóteles, só que em outas palavras…. ou seja, torno a dizer, gravidade não existe.

• sergio_panceri:

e só pra complementar….. o universo não definitivamente se expande; ele se expande se o campo magnético for oposto, mas ele pode se atrair se o campo magnético for a favor, ou se ele for jogado por outro campo a uma velocidade superior a de redução (que no nosso caso pode parecer impossível) mas julgando a dimensão do universo e sua capacidade de reagir perante a isto, torna-se totalmente plausível.

• sergio_panceri:

o que tambem significa que o universo é super denso em seu centro, pois o magnetisco e a interação das materias é enorme perante as escalas que conhecemos 🙂 porem possivelmente feito ainda de sua materia inicial (que seriam poucos elementos) queimando constantemente a energia do resto do universo gradativamente e transformando em radiação que, caso entrasse em conflito novamente, originaria outra transformação de energia em materia dando assim sequencia ao universo que possivelmente teria aforma de algo como uma teia ao longo dos anos…

• Rammyres Pereira:

Uma teoria sugere que os buracos negros supermassivos no centro das galáxias se formaram diretamente de nuvens de gás, sem o estágio intermediário das estrelas, acrescendo o gás aglutinado, durante os primórdios do universo.

Jovelina Oliva
    Como meio de lhe ajudar,sugiro o ler o blog: “Olhando o Universo”.

O buraco negro é um centro oco, formado pela força centrífuga, devido sua rotação. Existe uma forte força de gravidade provocado pelo somatório das gravidades de todas as estrelas desta galáxia.
    Esta força centrífuga empurra as matérias da periferia do buraco negro contra as matérias a sua frente, provocando a desintegração de matérias e consequentemente um jato de energia que é enviado ao espaço. O negro do buraco negro,é devido ao campo magnético criado por esta gravidade e rotação, como é pelas manchas negras do sol.

• Confira uma nova foto do centro de nossa galáxia « neuropost:

[…] centro representa um grande conjunto estrelas relativamente próximas orbitando umburaco negro supermassivo, mas ele está tão distante que a luz toda se funde, formando uma única […]

• Jovelina Oliva:

Como podemos classificar, se é que é possível, a formação dos astros no espaço. Exemplo: Pode ser assim? Espaço ou Absoluto, Universo, Super galáxia, galáxia, sistema solar, planeta Terra, Shamballa, Fraternidade Branca, Humanidade, reino animal, reino vegetal, reino mineral, homem, corpo, órgão, célula e átomo? Gostaria de saber a opnião de pessoas que estudiosas. Fico aguardando. Muito obrigada.

• THAINA:

eu concordo com o sergio se fuicionasse assim como
    aspiradores porem emgolem a propia luz

O buraco negro não suga matéria pelo seu centro. Aquele negro que vemos é devido a força centrífuga que joga toda a matéria do seu centro para as bordas. Naquele ponto, o choque entre a matéria existente com a outra que é arremessada pela força centrífuga para as bordas, cria-se a zona de alta energia, que faz o buraco negro vomitar energia para o espaço. Ou coisa parecida.

O buraco negro e as galáxias são oriundos do mesmo fenômeno. Primeiramente surgiu a matéria, M=E/C², da descarga da energia eletromagnética do espaço extra universo (raios gama). A gravidade uniu estas partículas para formar atomos de hidrogenio que se uniram para formar as estrelas (corpos celestes), que começaram a girar e se atraírem. Se uniram para formar as galáxias e consequentemente no centro, surgiram os buracos negros. Portanto estes foram os últimos.

• Sérgio:

Luciano, se os buranos negros funcionassem como aspiradores de toda a massa a sua volta é que não haveriam galáxias, pois o buraco negro supermassivo engoliria tudo. Ele é simplesmente um objeto com muita massa. Um buraco negro formado por uma estrela tem o mesmo campo gravitacional da estrela original, talvez um pouco menos. Mas quando você chega próximo a ele, no ponto em que estaria a superfície da sua estrela original, aí sim a gravidade é muito maior. Mas fora do raios da esfera original a atração gravitacional continua a mesma.

• Luciano Pinheiro:

Em outro artigo, sobre desmistificações, vocês insinuaram que os buracos negros não “puxam” matéria para si.
    Não poderiam, portanto, influenciar na gestação de galáxias.