Cérebro humano é capaz de desviar atenção visual antes do movimento dos olhos

Publicado em 2.02.2011

Pesquisadores de Munique, Nova York e Paris descobriram que o cérebro humano é capaz de transferir a atenção visual para um objeto antes mesmo de nossos olhos se moverem. O fenômeno nos ajuda a identificar aquilo que estamos prestes a ver, como se o cérebro pudesse prever o resultado dos movimentos dos nossos olhos.

Para realizar o estudo, os cientistas posicionaram estrategicamente seis quadrados cinza, e pediram para que voluntários acompanhassem cada um desses objetos, fazendo rápidos movimentos com os olhos de um quadrado a outro.

Cinco dos seis quadrados tinham linhas verticais sobre eles, enquanto o sexto possuía uma barra inclinada. Enquanto os voluntários observavam os objetos dentro de seu campo de visão, os pesquisadores gravaram e avaliaram a capacidade de cada um para identificar o quadrado com a barra inclinada.

Um dos co-autores do estudo, Martin Rolfs, explica que para conseguir uma nova informação visual, nossos olhos saltam cerca de três vezes por segundo. Como cliques de uma câmera, esses “pulos” capturam diferentes pontos de vista ao nosso redor, os quais serão enviados para a retina (uma camada de receptores visuais localizada na parte de trás dos olhos).

Porém, esses saltos não são percebidos pelos humanos. Ao contrário, vemos o mundo de maneira estável, com suaves transições de uma imagem para outra. Isso acontece porque o cérebro desloca a atenção visual imediatamente antes do movimento dos olhos, a fim perseguir alvos e se preparar para ações sua direção. [DailyTech]

Autor: Nayara Brante

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. “como se o cérebro pudesse prever o resultado dos movimentos dos nossos”
    O nosso cerebro consegue realmente prever o movimento de nossos olhos, na verdade ele os está controlando e conforme ele se movem sozinhos, o cerebro faz correções e controla o foco antes do movimento.
    Não somente dos olhos, mas de todo o corpo.
    Segundo a teoria de Hawkin, o cerebro é uma maquina de previsao. Procure por Hawkins’ memory-prediction framework theory, explica bem o fenomeno.

    Thumb up 6
  2. Esta pesquisa mostra uma coisa interessante: se olhamos para uma coisa, primeiro com o nosso cerebro e só depois com o nossos olhos, significa que olhamos primeiro com os nossos pré-conceitos sobre a “coisa” e por conta disso, jamais a veremos da forma como ela verdadeiramente é.

    Fica a pergunta:

    “Vemos as coisas da forma como elas verdadeiramente são, ou da forma como somos capazes de compreende-las?”

    Thumb up 20
  3. EH LOGICO, se agente olha pra algo eh pq agente percebeu ao redor o objeto! “grande descoberta!”

    –’

    Thumb up 4
  4. na realidade este comportamente se adequa perfeitamente a uma estratégia instintiva de sobrevivência do ser humano enquanto presa fácil e vulnerável;
    no fundo fica o dilema do ovo e da galinha: nosso cérebro vê primeiro que os olhos ou os olhos veem primeiro?

    Thumb up 4
  5. Já havia estudos nesses sentidos, a neurolinguistica citou tal fato. Um exemplo exposto pela neurolinguistica diz que quando voce compra um carro até dificil de se ver na rua, de repente aparecem vários igual ao seu. A explicação parte justamente pelo fato do cérebro perceber tais veículos antes de voce mesmo. Após o cérebro visualizar tal veículo, você sem querer acaba se inclinando e percebendo o veiculo.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cachorrochocolate
Por que chocolate pode matar seu cachorro?

Não adianta se deixa...

Fechar